26.7.07

Os Bastidores da Vassourada na Sespa

O carro som que alardeava o "Dr. Priante Convida" - que percorreu alguns bairros da cdade no início deste mes - estourou a cabeça da militância petitista na área da saúde e foi a gota d'água de um processo que vinha desde o início do governo.
Viram, no convite, a derradeira cartada do ex deputado para a prefeitura de Nova Déli no ano que vem.
Alijados da participação na Sespa - que junto com o setor da educação formava o núcleo histórico da bandeira vermelha - os petistas foram auxiliados pelo irreversível e cada vez mais notório desgaste do ex deputado Priante junto ao Sobrancelhudo.
Preocupada com as peripécias que vinham ocorrendo na secretaria, Ana Julia e Jader já conversavam há algum tempo sobre a vassourada na Sespa. Daí a discrição com que a folha sobrancelhuda tem tratado a questão.

------

Os fatos podem indicar uma correção de rumos na coalizão, excluindo Priante da mesa de negociações.
A reacomodação pode atingir, entre outros, o ex deputado José Soares da presidência da COHAB.

------

A fonte petista da versão acima acrescenta que estaria sacramentada a aliança entre jaderistas e petistas para a prefeitura da capital em 2008.

------

O psicólogo Paulo de Tarso já volteia pela Sespa, devendo ser nomeado secretário-adjunto o mais breve possível.
Paulo, que conheço ( embora não encontre) há muitos anos, é uma pessoa afável, decente, um técnico muito competente, e um homem do diálogo.
Tem tudo para desentubar a secretaria.

18 comentários:

Anônimo disse...

Não fosse só o carro som e o convite, também iam fotos do candidato. A propósito, Priante está a caminho do brejo. Recentemente travou uma grave discussão com um de seus conselheiros políticos, que lhe acompanha desde seu primeiro mandato de vereador na capital, o velho Amado Tupiassu, que por conta da retirada do filho da diretoria de um órgão e inconformado com o caminho que o pupilo político vem tomando, bradava no escritório do ex deputado: "Eu acabo com você, Priante", alguns, inclusive atribuem o fato recente, a movimentação de Tupiassu nos bastidores. Coisas da Política, segundo as esposas, a pior amante que um homem pode ter!

Unknown disse...

eheh...que comentário delicioso. Parabéns anõnimo, e viva os comentaristas do Quinta!

Anônimo disse...

O esquema do Priante é igual ao dos tucanos. Tudo só pra ele, assim não dá. No PT a propina é a mesma só que tudo divididinho.Ninguem mais come o bolo sozinho. Agora quem souber dividir, inclusive com uma ponta para o narigudo e outra para o sobresanlhudo, continua comendo tranquilo.

Anônimo disse...

Fico muito feliz com a saída dos "sobrancelhudos" da saúde, sobretudo da Santa Casa, onde fui por 4 anos Procurador. O Jorge Hoana, é um competente médico, mas não tem perfil para administrar um Hospital de 2 mil funcionários e muitos problemas. Acima de tudo, é necessário muita calma e bom senso, perfil do Hélio Franco e do Paulo Mota, que também é o perfil do Anselmo Gama, novo presidente.
A santa casa, agradece governadora sua iniciativa!

Antonio carlos de andrade monteiro
Defensor Público

Unknown disse...

Bom dia, Antonio Carlos.É preciso mesmo muita cabeça fria para segurar aquela instituição.O Anselmo tem esse predicado sim.
E é uma pessoa correta.

Anônimo disse...

Juca, dando uma olhada em um texto que me chegou pelo FNDC, pensei no quinta. Segue abaixo. Discordo do último parágrafo. Bjs!

Internet sucumbe ao espírito de porco
24/07/2007 |
José Paulo Lanyi
Observatório da Imprensa


Em tempos de tragédias anunciadas, sempre há lugar para o grotesco. Se os fatos ferem, a repercussão pode agravar, e nisso a mídia colabora. Há alguns dias, o UOL escorregou em uma pocilga, convidado por um leitor que chafurdava nos escombros das vidas de milhares de pessoas atingidas direta ou indiretamente pelo acidente de Congonhas. O internauta enviara ao portal uma fotomontagem que "criava" uma vítima que estaria por se jogar da janela do prédio da TAM Express. O UOL publicou a cena, e, avisado do engodo por outros leitores, retirou-a com atraso, como observa a ombudsman do portal, Tereza Rangel:

"A imagem entrou no fotoblog da redação às 11h19, foi para a home do portal às 12h20. Às 12h48, um leitor já alertava para a montagem. Foram mais 11 manifestações sobre a farsa no fotoblog, de 12h53 até 13h41. A foto ficou mais de uma hora na home do portal e só foi retirada do fotoblog às 14h20. Um erramos foi produzido às 14h33. Ele, porém, ficou restrito à lista de Erramos e a um texto onde antes havia a foto no fotoblog. Para a gravidade do problema, deveria ter sido publicado na home do portal imediatamente. Só foi para lá às 15h55, depois de a ombudsman requisitar uma explicação à redação e depois de ter sido reescrito, às 15h53."

Não é de hoje que se tem optado por delegar ao público as prerrogativas que caberiam aos jornalistas. Em São Paulo, emissoras de rádio lançaram, há alguns anos, o expediente do "ouvinte-repórter" – que entra no ar com informações sobre a cidade, sobretudo trânsito. Em meio a exemplos de trotes e palavrões, há casos de ouvintes que desmentem o verdadeiro repórter da emissora, desmoralizando, ao vivo, um profissional que, uma vez contratado, deveria contar com a confiança do veículo. Ainda que não sejam advertidos pela chefia, nesse confronto entre informações divergentes, os repórteres ficam expostos ao vexame. É o resultado de um meio cômodo de gastar menos e "cobrir" mais, dado o tamanho da cidade.

