29.12.06

2007

No dia 2 estaremos de volta. Ótimas entradas de ano para todos.

17.12.06

O PT e o PT

O deputado federal eleito Paulo Rocha (PT-PA) , morubixaba da tendencia Unidade na Luta não esconde mais seu desalento. Homem do diálogo e do acordo, já não sabe mais o que dizer aos membros de seu grupo político, que só pensam naquilo: endurecer a parada na conquista dos espaços, ir pro côco, como se diz nas mesas de sinuca.
O que se assiste aqui no Pará são os primeiros confrontos pós eleitorais de uma questão que não nasceu aqui, nem vai ser decidida aqui.
É a consequencia de uma gravidez que passou do tempo, de um feto que já não respira mais.
A expulsão dos quadros que formaram o PSOL foi o primeiro sinal claro que algo de teratológico se desenhava. Como deixar escapar um Plínio de Arruda Sampaio?
Tiveram todas as chances de evitar o pior - o racha, que agora explode com maior nitidez em todos os lugares onde o partido venceu - depois que aconteceu o pouco menos pior : o escandalo do mensalão.
Aí foi um festival de lambanças :tentativas de brecar CPI, entrevistas fajutas de Lula na Europa, quebra ilegal de sigilo ...uma rosca semfim.
Recusaram a defenestração dos artíficies do escandalo que feriu de morte a honra do partido.
Passaram por cima de seu regimento interno, que pregava a não concessão da legenda a quem se lambusasse no melaço da corrupção, e continuaram aloprando até as vésperas do primeiro turno das eleições presidenciais.
Com a vitória lhes escorrendo dos dedos, foram pedir socorro na mais tolerante casa da política brasileira, o PMDB.
E agora o quadro é o seguinte: um partido dividido entre dois grandes desejos - desinfetar ou não o partido - e cada vez mais distante de um presidente que percebeu, antes de todos os companheiros, que não há saída de curto prazo para a legenda, e não brande mais a estrela vermelha.
Ele agora é do povo, a quem agradeceu a reeleição, proclamando o fim da intermediação ( leia-se do partido) entre ele e o povo.
Em seguida chorou, não a emoção da vitória, já um pouco distante, mas a dor da perda.
A estrela não se apagou, mas virou um rastro de poeira, desconfortável e luminosa.
O PT agora são dois.
A banda dos que se envergonharam do que aconteceu, dos que fizeram a autocrítica, dos que ainda cobram o afastamento do paulistocrata Zé Dirceu, fundador e afundador do partido. Nesta banda ainda respiram notáveis quadros, do segundo escalão na maior parte, e a esmagadora maioria de seus muitos milhões de eleitores e simpatizantes.
Entre eles, um traço comum: ainda é possível retomar os rumos mais consequentes do partido, afinal as pontes com a sociedade não foram destruídas por completo.
Na outra banda - onde teima em rescender um discreto aroma de enxofre, e a temperatura é mais elevada, quente mesmo - estão os que apostam na diluição, nas mentes e corações da sociedade, dos acontecimentos de 2004 a 2006, que deixaram "o partido" tão parecido com "um partido". Aqui reside Zé Dirceu, e seu enorme e vascularizado séquito, que vai do quacker Bernardo Kusinscki ao financista Delúbio Soares.
Todavia neste lado também respiram ótimos quadros, mesmo que teimem em não escutar os tambores que batem a sociedade, e acreditem em linchamento da mídia, na conspiração das elites, nos milagres da Virgem de Fátima, em mula sem cabeça.
Pelo que tenho ouvido, aonde uma banda ganhou a outra não toca.
E nos lugares onde a outra banda ganhou, o mesmo acontece.
Ou seja, é prá tirar a partitura mesmo.
Porque logo ali, no mais tardar em 2008, a brincadeira acaba.
E o PT vai ter que dizer para o que veio.
Porque Lula já terá ido.
É isso que está por trás desse imbroglio todo aqui no Pará.
Paulo Rocha toca numa banda, Ana Júlia noutra.
Nada mais, mas não é pouco

Lucio Flavio Analisa os Blogs

A democracia pela internet: alternativa ao silencio oficial.

Quando a grande imprensa silencia, os blogs costumam bater os tambores digitais na internet , com sua fumaça virtual. Graças a eles, as páginas da história jamais ficarão em branco. Frequentemente, trazem garatujas.
Sob o manto indistintamente protetor do anonimato, muita leviandade, obscuridade e despropósito são ditas. De qualquer maneira, porém, a sociedade se livra da mordaça e do silencio conveniente e conivente da mídia, quando ela descumpre sua missão, e se torna uma extensão do poder institucional, que lhe cabia fiscalizar e criticar.
Não sou um internauta, mas toda vez que um grande assunto deixa de emergir na imprensa ou de suas página some súbitamente, vou atrás da voz do povo.
Mesmo com todas as interferencias, ela pode ser ouvida pelos filtros das páginas pessoais da rede mundial de computadores.
Foi num deses blogs, dos mais visitados dentre nos, o de Juvencio Arruda (o Quinta Emenda), que meu último artigo sobre o grupo Liberal teve a melhor reperussão.
Algumas intervenções não me fazem justiça, ao menos segundo minha ótica.
Mas outras exageram generosamente no reconhecimento (e até me oferecendo a honrosa prerrogativa de ser padrinho de formatura, aceita desde já), compensando qualquer pretensão à incompreensão e à ingratidão, algo que deve ser abominado ( por que envenena o espírito).
Reproduzo essas manifestações, mantendo-as na sua linguagem original, exceto por correções gráficas ( e algumas gramaticais), em homenagem à melhor compreeensão do que as examinarão agora, na forma convencional de um jornal impresso, que ainda não conseguiu chegar ao éter digital.
Quero agradecer a todos os inernautas, pro e contra, por seu interesse pelo Jornal Pessoal.
E particularmente ao dono do blog, terreno fecundo à controvérsia.

---------------------------------------------------

Este artigo foi publicado na mais nova edição do Jornal Pessoal, do jornalista Lúcio Flávio Pinto, já nas bancas de Nova Déli. O artigo que provocou o olhar de Lúcio aos blogs está aqui, e ele reproduz, na edição impressa, todos os comentários do post, o que levou meu filho Lucas,16, a considera-la muito sinistra...rs, como bem observou o Lucio nas dificuldades do impresso em sua chegada ao éter digital.
Mas é muito bom saber que Lucio anda pelos blogs.
Obrigado, também por isso, à voce, Lucio.

Alta Costura

Disposto a dar mais uma "aula", o Sobrancelhudo já se mexe na direção de 2008.
Leva agulha e linha para a missão: trazer Pioneiro para o seu colo, prometendo-lhe apoio na disputa da prefeitura de Nova Déli em 2008.
Galho fraco. É um velho sonho do mineiro.
Costura a reeleição sem problemas do herdeiro em Ananindeua, e prepara-lhe o terreno da sucessão de Ana Júlia em 2010.
Pena que Ana Júlia não pode "contratar" Ulysses, Tancredo e José Maria Alckmin.
Ela iria precisar tanto deles...

16.12.06

O Secretariado de Ana Júlia

Um raro mas previsível consenso seguiu-se ao anúncio do novo secretariado.
Não foi bem recebido, por amplos setores da coligação vitoriosa, a apresentação da equipe de governo de Ana Júlia.

-------------------------------------------------

No PMDB a repercussão foi a mais discreta possível, evidenciando a reserva do partido em relação à equipe e aos espaços ocupados pelo "maior cabo eleitoral de An Júlia".
Bom cabrito, o Sobrancelhudo vai aguardar o segundo "round".
Mas resolveu, com a competencia de sempre, a subida de Parsifal Pontes para a Assembléia Legislativa com a nomeação do deputado Francisco Melo, o Chicão de Ananindeua, para a SEOP.
Advogado, Chicão não poderá alegar falhas nos processos licitatórios da pasta, não é Chicones?
Halmélio Sobral, o novo secretário de Saúde, é o naco de Priante, que deu a cabeça e o mandato pelo PMDB e sua estratégia. Sua presença deverá merecer observação na gestão do setor.

-------------------------------------------------

O grupo do federal Zé Geraldo e do estadual Waldyr Ganzer, este guindado à SETRAN, depois do esperneio, conseguiu retardar o processo de escolha e, com isso, aumentar seu espaço no novo governo. Não podem reclamar, e ainda podem avançar mais um pouco nos lugares que não foram preeenchidos.

------------------------------------------------

Já o "setor" de Paulo Rocha está em ebulição total. Muito aborrecido, o mensaleiro sequer compareceu ao anúncio da equipe. Mas algumas posições adjuntas na administração direta, além da FUNTELPA, continuam em disputa. O desconforto é tal que levou a subprefeita de Santarém, Maria do Carmo, a correr prá anunciar na Rádio Rural daquela cidade, que a nomeação do comandante geral da PM, coronel Ruffeil, deveria ser-lhe creditada.
As gargalhadas ecoaram em todo o Tapajós.

------------------------------------------------

O PSB conseguiu emplacar uma secretaria, a SEAD. É a secretária do presidente do partido, Ademir "cais do porto" Andrade. Aliás, sua presença na mesa do evento constrangeu muitos dos presentes. Coisas da aliança.

------------------------------------------------

O PCdoB fez da deputada federal não reeleita Socorro Gomes a próxima secretária de Justiça e Direitos Humanos. Teve o PCdoB, pelo menos no que "vazou" para a opinião pública, a postura mais discreta e estratégica de todos os partidos da coligação de Ana Júlia. Não podia muito, não gritou muito.

-----------------------------------------------

E a DS lavou. A tendencia da governadora eleita ocupou o maior número de postos-chave, sem surpresas, e com jogo de cintura suficiente para "renomear" Mário Cardoso para a poderosa SEDUC, após sua derrota na eleição da vaga do TCM.

-----------------------------------------------

O interior do estado, mais umavez, ficou a ver navios. À exceção do suplente de deputado estadual Milton Zimmer, de Parauapebas - instalado na Emater, e da cota do prefeito Darcy Lermen - ninguém veio de fora da capital.
Parauapebas ultrapassa Santarém em termos de representação política do PT no interior,tradução de sua importancia economica estratégica no cenário estadual.
Doa a quem doer, especialmente aos mocorongos e marabaenses, o "Peba" é a mais importante cidade do interior do Pará.

-----------------------------------------------

Deve ser dado destaque à permanencia das indefinições na área da comunicação do novo governo, embora o Seventy, na edição de hoje, prometa surpresas para a segunda feira.
"Uma ambulância na porta do BASA com desfibrilador e cardiologista" é a senha escolhida pela coluna para ilustrar a possível surpresa que aguarda o desfecho do caso.
Bem na frente do Bar do Parque, pois não, tradicional reduto de jornalistas.

-----------------------------------------------

Chama atenção, e provoca interrogações, a presença do economista Cláudio Puty na anunciada Secretaria de Governo. É simples: Puty deverá ser, mal comparando, um controller dos cronogramas e obstáculos das ações de governo.
Ou uma espécie de Dilma Roussef de Ana Júlia. Tarefa arriscada e delicada, com objetivo de "liberar" a governadora para uma agenda mais forte na área política.
O título do novo cargo diz muito sobre o poder que terá o ocupante. Mas Ana Júlia não pode vacilar. Depende muito mais dela que dele o sucesso da missão. Ainda assim, Puty deve providenciar aquelas botas de alpinista, com travas, para pisar com segurança em cima do que será jogado em seu caminho.

----------------------------------------------

Atualizada às 13:50.

O blog errou feio na formação do deputado Francisco Melo, o "Big Francis", futuro titular da secretaria de Obras.
Chicão é acadêmico do último ano de Medicina, de sorte que vai precisar de seus conhecimentos de Propedêutica para avaliar os, digamos, sintomas das licitações sob sua responsabilidade.

No Processo Pode

O TJE deu ganho de causa ao juiz da 1a Vara Cível da Comarca de Nova Déli, Amílcar Guimarães, em ação que lhe é movida pela diretoria do BASA, por calúnia e difamação.
Entenderam os requerentes que o Juiz - ao usar expressões do tipo "banditismo dos administradores do réu" ( O BASA ) , "velhacos argumentos das Madres Teresas de Calcutá que administram o BASA" e "por conta da administração tresloucada de seus administradores" -teria ferido-lhes a honra e a dignidade.
Vale ressaltar que este mesmo Juiz, por conta da expressão "o maior grileiro do país", em matéria que se referia ao empresário Cecílio do Rego Almeida, condenou o jornalista Lucio Flavio Pinto.
A decisão, do Pleno do TJE, foi à unanimidade.

A Desfaçatez da Tigrada

Cara de pau.
É assim que o editorial do Estadão refere-se ao presidente da vara* da câmara federal, deputado Aldo Rabelo.
Coberto de razão.
E o jornalão afirma que 25 dos 27 presidentes das varas estaduais do país vão aplicar imediatamente o aumento.
Imagine se o Pará está entre elas?

* coletivo de porcos

Em Dívida Com a Gente

(Artigo publicado na edição de ontem de O Estado do Tapajós)

Vai terminando o ano da graça de 2006.
Com ele termina também a primeira metade do governo de Maria do Carmo, sem muita graça.
As promessas de campanha - água nas torneiras, quatro hospitais 24 horas, apoio à agricultura familiar, gestão participativa, abundantes verbas de Brasília, 300 km de asfalto, merenda escolar regionalizada, só para dar alguns exemplos - ficaram lá atrás, na campanha, nas promessas.
O precioso líquido continua pingando, e foi renovado o contrato com a COSANPA, empurrando prá bem longe a municipalização do serviço de água.
Transformaram um posto de saúde em pronto socorro , em Santana, e faltam medicamentos. Nada dos hospitais.
Nenhuma obra importante na educação, apesar dos 15 milhões de FUNDEF.
O uniforme das crianças é aquela sulanca de péssima qualidade, e a merenda escolar não foi regionalizada.Continua a sopinha solúvel.
Maria não recebe os professores.
O Plano Diretor da cidade está sendo duramente questionado pelas entidades, que avançaram em cima da secretaria de Agricultura.
Pudera, Maria cortou o orçamento pela metade.
Dois anos depois, Maria continua em dívida com a Cidade da Gente.
E nada, rigorosamente nada, permite supor que a cena vá mudar nos dois anos que lhe restam.
O prestígio político é zero. Nenhum secretário do novo governo estadual é de Santarém, a maior cidade sob o governo do PT no Pará.
Os aliados, ou já pularam fora, ou estão por fazê-lo, tal o isolamento a que foram confinados.
Para piorar, Brasília agora é do PMDB.
O planejamento, na realidade o gabinete do prefeito, só faz finta. E pé no jato.
Falação tem muita. Assessores também, 101, todos "da gente".
Brigalhada também, agumas públicas.
Falta, como se vê, até educação.
Falta cumprir os compromissos, dona Maria e seu Everaldinho, inho mesmo, jito, do tamanho de seu coração.
Falta muita coisa, e mais dois anos de Maria..
Santarém, neste desgoverno pela metade, ficou mais longe de ser o que todos queriam: uma cidade da gente.
Ficou só na promessa de Maria. Só.
Não foi isso o que prometeram.
Façam o favor de cumprir.

Na Mão

Para o Repórter Diário de hoje foi oportunismo.
Para seus companheiros, excesso de pragmatismo.
O fato é que a última reunião das cabeças coroadas do PPS no Pará foi cheia de espinhos.
É que a turma não se conformou com o voto do deputado Arnaldo Jordy, presidente do partido, na eleição do companheiro Zeca Araújo para a onírica vaga no TCM.
Acham que o voto de Arnaldo tirou de vez o partido do primeiro escalão do próximo governo.
E desconfiam que Arnaldo ainda estaria na, digamos, dependencia de rescaldos de campanha.
Esperto este Jatene, né não?

Procura-se Juízo

Depois do Judiciário e do Legislativo, foi a vez dos procuradores e promotores dos estados tentarem dar a bicicleta na questão salarial, pugnando por um teto , digamos, boliviano, aquele que onde só se vê estrelas.
A pretensão do CNMP, como as anteriores abusiva e ilegal, foi fulminada no STF.
O blog remete suas excelencias aos posts Tempos e Mores e A Vara Aumentou-se.

Risco Máximo

Antes de comprar um carro usado do deputado estadual paroara Martinho Carmona(PMDB) , é bom perguntar o que o senador Luis Otávio (PMDB-PA) acha da idéia.

Fala Aí, Ana Júlia!

Qual será a opinião da governadora eleita Ana Júlia sobre o aumento da vara?

15.12.06

Um Minuto de Silencio

A Lista dos Abusadores

Veja aqui quem votou a favor (19) e quem votou contra (3) o "aumento" da vara.

O Portal é Igual

As últimas notícias ainda não chegaram ao Portal da Câmara.
Uma vergonha.

Das Ruas aos Tribunais

Acinte, absurdo e ilegal.
Vozes de um leitor, de um cientista político e - atenção que já começaram a bater as panelas - de um ministro do TSE.

A Repercussão do "Aumento"

Os miseráveis pagam a conta - No blog de Fernando Rodrigues.

O escárnio dos Inocêncios - No blog do Antonio Mello.

Quando não se quer aprender com a História - No blog Conexão Aberta

As Excelências atacam de novo - No blog do Noblat.

Antes não houvesse o que ler - No blog Verbo Solto.

Nota de protesto - No site da CNBB

Os maiores do mundo - No site do El Pais

A palavra é: dobrar - No site nominimo

Começou...



Este é o primeiro, em São José dos Campos, São Paulo. Muitos irão se seguir.Vale a pena lembrar que na hora que a opinião pública se posicionou, diminuíram as férias, acabou a convocação extraordinária remunerada e o voto secreto nas sessões de cassação de membros da vara.

Assalto

De Kennedy Alencar, na Folha on line.

Descrédito total

Parlamentares devem ganhar bem, especialmente para que tenham independência financeira e se vacinem contra os lobbies que infestam o Congresso.

Mas elevar numa tacada seus salários para R$ 24.500 é de uma insensibilidade política que poucas vezes se viu em Brasília nos últimos anos. Os deputados federais recebem R$ 12.847. Os senadores, R$ 12.720.
Vai sair caro.
A opinião pública não deverá aceitar a decisão passivamente.
Teria sido melhor, como sugerido por alguns deputados, um reajuste que levasse em conta o que os servidores públicos obtiveram nos últimos quatro anos.Do jeito que a coisa foi feita, soou a assalto aos cofres públicos, sobretudo numa hora em que se discute corte de gastos como precondição para um maior crescimento da economia.
Haverá o natural efeito cascata em todos os legislativos estaduais e municipais, além de incentivar as altas carreiras da burocracia do país a buscar algum tipo de equiparação

Voz Contrária

Uma voz distoa da vara.
O senador Eduardo Suplicy abriu a boca.
Abra a sua também que a vara quebra.

A Pior. Apenas Isso.

Do Estadão, pinçado no Yahoo Notícias.

Para a vice-coordenadora do Movimento Voto Consciente, Rosângela Torrezan, só a intensa fiscalização da sociedade civil poderia fazer com que os congressistas não cometessem a impropriedade de legislar contra os eleitores. "Realmente esta é a pior legislatura dos últimos anos e a população não vai sentir saudades dos congressistas que não foram reeleitos", disse o cientista político Rogério Schimidtt.

Leia mais aqui.

MPF na Orla

E a visita chegou.
O MPF entra no aterrão do inimigo público núnero 1.
Incrível é o Banco Mundial entrar nessa. Mas é que tá sobrando dinheiro no mercado mundial.
E faltando inteligencia e coragem na planície

A Vara* Aumentou-se




É inevitável a associação da imagem da "derrama" à patranha comandada pela mesas do senado e da camara federal, que aumentaram em 91% os salários dos arremedos de representantes da sociedade brasileira.
Os mesmos que, há dois meses, inundaram nossos ouvidos com apelos à ética, jurando defender os interesses de seus eleitores.
Mentiram, como se vê, mais uma vez.
Foram estimulados pela recalcitrancia anunciada dos TJ's, Brasil afora, e pela certeza do silêncio de um presidente sitiado pela vara.
Não satisfeitos em driblar a fiscalização das contas de suas campanhas - repudiadas à larga pelos corpos técnicos dos TRE's e dos representantes do MPF em todo o país - aumentam-se despudorada e violentamente em seus salários.
Isto depois de reajustar aposentadorias em 5%, salários em outros 5%, e corrigir a tabela do IR em míseros 3%.
Uma decisão que referenda os termos que a sociedade brasileira - toda, ouviram? - a eles se refere, tão implubicáveis quanto merecidíssimos.

------------------------------------------------

Evidentemente a caixinha de comentários está aberta à participação dos membros da vara.
Mas este poster agradeceria se fosse contestado pessoalmente.
Quem sabe assim poderia enfiar-lhes a mão na cara.
Em nome, e para felicidade geral da nação.

-----------------------------------------------

* Coletivo de porcos.

13.12.06

Au Voir

Ainda volto por aqui, no sábado à tarde, para postar sobre o secretariado.
Mas as férias já começaram.
Bye.

Anticomemoração

Comentarista "pauteiro" chama atenção do blog para a data de hoje, 13 de dezembro.
Um pouco de história faz bem prá memória.

-------------------------------------------------

Atualizada às 13:45.

Um novo blog na área. É de Eduardo Lauande, que estréia com um post sobre o fatídico AI-5.
Vale a pena ir lá, até para matar a saudade de uma grande figura da política paroara, não mais entre nos: Raimundo Jinkings.

Bafafá

Pode estar longe de terminar o imbroglio da eleição do novo chefe do MPE.

