9.5.06

Senta Aí

Do blog do Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

A pedido de Lula, um militante petista foi destacado para conversar com Silvio Pereira, o ex-secretário-geral do PT. O presidente deseja assegurar-se de que Silvinho, como ele o chama, não vai dar mais nenhuma declaração bombástica. Está preocupado com o depoimento que o ex-companheiro terá de prestar à CPI dos Bingos.

Lula leu a
entrevista que Silvinho concedeu à repórter Soraya Aggege no domingo à tarde, na fazenda do ministro Walfrido Mares Guia (Turismo), em Minas. Nesta segunda-feira, discutiu o assunto com auxiliares. Deixou transparecer que está preocupado não com o que Silvinho disse, mas com o que ele pode vir a dizer.

Para Lula, o ex-dirigente petista quis mandar-lhe um recado. Se não dispensarem a ele atenção de que se julga credor, pode causar problemas para o governo. Segundo apurou o blog, Lula avalia que, a essa altura, tudo o que Silvinho disser, mesmo que seja mentira, será “explorado” pela oposição.

Lula surpreendeu-se com a entrevista. Há cerca de dois meses, em encontro reservado que manteve com José Dirceu, seu ex-chefe da Casa Civil, o presidente perguntara sobre Silvinho e sobre o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares. Ouviu uma resposta tranqüilizadora. Os dois estavam sob controle, disse-lhe Dirceu.

Não era bem assim. Delúbio e Silvinho foram os únicos petistas punidos pelo partido depois da explosão do escândalo do mensalão. O primeiro for formalmente expulso. O outro renunciou ao cargo de secretário-geral para evitar a expulsão. Dirceu vem monitorando a ambos. Costumava encontrar-se em segredo com os dois.

Com o tempo, porém, os encontros foram escasseando. Passaram a se comunicar por meio de um amigo comum, que é próximo também de Lula. Esse pombo-correio vinha sinalizando que Silvinho, diferentemente de Delúbio, dava sinais de descontrole. Algo que não chegou a causar espanto a Dirceu, que sempre o considerou “menos preparado” que Delúbio.

Lula fez cara de surpresa ao ser alertado nesta segunda-feira de que Silvinho estaria emocionalmente abalado. Acha que o partido, em especial Dirceu, não poderia ter deixado a situação chegar a esse ponto. E encomendou providências para reverter o quadro.

Na opinião de Lula, afora o inconveniente de ter recolocado em cena uma crise que já estava “fora da agenda”, a entrevista de Silvinho não abriu nenhuma ferida nova. Em certa medida foi inclusive favorável ao governo. Além de reafirmar que o presidente nada sabia acerca da coleta clandestina de recursos, o ex-secretário-geral disse que Marcos Valério esbarrou na resistência do Banco Central no instante em que tentou cavar negócios escusos no governo.

O trecho da entrevista que mais desgostou a cúpula do governo foi aquele em que Silvinho fala de um encontro de dirigentes petistas com Marcos Valério, para promover um ajuste de versões. Diante de três opções –contar tudo e “derrubar a República", calar e acabar como PC Farias (assassinado), ou o “meio termo”—,Valério teria adotado a última alternativa. A versão, segundo um auxiliar de Lula ouvido pelo blog, seria "falsa".

3 comentários:

Anônimo disse...

09/05/2006 | 0:00
Estragos
O que é que pode dar mais prejuízo: um valerioduto ou um gasoduto?

Blog do CH


Seu pref.anon (pura saudades)

Anônimo disse...

09/05/2006 | 0:00
À beira de um ataque
O presidente Lula passou o dia, ontem, com mau humor. Até as secretárias temiam entrar no seu gabinete. Tudo por conta da informação de que o ex-ministro José Dirceu estaria por trás da entrevista de Sílvio Pereira. Ambos estão magoados com o isolamento e com o presidente Lula, em particular. Traduzindo o recado: “temos munição”.

Pode?
seu pref anon. (ainda com saudades do meu bloggueiro pref)

Unknown disse...

Como vai, Preferido!
Há quanto tempo...eheh
Olha, desconfio que Dirceu está mais amigo de Lula do que nunca.
Mas o Sivinho quer mai$ calor,daí o choro.
Abs.