Genericamente, essa auto-armadilha tem até nome: "jornalismo cidadão". Sim, trata-se, em última análise, de uma redundância conceitual, mas não é o mais grave, como acabamos de testemunhar com o UOL.

Corrida do ouro

Na internet, a cobertura do acidente de Congonhas motivou uma espécie de corrida do ouro de imagens e outras informações. Em meio a notícias estarrecedoras, portais publicavam chamadas que incentivavam, freneticamente, o envio de relatos. Foi-se o tempo em que o "furo" era um apanágio jornalístico. Hoje quem dá o "furo" é a fonte. Nesse ritmo haverá quem proponha a criação do "Prêmio Esso – Categoria Internauta"...

Como se sabe, o espírito de porco é um atributo porcino e, não raro, humano. Nenhuma novidade. Tivemos agora mais exemplos entre os leitores. A colunista Soninha Francine, jornalista sensível e responsável, apresentou-nos uma amostra, em seu blog na Folha Online:

"Aos que chegaram a ler o comentário postado comemorando a morte de um tucano, peço desculpas. Ele nunca deveria ter sido publicado. Quando os comentários se acumulam demais, aprovo todos para que sejam logo tornados públicos, mesmo que não tenha tempo de respondê-los. (Às vezes o tempo passa e eu acabo não respondendo nenhum). Mesmo os mais grosseiros, do tipo `relaxe e goze´ e `relaxe e morra´, como há vários aqui. Por norma, só não publico obscenidades stricto sensu. O resto, um retrato de como as pessoas pensam, deixo passar. Mas às vezes corro os olhos tão rapidamente antes de aprová-los que acabo aprovando, sem perceber, um comentário lamentável, monstruoso, inadmissível, como o que citei acima. Um pavoroso sinal de como temos lidado com a política. Já o tirei do ar".

Na Argentina, o diário La Nación deu destaque ao desastre aéreo em São Paulo. Sob uma de suas notícias online sobre o acidente, pôde-se ler, no fórum dos leitores, a seguinte manifestação de um suposto cidadão do país vizinho, mensagem que assim se traduz: "Só consigo pensar que eles ganharam da gente na final". Essa evidente referência ao desfecho da Copa América, como razão para indiferença ou maus desejos, foi rechaçada, pouco depois, no comentário de uma possível compatriota do mente-curta em questão. Elegante, a leitora sugeriu-lhe que revisse as suas prioridades de vida.

Como reza o aforismo, "o papel aceita tudo". Dá-se o mesmo com a tela do computador. No webjornalismo, mais do que o dever de deletar – recurso que sempre será tardio–, impõe-se a obrigação de checar e de triar para evitar o pior. Não custa lembrar que os meios mudam, mas o imperativo jornalístico do bom senso deve permanecer em todas as fases da produção.

De preferência, com jornalistas fazendo jornalismo.

Unknown disse...

..eheh.
O pranto é livre.Principalmente quando o mercado é atravessado.
Danou-se o UOL, tocado por jornalistas.
Mas isso passa, ou merlhor, acomoda-se.
Obrigado pela lembrança e bjs tb prá vc.

Anônimo disse...

...Da Silva disse ...

Só uma correção no comentário do Antônio Carlos Monteiro: embora o perfil do Anselmo Gama, jornalista e publicitário, seja parecido com o do Hélio Franco e Paulo Monteiro, acredito que ele queria mesmo se referir a outro Anselmo, o Bentes de Oliveira, médico, e também com esse mesmo perfil. Coisas de Anselmo, dos bons.

Anônimo disse...

Juca, sou mais um blogueiro seu assíduo e realmente tenho percebido que seus comentários e suas fontes são sensatos e realistas.Como diz um influente governista:"De todos,O Juca é o que mais acerta".PARABÉNS!

Unknown disse...

Perfeita a correção, Da Silva. Os dois Anselmos merecem, o Cabo e o santareno, carinhosamente apelidado pelos amigos (da onça...rs) como "Meu Gatinho".
Abs

Unknown disse...

Anonimo das 2:33, obrigado pelo elogio, e tomara que influentes oposicionistas pensem o mesmo.
Mas o mais importante mesmo é a opinião dos comentaristas, como voce.

Anônimo disse...

Ei, Juca, o presidente da Cohab foi chamado para uma reunião no Palácio dos Despachos esta tarde. Será que vai rodar também>

Unknown disse...

É a previsão, caro anônimo.Mas como diz o cabôco, a política é dinãmica...Ele pode até entrar presidente e sair assessor especial.
Aguardemos.

Anônimo disse...

A propósito Juca, foi o que aconteceu com o Carlos Guedes, ou era um homônimo, ou ele foi nomeado assessor especial, recentemente.

Unknown disse...

O ex secretário Carlos Guedes foi nomeado para um cargo de confiança no Ministério da Reforma Agrária e está em Brasília.

Anônimo disse...

Realmente Juca, fui conferir, é um homônimo.
Abs

Unknown disse...

Blz.
Abs.

Anônimo disse...

Confirmada a saída de José Soares da Cohab com aval do Sobrancelhudo.Inclusive ocorrerão mudanças no comando das regionais de saúde.A conferir.