3.12.07

Questão de Princípios

Sobre o caso do processso que a PF abriu em Santarém para investigar a fonte que vazou a degravação da escuta telefônica da Operação Rêmora, que flagrou o secretário de Planejamento, Everaldo Martins Filho tentando obter uma certidão negativa para uma empresa que tinha débitos no fisco municipal, o poster paga a dívida com os leitores e comentaristas do post A 5a Emenda Em Questão, de 27/11, e comenta.


Após a divulgação da gravação da conversa, lactodependentes do secretário de Planejamento Everaldo Martins espalharam na cidade que a gravação era falsa.
Não era. Mas como em Santarém tem gente que acredita até em pirarucú que mama, ficou um clima de perplexidade e incerteza. Para tal contribuiu a fonte da publicação, O Estado do Tapajós, pela oposição que faz à prefeitura da cidade.
Mal sucedido na tentativa de descredenciar a informação, a tchurma de Everaldo tentou responsabilizar a interlocutora do grampeado, de outra corrente do mesmo partido. Teria sido uma armação. Também não foi longe a segunda versão.
O teatro desabou sobre a platéia na semana seguinte, quando a gravação foi exibida em popularíssimo programa policialesco na afiliada do SBT local, de propriedade de outro adversário político dos Martins.
Aí foi um Deus nos acuda: os telespectadores reconheceram as vozes dos dois secretários da administração municipal, um deles, irmão da prefeita Maria do Carmo, flagrado na tentativa de dar um beiço,segundo ele provisório, nas finanças municipais.
A mídia santarena abrigou intensa discussão sobre a existencia da fita, a veracidade de seu conteúdo e, por fim, sobre as questões legais envolvidas na publicização de parte do acervo de um inquérito, a Operação Rêmora, naquela época sob sigilo decretado pela justiça, levantado tres meses depois.
O vazamento de informações tem se tornado uma poderosa arma na sustação de crimes continuados, na diminuição do poder ou desejo de intimidar testemunhas, em processos ou fora deles, na formação de um atmosfera de transparência de informações, exigência absolutamente fundamental em todos os modelos democráticos de escolha pública.
Ocorre, neste momento, uma colisão entre dois princípios: o da inocência presumida, e o da moralidade pública.
O primeiro garante que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória, em plavras simples, ninguém é culpado até que a sentença exarada da última toga seja proferida.
O segundo princípio trata dos preceitos de lealdade e boa fé do servidor público com a sociedade, contemplando a determinação jurídica da observância destes preceitos éticos produzidos pela sociedade.
Conceda-se sim, a Everaldo Martins, a presunção de inocência, mesmo com sua vozinha lá, identificada, reconhecida, vazada para dezenas de milhares de espectadores e leitores.
Sua insistência em criar obstáculos a transparência das informações só o tornará mais ridículo, mais cruel com a sociedade santarena, que ouviu Everaldo Martins, no jornal e na tv santarena, tentando arrancar na marra a certidão falsa.
Mas conceda-se a Paulo Leandro Leal, em nome da moralidade pública - objeto de tentativa de quebra mostrada na gravação- o direito de informar seus leitores e a sociedade santarena, conferindo transparência à escolha pública.
Resta ainda um terceiro e mais importante princípio, posto que antecede aos princípios da moralidade ou da inocência presumida: o da liberdade de expressão.
Sobre este não vou me demorar, na presunção, inocente e moral, que só asnos ousariam contestá-lo.
E o blog não dialoga com quadrúpedes.

-----

O jornalista Paulo Leandro Leal, ao sair da PF na quinta feira, 29, declarou ao blog do Alaílson que foi gentilmente tratado, e que foi-lhe perguntado, entre outras coisas, se gostaria de declarar espontâneamente quem vazou a gravação. Paulo disse não, mas também disse que a fonte não é da PF.
Sobrou para os advogados, parentes e amigos das partes envolvidas no processo, algumas centenas de pessoas em várias cidades do estado.
Ou seja, não sobrou para ninguém.
Por fim, uma lembrança: o sigilo da Operação Rêmora foi levantado, e as gravações foram encaminhadas ao MPE, para que este diligencie os processos dos que podem ser alcançados pela esfera da Justiça estadual.
Aí sim, pode sobrar para alguém.
Alguém chamado Everaldo Martins.

