29.8.08

Bis?

A mais importante eleição do estado do Pará, pelo simbolismo que contém e cenários que desenha, é a mais silenciosa, a menos animada, a mais estranha. Essa percepção já faz parte do cotidiano dos eleitores de Ananindeua, segundo maior cólégio eleitoral do estado.
Lucia, secretária do poster e moradora do município, perguntou-me ontem se o tucano Manoel Pioneiro havia desistido da candidatura, tão peba que anda a campanha do candidato. Disse-me que é o comentário nas cercanias de sua casa, próxima ao 40 Horas.
Semana que passou, prefeito do interior e de legenda que não tem candidato majoritário na disputa do segundo maior colégio eleitoral do Pará, manifestou a mesma sensação.
Há indícios, na opinião do alcaide, de acordos por baixo dos panos, como nas eleições da mesma Ananin em 2004. Só que, desta vez, o populacho já percebeu.
Que azar, hein?

15 comentários:

Anônimo disse...

Juca parceiro, eu estive na caminhdaa que o Pionero esta fazendo junto com o nosso amigo, e também na carreata de domingo, a propósito, este domingo haverá uma carreata também, e eu espero, para o bem de Ananindeua, que o Pioneiro leve, levará conzerteza, pois a aceitação dele é muito boa, eu vi.

abs Janjão

Anônimo disse...

Sua assessora precisa analisar que Ananindeua nao tem programa de televisao, por conta disse parece que a campanha esta morna pois o corpo a corpo è prevalece.
Antes do programa de televisão começar em Belém a campanha naquele município estava pior ainda.
Com o programa a população tende a se envolver mais.
E comícios só estão dando certo no interior, nas grandes cidades já não fazem mais sucesso sem uma atração para animar, além do que a vida agitada nas cidades maiores também não permite que o povo se envolve com mais enfase em campanhas.
O que acaba dando o tom é a televisão mesmo.

Anônimo disse...

ACABO DE VER A VALÉRIA FALANDO BEM DO EDMILSON (COM TODAS AS LETRAS: E-D-M-I-L-S-O-N) NA TV! AGORA A NOITE!

PELO JEITO, ELA TAMBÉM TÁ AFIM DE LEVAR OS VOTOS QUE ERAM DO EDMILSON, POR ISSO BEM DELE.

POR SINAL, ATÉ O PROGRAMA DO PT TÁ FALANDO BEM DO EDMILSON - SEM FALAR O NOME DELE.

É, EDMILSON JÁ ESTÁ VIRANDO UM SÍMBOLO DESSA TERRA, QUE ATÉ OS ADVERSÁRIOS FALAM BEM PRA GANHAR VOTO. PELO QUE PARECE, ELE VAI SAIR BEM FORTALECIDO DESSA ELEICAO.

Anônimo disse...

A filha do ex governador Simão Jatene, que sempre participou ativamente de todas campanhas eleitorais de tucanos e demos, está na coordenação da campanha de Pioneiro em Ananindeua.
Entre Belém, onde está toda a sua família empregada na prefeitura, e Ananindeua, ela ficou com a segunda opção, é claro.
Assim, não fica mal nem com o patrão da sua família, nem com Valéria, a candidata "oficial" dos tucanos.

Anônimo disse...

Acho que o Pioneiro já jogou a toalha sua refeição fora da Cidade Nova é enorme, Paar, Icuí, Jaderlândia, Aurá,e demais ;areas ditas da periferia não querem ouvir falar do Pioneiro. A coisa está muito boa p/ o Barbaalhinho.

Anônimo disse...

