28.5.06

Jornalistas e Advogados

Comentando as opiniões do jornalista Marcos Miranda, a respeito do exercício da profissão de jornalista,na caixinha de comentários do post Mari...onete, escreve um Anonimo.

Apenas um reparo ao Marcos Miranda: advogados podem sim ser conselheiros em comunicação e marketing. Houve um muito famoso na Alemanha, na primeira metade do século XX, que atendia pelo nome de Joseph Goebbels.
Foi um nazista feroz a ponto de envenenar os seus quatro filhos menores e com a mulher se suicidar imediatamente antes da conquista de Berlim pelos russos. A despeito de sua vinculação com um dos maiores regimes destrutivos já vistos na História da Humanidade, até hoje não se pode fazer uma análise histórica do marketing político e da comunicação de massa, sem discutir os métodos empregados por ele.
Entre nós, por exemplo, Assis Chateaubriand, fundador e proprietário dos Diários Associados, homem de comunicação e com um senso muito peculiar de marketing, era advogado, tendo sido inclusive Professor de Filosofia do Direito da tradicional Faculdade de Direito do Recife, aprovado em 1o. lugar e por concurso público.
Com isso apenas quero dizer que a formação profissional básica de um indivíduo não necessariamente estará associada com a atividade posterior que ele venha a desenvolver e se destacar na sociedade.

Nenhum comentário: