4.3.07

A Última Ala

Afoito para desfilar na Sapucaí, conhecido videomaker paroara de origem maronita nem olhou direito prá fantasia que comprou na última ala da Portela, sua escola de coração, no Carnaval de 2006.
De quadra da Águia emendou para as praias, meninas, chopinho e tudo o mais. Na hora do desfile, ao receber a fantasia, teve um ataque: era uma fantasia de judeu, com todos os detalhes. Não faltava nem a estrela de David.
Puxa daqui, conversa dali e ele não queria vestir a parada de jeito nenhum.
Até para o velho pai, de 85 anos, ligou no meio da noite, da concentração, para reclamar da sorte. Lembrou a origem bélica e ativista da família, lá no Líbano, para justificar sua impossibilidade de vesti-la. O velho Nacib, figura doce, tentou quebrar as resistências do filho. Sem sucesso.
A muito custo, um tio conseguiu convencê-lo a desfilar, retirando partes da fantasia e a estrela de David, colando em seu lugar uma bandeira improvisada com as cores libanesas.
Consolado, ele entrou na avenida, sambando até a dispersão.
Passada a tormenta, seu tio Arnaldo Jordy contou a estória para o poster, e ainda deu o título: o dia em que Cassim virou Jacob.

12 comentários:

Anônimo disse...

O Jordy deve ter carregado nas tintas para dar "molho" na história, que realmente é divertida. Mas nos municípios da região oeste do Pará, há colônias de judeus e árabes e todas convivem pacificamente, as famílias são amigas e parceiras. Um dia, estávamos em um coquetel na Academia Paraense de Letras, a sogra de um dos acadêmicos, senhora de 80 anos e origem libanesa, perguntou para meu marido se ele é árabe. E ele: não, minha ascendência é judia. E ela, no maior bom humor e simpatia: é tudo a mesma coisa! E propôs na hora um brinde aos árabes e judeus.

Unknown disse...

Bom dia, Franssinete.Voce morreria de rir ouvindo a parada, com o "Jacob" ouvindo calado.]
De fato há uma tolerância com a disputa, em terras paroaras.
Minha ascendência remota tb é judaica, dizia meu pai.
Abs.

Anônimo disse...

Oi, Juvêncio. Imagino a cena.
Vou revelar uma gafe terrível que o Uruá-Tapera cometeu em 2004. Wagner, filho de um grande amigo nosso, o professor João Tertuliano Lins Neto, fez uma bela dissertação de mestrado na área de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, intitulada "Estrela Minguante: memória e resignificação do judaísmo no interior do Estado do Pará". Tirou nota máxima. Dediquei página interia e manchete na capa. E ilustrei com fotos de pousadas e residências de famílias judias no Baixo Amazonas. Pois bem, uma foto de pousada árabe estava com a legenda como se fosse judia. O Wagner, quando viu o jornal, se desesperou. Ficou com medo de que a família, que o recebeu e hospedou durante a pesquisa, pensasse que o erro era de sua tese. O Tertuliano aproveitou para se divertir às minhas custas e disse que temia pelo recrudescimento dos conflitos no oriente médio, e que eu seria responsável por um levante das pacatas famílias. Aí o jeito foi telefonar e assumir o erro na edição, pedindo mil desculpas e rezando para não abalar a histórica serenidade amazônica entre árabes e judeus!

Unknown disse...

Rs...boa essa! Uma pousada mista..eheh. Mas o Tertuliano... que grande figura. Devo um favor inesquecível à esse rapaz!
Conheci o Wagner garotinho, quando eles moravam em Campinas.Bom saber que já um Mestre.O pai do Terto, o velho Aloísio, era grande amigo de meu pai, em Breves.
E a parada é essa mesmo: errou tem que se retratar.Já fiz isso várias vezes por aqui.