Patético

A sociedade assiste, perplexa, ao constrangimento que O IVCezal tenta impingir à UFPA.
Em seu editorial de hoje, absolutamente canalha, prá variar, a latrina impressa não disfarça sua incompetencia em cobrir a questão da gratuidade das taxas do vestibular.
E volta à carga, no confuso editorial, que bem reflete a ladeira na qual despenca o jornal.
Disse jornal? Disse-o mal.
É um ivecezal.
A Defensoria Pública da União ainda não acedeu ao convite do blog.

Tá Fazendo Sim

Meteu a careta na tv o inimigo público número 1 de Nova Déli.
Para anunciar um show da Banda Calypso, decadente como ele.
E mais maquetes eletronicas, é claro.
Duciomar é um baita desafio aos publicitários que o rodeiam.
Enquanto isso toda a cidade tá vendo o que ele tá fazendo.
Vendo e sentindo o cheiro...

Toma Lá, Dá Cá

Um dos votos tucanos na eleição de ontem da vaga do TCM pode ter ido para a oposição.
É que a decisão deste voto passava pela "resolução de uma pendencia" - a desapropriação de um terreno, no valor de R$ 9 milhões, no interior do estado.
Avisado a tempo, Jatene não quis receber pressões e se mandou para São Paulo.
E a "pendencia" vai continuar.

Aval

Deve pegar um jato ainda esta semana, com destino à Cuiabá, o diretor administrativo do BASA, Francisco Serafim. Vai pedir a benção do padrinho, o governador Blairo Maggi, e saber se continua no batente, no segundo governo Lula.

Ex Coligado

Estão sendo creditados ao deputado Vic Pires Franco, do PFL, dois votos do candidato derrotado Mário Cardoso nas eleições do TCM.
Vic anda "por aqui" com Jatene , como pode ser lido em várias e muitas "caixinhas" de comentários aqui no Quinta.
Os mais atilados dizem que teriam sido os deputado Luís "laqueadura" Seffer e Cipriano Sabino.

Quem São Eles

O Repórter Diário, na edição de hoje do Diário do Pará, anuncia os nomes dos secretários.
Antigamente era a latrina chamada O IVCezal quem fazia "as honras" da anunciação.

12.12.06

Batuque

Acabei de ouvir o apito de Xangô.
Hora de ir para o ensaio da escola.

Julgamento Suspenso

Ficou prá amanhã, segundo uma fonte do blog, a conclusão do julgamento da prestação de contas de campanha da governadora eleita do Pará, Ana Júlia.
Voto contrário do Ministério Público Eleitoral.
Rolou um pedido de vistas.

Valor de Face

Não é verdade que O IVCezal vai baixar seu preço para R$ 1,99.

Mais Vale um Coração

Foi recebida com desânimo - entre quem conviveu ou trabalhou com ele - a desistência do colorado Paulo Reineck em assumir a Coordenação de Comunicação do próximo governo.
Mas o motivo foi familiar.
A esposa é alta funcionária do governo federal em Brasília, e não poderia se mudar para Nova Déli.
E Reineck, como bom gaúcho, não suportaria ficar longe de sua prenda.

Bandejão

A inesperada derrota do petista Mário Cardoso à vaga do TCM, no final da manhã, já produziu seus primeiros efeitos. Neste exato momento, n'algum lugar da cidade, o comando do grupo de Paulo Rocha está reunido com o núcleo duro, por assim dizer, da coordenação de Ana Júlia: Charles Alcântara e Carlos Guedes.
A SEDUC tá na mesa.

É a Lama, É a Lama...

Na tarde de ontem, pouco antes do temporal que fez Nova Déli buiá que nem cáca, o inimigo público número 1 da cidade, seu prefeito desastre, era visto fazendo o chek in do vôo da TAM.
Com destino à Brasília, é claro.
Levando junto com ele um pouco da silenciosa lama que escorre da Câmara Municipal, que a tudo assiste fingindo que não é com ela.

Apertada

Não foi um Capote, muito pelo contrário, a eleição para a vaga no Tribunal de Contas dos Municípios.
Mas deu, em "segundo turno", Zeca Araújo, por 22 x 19, depois de um empate no "primeiro" com um voto em branco ( quem terá sido o invertebrado?) .
Já deram a primeira pernada na Ana Júlia.
E quem se apresenta como pai da vitória?
Jatene? Sobrancelhudo? Ou os dois?
As próximas eleições na AL - vaga no TCE e a Presidencia da casa - prometem.
E lá vai o Mário prá cima da da Edilza, ops...da Seduc.

Vitória? Só do Interesse Público!

O blog acaba de receber um comentário do reitor da UFPA, Alex Fiúza, a respeito do post O Juízo Prevaleceu.

Caro Juvêncio,

Pela segunda vez - infelizmente raras têm sido elas - e em poucos dias eu lhe dirijo a palavra em razão de matérias publicadas nesse seu, hoje, lidíssimo e respeitadíssimo blog.
Desta vez para tecer alguns comentários sobre o post "O Juízo Prevaleceu", cujo teor é também tema de manchete - ainda que por viéses diferentes - dos dois maiores jornais de nosso estado.
Lamento que um assunto tão sério, delicado e de interesse público seja tratado com pouco cuidado e sensacionalismo, fato que mais confunde que informa a opinião pública. Isso porque é natural - e desejável - que, numa democracia, tais tensões e contraditórios se instalem, cabendo a cada ator, individual ou institucional, compreender a ação do outro e contrapor as suas teses.
Nesse sentido, entendo perfeitamente normal - e louvável - que a Defensoria Pública questione a Universidade pública sobre taxas de Vestibular; e perfeitamente normal, da mesma forma, que a reitoria de uma Universidade pública defenda a Instituição por uma outra lógica - já exposta em artigo no Diário do Pará -, estabelecendo-se, assim, o bom contraditório e bases de reflexão sobre a questão e um estimulante debate público.
O que não se pode aceitar é que, de um lado, a imprensa crie um clima de tensão artificial e inadequado, acirrando desnecessariamente os ânimos, como se Defensoria e Universidade fossem adversários e estivessem numa "cana-de-braço", num suposto "ringue", com um "vencedor" e um "vencido" - inclusive os "estudantes pobres".
Não é assim a realidade.
Seja a Defensoria Pública, seja a Universidade defendem, de seus pontos de vista, o interesse público. Não há - espero - outros objetivos em jogo.
Apenas o interesse público e assim deve ser!Se a Justiça tivesse dado ganho de causa à Defensoria, a UFPA jamais a condenaria pela ação - ela está no seu papel - e estaria no dia seguinte devolvendo as taxas cobradas aos candidatos e revendo, em definitivo, a forma de ingresso na Instituição - para não penalizar os seus orçamentos futuros.
Igualmente, e democraticamente, cabe agora à Defensoria Pública acatar a decisão judicial e continuar a lutar pelo que julga direitos população, como é seu dever.
Esta é a ordem das coisas.
É assim que funciona o estado democrático de direito.
Como reitor de uma Universidade pública não aceitarei, em hipótese alguma, provocações de quem quer que seja para posar como mocinho ou bandido, vitorioso ou derrotado, porque tal postura, por tantos desejada, só ajuda aqueles que quem têm compromisso com um único produto: vender notícia, lucrar sobre a ignorância (não importa o meio e o mínimo de ética).
É por isso que trabalho na área educacional: para ajudar o meu país a elevar a qualidade da educação e transformar todos os brasileiros em cidadãos críticos e bem formados.
Somente então, clientela qualificada, restarão no mercado tão somente jornais - e jornalismo - sérios, porque o leitor saberá distinguir verdade de mentira, fato de fatóide, isenção de manipulação.
Como são ainda tantos os ingênuos, aposta-se na confusão.
De tudo,porém, deve restar uma boa lição: os órgãos públicos (seus dirigentes) devem conversar mais, preventivamente, de forma direta e não aceitando versões de outrem, utilizando-se da razâo comunicativa, interessando-se pelas razões do outro, antes de qualquer ação definitiva. Isto facilita a realização dos objetivos comuns - o interesse público - e prejudica menos a população - esta sim, ao final, sempre a mais prejudicada.
Receba minhas saudações,

Alex Fiúza de Mello

----------------------------------------------------------

O blog gostaria muito, e seus leitores idem, decerto, que a Defensoria Pública da União pudesse comentar a questão, não sob o mérito, que ainda não foi julgado ontem, e ainda passível de recurso, mas pela abordagem da imprensa sobre os fatos.

Super Lego

Uma refrega de razoáveis proporções se instalou dentro da aliança de Ana Júlia, nesta reta final de escolhas dos nomes que vão compor o primeiro escalão do governo.
Os nomes "passam" com muita dificuldade, quando conseguem escapar dos crivos de tantas tendencias e aliados. Alguns chegam a "arranhar a garganta" de outros companheiros, de tão apertados que são "engolidos"... (sem aspas de agora em diante).
Outros passam tão justos que excitam a, digamos, rechonchuda poupança.
Seriam as forças em luta - maldição hobbesiana - maiores que o estado?
O grupo de Paulo Rocha, que avalia não estar sendo contemplado na partilha à altura de seu potencial eleitoral e tradição, teria chegado ao ponto de se recusar a indicar mais nomes.
Voce acredita? Eu não.
"Eu vivi 25 anos na oposição, posso continuar sem cargos no governo" teria desabafado o morubixaba do grupo de Zé Dirceu aqui no Pará, numa evidente boutade.
Paulo sabe que precisa dos cargos para voltar a pavimentar sua pretensões majoritárias, afinal ainda é novo e a memória do povo é curta.
Haveria ainda um mal estar, desde o primeiro turno, por conta da suposta lascívia a que se entregou a DS - a tendencia da governadora eleita - na conquista de independentes, das lideranças viúvas de Edmilson que ficaram à deriva, e no retorno de psolistas desanimados com as urnas de outubro.
Mas ora bolas, queriam o que? Que a DS ficasse vendo a banda passar e perdessse a oportunidade de dar uma bombada?
Todavia a montagem do Lego tá complicada. Muito complicada.
Sorte é a do Sobrancelhudo, que é dono do partido, e desde o início teria combinado:"Olha, Ana, a minha proposta é a seguinte: voce recebe quem quiser, chama quem quiser, mas na hora de fechar é comigo e mais ninguém".
Porque Ana Júlia diria não?
Já dentro do PT, a coisa é bem diferente.
É bola prá frente que atrás vem gente. Com muita inveja da gente.
O blog só espera que a força do povo pela ocupação dos espaços se traduza na gestão dos mesmos. Só isso.
E assiste ao chafurdo, entre compreensivo e divertido.

-----------------------------------------------------

Pessoal, as minhas fontes garantem que o jornalista Paulo Roberto Ferreira sequer cogitou ser indicado para a FUNTELPA. Teria planos acadêmicos, inclusive.
E de lá, da academia, poderia vir o novo presidente da emissora estatal de tv.
Ou presidenta?
Mas olha, essa parte final não foram as minhas fontes que disseram.
É uma suspeita do blog, putz, que erra prá caramba.
Mas o Quinta é só um blog, pobre pobre de marré.
Além do que é bacana arriscar, né Ganzer? ...rs.

Bem Mandado

Quem quiser conhecer um grande poeta clika aqui.
Prá ler um poema dele? Clika aqui.
Pronto. Tá dado o recado.

Mais Gostoso

Em silencio, estaria correndo por fora o nome do empresário João Augusto Rodrigues - Supermercados Líder - para a Secretaria de Indústria e Comércio.
Se bem que o Sobrancelhudo estaria de olho lá no pedaço.

Alma da Mata

O poster não entende do assunto.
Mas confia em quem é do ramo, feito o meu amigo Tom Salazarcano, da banda A Euterpia, palmeirense dos bons.
A parada é a seguinte: sexta, no Baiacool Jazz, no anfiteatro da Estação das Docas, a partir das 20:00,e domingo às 18:00 na Capela do São José Liberto, Albery e Tom num espetáculo raro.
O Tom garante que é imperdível, e está emocionado em participar do espetáculo.
Pô, se o Tom disse isso...

Entreatos

Sujeito interessante esse Marcos Quinam, escritor, poeta, produtor musical.
E gente finíssima.
O mais novo trabalho do mais paroara dos goianos está aqui, disponível para dow load gratuito. Coisa de quem acredita na cultura brasileira.

11.12.06

O Juízo Prevaleceu

Saiu agorinha a decisão do STF sobre a questão das taxas do vestibular,
A presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie deu ganho de causa à UFPA, que de imediato começou os contatos com as escolas para refazer o calendário do certame, para evitar que, com mais uma mensalidade nos cursinhos, todo o esforço da Defensoria Pública da União fosse por água abaixo.

Prestígio em Baixa

Do blog do Jeso, nos desvãos da política santarena.

Firme no cargo, apesar de Maria

Maria, a do Carmo, tem feito de tudo ao seu alcance para tirá-lo do cargo.
Acusa-o da alta traição.
Mas Pedro Aquino, o superintendente do Incra/Santarém, deve permanecer no cargo no governo Lula II.
É o que garantiu há pouco uma fonte do blog.
Com bom trânsito nos andares superiores do petismo, lulismo e, agora, do ana-julismo, Aquino cravou, assegura a fonte, uma estaca de madeira no peito das intenções da prefeita e sua fauna circundante, - Everaldo Martins (o todo-poderoso), Inácio Corrêa (conselheiro das ilusões perdidas), entre outros - e haverá de dar as cartas no Incra.
Apesar de você, Maria.

Lá Vai...

Desaba a primeira grande chuva deste inverno em Nova Déli.
Grossa, absolutamente vertical, sem vento.
Exatamente como vai cair na cabeça do prefeito, que não preparou a cidade para recebe-la.
E na de seus habitantes, ludibriados por suas absurdas e inconsequentes promessas.

Hay Cambios

É perfeitamente compreensível que alguns não gostem do que está acontecendo.
Mas qualquer observador mais atento e objetivo percebe que está em curso uma mudança importante na América Latina, uma mudança com relação à história da própria esquerda e de todos os sistemas políticos do Continente.
Basta lembrar que neste início de século XXI, todas as vitórias da esquerda foram democráticas, por maiorias contundentes e com o apoio ativo de populações que estiveram até hoje isoladas e “recluídas”, nas montanhas indígenas, no submundo urbano, e nos grotões do atraso e da dominação coronelista.

O autor do texto acima, na íntegra aqui, é o cientista político José Luis Fiori, da UFRJ, de quem este poster foi aluno nos anos 80, naquela casa, em tres disciplinas. Muita sorte.
Ligado ao PCbão na época, Fiori é um dos mais criativos e corajosos pesquisadores brasileiros nas áreas da Economia e das Ciencias Sociais.
Sua percepção de mais um cambio estrutural em andamento na latinoamérica, desenvolvida neste artigo, reforça essa afirmação.

É Tri!

Numa cidade de 120.000 almas que tem cinco jornais, o Correio do Pará venceu o Mérito Lojista de Parauapebas pelo terceiro ano consecutivo.
É muito mais dinâmica do que podem pensar, na capital, a imprensa do Pará.

Mistério

Do blog da Rita Soares, blue geral, no Portal ORM.

Altíssima Rotatividade

Só para variar, a Comunicação da Prefeitura (de Nova Déli) vai mudar de novo. Micheline Ferreira deve deixar a coordenação e será substituída por Iran de Souza. Agora que não existe mais segredo de Fátima, o maior mistério da humanidade é o que leva a Comus a trocar tanto de coordenador. Pelo menos eles têm bom gosto na hora da escolha.

Será que é porque eles não tem o que comunicar?
Ou o que tem ninguém deve saber?
Ou as duas coisas?

Mentira e Consequencia

Longe da Folha de SP, e deste blog, já faz algum tempo, o portugues João Pereira Coutinho reaparece com mais um instigante ensaio. Um palhinha:


O revolucionário russo Alexander Herzen costumava dizer que o problema central dos povos eslavos estava num excesso de geografia e num déficit de história. Um século depois, o mais fervoroso admirador de Herzen --o filósofo britânico Isaiah Berlin-- resolvia inverter a máxima para ilustrar o "problema judaico". Para Berlin, o problema dos judeus era um excesso de história e uma dramática falta de geografia: dois milênios de tragédias e vilanias que só uma Casa --no sentido físico e até espiritual-- poderia resolver completamente.

Na íntegra aqui.

Aviação Agrícola

Manobras radicais exigidas pelos planos de vôo controlados por computador, rasantes, dois mil litros de veneno cujo cheiro invade a cabine, calor insuportável, mais de 60 decolagens num dia de trabalho.
Este é o cotidiano de um piloto agrícola, como o que caiu no sábado à tardinha, a 70 km de Marabá, causando um sério apagão na região da província de Carajás.
Pelo horário, ele já devia estar na baba.
Não há notícias sobre a idade do piloto, mas ele deveria ser jovem, os únicos que aguentam um tranco desses, para ganhar até R$ 120 mil numa safra.

Do Todo, às Partes

Do reitor da UFPA, Alex Fiúza, sobre o post Festa No Interior.

Parabéns pelas observações sobre os desafios culturais de nosso estado, ou melhor, O Desafio cultural: a interiorização do apoio às políticas culturais.
De fato, o Pará - ao contrário do Amazonas - cresce (geometricamente)para interior; e se os Governos não perceberem isso a tempo, na dimensão e densidade do processo em curso, acirrar-se-ão as questões políticas e abalar-se-ão, ainda mais, os sentimentos de (des)pertencimento federativo.
Aliás, tenho imenso orgulho de pertencer e ser reitor de uma Universidade que, há vinte anos, percebeu esse movimento histórico e priorizou a sua interiorização. Hoje, ela, talvez - deixando de lado o Banco do Brasil -, é a Instituição pública, no estado, mais capilarizada no interior.
Nele cresce a cada ano, amplia sua presença na maioria dos municípios paraenses e, não ao acaso, concebeu-se conceitualmente em seu novo estatuto - aprovado pelo MEC - como "universidade multicampi".
Os futuros Governos do Pará deveriam ser mental e politicamente centrípetos: pensar o estado do todo para as partes e não da parte (Belém) para o "resto".
Eis aqui o grande desafio político dos paraoaras - e o segredo da governança futura neste estado de dimensões continentais e de riquezas culturais também imensas

Bragança

A Pérola do Caeté foi o destino do Sobrancelhudo neste domingo.
Homem de sorte. A Pérola é lindíssima.

Conta Corrente

Não vão longe, não devem ir longe, no mesmo partido, o ministro Tarso Genro e o ex José Dirceu, analisa uma fonte petista do blog, direto do Planalto.
Ou o partido pagará caro por isso.
A conta paga ao PMDB está apenas começando, diz ela, preocupada.

Dois Pesos

O editorial da edição de hoje de O IVCezal, sempre dando uma de bacana, investe, mais uma vez, contra o Sobrancelhudo e suas traquinagens na SUDAM.
Mas outras quadrilhas também saquearam os recursos públicos, e continuam na mira do MPF.
Dessas O IVCezal não fala.
Mas todo mundo sabe, e por isso não acredita no que lê.
Melhor para o Sobrancelhudo.

Xô!

20 dias.
É o tempo que falta para a sociedade paroara ver o secretário de Defesa, Manoel Santino, pelas costas.
Credo!

Querido Genro

Segundo o Repórter Diário, na edição de hoje da folha sobrancelhuda, a próxima Secretária de Esportes e Lazer, Lúcia Penedo, será promovida.
Da secretaria adjunta, onde se encontra.
Lúcia vem a ser a sogra do deputado estadual Alessandro Novelino, aquele que foi expulso do palanque por Almir no comício de estréia da campanha tucana, em Tailândia, e passou, no segundo turno, com armas e bagagens para a campanha de Ana Júlia.
Mais armas que bagagens, é verdade.

Com $,Com S e Com Ç

De Cjk, comentarista do blog, sobre o post Esqueceram de Mim.

Existem $ecretaria$, que são destinadas somente ao grupo mais chegado, ou a aliados de maior confiança; Secretarias, que são destinadas aos aliados mais sérios; e Çecretarias (sic), que são destinados aos demais, que estão no rabo da fila.
Podem observar.

Esse Não!

Não é verdade que o secretário de Fazenda será Arthur Tourinho.

Vórtice

Em nenhum lugar as horas passam tão rápido quanto aqui, na blogosfera.
Quando me dei conta já se passaram 14 meses, mais de 3.500 posts, e muito riso.
Começei este blog para driblar uma depressão que parecia querer se aproximar.
2005/2006 foi um ano de muitas perdas.
E nada me deu tantas alegrias quanto este blog. Nem perto.
Apesar de sua temperatura, ou por isso, divirto-me à larga neste espaço, e alguns leitores me dizem o mesmo. Ótimo.
Desde Bakhtin ninguém mais duvida da força do humor.
Mas chegou a hora de dar um time.
A qualquer momento, nesta semana, dou o fora e só volto no ano que vem.
Talvez na terça, 2 de janeiro.

10.12.06

"Hot Top"


Do blog Caneta Sem Fronteira.

De Volta

Pelo segunda vez em oito dias, observa um atento comentarista do blog, o Diário do Pará publica a careta do governador Simão Jatene.
Longe dos desenhos dos chargistas do jornal, é claro, todos craques.
Com a derrota do PSDB deve ter sido levantado o interdito, deve ter sim.

Tinha Bandalheira Sim

Do blog do Noblat, a sentença de uma parada que rola desde o início do ano.

Em decisão unânime, o TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) confirmou na última quarta-feira que a Nossa Caixa "violou a legislação" e "afrontou os princípios da legalidade e moralidade" em seus negócios com as agências de publicidade Colucci e Full Jazz.
Durante 24 meses, as agências receberam R$ 45 milhões a partir de "ajustes verbais", pois não houve licitação para a renovação dos contratos com vigência encerrada em 2003.
Em dezembro de 2005, a Folha revelou que o Ministério Público Estadual abrira investigação a partir de denúncia anônima para apurar os serviços sem amparo legal das duas agências e o uso político-partidário da publicidade do banco oficial. O governo Geraldo Alckmin (PSDB) direcionou recursos públicos para favorecer deputados da base aliada."

