8.12.07

O Telhado Desaba

A CPI do Sistema Carcerário vai pedir o afastamento da juíza que manteve uma garota de 15 anos presa com homens em Abaetetuba, no Pará. A situação dela se complicou depois do depoimento aos deputados, nesta sexta-feira, em Belém.
De acordo com a CPI a juíza mentiu o tempo todo. Com base numa sindicância da corregedoria de justiça do Pará a comissão vai pedir o afastamento da juíza ao Conselho Nacional de Justiça. Os deputados dizem que já tem provas de que a juíza adulterou e falsificou documentos.
Uma sindicância diz que dois funcionários da secretaria judicial afirmaram que a juíza teria feito o ofício no dia 20 de novembro com data retroativa ao dia sete. A sindicância revela ainda, que a juíza não teria enviado por fax o pedido de transferência no dia oito. Versão que teria sido desmascarada pela investigação.
“Nós estranhamos muito o fato de uma juíza falsificar documento, adulterar data e coagir funcionários para participar disso tudo. É um fato grave, que deve ser apurado pelo tribunal de justiça do estado do Pará, o Conselho Nacional de Justiça tem que acompanhar de perto, porque este tipo de conduta é incompatível com a função que ela exerce, e nós não podemos tolerar isso na justiça brasileira', declara Neucimar Fraga (PR-RS), presidente da CPI sistema carcerário
.

Informações do Portal ORM.

---------------

E no site da Associação dos Magistrados do Pará.

Em face do recente problema ocorrido em Abaetetuba, que atingiu o Estado do Pará, provocando efeitos deletérios ao Poder Judiciário de mais intensa, a magistratura de 1º grau é convidada a comparecer quarta-feira (12.12.2007), a partir das 09:30 horas, no plenário do Tribunal de Justiça para, publicamente manifestar seu apoio à Juíza Clarice Maria de Andrade e propor medidas do Egrégio Tribunal Pleno para que, no futuro, tais fatos não voltem a ocorrer, uma vez que o Judiciário tem assumido obrigações que não lhe pertencem com o objetivo de colaborar com o grave problema carcerário do Estado e hoje se vê seu bom nome enlameado.
Para mostrar que apesar dos fatos nossa dignidade será defendida com altivez, todos deverão comparecer com a TOGA, vestes talares da Magistratura que ninguém mais pode ostentar.

16 comentários:

Anônimo disse...

Deveriam é ir-se esconder. Estranho como o corporativismo entorpece os profissionais, levando-os a situações delirantes com essa ocorrida em Abaetetuba. Qualquer indivíduo ponderado percebe que o desenrolar do escândalo foi todo modulado pela doença senil do sindicalismo, que é o corporativismo. As corporações precisam entender que frente ao julgamento da sociedade o poder delas é bem menor do que frente aos governos. Ou aprendem a lição, ou vão seguir na ladeira abaixo do descrédito público.

Anônimo disse...

Lamentável. Vão apoiar uma mulher que fez o que fez com outra mulher, ou melhor, com uma adolescente mulher. E ainda se acham enlameados!!!! Pois deveriam aproveitar a ocasião para lavar as togas sujas dessa e de outras c...absurdas que o "puder juidiciário" tem cometido, especialmente nesse rincão londe demais das capitais. Lamentável.

Anônimo disse...

Acho que no escândalo carcerário ocorrido em Abaeté, estão mudando o foto.
Estão maximinizando o fato de ter sido uma menina menor de idade em detrimento do fato maior: Não interessa ser a moça era menor de idade; não interessa se se prostituía na beira do cais; não vem ao caso quantas vezes tinha sido detida acusada de furto.
O fato principal é que era uma "mulher" que estava em uma cela com 20 homens e foi violentada com a aquiecência e/ou omissão dos policiais e magistrados que a detiveram e manteram presa.
Se ficar avaliando os fatos somente pelo prisma da menor idade, estamos aceitando que com mulheres adultas situações como esta não é crime.

Anônimo disse...

O Povo responde...

