Encontrei casualmente o advogado Raul Meirelles no meu boteco predileto. Raul é o presidente do SAAEB, o serviço de água e esgoto do município, e conselheiro político do prefeito falsário.
Dizem ser, também, uma das pontes entre o prefeito e a governadora.
Há cinco anos não o via. Depois dos cumprimentos de praxe, e das boas notícias que me trouxe de um querido amigo comum - o informático Paulo Rodrigues, ex presidente da Cinbesa no governo Edmilson - perguntei-lhe quais seriam os tres possíveis vices de Duciomar Costa, a questão que responde à (quase) todas as interrogações da sucessão de outubro próximo, em Nova Déli.
Evasivo, disse qualquer coisa do tipo "ainda não está decidido". E saiu rapidamente, atrasado que estava para o ensaio geral do Quem São Eles na av. Doca de Souza Franco.
Da próxima vez que o encontrar - tomara que não demore tanto - farei outra pergunta. Vou pedir sua opinião sobre os alarmantes níves de corrupção e incompetência na prefeitura da cidade.
10 comentários:
Juvêncio:
Inclue nas tuas perguntas o portal da amazônia, que é um escândalo, pois a construtora Andrade Gutierrez ganhou a obra da Bacia da Estrada Nova e o Portal veio para pagar a contrapartida da prefeitura, tudo sem licitação. Estão aterrando o Rio Guamá sem que os órgãos ou o Conselho Muncipal de Meio Ambiente fosse consultado. De quebra o grupo mafioso está planejando a construção de mega projeto imobiliário nas proximidades, informações de algibeira sempre geraram bons lucros neste país, foi assim que os collor de melo fizeram fortuna no tempo de Getúlio Vargas e da Avenida Brasil. Recentemente, como diz você, a folha nariguda publicou reportagem sobre a Belém-Brasília com a informação de que um irmão de um alto funcionário de Brasilia, conhecedor do trajeto da Estrada, fez seu irmão construir uma fortuna comprando e vendendo lotes no lugar que hoje é Paragominas. O Raul ainda deve muitas explicações, mas fica para outra vez.
Juvêncio.
Essa história de ponte entre o Governo do Estado e a Prefeitura é coisa de lobysta, que vende prestígio, nisso o Raul é mestre. No PT, por tudo que já aprontou, ninguém confia nele.
Juca, bom dia.
Não conheço o Raul Meireles. Por isso, nada posso (e nem deveria, ainda que o conhecesse) dizer de sua conduta pessoal. Como homem público que é, está sujeito à minha avaliação, eleitor e cidadão que sou.
Assim, em primeiro lugar, faço um reparo no seu post, se você me permitir. Raul Meireles não pode ser considerado advogado; advogado é aquele que milita, dia-a-dia, em alguma das instâncias do Judiciário ou nos órgãos públicos e instituições privadas que demandem tal profissional, e que faz disto seu meio de vida.
Em uma busca simples, pela internet, não se encontrará mais que 3 ou 4 processos com Raul Meireles como advogado. Não creio, pois, que ele sobreviva como causídico; tampouco acho que sua atividade política lhe permita tempo para ser advogado. Deste modo, Raul Meireles é político, e assim, creio, deve ser chamado.
Segundo: Raul Meireles não é propriamente um exemplo de coerência política. Veio do PRC, Partido Revolucionário Comunista, quando este se abrigava nas hostes do PT, nos anos 80; nesta fase, pelo que sei, era fiel escudeiro de Humberto Cunha. Passou pelo governo Edmilson, na prefeitura de Belém, vindo posteriormente a aninhar-se na base de apoio de Almir Gabriel e Simão Jatene, nos anos 2000, para finalmente pousar no ninho de Duciomar Costa. E permanece, indelével, ao lado do prefeito desastre.
Nâo há como ter confiança (política, ressalto, pois, novamente digo, não o conheço pessoalmente) em um ator político deste jaez, como diria o Augusto Barata.
Assim, sugiro que você não lhe pergunte a opinião sobre os problemas da prefeitura. Ou ele não saberá o que lhe dizer, e sairá mais rápido que nesta oportunidade que você nos narra, ou ele reagirá de modo intempestivo. De uma ou de outra maneira, será uma vergonha.
Abração.
Apesar de não conheceres o personagem, o principal da biografia pública foste listando. O que faltou foram os produtos impublicáveis das baixas paixões que a política fermenta em espíritos mal formados, os que vivem de oportuna sombra e escorregadios como quiabos se escafedem pelas portas da história, sempre que a luz da verdade incide sobre eles. De gente assim a prudência recomenda manter a distância.
Bom dia, Juca querido:
a boa notícia deste post não foi anunciada: o Quem São Eles este ano homenageia Benedicto Monteiro com o samba-enredo BEM DITO SEJA O BENEDICTO e no próximo ano, Dalcídio Jurandir.
Estou torcendo!
Beijão
O raul é aquele que rompeu com o governo do Edmilson quando a prefeitura retomou ao patrimonio público o espaço que havia sido privatizado pelo dono do bar "mascate" ?
Até hj tenho uma duvida? ele rompeu por que tinha uma conta naquele bar? ou por que queria uma desculpa para passar para o outro lado?
De qualquer forma ele e do Dudu (o rei de Brasilia)se merecem. Bem que ele podia levar a Edilza com ele.
o francisco sérgio rocha contou a estória direito do (Raul que nome hein?) mas ele é advogado também, essa eu não sabia
e o lula para o fidel:
"Raul do you now?"
rs rs rs rs rs
O rompimento do Raul com o PT e o Ed foi por outro motivo, não "o Mascate", mas sim por conta de uma confusão que envolvia a mulher dele e a prefeitura, se bem me lembro, e que ele quis impor goela abaixo para um cargo que não recordo agora, após várias "tretas". Em outras palavras, o penico só dá com a tampa, como dizia minha avó.
Assim sendo, não tem preucupação do Juvencio perguntar pro cara sobre a prefeitura, pois agora ele já tá sabendo e vai fugir das mesmas como o diabo da cruz.
Ue! O Raul nao era geólogo?
O Raul do Dudu... que é sócio do Botelho da Ana... que é sócio do... é melhor para por ai!!!!
Postar um comentário