6.7.06

Simplesmente Maria

De um leitor anonimo do blog, com estilo e densidade, opinando sobre os diferentes comentários do post Gregos e Troianos.


De fato o nome Maria evoca uma riqueza de talentos, sem propriamente da-los como propriedade da candidata.
Designar a atual prefeita de Santarém pelo primeiro nome e deixar de lado o composto, evoca valores de riqueza imensurável - maternidade, doação, tranqüilidade, fortaleza, conformação e honestidade -, que se articulam no imaginário de um povo predominantemente cristão e que tem entre suas referências ética e religiosa uma personagem bíblico da dimensão de Maria, a Senhora de Nazaré.
O jogo de significância com o eleitor não está no que é, ou no que foi, que pode ter envelhecido, ou não atendido os desejos e interesses do cidadão. Mas no que a candidata pode pela luminosidade do nome vir a ser, na realização de uma utopia que virá em contra-ponto a adversidade do concreto vivido.
Ai está como é bem rica de significâncias a opção por Maria, e um exemplo de como os marqueteiros vendem sonhos de um modo simples, mas inteligente.
É mais ou menos como termina o Falcão Maltês, quando é perguntado a Bogart: Mas, afinal de que matéria é feito esse falcão, que tanta ambição despertou? E ele lacônico responde: Da matéria dos sonhos.

Nenhum comentário: