25.3.09

Hora do Recreio

Reencontrei os colegas envolvidos com as dissertações de mestrado, mas de olho na conjuntura: CPI da Saúde, kits escolares e pesquisas eleitorais.
Almocei pela primeira vez no Restaurante Universitário com meu filho calouro. Dezessseis anos, salvo engano, tem o RU. Prato do dia: feijoada. Magra, pouco sal, muito bem servida. Lotado e algo escuro num dia nublado, como hoje, o RU mantém intensa parceria com a Nutrição da universidade. Alunos inclusive.
Na porta da entrada da cozinha, um cartaz informava o resultado da última "pelada", já tradicional, entre os funcionários do restaurante e os alunos do curso.
Dizia assim: "RU 13 x 6 Alunos da Nutrição. O chocolate continua".

----

Até o final de junho inaugura o segundo RU, no campus profissional, para 500 refeições/dia. Aluno cotista não paga.

11 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Juca,
O RU tem, creio, menos que os 16 anos que apontas. Fiz 15 de formado final do ano passado e o restaurante universitário ainda era bandeira de luta do DCE, na minha época de UFPA.
No entanto, ainda que não como aluno, tenho boas recordações do RU: era lá que almoçava quando, na reta final do concurso para a Procuradoria do Estado, tirei 30 dias de férias do trabalho para passar o dia na Biblioteca Central estudando para o certame.
Já naquela época, a comida do restaurante era boa e barata.
Abração.

Anônimo disse...

Na UFPB ninguém paga. Quando cogitam a mais remota possibilidade de talvez-algum-dia-quem-sabe-cobrar alguma taxa, o DCE e CAs fazem um barulhão. A reação sempre funcionou.
ps.: o sopão era gostoso.

Anônimo disse...

Almoço com o calouro da família é tudo de bom, esta crônica ligeira da vida cotidiana enriquece o blog e lhe dá um tom bem familiar.

Anônimo disse...

Velhos tempos do RU,um almoço bom regado de um bom papo com os amigos.No final da tarde não perdia o sopão, meu bloco era bem em frente(B) quando dava 17:00 horas começavam a servir o sopão,não via a hora da aula acabar para tomar o sopão.

Anônimo disse...

Não é bem assim. Não será inaugurado um segundo RU, mas apenas um posto avançado. NEste posto avançado do RU no profissional não serão produzidas novas refeições, portanto o número de refeições permanecerá o mesmo.

Unknown disse...

Olha, se é um posto avançado ou um segundo restaurante, pouco importa. Escolha a sua alternativa.
O fato é a UFPA terá dois lugares para alunos, funcionários, docentes e "externos" comerem, seja posto ou resturante.
E o número de refeições aumentará, sim senhor. Para isso estão sendo feitas reformas na cozinha do RU do básico, para suportar o aumento de demanda, prevista para mais 500 novas refeições.

Anônimo disse...

Depois que conheci os RUs da UFRGS me surpreendi. Fui diversas vezes no da UFPA durante minha graduação, mas por ser distante de onde cursava costumava comer em lanchonetes por perto. A fila gigante tb me mantinah distante. Na UFRGS são três RUs independentes, dois nos campi do centro e um na cidade universitária, todos muito bons.

Yúdice Andrade disse...

Não me lembro bem, mas o RU da UFPA foi inaugurado quando eu estava no primeiro ou segundo ano do meu curso, portanto 1992 ou 1993. São, portanto, menos de 15 anos de existência.
Cheguei a visitá-lo algumas vezes, mas infelizmente o que serviram nessas ocasiões não agradou a mim e a quem me acompanhava quanto agradou a outros comentaristas, que deram mais sorte. Então deixei de ir, inclusive porque precisava atravessar a universidade inteira para chegar lá.
Por isso mesmo, torci pela abertura do segundo RU, que foi construído, mas que parou. Virou depósito de materiais esportivos. Fico satisfeito de saber que, em 2009, finalmente ele começará a funcionar. A enorme população dos campi profissional e de saúde agradece.

Unknown disse...

Profesor, vc está correto, O RU foi inaugurado na adm Nilson Pinto, antes de julho de 1993.
Não me esqueci de minha dívida com vc, sobre o exame da Ordem.
Vou quitá-la em breve.

Anônimo disse...

Perá lá!
março de 2009 - julho de 1993 = 15 anos e 8 meses.

ou seja, tem mais de 15 anos sim.

O nobre Yudice, gazetou as aulas de matemática!

adelaide oliveira disse...

dias desses encarei um almoço básico (campus)por lá tmb.gostei.risoto de frango - rsrsrs.paguei 3 reais.não levei meu rico contra cheque.critério para pagar só 2.

além da comidinha honesta o RU é um ponto de encontro das várias tribos que circulam lá na federal.em breve deve ganhar até faixa preferencial de pedestre,sugestão dos alunos de física.