28.9.06

Contra Pragas

“Malditos sejais ladrões, gatunos, pichelingues, unhantes, ratoneiros, trabuqueiros dos dinheiros públicos, dos quais agadanhais, expropriais cerca de 20% de todos os orçamentos, deixando viadutos no ar, pontes em nada, esgotos a céu aberto e crianças mortas de fome, mortas de tudo, enquanto trombeteais programas populistas inócuos.”
“Que a maldição de todas as pragas do Egito e do Deuteronômio vos impeça de comer o fruto de vossas fazendas escravistas, que não possais degustar o pão de vossos fornos nem o milho de vossos campos, e que vossas amantes rancorosas vos traiam e vos contaminem com as mais escabrosas doenças e repugnantes feridas!”

O texto acima, da lavra do cineasta Arnaldo Jabor, é a epígrafe da denúncia que o Ministério Público Federal - subscrita pelos procuradores da República Ubiratan Cazzeta, Felício Pontes Jr., Rodrigo Telles de Souza, e José Augusto Potiguar - oferece contra o ex senador Ademir Andrade (PSB-PA) e mais outros 30 nacionais, denunciados pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, fraudes em licitações e estelionato, que teriam sido perpetrados na Companhia das Docas do Pará.
O principal acusado entrou com habeas corpus pedindo a retirada desta epígrafe da denúncia, informa o on line do Diário do Pará.

--------------------------------------------------------------------

Atualizada às 17:42.

Leia a notícia completa aqui, no site da Justiça Federal, onde há um link para a íntegra da denúncia.

9 comentários:

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

Juvêncio,

A praga serve não só aos larapios do Para, mas de modo geral aos que saqueiam os cobres nacionais a partir do planalto central e ainda buscam, não uma reeleição, uma prorrogação de mandatos para continuarem a rapinagem. Abs. Jarbas

Unknown disse...

A renovação da licença para o embuste, a pilhagem, a covardia, a sem vergonhice.
Mas a corja vai ralar nos próximnos anos.E nos tb.
Abs

Val-André Mutran  disse...

Não entendi?
A epígrafe é um elogio.
Ladrão não merece citação, só cadeia...e que a Justiça trate essa gente como deve: Regime fechado e nada de regalias.

Unknown disse...

Ê, rapaz! Por onde voce anda?
Já viu o seu deputado na lista dos dez mais no blog do Barata?
Abs

Val-André Mutran  disse...

Estou pelejando em Marabá e adjacências. Vou lá no Barata agora.
Abs

Yúdice Andrade disse...

Falando novamente como operador do Direito, não sei se concordo com esses excessos estilísticos que o Ministério Público Federal tem usado muito recentemente. Temo que essa coisa midiática comprometa a seriedade e a serenidade que um acusador deve ter, sem perder o rigor da acusação.
Mas, embora não nutra grandes simpatias pelo Jabor, que o texto está excelente, está. E agora não mais juridicamente. Adorei. Tomara que a praga pegue!

Unknown disse...

Concordo com voce, embora não veja nenhum problema com os aspectos midiáticos da epígrafe.
Falo como operador da mídia.
(prá voce ver como são limitadas e frágeis nossas "operações", se solitárias, se não acompnhadas de outras ramos do conhecimento)
Quanto mais mídia em cima das operações do Direito, inclusive, melhor.
Acho que o temor do comprometimento do papel do acusador,ou da denúncia apresentada, não tem porque ficar fragilizada em sua seriedade com o uso da epígrafe
Tb não sou admirador do Jabor,mas o texto é ótimo.E tomara que a praga pegue sim, se já não pegou...eheh.

Val-André Mutran  disse...

Mestre Juvêncio,
Como a pesquisa não está registrada, acredito que haja erros grassos.
É impossível Lira Maia obter o que os números apresentam por uma razão simples: Ele simplesmete não será votado numa das mais densas regiões eleitorais do Pará, aqui no sul/sudeste. Ningém conhece o candidato na região de Carajás.
Como alguns candidatos do PSDB citados na lista da suposta e não registrada pesquisa do Ibope, outros nomes também não terão mais do que entre três ou quatro mil votos em todo o Carajás (38 municípios).
Se seguirmos a lógica, apenas alguns medalhões obeterão expressiva votação por esta região.
O que desequilibra o embate é a região nordeste do Estado.
Os candidatos que não investiram na região, seja por falta de recurso, seja porque simplesmente não tem o que lá dizer ou apresentar, tembém estarão fora da lista que vai para a Câmara dos Deputados.
Abs

Unknown disse...

É, Val-André, pode ser, mas Lira Maia estaria muito bem no Oeste do Pará, o que poderia reequilibrar sua falta de votos aí no sul/sudeste.