Era este o ícone da honestidade tucana nas eleições presidenciais.

Pagode Devagar

O grupo chefiado pelo deputado federal eleito Paulo Rocha (PT) vai balançar o esqueleto logo mais às 16 horas na Metrópole, conhecida casa de espétaculos.
É a comemoração pela categórica vitória de Paulo nas urnas, o mais votado do partido no Pará, contra a previsão de nove entre dez analistas, dentro e fora do partido.
Mas os motivos do balancê talvez acabem por aí.
Fonte petista do blog, depois de olhar os blogs e jornais, diz , aborrecida, que a cota da Unidade na Luta estaria, digamos , anabolizada.
Na vera mesmo, o grupo contabilizaria a secretaria da Cultura.
E mais tres secretarias adjuntas: na Sáude, Educação e Meio Ambiente.

Ubá: Justiça que Tarda

Começa amanhã o julgamento do (na época) fazendeiro marabaense José Edmundo Vergolino, pelo assassinato de oito trabalhadores rurais no episódio conhecido como a Chacina do Castanhal Ubá, em1985.
O poster morava no Rio de Janeiro quando assistiu, perplexo, no Jornal Nacional, a foto de seu primo de segundo grau na telinha da TV, e a descrição da chacina, monstruosa.
Agora em 2006, conversando com fontes marabaenses, soube que os detalhes da execução foram acertados no escritório de um político, castanheiro e fazendeiro da região, numa velho prédio da beira mar na Velha Marabá, que patrocinava o pistoleiro Sebastião da Teresona, mais tarde preso e executado dentro do presídio, num caso clássico de "queima de arquivo".
Há quem afirme, também, que o número de mortes no Ubá pode ter sido muito maior.
As investigações, infelizmente, não alcançaram aquele bureau do crime, que continuou funcionando por muitos anos, impune.
Pena máxima para Vergolino!

--------------------------------------------

Diz a matéria de O IVCezal que cobre o caso, na edição de hoje no Caderno Atualidades, com muita propriedade.
O presdente do TJE vai ficar uma fera.


O julgamento do mandante, 21 anos depois, é um exemplo do descaso da Justiça paraense com os crimes no campo. Testemunhas dizem que as execuções foram feitas por um grupo de seis pistoleiros, mas apenas três foram identificados. Entre eles, estava Sebastião Dias, que ficou famoso como Sebastião da Terezona. Condenado por outras mortes, ele foi executado dentro do presídio São José, durante uma rebelião. Os outros dois pistoleiros identificados nos autos são Ronaldo Nonato Souza, conhecido como Goiano, e Waldir Ferreira Araújo. Os dois estão foragidos e não há pistas de seus paradeiros.
A morosidade da Justiça e a facilidade com que os dois acusados fugiram levou a SDDH e a Organização Não Governamental Centro pela Justiça e pelo Direito Internacional (Cejil) a denunciarem o Brasil para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Prêmio

É o bispo D. Erwin Krautler, do Xingu, o escolhido pela OAB para receber o prêmio José Carlos Castro de Direitos Humanos.
É o mesmo clérigo que foi interpelado no meio do ano pelo presidente do TJE, desembargador Milton Nobre, por cobrar mais agilidade nos processos de crimes contra trabalhadores rurais na região.

Esqueceram de Mim

O anúncio da partilha dos orgãos do governo do estado entre PMDB e os diferentes grupos do PT, antecipado pela coluna de Mauro Bonna, ainda não contempla aliados como o PCdoB e o PSB.

Escombros

O que mais faltou o Repórter Diário dizer do MPE, na edição de hoje do Diário do Pará?

9.12.06

Triste Fim

Fonte do blog que conversou nesta semana com o ex governador Almir Gabriel conta que encontrou um homem cansado.
Mas a única mágoa declinada foi a de ter se "preparado para fazer um governo melhor que os anteriores".
Nessa hora apareceu um documento prá ele assinar.
"Juca, eu nunca vi a mão dele tremer tanto", disse a fonte, não sem esconder uma certa tristeza, tucaníssimo que é.

Disputa

O presidente Lula até que quer manter o ministro Fernando Haddad no comando da educação.
Mas fontes do planalto identificam que partem de São Paulo as reações à sua permanencia.
Mais precisamente no grupo da ex prefeita Marta Suplicy, que quer o ministério.
Para si.

"Defesa Social"

O promotor Gilberto Martins, da Justiça Militar, conhecido pela sua coragem ao se lançar contra os meliantes do erário, contraria seu colega João Gualberto e afirma que o comandante geral da PM-PA, coronel João Paulo Vieira, cometeu ato de improbidade administrativa, que resultou em prejuízo de R$ 840 mil aos cofres públicos.
O promotor qualifica a compra de traillers da PM como "negociata", embasado em parecer de técnicos do TCE.
Martins encaminhou recurso ao Conselho Superior do MP contra o arquivamento do processo, que envolve, além do coronel, o secretário de Defesa Social, Manoel Santino.
Que dupla!

Secretário Inseguro

Leitor do blog comenta pelo fio o barraco nas eleições do MPE - manchete de hoje de O IVCezal -na quinta, 7.
"Mas o Santino não tava lá, fazendo campanha pelo seu candidato? Então, aonde tem Santino, tem violência".
É estranho, mas é verdade.
E uma vergonha também.

Pecador

Esta semana foi melhor que a anterior para aquele político paroara protagonista do vídeo sexy.
Deram um refresco prá ele, depois de dinamitadas suas pretensões mais imediatas.

Patrimonio Abalado

Como uma das principais plataformas dos tucanos é a da moralidade pública, apresentada como monopólio do PSDB, em oposição a um passado de corrupção desenfreada e generalizada no Pará, a prisão do filho do ex-governador Almir Gabriel, justamente o mais presente e ativo nos bastidores do governo, fotografado e filmado algemado, comprometeu seriamente o uso desse elemento de diferenciação dos políticos tucanos;

Trecho do artigo de Lucio Flavio Pinto na mais nova edição do Jornal Pessoal, já nas bancas de Nova Déli, e na ruas de Santarém, pelas páginas de O Estado do Tapajós.

Prá Ingles Ver

As orelhas do governador Simão Jatene vão arder na próxima segunda.
É que o coordenador do Greenpeace na Amazonia, Paulo Adário, vai ser entrevistado pelo programa Show da Cidade, às 11 da matina na Marajoara AM.
Entre outras coisas ele, vai dizer que a maior parte das áreas das reservas recém criadas são “áreas protegidas” para a exploração de madeira, para gado e agricultura".

Com informações da Radiopa, de Brasília.

8.12.06

Festa No Interior

O poster aproveita o feriado para atender uma provocação da estudante de jornalismo e blogueira, mas expert em marketing (né Lu?), Luciane Fiúza de Mello.
Animada com a percuciente e delicada análise do prof. Fábio Castro sobre os pecados dos doze anos da era chaveana, Lu, aluna de Fábio, decidiu convidar algumas pessoas para discutir livremente os passos a serem trilhados pelo próximo governo, ou as virtudes que ele precisa ter na relação com a cultura.
Fora de forma - deixou a secretaria de Cultura há 16 anos - o poster não se garante senão em simplesmente sugerir atenção ao Pará que poucos gestores públicos se interessam, mas onde vive 75% da população: todo e qualquer lugar fora de Nova Déli.
Juvencio de Arruda sugere a "virtude" da distribuição, da igualdade.
O Pará, aquele do mapa no formato da galinha Knorr, está dançando.
Porque os governos, e os habitantes de Nova Déli, olham muito pro seu próprio umbigo.


-----------------------------------------------


51 anos de idade, 44 andando pelo interior do Pará.
Há 20 dirigindo documentários e fazendo banco de imagens, em mais de 100 dos 143 municípios. Garanto pra voces que o estado, do ponto de vista da sua "cultura", mudou muito, mas muito.
Chegou muita gente, das mesmas regiões: Maranhão, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Minas e sul do Brasil. Esse povo trouxe novos temperos ao caldeirão.
Vi, ouvi e cheirei todos os espaços culturais, manifestações, grandes festas, pessoas que fazem ou fizeram a cultura deste estado neste período.
Waldemar Henrique, Isoca, Noé von Atzingen, Laurimar Leal, Verequete, Haroldo Maranhão, David Miguel, Dica Frazão, Augusto Morbach, Benedito Nunes, Luiz Braga,Gileno Chaves, Paes Loureiro, Vicente Sales, Edyres Proenças, Ruy Barata e mais um cesto além de um cento de gente tão...tão...magnífica.
Aqui ou alhures, autores ou operadores, todos propositalmente misturados, porque todos vivos ou "encantados".
Na minha cabeça todos estão juntos, são juntos.
Trabalhei na secretaria da Cultura, fui conselheiro da FUNTELPA, sou conselheiro de uma escola de samba, fiz planejamento e produção cultural - concebendo, captando recursos e organizando eventos, shows, exposições e seminários na área da cultura.
Aprendi, me diverti - muito mais o segundo do que o primeiro - e conheci toda essa constelação aí de cima.
Ufa! Tá bom?
Por tudo isso, berro: vamos sair para o interior!
Com os barcos e as carretas cheias. De lonas, equipamentos e gente.
Sobe rio e "corta trecho", dia e noite
Prá cá e prá lá, sem parar.
Construindo espaços culturais; museus da imagem e do som com núcleos de produção e distribuição em áudio e vídeo; financiando instrumentos e materiais de trabalho; bancando programas de treinamento e de bolsas de estudo e pesquisa; facilitando a interface dos projetos e ações culturais com os movimentos sociais - da pastoral carcerária aos sem terra, sem esquecer indígenas e quilombolas.
Numa palavra: espaços, registro, formação e articulação.
E festa, muita festa.
Ah! sim, e que a política cultural contemple todas as manifestações e setores da cultura, ainda que devagar.
É melhor andar devagar do que pensola.
Bate esse bumbo aê, Ana Júlia...rs

Lição Errada

Teve de um tudo na eleição do novo Procurador Geral do MPE do Pará, que rolou ontem.
Alguma coisa deve estar errada nesse colégio de procuradores, deve sim.

Jornais Peixe

Só pode ser osmose.
Até o jornal Impacto, de Santarém, serve ao Seventy para fustigar o Sobrancelhudo.
Diz a prima coluna de O IVCezal:

O site do jornal 'O Impacto', de Santarém, revela que o deputado Jáder Barbalho está apoiando a iniciativa de tirar um pedaço do Pará para criar o Estado do Tapajós. O apoio teria sido dado, segundo o site, a um grupo de políticos santarenos, entre os quais o deputado estadual Antonio Rocha, que também é do PMDB, e que foi recebido por Jader em Brasília.

Pode Apostar Que Leva

Certos, mas certos mesmo no secretariado de Ana Júlia, diz a fonte petista do blog que acabou de acordar dos festejos de Yemanjá, estão apenas tres nomes.
André Farias, o "Jatene" da governadora eleita, o publicitário Paulo Reineck, e o coordenador da transição, Carlos Guedes.
Mas ela não está impressionada com o pau que tá cantando no centro por causa da definição dos nomes.
Quem vive no PT está acostumada com isso, diz, exausta da festança.

