26.7.07

Os Vivos

O Ministro da Defesa caiu ontem. Aguarda-se agora a queda do presidente da Infraero, do presidente da Anac, e do presidente da TAM, este último pela família controladora da voadora safardana.
Ou seja, cai toda a tripulação do vôo 3054.
Só que calmamente, bem devagar.

6 comentários:

Anônimo disse...

Não esqueça, por último deve cair o Presidente da República.
"Sonhar não custa nada..." :)
Abs

Anônimo disse...

Dear Juket, consequencias e comentarios desagradaveis aqui em NYC por conta desses interminaveis problemas.Uma pena ver a avalanche de cancelamentos de viagens que tem o Brasil como destino, por conta dessa interminavel crise que esta nas nuvens.(sera so aerea ?)

Unknown disse...

Mr. Romulogic, tá tudo muito aéreo por aqui...eheh.
E vai demorar prá consertar.

Anônimo disse...

Caro Juca,
A incompetência com que foi tratado um setor tão estratégico como o aéreo , dispensa comentários.Lula ,Martha e Dilma ,e o presidente da anac foram os culpados simbólicos do acidente merecem a execração pública.
.Segue para vc e para a marise um artigo que peguei na uol, do berliner zeitung. Muito
interessante.O acidente atinge a cidadania, e não foi um fato isolado.graça

Unknown disse...

Professora, obrigado pela visita ...mas o link não veio, ué?
Tenho uma boa notícia prá vc: foi aprovado o mestrado da Ciência Política. Quem sabe não vou ser seu aluno?
Abs

Anônimo disse...

Seria uma honra Juca.Mas será que meus coleguinhas engravatados liberam as 20 horas, ou pelo menos 10 horas, pelo andar da carruagem acho dificil. E vc?

Se não der para publicar por causa do tamanho pelo menos leiam.Eu gostei muito do tratamento dque ojornal deu à questão.


27/07/2007 - 06h53
Acidente aéreo fez Brasil duvidar de si, diz jornal

Um artigo publicado nesta sexta-feira no jornal alemão Berliner Zeitung diz que o Brasil passou a "se colocar em dúvida" desde o acidente com o Airbus A320 da TAM.

A reportagem fala do que chama a "eterna oscilação (brasileira) entre o sentimento de inferioridade e o otimismo em relação ao progresso", afirmando que a segunda metade da equação foi "abalada" pelo incidente.

"A idéia de progresso está na base da construção da identidade nacional brasileira", afirma o Berliner Zeitung, citando o mote nacional "Ordem e Progresso", contido na bandeira brasileira.

Mas o país de dimensões continentais e confiança no futuro entra em crise diante de um acidente que remete a lembrança à célebre frase - que ninguém sabe se foi mesmo dita pelo presidente francês Charles De Gaulle, segundo o jornal - de que "o Brasil não é um país sério".

"A catástrofe trouxe junto a (lembrança da) mediocridade geral, a incompetência", enquanto, nas palavras do deputado federal Fernando Gabeira reproduzidas pelo jornal, "o povo mesmo é uma abstração destinada a sofrer".


Ao mesmo tempo, diz o artigo, as responsabilidades pelo acidente são transferidas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não literalmente, avisa o jornal, por que não lhe cabe, mas "simbolicamente".

"O fracasso do Estado se torna assim personalizado." Já o jornal britânico The Independent publicou uma reportagem dizendo que "as autoridades brasileiras tentam resgatar o sistema de aviação civil do país da beira de um colapso total".


No título do artigo, o jornal diz que "o acidente aéreo gerou uma crise nacional para Lula".


"Mesmo antes do acidente, a confiança pública no sistema aéreo estava no menor nível de todos os tempos", afirma a reportagem.

"A frustração com atrasos infindáveis e cancelamentos estava disseminada."