28.3.07

100% Honesto

De um comentarista anônimo, a propósito da aprovação unânime do TCM das contas de 2005 de Duciomar "passeando por Brasília" Costa.

Essa decisão, ainda mais tomada por unanimidade, deveria envergonhar os responsáveis pelo controle externo da atividade financeira municipal.
Ao contrário do que se poderia pensar, desde 88 que este controle não é mais meramente formal, mas sim material, inclusive no que se refere à moralidade, economicidade, legalidade (sobretudo constitucionalidade) da atuação financeira do gestor público.
Será que tudo isto foi atendido, pelo ilustre Prefeito de Belém?
(Nova Déli)

6 comentários:

Anônimo disse...

Ana Júlia tem a missão de extinguir esse orgão. Igual a ele, no Brasil, só mais um. Todo o resto da federação já acabou com esse baile.

Anônimo disse...

Caro anônimo,
Extinguir não é a solução, senão teríamos que acabar coma polícia, o judiciário, a igreja e até o ministério público e a imprensa.
A saída é a integridade daqueles que lá entram, sem concurso, só pelo nepotismo e apadrinhamento do governador e políticos - inclusive os conselheiros.

Anônimo disse...

E as contas do Edmilson, até hoje não se manifestaram, todas em tramitação!...Desde 1998!...
TCM prá quê?!

Anônimo disse...

Quanta pressa de aprovar as contas do DUDU heim!...Quizera Deus que o Ronaldo aprovasse pelo menos 10% das prefeituras pequenas do interior com a mesma rapidez.

Anônimo disse...

O contrato do lixo de 1998 ainda não foi julgado pelo tcm. O que está valendo hoje faz o problema da usina de gás do aurá uma coisa quase honesta.
Com a palavra o *} auditor Ari Pinheiro

Anônimo disse...

O que surpreende nos comentários aqui postados é a confiança cega (olha aí o oftalmologista falando)que as pessoas depositam no equilíbrio e na justeza de órgãos precários e, até prova em contrário, corruptos, como esses TCs da vida. Esses organismos não existem para provocar a análise minuciosa das contas e para fazer a partir daí um parecer técnico. Eles existem para chafudar as contas, levantar os dados, fazer o parecer técnico e, depois, transformar a divulgação desse parecer em um ato político. Entre o final da análise das contas e sua divulgação passam-se os meses em que os prefeitos são chamados a conversar e os argumentos são depositados na mesa. Alguns, por sua força de convencimento, mudam o relatório final. Outros, não. Apenas após esse procedimento de rotina os relatórios são tornados públicos. Votar por unanimidade as contas do Dr Duciomar é uma prova inconteste de que os argumentos do oftalmologista são grandiloquentes. Uma peça delicada assim deve ter custado rios de argumentos e contra-argumentos. Crer em instituições humanas é como crer em entidades espirituais e curas mediúnicas. Só a boa vontade das pessoas é que pode explicar.