20.12.05

Liminar Susta Hospital

A Justiça Federal acaba de conceder ao MinistérioPúblico Federal a liminar que impede a transferencia do Hospital Metropolitano de Belém à organização Social que controla o CESUPA.
Ao que parece além do Sindicato dos Médicos,do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde e do MPF, o Juiz federal também tem uma "visão antiga" do Estado.
A nota abaixo é do Repórter 70,coluna de O Liberal, de hoje

Frases

O governador, aliás, não economizou críticas ao que chamou de “reação ao novo”, resvalando para alusão à ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal que questiona o modelo de gestão por organizações sociais para o Hospital Metropolitano, em pelo menos duas frases: “A reação ao novo traz a lamentável marca de confundir público com estatal” e “Há quem ainda insista em cultivar o velho lema ‘hay gobierno, soy contra”’.

Amanhã o blog voltará a comentar o assunto mas,aparentemente,o problema é maior no varejo que no atacado.

2 comentários:

Anônimo disse...

O simples fato de que o questionamento sobre uma possível gestão de uma entidade particular (que neste caso é sem fins lucrativos) em um hospital para atendimento público na zona metropolitana possa levantar tanta poeira nos leva ao raciocícinio em duas vertentes:
1) Nenhuma entidade particular tem qualificação, competência, lisura suficiente para gerir recursos e serviços públicos; ou
2) Os órgãos governamentais realmente não precisam de uma injeção de qualificação e competência, pois há em seus quadros e diversos níveis organizacionais pessoal qualificado e competência adquirida suficiente para administrar toda e qualquer espécie de empreendimento de caráter público.
Como não concordo com nenhuma das opções, fica aqui minha dúvida: o que será que está por trás dessa efervescência oportunista?
A resposta não está em minhas mãos e nem em minha cabeça. Se alguém souber, me avise.

Unknown disse...

Prof. Lourenço,muito obrigado pela visita e pelo comentário.E parabéns pelo poderoso e diversificado site.raro ver um professor com tamanho interesse nessa mídia.
Quanto ao comentário,bastante provocante,peço-lhe mais 24 horas para responder.Havia prometido um post sobre o assunto para hoje mas fiquei sem luz desde ontem às 16:00,o que atrasou bastante a minha programação de um fim de semana atípico como esse.
Nem precisa se preocupar em entrar para ver:assim que postar avis-lhe em seu site.
Uma coisa antecipo:sou a favor de experiencias com este modelo de gerenciamento,de qualquer área,não só de hospitais.Até amanhã e um abraço.