20.9.06

Os Cadáveres de Lula

Pensata da Folha de SP de hoje, da lavra de Eliana Cantanhede.

O governo recorreu a uma estratégia óbvia e que não é nenhuma novidade: tirou do Planalto e jogou para o PT a culpa pela compra de um dossiê contra tucanos pela bagatela de R$ 1,7 milhão.
Lula mantém o poder, mas transforma o PT na sua Geni (aquela da música do Chico Buarque).Mantém-se, assim, o mesmo script de todos os escândalos que têm aparecido no atual governo, e que não são poucos: o Planalto leva um susto, Lula fica indignado, um ministro é escalado para falar em "armação", Márcio Thomaz Bastos entra em ação para reduzir danos e a culpa acaba sempre nas costas do partido.
No final, Lula vai amontoando cadáveres: José Dirceu, Antonio Palocci, José Genoino, Waldomiro Diniz, Delúbio Soares, Sílvio Pereira, aos quais vêm se somar, agora, Freud Godoy, que trabalha há 16 anos com Lula e com o PT, tem gabinete no Palácio do Planalto e função na campanha da reeleição, e Jorge Lorenzetti, petista desde criancinha e também linha de frente do comitê.
A diferença entre Freud e Lorenzetti é justamente o gabinete.
Então, Lula, Tarso Genro, Mercadante, Ricardo Berzoini e todos os lulistas criam a tese de que Freud, na verdade, não teve nada a ver. Foi um pequeno equívoco. Quem estava metido com a compra do dossiê era mesmo o Lorenzetti.
Porque um, Freud, é Lula, de Lula, de dentro do Planalto. E o outro, Lorenzetti, é PT, do PT e fora do Planalto. Então, pau no Lorenzetti e pau no PT.Encontrado o culpado de plantão, agora é rezar para não ter que encontrar os chefes. Porque, senão, coitado do Berzoini, ou coitado do Gilberto Carvalho, secretário particular de Lula e, em tese, chefe direto de Freud no Planalto.
A cabeça de um dos dois, ou dos dois, terá que ser dada de bandeja para salvar a pele do chefe Lula.
Completado o círculo, é só manter a mesma ladainha do complô das elites: da oposição, da imprensa, dos ricos. Só não dá para citar a Febraban, que essa não acha nada demais na compra de dossiês contra adversários, desde que os lucros bancários continuem como estão --na estratosfera.
É assim que a eleição passa, as pesquisas vão confirmando o favoritismo de Lula já no primeiro turno e nada muda.
Só tem um detalhe. Essa história toda não acaba em primeiro de outubro e, se Lula vencer, já vai começar o segundo mandato com a classe média de cara virada, formadores de opinião enojados e um monte de cadáveres que, na verdade, não são cadáveres.
São mortos-vivos. E estes sempre aparecem. Para assombrar.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eliana Catanhede continua em campanha. Seu marido também. É um dos sócios da produtora que faz a campanha de Alckmin.

Anônimo disse...

Catanhede, a tucana, enfatiza: "Só tem um detalhe. Essa história toda não acaba em primeiro de outubro e, se Lula vencer, já vai começar o segundo mandato com a classe média de cara virada, formadores de opinião enojados". Ou seja, é melhor votar em Alckmin, que é sanguessuga, responsável pelo avanço da criminalidade organizada no país mas é quem paga o salário do marido da articulista. Jornalismo? Bah!

Anônimo disse...

Essa basófia de "formadores de opinião" ainda aparece em articulistas nacionais? Pelo amor de Deus. Interna essa maluca!

Anônimo disse...

O pior desta história toda é ver os petistas urrando uma honestidade claramente inexistente e ainda ver os tucanos esbravejando contra tudo aquilo que sempre fizeram, fazem e farão. Dona Catanhede torce pela miséria do próximo governo Lula, convencida que um governo tucano seria melhor - para ela com certeza, para o Brasil, é tudo a mesma coisa!!!

Anônimo disse...

eu detesto esse negócio de FORMADORES DE OPINIÃO... 1000 anos no inferno pra ela.

Anônimo disse...

Interesses da Catanhede num mandato Tucano... Interesses também de quem ñ vê o desastre de um segundo Governo Lula, afinal, o pior cego é aquele que ñ qr ver.
Pelo menos o vice de Lula sempre se demonstrou muito coerente, afinal fica uma esperança para depois do impeachment do presidente que enterrou mais amigos por causa de corrupção ativa, passiva e deslavada.