26.7.07

O Planeta é Vermelho

Estava dirigindo uma campanha em Santarém em 2000, quando dei um pulinho em Nova Déli, poucos dias antes da campanha de televisão começar, para rever a família, buscar as vinhetas, acertar os últimos detalhes da equipe de pós produção - que foi realizada na capital - e aproveitei para fazer uma visita na produtora do Afonso Klautau, com quem trabalhei entre 1988 e 2004, nos mais diversos formatos e periodos.
Cheguei justo no dia em que estavam sendo apresentadas as primeiras peças da campanha de Zenaldo Coutinho para a prefeitura, baseadas no azul do partido e da estrela da bandeira do Pará.
Quando ouvi o jingle, meus dentes caíram.
O estribilho, que parodiava uma canção de Wilson Simonal do início dos anos 70, dizia:

Vesti Azul,
papapapa,
Minha sorte então mudou,
papapapa...


O clip era um barato, direção do craque André Genú, com esmerada produção de elenco do ator Claudio Barros e Samia Gabriel...mas não botei fé naquela inspiração, digamos, cromática. E a sorte, sabe-se, não mudou.
O case me veio a memória há pouco, lendo um post do blog do Jeso que comenta o nome dado ao novo helicóptero do Corpo de Bombeiros, o Estrela Vermelha.
O post é dez e a incorporação do equipamento idem.
Mas a propaganda do governo atual, essa coitada, continua devendo um rayto de sol, a grande estrela
Com todo o respeito às outras, é claro.

5 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Talvez seja um surto, um apagão, mas neste governo, a inspiração de toda a equipe há de voltar, não é mesmo mestre?

Unknown disse...

Amigo Val, na verdade o setor de Comunicação deste governo começou a dar problemas antes mesmo do governo tomar posse. E desafortunadamente os problemas prosseguem.
Não é um surto, portanto.
Penso que não cabe à CCS o exclusivo da responsabilidade, posto que não existe comunicação eficiente numa organização que tem dificuldades para definir objetivos; é atravessada por medidas intempestivas do gabinete da governadora - algumas de sua própria lavra; modificou grande parte de seus quadros nos primeiros meses, inclusive o comando da Coordenadoria; tem que se mover no lodaçal dos meios de comunicação regionais; herdou um passivo do governo anterior que lhe acresceba mais focos de atrito; tem que conviver com a palpitagem de energúmenos que nada entendem do assunto e adoram se meter nas questões relativas a informação; e tem que submeter a estratégias políticas equivocadas como as tentativas de subtrair os créditos da administração anterior, fato verificado nos casos do Hangar e dos HR's, exemplos patéticos dos desacerto que marcam as escolhas do governo atual na área da comunicação.
Não privilegiar a competência; entregar-se a triângulos desgastantes; repetir erros do passado recente - ufa! - não poderia trazer resultados diferentes.
Entramos no sétimo mes da adminstração e os editais de licitação da conta ainda não foram finalizados.
Parece mais um apagão, coisa que leva tempo pra resolver.
O projeto da CCS é de qualidade, seu responsável é pessoa acima de qualquer suspeita, em todos os sentidos...mas alguma coisa está precisando de ajustes.
Tenho a "sensação" que não estão dando a devida importãncia para a comunicação, o que pode redundar em problemas maiores, bem ali na frente.
A conferir.

Anônimo disse...

Resumindo e concluindo, por fim: é besteira ficarmos aqui analisando e teorizando as atuações do atual governo. Quem manda é ela, ponto! Ledo engano de quem pensa ou sonha que são outros tempos; não mudou nada, meus caros! Ao contrário, somos partes do descalabro da Nação, dos estados e, principalmente dos municípios que têm uma força enorme nessa engrenagem com muito óleo, mas sem nenhuma consistência. Até porque, as engrenagens estão sendo manipuladas por interesses mais do que escusos e pessoais.

Besteira! Querer imaginar, sonhar, em novos tempos, doce ilusão! vermelho como um morango, mas que suas entranhas são doces perto de sua sementes exteriores malévolas; estas sim, que aparelham e aglutinam desejos e necessidades prioritárias de um ser engabelador, em detrimento da grande maioria. É o assistencialismo com objetivos partidários.