Olhando lá na Frente

Os salões petistas estão abertos para a entrada do vice governador eleito Odair Correa.
Que já sente o calor da chapa do PSB na sua ilharga, e prepara o desembarque.
Vai ficar independente.
Principalmente em, e por Santarém

Espremido no Canto

Correm prá cima do prefeito Everaldinho Beiçola Martins os aliados do governo petista de Santarém, reflexo da novo arco de poder que se desenha no estado.
O PMDB local pressiona por mais espaços na administração municipal, e outras tendencias do PT, que guardam, há tempos, uma relação conflituosa com o rapaz, querem mais sol.
Enquanto isso a bolsa de secretariáveis passa a 900 km de distancia de Santarém.
E mais um pouco da família Martins.

Boomerang

O post Pronto. Falei!, desabafo do deputado Vic Pires Franco, do PFL, publicado na terça dia 5, repercutiu no dia seguinte na mesa do governador Jatene, onde pontificavam vários secretários.
Fernando Dourado, da SESPA, entre eles.

Na Defesa

Socorro Gomes, a liderança maior do PCdoB paroara, estaria acompanhando de longe as tratativas da montagem do novo governo.
Deixou tudo nas mãos da direção do partido, que tem“legitimidade e representatividade para fazer o que deve ser feito”.
Mas ela teria corrido muito atrás de Paulinho Fonteles - que ameaçou deixar a legenda e retornou - e ajudou a convence-lo a ficar.

Com informações da Radiopa, de Brasília, muito bem sucedida na divulgação da operação chororô (ver, a respeito, o post Problemas de Montagem)

Pai e Filho

A prisão do filho e o silencio do pai.
É o título do mais novo artigo de Lucio Flavio Pinto, que o blog vai postar daqui a pouco, under licence do Estado do Tapajós.

Paz e Amor

Almoçaram ontem, por coincidencia no Remanso, o publicitário Chico Cavalcante e o video man Cassim Jordy.
Não foi registrada nenhuma ocorrencia.

Problemas de Montagem

Ana Júlia vai atrasar o anúncio da composição do governo, que muita gente (inclusive este blog) esperava para amanhã, no máximo segunda, 11.
O vazamento de nomes cotados para os cargos, que teria chegado a perturbar a governadora eleita, é apontado como a justificativa para o adiamento.
Mas quem convive com as entranhas do poder sabe que, de fato, são as reações a alguns nomes, e a disputa - legítima e saudável, frise-se - entre as várias facções do partido, e entre elas e os aliados, que vão atrasar o processo.
E o estopim foi a entrevista do presidente regional do PT, Zé Geraldo, a um programa de rádio da capital, onde botou a boca no trombone.
Disse, com todas as letras, que o processo de composição estava muito concentrado e não estava havendo consenso, reinvidicando mais espaço para a corrente que fez toda a bancada estadual e federal petista no estado.
Convenhamos, não é pouco, a reclamação pública e o cacife do grupo.
Aí Ana Júlia sentiu o tranco, e puxou o freio de mão.
São profundas as reações ao nome da prof. dra. Edilza Fontes para a SEDUC, por exemplo, o que traz de volta à cena o nome da deputada eleita Bernadete Ten Caten, de Marabá, abrindo uma vaga para a subida de Aírton Faleiro à Assembléia.
Outra área de fricção é a SESPA, onde a corrente do psicólogo Paulo de Tarso luta pelo comando, mas deve ficar com a secretaria adjunta.
E por aí vai.
Ontem o poster conversou com o pessoal do carnaval e perguntou quem iria para a SECULT.
Imediatamente um sorriso ornamentou a resposta: "nos estamos indicando o fulano".
Só que muitas setores da sociedade, parlamentares e grupos estão indicando"fulanos".
Todo mundo tem candidato. É aí que a coisa pega.
E ainda tem a pressão dos aliados, PMDB à frente.
Que vazamento, que nada.
O governo de Ana Júlia, do ponto de vista dos problemas e encargos, já começou.

-------------------------------------------------


Interessante nessa história toda de "vazamento" é a percepção da reflexividade, categoria sociológica da lavra do ingles Anthony Giddens, que descreveu a concepção e renovação permanentemente das verdades e consensos na sociedade da informação, criando e recriando reações e comportamentos de maneira dinâmica, alterando o curso da própria sociedade.

7.12.06

Senhora


Tambor. Cachaça. Transe

Deu Geraldo.De Novo

Saiu o resultado das eleições para o MPE, segundo um comentarista anonimo aqui do blog.
Ei-lo:

Geraldo Rocha: 125 votos
Ester Outeiro: 106
Eduardo Barleta: 100.

Mingau

Neste exato instante o poster está num cyber do outro lado da cidade, sendo gravado por uma emissora de tv.
O programa BÁSICO, da TV CULTURA, Canal 2, aborda asuntos na área de tecnologia, e os blogs são pauta da edição do dia 23 de Dezembro.
Toda araruta tem seu dia de mingau...rs
Dirige o programa a jornalista Adelaide Oliveira, meio gata meio gente de tão gata e gente que é, com todo o respeito, é claro.
Na equipe estão a repórter Ana Paula Andrade , o cinegrafista Rabelo e o auxiliar Luís Carlos.
Vou falar (bem) de todos voces.

Chamada Final

Depois de aprovar um reajuste de 5% para os aposentados, e silenciarem sobre iguais 5% que o governo Lula quer dar para o salário mínimo, os parlamentares paroaras e seus assessores, ainda não se deram ao desfrute de aparecer aqui no Quinta prá dar a opinião de suas excelencias sobre o auto pretendido aumento de 90% nos cobres que tilintam em seus alforjes.
À execeção do deputado Vic Pires Franco, do PFL, que já compareceu, defendendo sua opinião.
Aguardamos os ausentes, os medrosos, os distraídos, e quem detesta ser cobrado, até segunda.

Socorro!

Por favor, alguém proteja o ministro da Defesa Waldyr Pires.
De si mesmo.

Também Não é Assim...

Não é verdade que o secretário de Defesa Manoel Santino e o governdor Jatene teriam sido levados por ladrões agora há pouco.

Slow Motion

Devagar, quase parando...
Foi assim que o presidente estadual do PT do Pará, deputado federal Zé Geraldo classificou o andamento da composição do novo governo, cobrando mais velocidade na condução das articulações com o partido além de consenso entre os nomes que serão anunciados.
Falando de Brasília ao programa Show da Cidade, na Marajoara AM, Zé Geraldo negou que o campo majoritário, grupo que controla o partido no estado, tenha sido colocado à margem das negociações.
“ Temos uma nova realidade no partido. É natural que o grupo que elege faça a composição a partir de seus quadros”.
Zé descarta a idéia que o campo esteja enfraquecido.
Ao contrário, lembra, “ todos os deputados eleitos pelo partido para a Assembléia e Câmara dos Deputados são do campo majoritário”.

Com informações da Radiopa, de Brasília.

Delete

Aqui prá nos, devem ser uma delícia as reuniões da PF que decidem os nomes das operações, hein?
Desde cedo a dona justa realiza mais uma, desta vez contra hackers de cinco cidades paroaras, Parauapebas entre elas, é claro, a capital da cybermalandragem.
Aqui em Nova Déli já foram presos, inclusive, dois investigadores da Polícia Civil.
O nome desta operação é Control+Alt+Del.
Que tal?

Fala Aí, Fonfon

Assinada pelo procurador federal Rosemiro Canto, deu entrada ontem, no MPE, uma representação contra o presidente do IPASEP, Antonio Fonteles.
O denunciante estranha a contratação (Contrato 004/2006 - DOE de 30/11/06), sem licitação, de um escritório de advocacia com forte atuação na área criminal, pelo valor de R$ 95 mil.
Fonteles, diz a denúncia - na íntegra em poder do poster - teve sua casa revistada pela Polícia Federal na Operação Rêmora, que dentre outros fisgou o lixeiro Marcelo Gabriel.
E mais: pergunta porque, dispondo de uma equipe de procuradores no próprio orgão, além dos quadros da Procuradoria de Justiça, Fonteles teria assinado tal contrato, há trinta dias de sua saída do IPASEP.
Aguarda o procurador federal que o MPE encaminhe as perguntas à Fonteles.
E que este responda, sem gaguejar.

Teen

Um passageiro do voo 8075 da TAM, procedente de New York com destino à Nova Déli, deu muito trabalho na escala em Manaus na sexta que passou.
Era um vereador de Nova Déli.
Na chamada do reembarque em Manaus, onde desceram para uma alfândega básica, os passageiros foram informados que os assentos eram livres, do que se aproveitou o espertinho para se auto conceder um, digamos, overseat: aboletou-se na classe executiva.
Em vão foram as ponderações do pessoal de bordo para o posseiro aéreo, que só se levantou do lugar depois da entrada de agentes federais no avião, que o obrigaram a ocupar um assento na classe onde havia comprado seu bilhete, sob pena de desembarca-lo.
Claro que o vôo atrasou, o que fez com que o vereador, ao retornar à classe economica, fosse recebido por uma estrepitosa vaia dos passageiros aborrecidos.
Há controvérsias sobre a idade do protagonista de tão insólito episódio.
As colunas sociais dizem que ele teria 60 anos.
Tem pinta de 40.
Mas as colunas sociais mentem que só, não é?
E quem vê cara, não vê coração.
Por isso o blog acha que ele tem 16.

---------------------------------------------

Este post é dedicado ao jornalista Gérson Nogueira, diretor de redação do Diário do Pará.

Tensão No Ar

Aquece a chapa do ministro Waldyr Pires, da Defesa.
E os militares começam a abrir o bico.

Defesa

Merece toda atenção da mídia - atenção, pauteiros - esta iniciativa da Defensoria Pública do Pará.

Efeméride

Faltam 24 dias para o secretário Manoel Santino cair fora da secretaria de Defesa Social do Pará.

Reforma Ainda Respira

A reforma política foi item da pauta da reunião do CDES, o Conselhão de Lula, na terça que passou.
Quem puxou a discussão, animada aliás, foi o ministro Tarso Genro.
Defendeu a tese de uma reforma focada, pontual, mas objetiva, com toda prioridade para o fortalecimento das agremiações partidárias.
Quatro tópicos foram levantados por Tarso: a fidelidade partidária, o voto em lista, a manutenção da cláusula de barreira e o financiamento público das campanhas.
O blog concorda com os quatro pontos mas lamenta a ausencia, na agenda do ministro, do voto distrital e da candidatura independente.
Ao lado de Tarso e Lula, na mesa diretora do Conselho, uma paraense: Esther Bemergui, ex secretaria de Finanças na gestão Edmilson Rodrigues.

----------------------------------------------

Atualizada às 8:54 para inclusão do quarto tópico.

Assim Caminha a Humanidade

Metade da riqueza pertence a 1% da população.
Qual é a cor do futuro?