Não será retirando parte do valor do vale alimentação dos servidores do DETRAN ou Imprensa oficial para direcionar ao reajuste dos vales de outros servidores estaduais que, com razão e justiça, merecem ter seus benefícios. O que o governo tem de fazer é adotar politicas de isonomia salarial, através dos planos de carreiras e salários, que há décadas se arrastam e não funcionam neste estado, daí o enorme arrocho salarial, desmotivação, corrupção. Tem de ter capacidade de arrecadação e investir pesado na melhoria da qualidade de vida e de ganhos de seus servidores, pois salários e benefícios no governo estadual parecem uma colcha de retalhos, penduricalhos que não incorporam no vencimento básico dos servidores como abonos e gratificações. No DETRAN o vencimento de um servidor de nível superior é de R$ 433,00 e de nível básico é de R$ 415,00, então o VA acaba sendo um tapa-buraco, a salvação desses servidores. Há contradições quando servidores dos TCE, SEFA, ganham fortunas enquanto de outras secretarias salários aviltantes, ou seja, no estado parece existir servidores de primeira, segunda, terceira categoria. E aí? Onde está a isonomia constitucional.
E vai uma sugestão: que o governo faça um levantamento de servidores que são envolvidos em nepotismo, DAS que só recebem seus polpudos ganhos. Exonere-os e repasse esses valores aos salários dos verdadeiros servidores.

Anônimo disse...

NO endereço, http://www.portal.ufpa.br//docs/SINOPSE_DAS_ATIVIDADES_ACADEMICO_2008_1.pdf, ppag. 50 aparece um herói ministrando 15 disciplinas o primeio semestre deste ano. Ó reitor deviria conderar um docente que valoriza a universidade, especialemnte como nesse mesmo aparece o que parece ser um bando de vagabundos que só ministraram uma diciplina no semestre.

Anônimo disse...

Queira ou não o PT está fazendo a diferença em Ananindeua.
Tudo tem a parceria de Lula e Ana.
Porém o Barbalhinho só coloca as placas com a foto do Lula, devido a rejeição da Ana.Está usando e abusando da imagem do presidente.
Porém Ana esteve sábado, dia 30/08 em Ananindeua para inaugurar as ruas que ele está asfaltando em convênio com o Estado.
E mais Sandra Batista não tem rejeição nenhuma todos lembram de seu ótimo mandato, principalmente a classe média que tem internet e lê jornais.Na Cidade Nova é ótima a aceitação dela.

Anônimo disse...

Cadê a pesquisa, registrada, do VOX POPULLI do Diário do Pará, que não foi publicada nesse domingo ?
Coisas do Jáder, aquele que dispensa apresentações e ainda por cima é primo do Priante.

Anônimo disse...

Janjão acredita em Papai Noel. Essa já e do Barbalho! Já virou barbada...

Anônimo disse...

O Helder vai levar a eleiçção em Ananideua com certeza. Usa a máquina do governo federal, estadual e, é claro, do município. O Pioneiro não tem máquina nenhuma e não quer gastarum tostão na campanha. Esse é o cenário de Ananindeua coitada. A Cid Nova toda cheia de obras paralisadas, de 1,99, todas malfeitas, asfalto de péssima qualidade, mas parece que o povo gosta deste tipo de político. Fazer o quê?

Anônimo disse...

Prezado anônimo das 7,30: A pesquisa do Vox Populi não foi publicada pois se detectou um "desvio-padrão" interessante, que não favoreceu nem ao candidato do jornal, nem a demo-candidata. A própria matriz da VOX está em estado de alerta pois o jornal não quer deixar esta história esquisita sem conseqüências...

Anônimo disse...

Aquele jornal, que segundo um grande e respeitado jornalista, não passa de uma "quitanda", publicou dia desses uma notícia não confiável, como a maioria de suas informações, de que Ana Júlia estaria com baixa popularidade. E a tucanagem viajou na maionese e vive repetindo isso.
Eu pergunto: alguém tem em mãos pesquisa séria - eu falei séria - que meça a popularidade de Ana Júlia?
Alguém já acompanhou a governadora no lançamento do programa Pará, Terra de Direitos pelo interior do Estado para ver como ela é querida?
Alguém ainda duvida de que estas bombas de efeito retardado que estão estourando hoje foram armadas nos 12 anos do tucanato?
Ou só falam mal da Ana Júlia por despeito?

Anônimo disse...

Acho que o único motivo plausível para que a pesquisa não tenha sido publicada, seria uma subida da candidata do DEM.
Isto é de fácil dedução.

Anônimo disse...

3,53, o motivo mais plausível para não publicar, nem acreditar em uma pesquisa foi uma subida estratosférica do Dudú...