17.10.06

Analisando as Pesquisas

Pessoal, é o seguinte.
O blog conversou ontem com duas altas fontes, dos comandos das campanhas de Almir e Ana Júlia.
Até os petistas estão olhando o IBOPE com um pé atrás. Ficariam, como estão, felizes da vida com a metade do que o IBOPE apontou, muito perto do que apontam seus números internos.
Daí o chamado da senadora para evitar o "salto alto".
E não escondem sua admiração com a intenção de voto de Almir, considerando o desgaste de anos no poder, na performance negativa do tucanato em algumas áreas, na idade do candidato tucano e tudo o mais.
Estes começaram a sentir a virada do quadro nos últimos dias do primeiro turno.
Acreditam que o IBOPE está com problemas, que o Vox está correto, e que a vitória deverá acontecer, mas com uma margem reduzidíssima.
Um experiente cientista político, que atua na, digamos, "geografia do voto", arrisca um número: 30.000 votos.
Consideraram acertada a decisão das ORM em publicar a pesquisa, e que o segredo da vitória estaria no interior. E de lá que ela viria.

5 comentários:

Anônimo disse...

Senhor Juvenal, sei não, para ter uma liminar segurando a divulgação da pesquisa do IBOPE é por que ela está firme. Se não, bastaria o Liberal, que a encomendou, tê-la colocado em dúvida. O IBOPE pelo próprio prestígio/responsabilidade faria mea-culpa, não fez!
Só interessa, nesse instante, a manifestação do próprio IBOPE! Qualquer outra coisa não alterará o que está na pesquisa : 53%x43%, a favor da Ana Júlia.

Anônimo disse...

As coisas não são assim tão simples como pensa o anônimo das 10:38.
O IBOPE, como qualquer outro instituto, terá sempre grande difuldades para admitir seus, digamos, "erros amostrais".
Para não ir muito longe, o mesmo IBOPE "furou" feio em sua última pesquisa antes do 1o turno no Pará, quando "acertou" na mosca a votação de Almir, Priante e Edmilson, mais "engoliu" mais de 5 pontos de Ana Julia. Como se sabe, a petista terminou o 1o turno com 37% dos válidos e não com os 32% que o IBOPE previu. Até agora, passados mais de 15 dias, nenhuma explicação para essa diferença bem acima da margem de erro.
Como não sei quem está com a razão - IBOPE ou VOX - prefiro me guiar pela " sensação de insegurança" que tomou conta da propaganda tucana. A mensagem tucana está tão virulenta contra a candidata do PT e seus aliados que não há outra conclusão possível senão acreditar na dianteira dos vermelhos, mesmo que em percentual menor que o apontado pelo IBOPE. A conferir, nos números das próximas pesquisas.

Anônimo disse...

Complementando a mensagem anterior: da longa série de coisas estranhas no IBOPE do Pará, é bom lembrar que parecia, no período anterior ao 1o turno, haver uma espécie de "redutor de votos petistas". Assim, o "furo" não foi só na estimativa de votação da Ana, mas alcançou o candidato do PT ao Senado, Mário Cardoso. No IBOPE divulgado no sábado, 30 de setembro, ele aparecia com 22% dos válidos; abertas as urnas, eis que sua votação atingiu 31,36%, nada mais, nada menos, que 9,36% a mais.
Será que o IBOPE resolveu compensar esses erros todos no 2o turno, inflando em demasia os votos da petezada ou existe mesmo uma onda vermelha, meio silenciosa, avançando sobre as terras paroaras?

Carlos Barretto  disse...

Excelente análise do anônimo das 11:23. De fato. é o mesmo que penso.

Anônimo disse...

Professor,
tem alguma registrada para este final de semana?
vc que é amigo de todo mundo pede para combinarem antes.
Chamem o Data - Folha,
tem gente falando que lá vem a virada dos dois lados, hehehehe
braz