Erramos

Mais rápido do que blog, só a política.
Quando o Quinta publicou o post Agrofogueira, o incendio já havia sido apagado, e as diferenças superadas, o que permitiu a nomeação do engenheiro Claudio Ribeiro para o SEBRAE, "merecidamente, e sem votos contrários" , como afirma um comentarista atento, revelando que a nota estava defasada e, por isso - e só por isso - errada.

6.12.06

Olha Prá Nos!

Está sendo anunciada para amanhã, no programa Show da Cidade, pela Rádio Marajoara AM, às 9,30 da manhã, a primeira audição pública de chororô da tendencia PT Prá Valer, quanto a forma de condução da transição e composição do novo governo.
O bebê, barbudo e simpático, atende pelo nome de Zé Geraldo, deputado federal reeleito pelo PT paroara.
Sintoniza, vai.

------------------------------------------

Com informações da Radiopa, assessoria de imprensa, em Brasília.
(0XX61-3223-0639/ e 9202-4110.)

Caixa Forte

Falta pouco para a liberação do nome do próximo presidente do BANPARÁ.
Mais precisamente de uma autorização de Henrique Meirelles, presidente do Banco Central do Brasil, de onde é funcionário.
Da ativa.

Expert

Um nome técnico até debaixo d'água.
Essa é a exigencia número 1 de Ana Júlia para a COSANPA.
Se ela cavucar o quadro do CEFET, aqui mesmo em Nova Déli,vai encontrar um professor com doutorado pela USP, que fez de tudo prá ele ficar por lá.

Ciencia e Tecnologia

A governadora eleita do Pará está absolutamente convencida da necessidade de separar as funções Ciencia e Tecnologia da questão Meio Ambiente.
Para comandar a primeira função está cotadíssimo o prof.dr. Maurílio Monteiro, do NAEA/UFPA.

Agrofogueira

Vieram da Federação da Agricultura os gravetos que queimaram o nome do engenheiro químico Cláudio Ribeiro, da UFPA, e ex SECTAM no governo Jatene, para uma das diretorias do SEBRAE.
E não tem química que dê jeito no anacronismo da direção daquela casa.
Não é por outra razão que sindicatos de empresários rurais do interior, notadamente na região sul/sudeste andam muito insatisfeitos com sua representação.

Líder

O maior aliado do sanguessuga Raimundo Santos em Santarém , o vereador Emir Aguiar, do PL, é o novo líder do governo petista daquela cidade, informa o blog do Jeso
Seria uma espécie de "prêmio de consolação" ao vereador, cotado que era para ser o vice presidente da casa.

Procuradoria da UFPA Esclarece

Sobre o post União?, a procuradora federal Maria Lúcia Nascimento, no exercício do cargo de Procurador Geral da UFPA, encaminha os seguintes esclarecimentos:

1. A Ação Cautelar Inominada impetrada pela Defensoria Pública Federal, foi protocolada na Justiça Federal em Brasília, onde também foi concedida a Liminar isentando somente os vestibulandos que requereram a isenção da taxa do vestibular.

2. A defesa da UFPA foi feita pela Procuradoria Regional Federal, em Brasília, porque a ela compete a defesa desta Autarquia.

3. Nenhum Procurador Federal - não existe mais Procurador Autárquico - desta UFPA pediu audiência com o Desembargador Federal. Quem pediu audiência foram os Procuradores Federais da PRF, em Brasília.

4. Quanto a infeliz manifestação do Desembargador, a AssociaçãoNacional dos Procuradores Federais - ANPAF, já está sendo acionada para a tomada de providências junto ao judiciário, no que diz respeito à retratação por parte desse Magistrado.

Maria Lúcia Nascimento,
Procuradora Federal, no exercício da Procuradoria Geral da UFPA

Vôo Cego

Não parece ser bom o nível de lucidez do ministro da Defesa Waldyr Pires.
Que pena.
Um homem com o seu passado deveria pedir o boné, quickly, e não incluir uma demissão em seu currículo, que já tarda.

Batendo Chapa

Pelo fio, leitor do blog analista da cena paroara, e conhecedor dos meandros dos partidos da base aliada, aposta que Jatene não vai abandonar a candidatura de Zeca Araújo em troca do apoio à candidatura de Bira Barbosa, no jogo das cadeiras das cortes de contas do estado.
Vai batalhar pelo compromisso de Almir com Zeca.
Ou seja, necas de acordo.
Contou também que os deputados do PFL foram recebidos separadamente por Ana Júlia porque teriam, digamos, compromissos diferentes entre si nessa disputa.
De fato, as relações e a convivencia entre pares confere, à essas eleições, um aspecto diferenciado, onde nem sempre os comandos partidários decidem a sorte dos candidatos.
Por isso não é seguro avaliar a sôfrega corrida às cortes como um ensaio para a eleição da mesa da casa.

Best Seller

Não é verdade que o próximo livro de Duciomar Costa terá como título "O Bicho que voltou pro mato e apagou as luzes da cidade"

Vagas Disputadas

O governador Jatene chamou todos os deputados da base aliada.
Lábia em todos.
O mesmo fez Ana Júlia, que faz questão de dizer que seu mandato ainda vai começar, enquanto Jatene já arruma as gavetas.
A bancada do PFL negocia, encantada.
São grandes as possibilidade de um acordo que leve Mário e Bira às cortes de contas.
Quando a Justiça liberar o caminho, o que pode demorar.

Remanso Brabo

Da coluna Repórter Diário, no Diário do Pará de hoje.


Nervos à flor da pele
A conhecida peixaria Remanso do Peixe foi palco de cenas de pugilato, na tarde do último domingo. De um lado, o publicitário Orly Bezerra; do outro, o ex-cartorário Sílvio Sá. A animosidade explodiu quando Sá chamou Orly de ladrão. O publicitário revidou com um poderoso gancho de direita. Idoso e franzino, o oponente beijou a lona. Depois, deixou o local às pressas, na companhia da namorada. Quem viu diz que levava enorme hematoma no rosto.


O poster conversou ontem com o publicitário Orly Bezerra sobre o lamentável episódio no Remanso- dizem, o melhor peixe de Nova Déli - quando foi aos tapas com o advogado Silvio Sá.
Contou que foi provocado, reconhece que perdeu a cabeça, mas alega testemunhos a seu favor, inclusive da galera do restô.
Disse que o contencioso nasce de uma suspeita que ele teria dado um, digamos, apoio logístico, a matéria da revista IstoÉ, em 2001,que batia no Sobrancelhudo numa parada com terras e, por tabela, atingia Sílvio, na época titular do cartório que escriturava as ditas terras.
Era tempo da campanha para a presidencia do Senado, e Jader venceu,
Orly nega.
E arrematou dizendo que também registrou um B.O.
Embora não tenha intimidade com o causídico - o poster é amigo de seu irmão Raul, figura ímpar- conhece Sílvio há trinta anos, e não tinha a mais vaga idéia que também pudesse se engatar numa onda dessas.
Homem sofisticado - usa gravatinhas borboletas coloridas, ternos muito bem cortados, enólogo - Silvio não transparece a imagem de uma pessoa agressiva.
Affe... os dentes do poster caíram com essa parada.
Senhores, um convite, com todo o respeito: vamos "rasgar" esses B.O.'s.
Os amigos em comum da dupla devem entrar em ação. Devem sim.

Apoios Encantadores

De um comentarista do blog, no post Batalhando Pelo Mário

Ontem a nossa simpática governadora recebeu logo cedo em seu apartamento os deputados pefelistas Cipriano Sabino e Luis Seffer,líder do partido.
Mais tarde, recebeu outra dupla do PFL, deputados Marcio Miranda e Haroldo Martins. Não se sabe porque não recebeu todos juntos.
O assunto era um só, tanto para os deputados de primeira como também para os de segunda: Tribunais.
A governadora, sem rodeios, pediu apoio para o seu candidato ao TCM, deputado Mario Cardoso.
Em troca, poderia apoiar um nome do PFL ou da União pelo Pará.
Segundo um informante que convive na cozinha da governadora, os deputados sairam encantados com a governadora eleita, principalmente pela forma direta de tratar o assunto.

Deve ter recebido em separado pois é mais tranquilo conversar quando tem menos gente na roda.
E o blog também sairia encantado depois de uma conversa com a governadora eleita, com todo o respeito, é claro.

Puxão de Orelhas

Depois do episódio com o vice prefeito, o presidente municipal do PMDB em Santarém, deputado estadual Antonio Rocha, escaldado, manda o aviso: nada de graçinhas com a legenda.
Perguntado pela reportagem de Miguel Oliveira, d'O Estado do Tapajós, sobre o apoio da legenda ao PT em 2008, disse o filho do Lago Grande:

Depende do tratamento que o governo do PT der ao PMDB em Santarém.
Se formos bem tratados a gente continua a ser parceiro, caso contrário... (risos).

O articulador político da atual administração, Beiçola Martins, deverá se comportar, para estancar a crise na "aliança da gente", que se arrasta desde setembro de 2005 e recrudesceu na semana passada.
Até porque não tem alternativa. O PPS já pulou fora, o PSB não é lá essas Coca Cola, e o PDT tá mordido. Sem apoios, uma campanha pela reeleição da atual gestão não levanta sózinha.
Talvez com um guindaste do porto de Rotterdam.
E o que é pior: enquanto se perdem nessa briga de cozinha, as negociações e o preenchimento de espaços na nova administração do estado avançam rápidamente.
O blog não vai estranhar se Santarém ficar com o vice.
E solamente.

Quadro

Apesar do poster não modificar uma linha do post Volta ao Passado, é bastante animador o nome do técnico que deverá ir para a SUDAM.
Nova mentalidade, excelente formação, ótimo caráter.
E bastante jovem.
Quem vai sentir falta são os seus alunos na UFPA.

Fricção

Pode ter sido no SEBRAE o primeiro momento de, digamos, divergência, entre Ana Júlia e Jatene,nestes tempos de transição.

5.12.06

Pronto.Falei!

Desabafo do deputado federal Vic Pires Franco, presidente regional do PFL, a respeito das eleições para os cortes de contas, fetiche da hora.