Em face dos grandes problemas ocorridos diariamente no Estado do Pará, provocando perdas de vidas, abusos, desrespeito, violação de direitos dentre outras tantas coisas que parte da magistratura não vê ou finge que não.Cconvidamos todos aqueles que um dia precisaram da justiça ou daqueles que se apropriaram dela em causa própria, corporativismo dentre outras coisas a comparecerem, física, virtual ou espiritualmente para vibrar contra meia duzia de caras de pau que publicamente manifestarão seu apoio a uma das suas que segundo seu corregedor falsificou, mentiu, escondeu e se omitiu diante de um ato covarde e de natureza grave que diariamente ocorre nas prisões de todo Brasil mas que por infelicidade nossa e desrespeito daqueles que deveriam coibir tais abusos como: Governo do Estado, TJ, MP, Defensoria, Polícia Civil dentre outras entidades, nos colocaram diante desse imenso vexame nacional. Convidamos a este ato de repudio para que tais fatos não venham mais a ocorrer , uma vez que o povo não aguenta mais ser vilipendiado, violentado, abusado em todos os sentidos sem que ao menos sejam acolhidos nos braços de Themis ou daqueles que se revestem do poder mas que não sabem usa-lo senão em causa dos seus pares.Para mostrar que apesar dos fatos há de prevalecer a indignação, o desejo de profundas mudanças, a denúncia que visa tornar os fatos trasnparentes e a intolerância diante de tantas injustiças,todos deverão comparecer com as armas e as roupas de Jorge,para que os nossos inimigos tenham olhos e não nos vejam, tenham pés e não nos alcancem já que as vestes talares cabem apenas em uns poucos que realmente preenchem os requisitos elementares para poderem usar, Ostentem em vez do corporativismo a dignidade a pessoa, o dever de cumprir a lei, sem exageros, com retidão, sem a demagogia de prazxe que corrompe suas almas a muito comprometidas com seus interesses, Ostentem o desejo de fazer justiça, cumpram as leis apenas com um pesmeo, sem a outra medida que vez por outra como nesse caso são usadas como critério de desempate para perdoar faltas tão graves. Afastem, aposentem, expulsem dos seus quadros, os sem noçao, sem comprometimento, sem postura de magistrado, aí sim a sociedade agradece o ato.

JC - Aquele que acha essa atitude a verdadeira face débil desse episódio.

Anônimo disse...

Pensei, pensei, pensei em dizer algo sobre essa medida idiota dessa associação .... mas faltam-me palavras ...

Anônimo disse...

Pra compelementar.. não existe pior violência do que a conivência o silêncio e a inércia do poder público. A mão que deveria alcançar a todos escolhe e separa seus pares e a eles concede as benesses dos amigos da corte, esta corte cheio de bobos que pensam que mandam e governam meia duzia de impostores disfarçados de autoridades que nao conseguem fazer o mínimo que se espera deles. Mas nada como um dia após o outro. Essa conta eu vou cobrar com juros viu Governadora.


Apesar De Você
Chico Buarque
Composição: Chico Buarque

(Crescendo) Amanhã vai ser outro día x 3

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão.
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão.

Apesar de você
amanhã há de ser outro dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar.

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro.

Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de “desinventar”.
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar.

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.

Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.

E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa.
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia.

Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal,
La, laiá, la laiá, la laiá…….


JC - Indignadissimo com essa gente!

Anônimo disse...

Se solidarizar com o crime é a última coisa que se poderia esperar de uma associação de magistrados.

Anônimo disse...

É preciso anotar o nome de todos os meretíssimos ( cuidado revisão!) que comparecerem "de toga" em apoio à juíza, para pedir medidas contra eles ao Conselho Nacional de Justiça.

Val-André Mutran  disse...

"Que ninguém mais pode ostentar", é o resumo dessa Ópera bufa.

A Justiça desse país está na lama a muito tempo.

Não condena o colarinho branco.

Não recupera o dinheiro roubado dos cofres públicos.

Não afasta sua banda podre por ação corporativista.

Que Justiça é essa?

O povo está ofuscado com sua cegueira.

Anônimo disse...

Bom dia, Juca querido:

Para o anônimo das 6:53:

eu também, ontem, nada tinha a acrescentar. Mas, agora cedo, depois do café, lembrei de Brecht:


"Desconfiai do mais trivial ,
na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada, de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural
nada deve parecer impossível de mudar (...)"

Acho que ele já falou por nós.

Abração pra você e beijão pro Juca.

Carlos Barretto  disse...

Excelente este testo, Bia.
Me deu realmente vontade de ler mais deles. Vc tem alguma indicação?
Abs

Carlos Barretto  disse...

Desculpe, bia. Inadvertidamente troquei o "x" pelo "s" na palavra texto.

Anônimo disse...

"Que ninguém mais pode ostentar" é a demonstração cabal de que querem dizer que são diferentes de todos os demais mortais. Mas aquela juíza mineira não disse que os juízes são seres superiores? Os paraenses devem ter certeza disso. Repugnante.

Alex Lacerda disse...

Realmente não podemos ostentar, e muitos de nos também não querem, devido ao pitiú que se apossou de algumas togas, acho que da cabeça de alguns também.

Anônimo disse...

Ninguém lembra de perguntar a esses nobres deputados da CPI desse caso vem com toda moral o que o parlamento fez com a história da gravidez da Gloria Trevi que os proprios Policiais Federais teriam a engravidado? Isso na Capital da República e não teve toda essa confução. alguém foi punido?...

Anônimo disse...

Bom dia, Flanar:

Bertold Brecht foi um angustiado e intenso personagem do seu tempo. O engraçado é que muitos conhecem muita coisa dele, às vezes sem a referência correta. Ele foi, entre outros, um ícone da liberdade para a minha geração.

Para conhece-lo um pouco mais há sua obra extensa para o teatro e muitos sites ajudam a conhece-lo. Há um que apresenta trechos de seus mais conhecidos poemas. Vale a leitura.

http://www.culturabrasil.pro.br/brechtantologia.htm

Um abraço