17 comentários:

Anônimo disse...

Juvêncio, li no blog da franssinete que o ditadorzinho de merda da Venezuela pegou porrada. VIVA A VENEZUELA, VIVA O POVO VENEZUELANO!

Eh Lula, "...é a volta do cipó de arueira no lombo de quem mandou dar..."

Anônimo disse...

Sedimenta-se cada vez mais nos meios jurídicos a tese de que a violação de privacidade autorizada por um juiz no curso de uma investigação só deve servir à própria investigação - e suas consequências, da denúncia à condenação. Mas jamais à curiosidade pública.
Os vazamentos - dos quais advogados de defesa e delegados de policia são useiros e vezeiros - podem servir a interesses outros que não os da sociedade.
Acho que está faltando a mídia discutir com mais clareza o assunto, porque ela muitas vezes se beneficia dos grampos para satisfazer o interesse do público, muito mais do que para servir ao interesse público, para lembrar da imortal distinção de Evandro Carlos de Andrade.

Anônimo disse...

viva CHAVEZ. Abaixo a burguesia e as oligarquias capachas dos norte americanos. Venezuela Livre! Venezuela livre dos ditames do ditador-mor do planeta BUSH e assassino dos iraquianos e ladrão, pois roubou todo petróleo de uma nação soberana.
Os que vibram com a derrota de Chavez são os que se acostumaram a serem neocolonizados.Abaixo a mentalidade retógrada dos neocolonizados.
Viva a América Latina livre!Viva a auto-determinação dos povos. Viva a PAZ Mundial. Abaixo a postura belicista e intervencionista dos EUA.

Anônimo disse...

Nao sei nao se ele perdeu.Ele estah soh ganhando a confianca do povo e o status de um democrata mas... ...trata-se de Hugo Chaves que queiram ou nao, passou a semana inteira na midia internacional e se tornou o pop star do "factoide world".Acho que com essa ele nao levou mas ganhou. O tempo dirah.

R.Sampaio

Anônimo disse...

Concluo que o orçamento santareno é curto, não dá pra abrigar todo mundo, ´por isso todo mundo briga!

Não acredito que Parauapebas não esteja grampeada, mas aqui não vai vazar não, pois a grana dá pra acalmar todo mundo, fica todo mundo caladinho!
Todos recebem uma mesadinha, na Câmara não existe oposição, apesar das urnas ter eleito 6, em 10, supostamente vereadores de oposição.

Aqui funciona um esquema em que o super-orçamento do legislativo é devolvido, em parte, aos executivo, para que ele aplique na municipalidade, no papel, pois de vero, o que ocorre é que os vereadores se penduram nos contratos que a prefeitura firma. Daí, aqui, ninguém faz oposição, claro, muitos dizem, também, que é porque não tem governo! O que também é a mais pura verdade!

Anônimo disse...

Pois é, o ditador perdeu eleição, aliás, parece que por lá o ditador gosta de eleição, já foram onze, sobre o mais variados temas!

Mas faz parte, perdeu uma! Diga-se de passagem, com alta abstenção e por diferença mínima. Fosse o contrário será que a "democrática" oposição venezuelana reconheceria, ou estaria usando do seu voluntarioso aparato "global" para desqualificar o feito!?

Tem uma corja na América-Latina que só acreditam na democracia deles, só vale quando eles vencem. Quando perdem é porque o povo é burro, inepto, como bem sugere o ídolo FHC!

Comemore é legítimo, faz parte da festa, hoje a festa é sua, mas se acostume com a festa democrática! Não esqueça, amanhã o outro lado pode ser o vencedor.

Anônimo disse...

O post não trata da Venzuela, mas como dela se fala, vamos lá!

Evidencia-se que a mídia tupiniquim tá falida e completamente desorientada ou, de outro modo, completamente de má-fé com a democracia que ainda emerge na América-Latina!

Nesse epidódio do referendo Constitucional fica notório a importância dos blogs que a cada dia deixa de ser um meio altenativo e passa a ser o principal, passa a ser a principal fonte de informação.

Quem ainda tá escravo de Veja, Folha, Estadão, Liberal, Globo, Record tá atoa no mundo. Essas a cada dia confirmam sua condição de velhas opiniões sobre tudo, sobre o que virá!

Anônimo disse...