É muito melhor comer caviar e arrotá-lo, do que comer o mesmo e arrotar sardinha.

Anônimo disse...

Bem lembrado Juvêncio! apesar de não comungar naquele momento da cor azul, achei o vídeo muito bom! quanto as novas mídias do governo, posso afirmar sem a pretensão de errar que ainda lhe falta muito para saber se comunicar bem. Agora me vem a mente a pergunta: O ócio realmente é criativo? levando em consideração que a Ana Júlia não fez nada até agora pelo menos um pouco de criatividade iam bem, ainda que pra nos enganar. Tá indo tudo mal nesse canavial...sem falar naquela logo que mais parece um estandarte carnavalesco. Conversando com uma amiga de agência , ela me confidenciou que chegarama sugerir como logo: Peixe, açaí, castanholas enfim... todo tipo de coisa que lembrassem o Pará. Fico até com medo quando eles dizem pensar.. fico com a certeza de que: LÁ VEM MERDA.

ABRAÇOS

Anônimo disse...

O meu comentário não tem nada a ver com o post, me desculpe.
Tem a ver com a canalhice e falta de vergonha na cara dessa turma nefasta do senhor Jáder Barbalho.
Todos uns canalhas !
Hoje no jornal dos Barbalho saiu uma nota na coluna repórter diário e uma matéria em que falavam da demissão de uma pessoa da comissão de licitação da SESPA ainda da época do secretário Fernando Dourado. Cargo de confiança do atual secretário Halmélio, vejam só !
São uns canalhas mesmo !
Querem agora, depois de 8 meses de governo, colocar no meio dessa enxurrada de demissões inexplicáveis que a governadora determinou na SESPA, da turma do PMDB, confundir as coisas.
A nota e a matéria são tão ridículas que caem no descrédito, como sempre.
Tentam explicar o inexplicável, e tentam confundir o inconfundível. São uns despudorados.
Esse secretário, que mais parece uma rainha da inglaterra, pois quem mandava na secretaria era o adjunto demitido pela governadora Ana Júlia, que é irmão do senhor Priante e primo do Jáder,deveria tomar vergonha na cara e pedir demissão do cargo, tomando o mesmo caminho dessa turma jaderista e prianista demitida.
O que precisamos saber é o motivo dessa demissão em massa da SESPA, isso sim. E urgente antes que as coisas evaporem, já que o secretário preposto continua no cargo.
Da mesma forma como essa turma enxotada, fez assim que assumiu e abriu dezenas de auditorias para atingir o governo passado, a governadora deveria por dever de ofício colocar uma força tarefa independente lá dentro da SESPA para investigar a fundo tudo o que se passou nesses sete meses que essa turma comandou a secretaria. E com independência e seriedade, auditar também a administração do governo passado. De cabo a rabo.
Ainda bem que aos poucos a governadora se afasta dessa banda podre da política paraense.
Com tanta gente boa nos quadros do PT, a governadora bem que poderia aproveitar essa degola coletiva e romper com essa podridão em outros órgãos do estado onde se pratica o mesmo jeito velho e conhecido de se fazer política da lambaiada do senhor Jáder Barbalho e Cia Ltda.
Vic Pires Franco
deputado federal
PS. Não posso deixar de responder o trecho da matéria onde sou citado tendo recebido ajuda de campanha da empresa Briut. Recebi sim e está tudo declarado na minha prestação de contas na justiça eleitoral a disposição das autoridades para que investiguem.Faço questão de deixar publicamente registrado que abro mão do foro privilegiado que tenho direito como deputado federal, para que eu possa ser investigado por qualquer instancia. Mais transparente impossível.
Não sou daqueles que se escondem na calada da noite e recebem suas ajudas de campanha por baixo dos panos. Está tudo lá, declarado e público.
Se eu tivesse alguma coisa a esconder, a empresa Briut não estaria na minha prestação de contas. É ou não é ? São uns canalhas mesmo, além de ladrões da honra alheia.
Vic