21.8.07

Eu Também Quero Ser John Malkovich

Por Alessandra Carvalho, doutora em Comunicação (UMESP-SP), e blogueira.


Quando eu escrevi meu último post, Mr. Keen (*) ainda não tinha virado coca-cola de jornal e revista no Brasil. Depois que a Folha publicou a entrevista, o homem foi citado em outros veículos.
Nesse meio-tempo, o jornal O Estado de São Paulo lança uma campanha pretensiosa a seu favor, mas besta e preconceituosa contra blogueiros. É a “grande mídia” metendo os pés pelas mãos - sem noção.
Hoje o UOL notícias republica uma matéria da Prospect Magazine, cujo tema principal é o pensamento de Andrew Keen contra a web 2.0. O autor do texto critica as idéias de Keen, apresentando-as como fracas e descompensadas, quando fala, por exemplo, que o futuro da internet será uma ditadura de idiotas, onde muitos participam, mas poucos tem algo a dizer. Que pensamento radical e cheio de mágoa!
Enfim, acho tudo apocaliptico (Keen, Estadão).
Não suporto pensamento de fim catastrófico do mundo. Claro que existem blogs e blogues, sites e saites, revistas e Revistas etc. E o consumidor/leitor é o cara que vai decidir com quem perder tempo e dinheiro.
Eu fico com o pensamento irônico de Mark Dery. Ele detona os blogueiros que querem se comparar à mídia de massa na disputa pela “verdade” dos fatos. Mas admite que o bacana dos blogs é que o leitor pode entrar na “mente” dos outros e ver o mundo a partir de muitos olhos - o efeito “Quero ser John Malkovich“.
Eu quero ser mais um bando de gente, não necessariamente devo concordar com todo mundo.



----------


* Andrew Keen, historiador inglês e autor do livro “The Cult of amateur. How todays Internet is killing our culture”. Veja uma palhinha sobre o que ele diz sobre a internet e os blogs.

Tenho blog para vender o livro e construir minha marca. A internet é uma grande plataforma de marketing, mas é preciso ter algo por trás. Meu livro não defende que as pessoas não tenham blogs, apenas que não finjam que são substitutos da mídia tradicional ou representantes de fontes de informação confiáveis sobre o mundo. Como as pessoas saberiam da crise aérea brasileira, por exemplo, sem jornalistas profissionais? Iam ter de se basear em blogueiros, que podem ser representantes das companhias aéreas ou do governo?”

8 comentários:

morenocris disse...

Juca, o Quinta Emenda é um BLOG e ponto final !

rsrs

Beijos.

Hiroshi Bogéa disse...

Juva, lanço agora (22:15) a âncora para descanso, depois de um cansativo dia distante de Marabá (fui a Xinguara) e deparo com este post sobre o Andrew Keen.
É sempre importante, parceiro velho, fazer essa separação, sim. Entre o profissional e o outro.
Você felxa bem mesmo.
Boa noite e aos seus.
Hiro

PS- Vou te mandar pro Gmail algo que bolei aqui e quero sua participaçào.Espere ate o final de amanhã que chega.

Anônimo disse...

Mr Keen e Estadão, tudo ali, no mesmo balaio!
(a correria por aqui tá grande e aí?)

Unknown disse...

Lain, vc nem imagina!
Bjs

Unknown disse...

Hiro, tô aguardando, compadre!

Unknown disse...

rsrs..é isso Cris, e olhe lá!
Bjs

Anônimo disse...

Juca querido,

O problema, segundo Mr. Keen, é o amadorismo dos blogsque "se acham" substitutos dos jornais e/ou jornalistas?

O problema do mundo não é o amadorismo de quem "se acha" mas sim o profissionalismo dos que exercem, no jornalismo e em qualquer atividade, a canalhice, a desonestidade, a mentira, etc. e tal.

A Internet, infelizmente um instrumento nada democrático num país de pobres como o nosso, permite que você tenha acesso à informação de boa e de má qualidade em tempo ágil.

Há que ter discernimento para saber o que é boa ou má informação, tanto pra discernir um Liberal de um Jornal Pessoal, a VEJA da Carta Capital ou o Cláudio Humberto do Josias de Souza!

Assim, que diferença há entre a rede e a mídia tradicional,do ponto de vista da formação da cidadania, por exemplo, além do veículo através do qual a informação chega a nós?

Sorry, Mr. Keen. Viva a INTERNET e que ela seja cada vez mais acessível a todos os mortais. E a alguns que "se acham" imortais.

Beijão. Mal humorado, hoje, reconheço.

Unknown disse...

rsrs...É mais ou menos a pegada da Alê.
Mas vale lembrar que o profissionalismo a que Mr. Keen se refere é o britânico, sabidamente superior ao brasileiro. Mesmo assim, fico com voces.
Bjão!