7.8.07

Auditoria na Licitação

Novidades do caso BASA? Tem algumas sim.
A direção do banco mandou a auditoria interna dar uma olhada no processo licitatório da agência de propaganda que vai atender a conta do banco.
O resultado deve sair hoje, amanhã no máximo, mas não se deve esperar muita coisa, além da surpresa dos auditores com a discrepância das notas atribuídas em vários itens da licitação.
A comissão acha que pode explicá-las aos auditores, e estes, sem o expertise necessário, podem ser convencidos, o que não aconteceria se o banco chamasse uma consultoria independente para participar dessa segunda fase do processo, alguém longe do mercado local mas conhecedor do ramo.
O superintendente de Comunicação do BNB, por exemplo, ou alguém da secretaria de Comunicação da Presidencia da República, enfim, uma pessoa que tivesse envolvimento com a propaganda sem ter envolvimento com as idiossincrasias e destemperos do mercado local.
E a licença do membro da comissão - surpresa! - acabou. Já retornou, ontem, ao trabalho.
Pelo sim, pelo não, as oito agências entram hoje na Justiça.

20 comentários:

Anônimo disse...

Luluquefala :
Eu bem que avisei !
Basta estar perto do sobrancelhudo que acaba em m...
Onde ele botaa mão, deixa um poquinho de m...
Ou muito !!

Unknown disse...

Vc está se referindo ao SEBRAE, né Lulu? Deve estar sim...eheh.

Anônimo disse...

...Da Silva disse ...

Uma das idéias vencedoras da licitação tem, como imagem predominando nas peças, um regador derramando água numa plantinha colocada no vaso.
Detalhe: o regador é verde , identificado com a marca do Banco.
E tem mais: numa parte destacada do texto das peças tem essa "pérola": ...O Banco da Amazônia vai ser o regador do desenvolvimento da região ...
AsSIM não tem ... peruano que aguente ...

Unknown disse...

Olá, Da Silva.
Derramou água demais no pé dessa plantinha.

Anônimo disse...

p.Q.p....regador verde?regando plantinha?????? acho que a plantinha que esse regador tá regando deve ser da mesma espécie que encontraram na oca do tarzan,no sal.Muita Bad trip,meu caro juca.
Só falta você me dizer que a agência vencedora é a do regador.Quero meus saisssssss

Unknown disse...

rsrs...sem segundas interpretações, das 10:25.
E eu ouvi falr dessa onda lá no Sal, com menores correndo nuas pela praia, sob efeito de umas drogas excitantes.
No meu tempo não tinha dessa não...

Anônimo disse...

O próprio edital da licitação contempla a possibilidade da participação de pessoas que não sejam do BASA no julgamento.
Veja só:
10.6.1 A Comissão Técnica constituída pelo BANCO e que ficará responsável pela análise e
julgamento das Propostas Técnicas será integrada pelos seguintes empregados do
BANCO e poderá contar com representantes da Subsecretaria de Comunicação
Institucional da Secretaria Geral da Presidência da República
:
o José Valentim Mota Figueira
o Davi de Barros Coelho
o Orbélia Cruz Videira
o Suely do Socorro Bessa de Oliveira
o Mônica Maria Teixeira da Costa
o Suely Leitão da Conceição Luz

Anônimo disse...

Regando o pé da planta? AsSIM, até eu! O que acontece é que a Secom, na época de Gushiken, estabeleceu uma controladoria para as licitações dos bancos regionais e esse coletivo foi desmontado quando Luis Dulci assumiu interinamente. Era um grupo que não apenas inspecionaria as licitações, mas faria parte dos grupos locais de avaliação das propostas. Se houvesse gente de fora na comissão, essas discrepâncias seriam minimizadas. Veja uma: como pode a avaliação da chamada "idéia criativa", dar por vencedora o slogan "Pro seu futuro" (que já foi usado pelo ITAÚ na virada do século XX para o século XXI, onde então fazia sentido) e outras similares, ficarem com um terço dessa nota? Acho que no final das contas vai ficar como está, mas a imagem de seriedade do Banco foi grandemente chamuscada com essa maracutaia ululante.

Unknown disse...

Pois é né...rs

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Desconhecia a possibilidade da participação de membros da secretaria de Comunicação da Presidência da República, e a composição da comissão, onde só conheço um participante, a jornalista Suely Luz, que conheço há muitos anos. É gente muito boa. Ontem minha fonte "embasada" me garantiu a integridade da presidente da Comissão, a sra(ta) Monica Costa.
Não conheço os outros integrantes da comissão.
A fonte chamou minha atenção, ainda, para o conceito de excelência que as comissões de licitação do banco gozam, em nível nacional.
Insisto o que venho dizendo desde o início do causo: não creio, em absoluto, na hipótese de fraude.
Mas insisto também, pelo que vi nas planilhas: é inaceitável e insustentável, num juízo técnico efetivamente experiente e gabaritado, a discrepãncia ocorrida.

Unknown disse...

Das 5:57.
Discordo de sua avaliação, deselegante com a SIM, e equivocada quanto à possíveis arranhões à imagem de seriedade do banco.
Agora, lamento, como voce, o desmonte da controladoria das licitações da SECOM.

Unknown disse...

Das 5:57, um adendo: não farei comentários sobre itens subjetivos, como idéia criativa, pois não tive acesso às propostas.

Anônimo disse...

