26.10.06

Imprensa (Quase) Livre

De Ronaldo Brasiliense, aquele que assina embaixo do que escreve.

Juca, caro.
O anônimo aqui é seu amigo Ronaldo Brasiliense.
Como fui citado, mando alguns comentários a respeito do jornal Imprensa Livre.

Constituição da República
Artigo 5º (Quinta emenda?)
"É livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato.
"IX: "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença."

Vamos lá:O jornal Imprensa Livre leva a minha assinatura, Registro profisisonal 726/DRT-PA. Logo, não é apócrifo.
Na capa estão publicadas abaixo da manchete "Aliança de algemados", as fotos de Jader Barbalho, coordenador da campanha de Ana Júlia; de Ademir Andrade, presidente regional do PSB, aliado de Ana Júlia, e de Beto da Fetagri, eleito deputato federal pelo PT, da cúpula da campanha de Ana Júlia.
Em comum, o fato de todos estarem acompanhados de delegados e policiais federais e devidamente algemados.
Jader esconde as algemas com um livro, provavelmente Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos.
Na página 2 há um relato sobre a Operação Faroeste, que flagrou Beto da Fetagri negociando, como superintente do Incra, terras da União com grileiros e sojeiros do Mato Grosso.
Na página 3, a matéria "Sudam: todos ricos, todos soltos", que ganhou os prêmios Embratel e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em 2005.
As páginas 4 e 5 registram as doações de madeireiras para a campanha de Ana Júlia em 2004, quando concorreu e perdeu para Duciomar Costa a prefeitura de Belém. A manchete da página dupla: "Ana Júlia recebeu doações de grileiro e escravagista", referindo-se a doações feitas pelas madeireiras Precious Wood e Cikel Brasil Verde, respectivamente.
Transcrevo também a matéria da VEJA "PT deu a senha para desmatar", que foi manchete dominical, há algus meses do jornal do honestíssimo Jader Barbalho, o Diário do Pará.
Na página 6, mais uma colaboração do Diário do Pará, com o registro das denúncias contra Ademir Andrade, apontado como chefe dsa quadrilha que assaltou os cofres da CDP.
Na página 7, a polêmica sobre a super zona franca do Sarney e a votação onde Ana Júlia se absteve.
Na contra-capa, com a manchete "Ana Júlia taxou aposentados", o registro da votação da reforma da Previdência no Senado, onde a sendora petista sapecou com seu voto a cobrançã de 11% sobre as aposentadorias e uma entrevista onde o advogadso Ismael Moraes aponta Ana Júlia como a principal beneficiária de um esquema de corrupção no Ibama do Pará, dirigido por Marcílio Monteiro, ex-marido de Ana Júlia e indicado por ela para o cargo.
Espero que nas próximas horas, com decisão judicial, o jornal Imprensa Livre esteja liberado para que todos possam ver, e ler, as denúncias sobre a união das quadrilhas que saquearam Sudam, Incra e CDP no Pará em torno da candidata petista.

PS - Todo mundo fala que o Imprensa Livre é tablóide. Não é.
Tem tamanho standart.É isso.
Grande abraço do.
Ronaldo Brasiliense

28 comentários:

Anônimo disse...

Juca, gostaria de perguntar ao Ronaldo, por que não foram incluidas também as quadrilhas ligadas ao Flexa, além dos saques ocorridos no alívio da Celpa?

Unknown disse...

Perfeitamente, Anonimo.
Está postada a sua pergunta.

Anônimo disse...

A minha pergunta e se ele procurou a versao dos acusados ou simplesmente esqueceu da mínina etica jornalistica.

Anônimo disse...

Juca. Respondo.
Anônimo 1 - O Flexa, que não é aliado de Ana Júlia, está nas páginas do panflet-- digo Diário dos Barbalhos de hoje.
Anônimo II - Todas as matérias sobre os algemados aliados de Ana Júlia (Jader (PMDB), Ademir (PSB)_ e Beto da Fetagri (PT) foram baseadas em inquéritos policiais, denúncias do Ministério Público ou sentenças judiciais onde todos foram ouvidos.
PS: A partir de agora só responderei a quem se identificar, com e-mail válido. Botem a cara de fora...
Respondo a qualquer pergunta de quem se identificar, com um e-mail válido. Mas não a anônimos.

