13.12.07

Balas de Festim

A ex deputada Araceli Lemos, (PSOL) em seu blog, faz uma análise da derrota da CPMF no senado.
O fim do mundo foi adiado.

12 comentários:

Anônimo disse...

Tirinho de festim da Araceli Lemos. Reclama que o governo fez aliança com a direita, mas esquece que esteve no mesmo barco dos senadores Arthur Virgílio, Jereissati e Flexa Ribeiro. Foi lindo ver o Senador Neri votando junto com os tucanos contra a CPMF. Detalhe: ela diz que não é o fim do mundo, que o imposto não é importante, etc, mas confessa sutilmente que o ato de não aprovação do imposto redundará no aumento de outros. Sabe, portanto, do efeito negativo que o partido dela acarretou ao país, e faz jogo de cena com o eleitor. A valorosa ex-deputada do PSOL já fez intervenções bem mais inteligentes.

Anônimo disse...

E mais: Araceli é tão democrata, que não publica um comentário sequer no blogue dela. Experimentem... e vejam os limites do debate. Nenhum.

Anônimo disse...

Bom dia, Juca querido

Eu assisti toda a votação, até 1:40 da manhã. Ouvi todos os argumentos. E me surprendi quando Tasso Jereissati afirmou que em 2003, quando o PSDB votou a favor da prorrogação - coisa que me irritava bastante estes dias, desqualificando a posição do PSDB em ser "contra" hoje - houve um acordo que garantiria a redução gradual da CPMF na medida em que alguns parâmetros definidos com o governo fossem alcançados. A cobrança da taxa sairia do patamar então cobrado até chegar a ser um indicador meramente fiscalizatório. O acordo não foi cumprido mesmo quando todos os parâmetros foram alcançados para essa redução. Segundo ele - e não foi contestado por ninguém - em níveis maiores do que era esperado.

Acenar no meio dos encaminhamentos com a "entrega" do total arrecadado pela CPMF para a Saúde, prova que o fim do mundo podia mesmo ser adiado. A deputada tem razão. Foi um jogo de pressão.

A boa notícia é que o mundo não acabou. As outras, há que termos tempo para saber: se o senado está necessariamente melhor e se o governo aprendeu alguma coisa. Isso é que é complicado.

Quanto aos votos do senador Nery com os tucanos, não sei, na crítica sobre o "direitismo", a diferença entre o voto de Mercadante aliado ao trio do Maranhão (Sarney, Lobão e Cafeteira)?

Beijão

morenocris disse...

Bia, vc é linda, te amo, o mundo não acabou, precisamos de trens, mas...tirando toda essa "filosofia política"... e vc está com sono eu sei...cá pra nós, blá,blá,blá...acho que o governo apertou um pouco a rosca dos cargos, não foi? rsrs

Venha leve... rsrs.. senão, não faço mais declarações publicamente.. rsrs

Beijos.

Anônimo disse...

Bia, seu último parágrafo resume meu pensamento... Nery não votou com a direita. Votou com o povo brasileiro, que já está cansado de pagar impostos e não ver sua contribuição revertida na melhoria da saúde pública.
Ah, Juca, aproveite que está em contato direto com Araceli e sonde como foi a reunião de ontem do Diretório Estadual do PSOL, quando participaram delegados de todos os cantos do Estado. A pauta principal era a organização partidária, já visando as disputas municipais.

Unknown disse...

Seu pedido é uma ordem, das 12:26.
Vou enviar sua a pergunta agora mesmo para o e.mail da ex deputada.

morenocris disse...

Bia, desconsidera o meu comentário. A CPMF não passou. Voltarei mais tarde.

Beijos.

Anônimo disse...

Votou com o povo... Povo, uma palavra gasta, alguém já disse. E ai me lembro dos psolistas de hoje, quando estavam petistas outro dia, revoltados que a CMB pretendia exatamente reduzir a capacidade de rearranjos orçamentários pelo prefeito Edmilson. Agora querem posar de virgem em casa de tolerância.

Anônimo disse...

Boa noite, Juca querido.

Cris,

só agora abri de novo o Quinta. O dia foi graaaaande hoje.

Acho que quem estava com sono era você...rsrsrs...pois o governo não apertou rosca alguma. Acho eu. Ele fez foi afrouxar a rosca, mas um pouco fora de hora.

Beijos.

Anônimo disse...

Afinal O PSol aqui no Pará só faz críticas a Lula, sobre o governo de Ana nenhuma palavra. Deve ser fruto de acordo de segundo turno. Vide Diário Oficial.
Assim até eu sou oposição.

morenocris disse...

Caramba, Bia. Você tem razão. Como é mesmo "metamorfose"" ? Pois é...não pisou em ovos. Agora, só nos resta uma grande omelete. O óbvio não foi tão óbvio, pra ele, claro. Mas, o FHC está de volta! Que maravilha! Vou continuar dormindo, em um pesadelo pior.

Beijos.

Anônimo disse...

Oi Juca
Desculpe o comentário atrasado, mas queria dividir uma sensação estranha. Para mim, seja lá porque razões, as discussão se desvia da questão principal que é a alta carga tributária, e vira uma briga política. No final das contas a cpmf, que me parece ser o imposto mais dificil de ser sonegado, e o mais fácil de ser fiscalizado e arrecadado, vai ser trocada por algum outro imposto ou aumento de aliquota. A quem interessa isso? Preferia pagar 2, 3 , 5%, sei lá quanto de cpmf, do que pagar imposto de renda, iss, iptu, pis confins, icms, sei lá o que mais agente paga.
Abraços
Octavio