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

Juvencio Amigo,

Seus posts continuam cada dia melhores. Daqui apreciei, ri um bocado e fiquei pensando que todas as batalhas em árabes e judeus deveria ser travada nos moldes paraora, entre risos e gargalhadas. A próposito das enchentes, tanto ai como aqui espero que os aruás ponham seus ovos em barrancos mais baixo, senão vamos morrer afogados.
Mudando de alhos para bugalhos, gostaria de ter sua opinião, lá no Aparte, a respeito de anistia. Ao seu modo e tempo. Abs do Jarbas do Aparte.

Anônimo disse...

Claro que além do telefonema à família (antes que iniciasse uma guerra santa), publiquei a errata na edição seguinte do Uruá-Tapera. Também faço questão de me penitenciar pelos erros, é regra básica do jornalismo (embora não muito seguida pela mídia.
E o Wagner, pela excelência de sua tese de Mestrado, emplacou o seu tema em premiado documentário e ainda ganhou uma bolsa para fazer o Doutorado na Universidade de Jerusalém, que já concluiu. A última vez que soube dele, há cerca de um mês, estava em São Paulo, preparando-se para retornar a Belém. O Wagner é muito talentoso, antes do Mestrado já tinha morado alguns anos em Israel, nos kibutz, estudando a cultura local. O Tertuliano está todo feliz e nem está prosa.

Unknown disse...

Ahah...obrigado, Jarbas, velho.
É sempre um prazer a sua visita e vou lá sim.Hoje mesmo.
E torço para que as águas nãosubam muito nesses vales aí de Minas, cada um mais lindo que o outro.
Abs.

Unknown disse...

Fran, que ótimas notícias.Vou ligar para o terto esta semana.Ele merece o sucesso do filhote doutor.
Obrigado.

Anônimo disse...

Não entendi a retirada do comentário que falava do retorno de Edmilson ao PT.Pode me explicar Juvêncio?

Unknown disse...

Sim, com prazer.
É que voce usou um coletivo em desacordo com as regras do blog para se referir aos membros do partido de Vic.
Nada contra Edmilson, muito pelo contrário.
Obrigado.

Anônimo disse...

Luluquefala comenta:
Foi só a Vice governadora colocar a cabeça pra fora na TV, que já veio lambada em cima dela. Parece que esse sobrancelhudo tem pavor de enfretá-la nas urnas. Mas tudo é uma questão de tempo. E não demora, é já já, logo ali.
Valéria tanto pode sair para prefeita em 2008, como pode esperar um pouci e concorrer para uma das vagas para o senado em 2010. Como pode sair para o governo ou vice novamente do Jatene. Tudo pode acontecer. E uma coisa é certa, ela com certeza vai atrapalhar os planos maquiavélicos do sobrancelhudo. Além de ela poder optar por qualquer uma das opções, ainda pode apoiar a reeleição da governadora Ana Júlia.
Ou ser sua vice.
Uma coisa é certa. O sobrancelhudo já tem uma pesquisa bem quentinha nas mãos feita entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março. Foi entregue a ele pelo seu fiel escudeiro AJ na sexta as duas da tarde.
São duas as pesquisas. Uma só em Ananindeua com os seguintes nomes: Helder, Pioneiro,Antonio Armando e outros menos votados. Nessa, seu filho aparece em primeiro seguido bem de perto por Pioneiro, quase empatados, e em terceiro o atual prefeito de Marituba, que deve mudar o seu domicílio eleitoral até 01 de outubro desse ano.
Já a de Belém, ele colocou bem mais nomes: Duciomar, Edimilson, Valéria, Pioneiro,jatene, Priante, Elcione e Hélder, em várias simulações.
Em todas elas, Edimilson aparece em primeiro, seguido sempre ou por duciomar ou por valeria.Os outros da grande família mal aparecem. Priante, por exemplo, beira o traço.
Quando Jatene entra na parada, só perde para edmilson e tem valéria em terceiro lugar, seguida por duciomar.
A disputa vai ser muito boa.

Anônimo disse...

Obrigado Juvêncio pela explicação.Fica meu agradecimento pela atenção dada a minha pessoa e daqui pra frente terei cuidado ao me expressar,sempre respeitando as regras,OK?Um grande abraço!