13.12.07

Sintepp Deixa a CUT

O ano não vai terminar exatamente como desejavam os manda-chuvas do PT e da CUT no Pará. É que o 18o Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINTEPP), maior entidade sindical dos servidores estaduais, acaba de aprovar, por mais de 60% dos 2200 delegados presentes ao evento, a desfiliação do sindicato à CUT, impondo uma grave derrota à central governista.
Segundo uma fonte do blog deve-se creditar a vitória à hegemonia exercida na categoria, há décadas, pela Ação Popular Socialista (APS), corrente liderada por Edmilson Rodrigues, Araceli Lemos e José Nery.

6 comentários:

Anônimo disse...

Querido,

talvez não seja apenas uma orientação da corrente sindical do PSOL. Há coisa de dois meses a corrente sindical do PC do B também deixou a CUT. Parece que o último que sair vai ter que apagar a luz. Uma nova central, a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, com orientação do PC do B, foi fundada esta semana em BH.


Beijão

Anônimo disse...

Juvêncio

Essa questão de saída da CUT não é ponto pacífico dentro da corrente do senador José Nery. Existe uma disputa,e até onde eu sei, estas pessoas nominadas no post até pouco tempo não tinham acordo com esta posição.
Quem defende esta posição é o grupo mais radical da APS, liderado pelo assessor político do Sintepp, JOão Dantas.

Antônio Paraense

Anônimo disse...

será que é conincidência a rápida criação de novas centrais sindicais justamente quando elas são finalmente legalizadas e receberão parte do imposto sindical ? Quem ganha, e o que ganha, com a fragmentação do movimento sindical ?

Anônimo disse...

O que faz a coincidência infeliz - e dou razão ao anônimo das 7:53 - é a excrescência do imposto sindical obrigatório. Isso é que garante a fragmetação, a baixa representatividade de sindicatos, federações e centrais, que não precisam de pujança, de autonomia frente os governos e de combatividade para sobreviver.

Abraço, aonimo.

Beijão, Juca

Anônimo disse...

Bia , não sou muito preparado nas coisas da política mas as vezes "roubo" ou "róubo" como pronunciaria o Dirceu 100% o que vc escreve.Essa foi mais uma.
Preciso.definitivo.
Abração
Tadeu

Anônimo disse...

Se é verdade a informação do Antônio Paraense, de que a "APS" não tinha consenso sobre esta decisão. Então o que vimos foi a força política do Edmilson Rodrigues ser testada no congresso do SINTEPP.Olha que a "DS", corrente da Ana Júlia, responsável pela refeição no congresso, serviu sob a orientação da Joana, bufe a base de camarões, bacalhal e filé para os professores, que possivelmente nunca tinham saboreado esses tipos de quitute.
O Edmilson caladinho, caladinho vai organizando sua base política.
Ainda assim, pelos corredores do congresso afirma que não seria candidato.