O grande drama das licitações de publicidade é que elas incluem um critério subjetivo, chamado "idéia criativa" mas nenhuma das empresas públicas que fazem licitação publicam a idéia criativa selecionada. E sabe por que? Porque essa idéia criativa é uma simulação, uma campanha especulativa, que não tem por objetivo ser assumida pelo cliente. Em países como os Estados Unidos ou o Reino Unidos, cujos processos de concorrência eu conheço, o critério é simples: 1. Tempo de mercado; 2. Carteira de clientes; 3. Portfólio; 4. Mérito reconhecido (prêmios, menções, artigos ou peças publicadas em publicações indexadas) e, por fim, "cases", ou seja, casos de solução de comunicação. Não há campanhas especulativas a serem avaliadas. É puramente técnico. A introdução do critério subjetivo joga por terra o critério técnico. Vc diz que não acredita em maracutaia. Ok, é um direito seu. Eu não acredito que um temporal como esse possa ocorrer sem que tenha havido o devido acúmulo de nuvens... e aí, choveu no pé da planta, como bem ilustrou a campanha da SIM.

Álvaro Lins, publicitário

Anônimo disse...

Juvêncio, a gente pode conhecer pessoas decentes que fazem parte de comissões de licitações que acabam, por exemplo, entregando a obra da Alça Viária para a construtora do presidente do PSDB. O que provoca espécie nesse caso é simples: a SIM e a GAMA tiveram, no item "resolução de problemas de comunicação" e "portifólio", notas maiores que as dadas a Mendes (que atendeu o Banco desde sua fundação) e da Galvão (que tem o único leão de Cannes do Norte do país). Como isso é possível?

Anônimo disse...

Não é preciso fraude em licitação para arranhar a imagem do Basa. Alguém aí tem conta nesse banquinho?

Unknown disse...

Das 8:42:
Sua resposta está no final de meu comentário anterior.

"Mas insisto também, pelo que vi nas planilhas: é inaceitável e insustentável, num juízo técnico efetivamente experiente e gabaritado, a discrepãncia ocorrida".

Unknown disse...

Álvaro, muito interessante o critério anglo-americano.Não o conhecia.
OK, tb é um direito seu acreditar, digamos, no pior...rs.
Exerçamos nossos direitos!
Abs

Unknown disse...

Das 8:43, comemore os 65 anos do banco, pô!

Anônimo disse...

Juvêncio, sei que até para manter a independência do blog, você busca equilibrar as posições. Mas nesse caso, o Basa não tem defesa. Contudo, demonstra que a terra está se movendo. Em um mês, a Gama sagrou-se campeã em dois certames licitatórios: Sebrae e Basa. Antes, só levava pau. Ora, me parece óbvio que houve aí alguma movimentação de bastidores para que agora o posicionamento mudasse. Historicamente, a agência é uma "house" (agência da casa) do Grupo Yamada (como a Double M é "house" da Leal Moreira) e tem mais uma conta: Oplima, por ligação anterior do Marcos com a família proprietária da loja. Yamada está na Gama por parentesco de Márcia e do Taizó com a família dona do império nipo-brasileiro. Mérito deles? Por certo. Genética pode ser um critério. Mas experiência com atendimento ou institucional, nesse caso, é zero. Nos critérios de escolha, essa experiência tem que ser levada em conta. Afinal, gerenciar varejo é uma coisa e gerenciar conta institucional é outra. Aliás, o nível de especialização dos mercados do centro-sul já permite que haja agência que só atende uma ou outra área. Aqui, é essa balbúrdia. Como trabalho em uma agência que não concorreu em nenhum desses certames porque sabe que todos eles são jogadas ensaiadas, estou à vontade para criticar. "Pro seu presente" é um slogan amador. E não tem como nos critérios "solução de problema de comunicação" e "portifólio", a Gama e a Sim superarem as demais agências, cinco ou seis delas rankeadas pela About. Não se espante se GAMA e SIM aparecerem entre as agências que atenderão, junto com Double M/OMG, a conta do governo de Ana Júlia. Enquanto trabalhamos ou dormimos, a terra gira...

Álvaro Lins, publicitário

Unknown disse...

Álvaro, caríssimo, ao que sei a vencedora do SEBRAE foi a CA.

O BASA terá defesa sim. Vamos ver qual será. Se forem inteligentes, será uma defesa, digamos, antecipatória...rs.

Discordo frontalmente da negação pura e simples dos méritos das duas agências, SIM e Gamma. Considero tal assertiva tão equivocada quanto a desclassificação das agências mais experientes e premiadas.
E não faço isso para manter a independência do blog, que, a meu juízo, passa por outras questões, como por exemplo a participaçãpo de voces, comentaristas.

É claro que genética" é um critério, no mundo privado, desde que o mundo é mundo.

E não me espanto mais com nada...rs.

E mais uma vez obrigado por sua visita por aqui, sempre bem vinda.
Boa sorte prá sua agencia na licitação do governo!

Anônimo disse...

ao anonimo das 8:42 informo que quanto a leões de cannes, a região norte tem 3: UM DA OANA E DOIS DA MENDES...O QUE O GALVÃO DIZ SER LEÃO DA AGENCIA DELES NA VERDADE É DA MENDES, NO TEMPO EM QUE O GALVÃO TRABALHOU AQUI. e assim continua a história da propaganda nortista e suas licitações escabriosas...