4.12.07

Sem Perder de Vista

Por Walter Rodrigues, em seu blog.

Leio nos jornais que o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos vai exigir do governo brasileiro que ponha fim à ocorrência de “estupros de mulheres” nas prisões brasileiras. Manifestação provocada pelo recente episódio em que a polícia deixou uma moça de 15 anos à disposição de 20 presos, durante 24 dias, numa delegacia de Abaetetuba, interior do Pará. É bom que a ONU se incomode e que a mídia encare o caso com o senso de gravidade que ele merece. Desde que não se perca de vista que:

1) Não é só no Pará que isso acontece, nem as ocorrências começaram agora.

2) Não somente presas são vítimas de estupro, familiares de presos também, como ocorre, por exemplo, em São Luís.

3) Mais comum que o estupro de mulheres é o estupro de homens, nos presídios e sobretudo nas delegacias superlotadas.

4) O Ministério Público, a OAB, os parlamentos e a mídia convencional raramente se importam com esses temas, fora das ocasiões de “escândalo”,como esse do Pará.

5) A ONU não tem moral para exigir coisa nenhuma do Brasil ou de quem quer que seja, enquanto não exigir o fechamento do campo de concentração de Guantánamo e outros centros de tortura espalhados mundo afora pelos EUA.

12 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí, Juvencio. Tem que botar quente... A ONU, não tem moral, nenhuma moral para cobrar nada do Governo brasileiro. Vou difundir essa postagem por toda rede. Uma abraço

Anônimo disse...

Explicando ao blogueiro Rodrigues:
1)o Alto Comissariado da ONU para os direitos humanos já se manifestou condenando os fatos denunciados no campo de prisioneiros de Guantànamo e também sobre o que ocorreu na prisão militar de Abugraib, Iraque.
2) a situação do Brasil frente aos direitos humanos é reconhecidamente grave e requer uma posição firme dos governos estaduais e federal, conforme o blogger reconhece nas enumerações. São provas os seguidos relatórios internacionais, denunciando o assunto.
3)tecnicamente não existe estupro entre homens, que exige a ocorrência de conjunção carnal (coito vaginal). Outros abusos sexuais são classificados como atentado violento ao pudor e são considerados tão grave quanto.
4)não é inteligente atribuir que por ser do Pará a mídia abuse na exploração do assunto. Como vc. reconhece foram denunciados fatos semelhantes em Manaus, São Luiz e antes disto houve Carandirú, símbolo maior do desprezo do poder público para com a população carcerária do país.
4) além do próprio fato envolvendo a menor em Abaetetuba, a razão da maior exposição do Pará se deve também a atitude das autoridades frente à denúncia. Um insanidade.

Anônimo disse...

A ONU tem sua reputacao abalada e isso eh fato.Quanto a Guantanamo, o tratamento com prisioneiros segue os limites estabelecidos no treinamento dos proprios marines americanos e GA's.Esta na hora de colocarmos toda a culpa das mazelas do mundo nos USA.Quem vive aqui sabe que nao fazemos tantos feriados e ferias em virtude de todos estarem ocupadissimos trabalhando serio e gerando riquezas para que o produto dessa riqueza proporcione uma melhor qualidade de vida a todos ( americanos nascidos aqui, brasileiros,japoneses,alemaes,italianos,etc) que fazem estes estados serem Unidos por um bem comum.

Anônimo disse...

Não me diga que latinos e arábes são muitíssimo bem tratados nos EUA. Depois desta, encontramos o paraíso na terra. E a ONU não tem moral mesmo, a guerra do Iraque, aliás o saque do Iraque aconteceu e ninguém falou nada. Nem as tais armas de destruição em massa foram achadas e a ONU calada.

Anônimo disse...

Quero dizer: parar de colocar a culpa , em meu comentario anterior.Por outro lado, a questao de ser bem tratado ou nao um latino e um arabe, perguntem a eles se querem voltar aos seus lugares de origem.Quer discriminacao maior do que nao ter emprego, viver na pobreza e na guerra? Nao eh essa lua de mel mas tb nao eh tambem como vc imagina, apesar de star parcialmente certo, caro colega leitor.Quanto a remora e o vazamento , nao penso que essa apuracao chegara a alguma conclusao.

Anônimo disse...

Esse Saint Paio é mesmo um pândego! Quer dizer que, porque o treinamento de "marines e GA's" permite todo e qualquer tipo de tortura isso é correto? E o mundo descobre, estupefato, que a riqueza gerada nos EUA melhoram a vida de todo o mundo! Não é mesmo um pândego?

Anônimo disse...

Nao sou um pandego, sou um migrante que me distanciei de cretinos como vc que nao conhece a realidade do mundo alem de Castanhal.Sou tapajoara e faco parte dos que constituem a economia da unica super potencia mundial.Soh isso.Sofre no teu inferno,nfeliz.

Anônimo disse...

E o Sint Paio tá bem pra caramba, lavando latrina nos EUA.

Unknown disse...

Saint Paio e o(s) anonimo(s) perderam de vista o estilo.
Primeiro o migrante, que realmente falou bobagens sobre Guantanamo, e depois seu(s) interlocutor(es).
Não mais terão seus comentários aprovados neste post.

Anônimo disse...

Melhor assim.Obrigado pelo bom senso.

Anônimo disse...

AK DIZ:

Grande Walter Rodrigues. Há milênios não nos vemos. Continuamos vivos.

Afonso Klautau

Anônimo disse...

http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/americas/default.stm