Anônimo disse...

E O FLEXA RIBEIRO,WLAD, POR QUE VOCE TAMBEM NAO FEZ UMA MATERIA NESTA ÉPOCA NO SEU TÃO PRESTATIVO JORNAL, AGORA SE INCLUA TAMBEM COMO HOMEM DE VENDAS.

Anônimo disse...

Como diz o nosso Chico Buarque de Holanda: ""...è detestável o moralismo seletivo do PSDB."

Anônimo disse...

Caro Juca,
Primeiro quero parabenizá-lo pelo blog. Sou paraense por hora radicado em Recife e tenho encontrado dificuldades para acompanhar, pelo menos, através dos meios de comunicação do nosso estado as eleições para o governo. Motivo evidente: O Liberal se resumiu a um panfleto custeado pela publicidade tucana e o Diário do Pará, em que pese seu proprietário e, em que pese possuir uma linha editorial mais democrática e pluralista contrasta sempre com as matérias do órgão dos baratistas saudosos. Dessa forma, o teu blog tem sido uma fonte rica de notícias sobre o pleito.
Sobre a questão do jornal "apócrifo", a despeito das justificativas do seu editor, fica nítido que se trata de mais um pasquim sustentado peló uso tucano do herário público. É sabido que várias denúncias nele expostas acerca do envolvimento da petista com madereiros já fora julgada pelos órgão competentes, judiciários e legislativos, e apontadas como inverídicas e, portanto, injustas. Aliás, esse "Imprensa Livre" nada mais é do que uma versão menos sofisticada (?) do que o tal "O Paraense", cuja plataforma caluniosa diária correspondeu a uma terrível mancha à história do grande Filipe Patroni. E, consequentemente, a "imprensa" nada tem de "livre", pois acusa ignorando os trâmites democráticos e omite seus aliados. Como Ronaldo pode bradar ética e honestidade contra os petistas com tanta sujeira em baixo do tapete, digamos, midiático? É um pouco de cinismo maniqueísta, não?
No mais, novamente parabéns e abraços a nossa querida Lívia, minha companheira de lutas desde os tempos do Colégio Nazaré.

Anônimo disse...

E o caso CERPA-ALMIR-JATENE?
Ficou em que página do tablóide?

Anônimo disse...

Hei, Ronaldo,considero-me ainda dentro do seu periodo de responder a anônimos,respeitando-se e invocando a lei da não retroatividade dos atos de alta alteração. Não respondestes sobre os alívios de ICMS da CERPA e os outros alívios sobre a mesma por conta do Leão, que não é o glorioso.

Unknown disse...

Aê, Leopoldo, grande prazer receber sua visita,ácida, crítica e certeira aqui no Quinta.
Prazer mesmo.
Não o conheço pessoalmente, mas lhe dedico o carinho que tenho por seus pais.
Começo a descobrir meus leitores em Recife, onde tenho dois primos, tb leitores diários aqui da casa.
São comentários como o seu, e o do anonimo aí de cima, que levam este blog adiante.
Tento abrir espaço a todas as manifestações,concorde ou não com elas.A única exigencia que faço é que as críticas sejam respeitosas o suficiente para evitar demandas jurídicas, nada aconselháveis a um cara duro como eu,,,eheh.
Ó, a Lívia acabou de entrar, leu seu comentário e mandou um beijo.
Aora deixa eu ir prá rua, gravar um off numa produtora da cidade.
Apareça, cara!

Anônimo disse...