Já que estão falando pelos cotovelos conversas reservadas entre "amigos", vou também deixar a minha opinião sobre a escolha do deputado Bira Barbosa para o TCE.
Ninguém, ninguém mesmo entendeu a escolha do neo tucano Bira Barbosa para um cargo tão importante. É de dar pena ver companheiros históricos da União pelo Pará, esquecidos e que prestaram relevantes serviços ao nosso estado.
Posso citar alguns companheiros muito mais merecedores e preparados para um cargo tão importante e emblemático : Paulo Elcídio,Sérgio Leão,Teresa Cativo,José Augusto Afonso,Paulo Chaves,Ophir Cavalcante,Frederico Monteiro e tantos outros de primeira hora desse projeto chamado novo Pará.
Da assembléia, lembro de companheiros que lutaram desde o início, em 2002: Elza Miranda, Cipriano Sabino, Eulina Rabelo,Pio Neto e tantos outros que ficarão sem mandato.
Para encerrar esse meu desabafo, não posso deixar de citar a nossa vice governadora Valéria Pires Franco que também é merecedora do cargo e que teria muita honra de ocupá-lo. Mas ela ficou de fora, pois para alguns, o estado já fez muito por ela, dando-lhe a oportunidade de ser vice governadora.
É verdade e ela nunca deixou de falar isso e principalmente de sua lealdade pelo nosso governador Jatene por todos esses 4 anos e 4 cantos desse nosso estado.E todo o Pará é testemunha disso.
Principalmente o nosso Governador Jatene,depois de uma longa e difícil conversa entre os dois sobre esse assunto. Talvez, só depois dessa conversa ele teve a certeza absoluta da lealdade que sempre soube existir, mas que nunca teve a oportunidade de testar.
Atenciosamente,Vic Pires Franco
Presidente do PFL

Capitulou

Notícia ruim para os remistas.
Um mes antes do prazo, Tourinho vai deixar o Paysandu.
Para nunca mais voltar, espera-se.

Roda da Vida

Fonte do blog confirma: Ana Júlia já "decretou" a morte das secretarias especiais, e o "nascimento" da secretaria da Pesca.
E se tivesse que arriscar um palpite, apostaria que Ana Júlia anuncia a nova equipe no sábado de manhã, dia 9.

Oxigenação

Surpresinhas, muitas, aguardam os paroaras, com os novos secretários e ocupantes da administração indireta no estado.
Vento leste, aquele que é bom prá velejar, sopra com força as idéias de Ana Júlia.
E vem muita cara nova por aí.

Niver

Ontem foi o Dia Mundial da Propaganda.
E o Quinta passou batido.Mas o Pó de Vídeo também, o especialista, o que não deixa de ser um consolo.
O mercado então, nem se fala.
Menos a Mendes, que assinou uma bonita peça, veiculada na última página do primeiro caderno de O Liberal.
Mas foi impossível falar com Oswaldo, o filho, e publicá-la aqui também.

Presente

O deputado federal Vic Pires Franco, presidente do PFL do Pará, prometeu e cumpriu.
Já respondeu à chamada.

Passarada

Vida de governadora não é fácil.
Pressões vem de todos os lados, principalmente nesta fase de montagem de equipe, e de garantias da famosa governabilidade na Assembléia Legilativa.
Até do ceú elas aparecem, como no caso de uma revoada de pássaros, que em alegre algaravia, tenta manter um de seus exemplares num cargo de alto escalão, que vai ter muita visibilidade, orçamento e trabalho no próximo governo.

Batalhando Pelo Mário

Matar tres coelhos de uma cajadada só.
É a essa tarefa que se entrega, com denôdo, a governadora eleita Ana Júlia no caso da escolha do conselheiro do TCM, segundo uma fonte do blog.
Primeiro coelho: encontra um lugar ao sol para Mário Cardoso.
Segundo: continua com disposição de deixar a poderosa Seduc nas mãos de sua tendencia, a DS.
E em terceiro, ganha um conselheiro digamos, simpático ao seu governo, coisa que não aconteceria com a nomeação do tucano Zeca Araújo.
Até com a bancada pefelista Ana Júlia já conversou.
Consta que já teria "dobrado" um voto do grupo.

Leão Sossegado

Tucano de asa enorme garante ao blog que não procedem as notícias da ida do ex secretario especial do governo Sérgio Leão, para o gabinete do senador eleito Mário Couto.
Sérgio, que há mais de vinte anos trabalha no governo estadual, mesmo não sendo funcionário, está estudando convites de trabalho, mas não descarta a montagem de uma consutoria.

Sem Diploma

Foi suspensa, a pedido da Ministério Público Eleitoral do TRE de Minas, a diplomação de Juvenil Alves, eleito deputado federal pelo PT daquele estado, com mais de 100 mil votos.
Vamos combinar: trata-se de um meliante, com ações criminosas de alcance internacional.
Não deve ser diplomado. Deve continuar encarcerado

Engessado

O Primeiro Secretário

Saiu a primeira "nomeação" do próximo governo, no Diário do Pará.
O secretário de Saúde será Halmélio Sobral Neto, com H, que dirige atualmente um dos maiores hospitais de Brasília.
Elegante,a coluna Repórter Diário dá os créditos da nomeação para o candidato derrotado do PMDB ao governo do Pará, José "Plutão" Priante.
Deve ser porque "queima" menos o nomeado. Deve ser sim.

Solidariedade

Da coluna de Guilherme Augusto, edição de hoje do Diário do Pará.

Estamos aí
O Sindicado dos Jornalistas do Pará, orientado pela entidade nacional da categoria (Fenaj), iniciou campanha pela “Defesa do Diploma e do Jornalismo de Qualidade”. Esta coluna apóia incondicionalmente...a segunda parte da proposta.


O blog idem.

União?

Foi interessante a reunião entre os procuradores autárquicos lotados naUFPA, o pro Reitor de Ensino de Graduação da universidade, e o desembargador federal (TRF 1a Região) que cuida do caso da isenção das taxas do vestibular.
Ao perguntar quem eram os requerentes da audiencia, e deles ouvir que eram os procuradores da UFPA, o desembargador insistiu na qualificação, alegando existirem "procuradores em cada esquina deste país."
Surpresos com a recepção digamos, decidida, do desembargador, ouviram que a sentença deverá se estender para todas as universidades públicas brasileiras que , decerto em conjunto, haverão de pedir suplementações ao Ministério da Educação.
Senão vai faltar bandejão e bolsas de estudo em muitas universidades Brasil afora.
E aí não tem Defensoria Publica que dê jeito.
Batem cabeça tres orgãos da União: Defensoria, Justiça Federal e UFPA.
Todos exercendo suas funções, mas desarticulados entre si.
O blog concorda com a demanda dos defensores da União, idem quanto às preocupações da UFPA, e torce para que a União - essa coisa que é de todos, mas é mais de uns do que outros, e que as vezes se esquece de combinar-se entre uns e outros - aumente as verbas para impedir o corte em benefícios que, se não são obrigatórios, como a alimentação subsidiada, são necessários. Às vezes, absolutamente necessários.

---------------------------------------------

Atualizada às 7:23

O Liberal resolveu, enfim, na edição de hoje, abordar um assunto da UFPA com equilíbrio , e ouvindo o "outro lado".
E o Seventy não tira nenhuma casquinha. Ôrra, meu...

SBPC

Estão abertas as inscrições para a 59a Reunião Anual da SBPC, de 8 a 13 de julho de 2007, o maior evento científico de todo o Hemisfério Sul.
O tema da Reunião será "Amazonia, Desafio Nacional".
O mega evento, que vai reunir mais de 70 entidades e um público previsto de 10.000 pessoas, vai ser realizado na UFPA.

Pula Que Lá Vem Dura

Nas pequenas coisas podem residir grandes significados.
Fonte do blog que assistiu ontem à passagem do inimigo público número 1 de Nova Déli, Duciomar "amo Brasília" Costa, no bairro do Telégrafo, percebeu a dificuldade e o incomodo do alcaide desastre ao pular as poças d'água no meio do caminho.
Completamente fora de forma.
É que ele gasta todo o gás em Brasília, atrás de, digamos, dinheiro.
Dois anos depois, a bufunfa ainda não apareceu.
Imagine quando ele tiver que pular as fogueiras que vem pela frente.

Novas Instalações

Mais um pouco e o Barreto morria do coração.
E o Val-André Mutran deixou até de falar com o poster por causa disso.
Então pronto. Tá mudado o endereço.
Flanar e Oliver tão aí do lado.

4.12.06

Keynes e o Tratado de Versailles

E quem diria, naquele momento, que esses senhores da foto construiam o ante-ato de uma das piores tragédias da Humanidade:a Segunda Guerra Mundial.

De Oliver, comentarista do blog, sobre a foto do post O Palácio.



Keynes foi um homem muito à frente de seu tempo.
Do exercício de sua sexualidade ao atípico casamento com uma bailarina russa, inusual para os padrões da época, ainda impregnada da moral vitoriana.
Sempre amigo e companheiro de intelectuais e artistas, como Virgínia Wolf, Keynes, ao morrer, fazia parte do conselho de mais de tres dezenas de instituições ligadas à ciencia e à cultura, em muitas delas na condição de presidente ou sponsor
Funcionário do Foreing Office, foi enviado pela rainha como representante ingles à União Soviética, justamente nas rodadas de negociações que antecederam e prepararam os termos de paz assinados na foto do post O Palácio, que provocou o comentário em epígrafe.
Assustado com o que viu, Keynes abandonou as negociações e retornou à Inglaterra, avisou à Sua Majestade das condições que seriam pactuadas, e suas consequencias, e pediu o boné.
Afastou-se de suas funções no governo.
Em seguida escreveu aquele que, para muitos de seus estudiosos - dentre os quais, evidentemente, não se encontra o poster - consideram seu mais importante trabalho: As Consequencias Economicas da Paz .
Nele desenhou, com admirável inteligencia e descortino, a abusiva disputa pelo butim do que sobrou da Alemanha, prevendo a destruição da base produtiva daquele país e as derivações sociais dela decorrentes, abrindo caminho para a emergencia de ações políticas totalitárias a recompor, no imaginário da sociedade alemã, sua condição de grande nação.
Avaliam seus exegetas que nas Consequencias, Keynes se exerce na inteireza e independencia do cientista, por sobre a conjuntura e suas determinações. Talvez um exagero.
Bem, o resto da história todo mundo conhece: sobreveio Hitler, e a Segunda Guerra Mundial.
Keynes não estava na foto do Palácio de Versailles, mas vinte anos à sua frente.

---------------------------------------------------

Quando conheci parte da obra de John Maynard Keynes, em meados dos 70 do século passado, tinha-o como uma espécie de "encarnação" do sistema capitalista.
Mal comparando, olhava Max Weber da mesma maneira, no campo da Sociologia.
Curiosamente, o nome de minha turma na UFPA é...John Maynard Keynes.
Anos depois, já na pós, pude compreender melhor sua importancia na Ciencia Economica, a de Weber na Sociologia, e de ambos na história da sociedade mundial.
Durante o ano de 1987, fui professor de Macroeconomia na UNAMA, e - outra coincidencia - justamente na estréia de uma nova ementa aprovada no ano anterior.
O curso era inteiramente baseado em Keynes!
A invenção do" estado keynesiano", aquele que participa diretamente da atividade economica, injetando recursos públicos na economia, facilitando a entrada de capitais, criando novos perfis de endividamento de longo prazo, prospectando novas oportunidades para investimento, logrou tirar a economia mundial da recessão em que mergulhou com a crise de 1929, maravilhosamente descrita por Galbraith.
O mundo, definitivamente, não teria sido o mesmo sem aqueles dois pensadores.

--------------------------------------------------

Quem desejar conhecer As Consequencias..., um bom resumo pode ser lido aqui.
Seu autor, Maurício de Paiva Abreu, é o prefaciador da edição brasileira da obra.