Por falar em LULA é só FHC aparecer que a popularidade do cara cresce! Essa é a sombra que qualquer um queria. Eita sorte tem esse LULA!

Anônimo disse...

03/12/2007 12:50

HÁ VITÓRIA DA DEMOCRACIA MAS NÃO HÁ DEMOCRACIA?


Já conhecido o resultado do referendo na Venezuela, e amplamente divulgada a comemoração do governo Bush.

II
A questão está sendo divulgada como "vitória da democracia". Então há democracia na Venezuela? E os discursos que ouvíamos até ontem, nesse caso, eram falsos?

III
Faço, então, minha proposta -

IV
Proponho 2 referendos nos EUA. O primeiro - "Devemos fechar a prisão de Guantânamo?". O segundo - "Devemos retirar nossas tropas do Iraque"?

V
Como os Estados Unidos são amplos pregadores da democracia, fica aqui minha proposta. De tão lógica, de tão democrática, aguardo telefonema pessoal do Bush agradecendo pela idéia e marcando data para os referendos.

enviada por castagna maia - www.castagnamaia.blig.ig.com.br

Anônimo disse...

Alguém aí acha que um referendo onde existe a 'possibilidade' de um 'presidente' se reeleger quantas vezes quiser é democrático?

Anônimo disse...

Depende do país, do presidente, da linha ideológica, né verdade?

Se for na europa civilizada (ocidental), nos Estados Unidos, com certeza será democrático. Se for o Uribe, FHC, Menem, Fujimori, com certeza será democrático.


Parece que lá pela Colômbia já se fala em 3º mandato!

A reeleição aqui no Brasil é instituto criminoso, que nasceu de um golpe, nasceu pela compra de votos de um presidente cujo povo insiste em esquecer!

Mas o bom da democracia é isso: um dia é da caça, outro do caçador!

Bem verdade, quem hoje esperneia contra tudo, ontem era a favor de tudo! Inclusive da reeleição do FHC, da CPMF. Quem ontem tinha um procurador que arquivou mais de 600 processos contra a turba tucana, hoje quer passar o Brasil a limpo! É assim mesmo, faz parte!

O importante é que o jogo democrático seja jogado e cada qual assume o papel que a população lhe reservou.

O que fica evidente é que a Venezuela sob Chávez é uma DEMOCRACIA! Ao contrário, mas ao contrário mesmo, do que se via antes, quando era roubada pela atual oposição! Naqueles tempos o povo de lá vivia calado, vendo o saque de suas riquezas!

O demais são as velhas oligarquias que insistem em melar o jogo democrático. Só aceitam jogar com o resultado conhecido, ou seja, querem ganhar sempre!

Anônimo disse...

2:06. Concordo contigo. O inviolabilidade da fonte deve ter limites, que pode ser exatamente a inviolabilidade. Explico melhor: lembro do caso norte-americana em que por ter recebido informações sigilosas, que punha em risco a segurança nacional (identidade de espião), jornalista foi condenado à cadeia. Paga pena de justo como pecador, mas, sem dúvida deve ter respondido ao seu interrogador que não diria a identidade de sua fonte de livre e espontânea vontade.
Ninguém me convence que esse estatuto (?) da inviolabilidade da fonte está acima dos interesses da sociedade, até porque ele não é da sociedade, pode servir à sociedade, mas é instrumento de uma corporação de profissionais e empresários, que, frequentemente, no mundo, abusa e conspira contra a sociedade em nome de interesses corporativos e de grupos políticos que os apoiam.

Anônimo disse...

As informações são sigilosas pq são importantes, logo não podem cair nas mãos de qualquer irresponsável(apesar de não ser este o caso), e por isso devem ser invioláveis, mesmo para os responsáveis.

Anônimo disse...

Para o(o) das 10h17, gente da camarilha do everaldo. rasgue a constituição, se queres o fim do sigilo da fonte...

Anônimo disse...

Já que os comentários sairam do foco,eu gostaria de te perguntar Jucajuvencio.com: Você ainda acredita que Pirarucu não mama, querido Juquinha? Saudade.

Unknown disse...

Olá, Dudu querido! Saudades também!
Eu tenho certeza que pirarucu mama...rsrsrs
Abs

Anônimo disse...

Fim do sigilo da fonte??? Garantia de não violação de informações sigilosas..leia o comentário de novo.