Professor, é sempre assim vai chegando a hora o clima esquenta, acredito que o povo é sabio e vai escolher o que quer Almir ou Ana, não adianta a torcida ficar requentando vale de um lado e vale para o outro, todas estas informaçoes já são de conhecimento público, e a população continua votando em Almir, Jader, Ana, e outros tantos com ou sem respaldo ético.
O erro está na forma do processo veja: O cidadão só vota em candidato que tem sua inscrição aprovada pela justiça, por isso não podemos culpa-los, é só ter justiça de verdade e proibir quem tem culpa no cartório de ser candidato.
o resto é torcida de A ou A, mais nada.
calma povo(elite), Domingo todos nós vamos receber a opinião de quem realmente interessa a do Povo.
Braz

Unknown disse...

Atenção meninos: vou sair por umas horas e na volta modero os comentários. Não fiquem estressados, achando que eu censurei voces,ok?

Anônimo disse...

É isso aí! Só faltava essa agora, vir querer tirar uma de ético. Profissional, sem a menor dúvida. Basta acompanhar o Blog do Brasiliense para saber. Mas ético?
Hummm! Podemos questionar.
Acaba por produzir uma mancha maior em si próprio do que a que gostaria de causar em terceiros, escolhidos à dedo, ressalte-se.
Não precisa responder não. É apenas uma opinião. Que certamente é diferente da sua. Mas farei o que o nobre jornalista vai sugerir. Simplesmente não vou ler. Por que ali, nada há de novo. O problema é todo o resto que ele parece não querer tomar conhecimento. Supremo direito dele que eu manifesto total respeito. Mas meu direito é de achar no mínimo questionável.
Abraços

Anônimo disse...

Todos os Ronaldos que conheço descem o pau!
-O Gaucho,na Francesinha;
-O Fenômeno,na Cicarelli;
-O Maiorana,no Lúcio Flávio(êpa);
-O Brasiliense,na Ana Júlia.
Mas quem se f... mesmo são eles!

Anônimo disse...

Ei Ronaldo,e o caso da Cerpa de Almir e Jatene,vai ficar em que página do próximo número ?

Anônimo disse...

Ronaldo, e o caso Cerpa de Almir e Jatene, vai ficar em que página do próximo número de seu jornaleco ?

Naiana Lobato
n.lobato@globo.com

Anônimo disse...

O insuspeito Brasmarket vai divulgar uma pesquisa amanhã, no Ivecezal, que teria sido realizada nos dias 24 e 25 de outubro, colocando Almir na dianteira por 4 pontos.
Dá para acreditar?

Anônimo disse...

Assim é demais! Imprensa Livre? Trata-se de um panfleto de campanha, como outros tantos já editados pelo mesmo jornalista, sempre às expensas do tucanato (ou seria dos cofres públicos mesmo?).
O fato deste folheto estar assinado não retira seu conteúdo criminoso, pois baseado em calúnias, injúrias e difamações de toda espécie.
A única vantagem é que agora será possível levar à Justiça os autores - intelectuais e materiais - dessa operação leviana e imoral.

Anônimo disse...

Nesse mundo a canalhice assume sempre o mesmo argumento, diferindo porém as caras que a expressam. Tudo no argumento da matéria defendida é livre interpretação de quem a escreve. Suposições que se tornam verdades, verdades que se ocultam quando não é interesse de quem o aluga. O pior é que tipos como esses obrigam a pessoas de bem a se manifestar sobre os excrementos que produzem, justamente, para afirmar que a humanidade não é assim.

Anônimo disse...

Jornalista Brasiliense:

O seu pasquim não é apócrifo, mas é clandestino. Não tem CNPJ, não tem editora. Sua assinatura o identifica e até o responsabiliza criminalmente, se for o caso, mas, ainda assim, o seu jornal é cladestino. Ou você vai dizer que o bancou do seu bolso? Cem mil jornais. É sua contribuição para a campanha? Vai entrar na prestação de contas de Almir?

Unknown disse...

Gostaria de informar aos comentaristas que recusei apenas 1 comentário neste post.
Por uma simples razão: o comentário dizia que "iria pedir de um amigo as provas de corrupção contra tres políticos" - nenhum deles citados no jornal objeto do post.
Francamente...

Anônimo disse...

Só uma pergunta: alguém se lembra como e em que época começou o "Diário do Pará"?

Anônimo disse...

Gostaria de ver, e acredito que não só eu(não é galera?), esse Ronaldinho saindo com um par de pulseiras,também,lá da promotoria, quando fosse buscar a licença para circular "O Imprensa Livre",detido.
ENQUADRA ÊLE, FELÍCIO!

Anônimo disse...

Caro Juca,
Este Brasiliense conheco de outros carnavais. Se ele quer fazer um panfleto de campanha, mesmo que de baixo nível, que faca. É um direito de cidadao. Ele, por respeito aos seus poucos leitores, contudo, deveria informar a fonte de financiamento do panfleto.
O que nao aceito é defender "aquela coisa impressa" com argumentos de "imprensa livre". É muita cara de pau!
abracos
ricardo

Anônimo disse...

Concordo com o Ricardo. Como jornalista aceitar o que Ronaldo Brasiliense mais uma vez está fazendo como "imprensa livre" é demais!!! Pelo amor de Deus! Ele devia ganhar um prêmio, mas de Cara de Pau!

Anônimo disse...

Mestre Juvêncio,
os méritos profissionais do Brasiliense são incontestáveis, mas... 100 mil exemplares? Qual a publicação paraense com essa tiragem?

Nem o IVCzal, aos domingos.

Em quem bancou a tiragem do Brasiliense? Ele próprio? Os anunciantes? Quais?

Claro que é um panfleto de campanha, que vai sumir assim que a campanha acabar.

O Brasiliense está levando a coisa para um nível difícil de ser sustentado.

Se o PSDB incluir o jornal na sua prestação de contas, vai desautorizar as declarações que o Brasiliense vem fazendo. Aí complica pra ele.

Se não incluir, deixará o Brasiliense na obrigação de dizer de onde tirou o dinheiro pra bancar a publicação. Aí complica anda mais, pro jornalista e para o próprio PSDB. Qualquer vacilo poderá ser fatal: poderá ser interpretado como "Caixa 2", "abuso de poder econômico" ou coisa pior.

Acho que o episódio tá bem complicado.

Faz bem o Brasliense em ficar calado...

Anônimo disse...

Imprensa livre, um jornalico comprado, como outros já foram, pelas mesmas pessoas e editado pelo mesmo jornalista. Impresa livre? Livre em que? Um impresso político, do lado de Almir, isso sim. Agora, resta alguma dúvida quer o panfleto ofi PAGO pelos tucanos? Resta alguma dúvida que o antigo O Paraense foi PAGO pelos tucanos. Que imprensa livre é esta que se vende, de eleição a eleição. Que moral tem este ¨¨escrivinhador¨¨ para lembrar os supostos erros ddos outros quando a cada eleição erra vendendo sua caneta? PALHAÇADA

Anônimo disse...

Um psiquiatra carioca, que não me lembro do nome, escreveu um artigo com o título:o"Brasil no divã".
Fala dos quatro comportamentos que em sequência(sistema produtivo, viu Jatene?) destroem uma Nação:
a delinquência;
o cinismo;
a arrogância;
a violência.
Assim é que o cara'delinque':passa um sinal vermelho, imprime e distribui, um jornal sem respeitar as normas de convivência e as leis.

Na sequência se explica, diz que o sol ofuscou sua visão e não viu o vermelho (está sendo 'cínico' ) diz que o jornal não é apócrifo, já que êle assinou-o, o resto é o resto, se o dinheiro é público etc.

Protegido pela tribo e poucos colegas ( graças a Deus )passa a se achar o máximo:"enganei todo mundo", "os outros são uma besta",
"tem que se identificar!"...Pronto virou um 'Arrogante'.

Os outros, todos, quer dizer nóis, se a eleição não botar ordem, partiremos para a 'violência', não há outra saída, ou há,caro Juca?

O rolo já começa com uns 19 violentados!