No blog Página Crítica, do jornalista Aldenor Jr.
Missão (quase) impossível
Cresce a olhos vistos o desconforto entre próceres petistas diante dos insistentes rumores que dão conta, de forma reiterada, que estaria em pleno andamento uma operação desmonte da pré-candidatura do ex-secetário de Educação Mário Cardoso. Setores ligados à tendência da governadora, em silêncio, mas com afinco, estariam em busca de uma "terceira via" a ser buscada fora dos quadros tradicionais do partido. Um nome novo, com lastro acadêmico, parece embalar os sonhos (ou pesadelos) de algumas cabeças coroadas. Enquanto isso, amplas camadas do petismo começam a sentir o cheiro de fritura no ar.
12 comentários:
Das 15:35.
Não tive acesso à pesquisas internas vermelhas, quem sou eu...eheh. Mas o suposto resultado que vc aponta parece absolutamente dentro do esperado.
Mas se souber, infelizmente tenho que ser egoísta, não pderei ser caridoso nem poderei socializá-la, como dizes...rs
Estão proibidas a divulgação de sondagens eleitorais não registradas no TRE.
A única conclusão possível do disparate postado é que já começa a bater o desespero na turma do Psol. Primeiro a candidatura de Edmilson encontra-se cada vez mais isolada, inclusive com o anúncio de uma nova articulação de esquerda envolvendo Pc do B, PDT e outros partidos, menos o Psol. Segundo porque ao contrário do que imaginava os militantes de esquerda não esqueceram a fuga para São Paulo do ex-prefeito no segundo turno das últimas eleições, em uma clara demonstração que preferia ver Almir Gabriel eleito do que Ana Júlia, confirmando a postura autoritária e sectária que se consolidou em Edmilson. Terceiro porquê várias pesquisas demonstram que Edmilson , se for candidato já começa no teto de seus votos, daí pra frente é ladeira abaixo. Neste cenário fofocas e intigras como esta feita pelo antigo chefe de gabinete do ex-prefeito são o último suspiro de uma candidatura natimorta.
Boa tarde, querido:
lastro ... acadêmico? Ainda bem! Porque de tanto lastro o navio pode ir a pique!
Agora, de lastro acadêmico, quem entende mesmo é o Mangabeira. Terá sido esse o real motivo da vinda do MCN - Ministro de Coisa Nenhuma? Dar sugestões???
Ahá!!! Vai ver que o papo do aqueduto era só cortina de fumaça!
Beijão.
PS: hoje eu tô que tô, depois daquela história de senior!
Meu caro anônimo das 4:31 o pior ainda estar por vim. o prefeito de coisa nenhuma na cabeça e para seu desespero um iluminado do PT na vice. E veja, são informações quentinhas que andam sendo costuradas lá longe no DF.
O desespero já começa a afetar o equilíbrio do petista escondido atrás do anonimato (o das 4:31). "Candidatura natimorta" ? Isso é quase um ato falho, uma expressão que trai a confusão mental que se apossou de uns e outros. Ou qual é mesmo a "candidatura natimorta" que há muitos meses patina no "teto" de 4%?
Ademais, todo mundo sabe que o clima no Pt está bem irrespirável. Negar é isso é esconder o óbvio.
Comentarista das 4:31,se tudo que afirmas é verdade, por que então a raivinha?
A verdade sobre os desatinos do petista raivoso é que, como conhecedor das pesquisas, sabe que seus pré-candidatos não saem da margem dos 4%.
-Que os eleitores do Edmilson votam nele em qualquer partido.
-Que estão torcendo para o Edmilson não sair candidato, pra fazer campanha se apropriando do governo dele, já que da Ana Júlia não tem o que mostrar.
-Que as coligações não estão fechadas. E muitas negociações ainda vão rolar com o bloco de esquerda.
E o pior, que vai ter que se conformar em apoiar o Duciomar.
Calma petista das 4:31.
Primeiro foi o discurso do já ganhou: Assim que lançar o candidato do PT, o povo muda de lado.Ai... O Mário foi lançado, re-lançado,está pra ser descartado, mas o Edmilson permanece na frente.
Agora, no desespero usam de qualquer argumento.
Aguarde!!! O pior está para acontecer: Ou vcs apoiam o Duciomar ou PMDB.
Petista da 4:31. Devias te dedicar em analisar e explicar as "ações" do teu governo, como: A prisão da menina de Abaetetuba, as improbidades nas licitações na sespa, a exoneração do Mário Cardoso da seduc e do Aroucha da SECTAN, as ações da Joana Pessoa no Hangar, as consultorias jurídicas do Carlos Botelho.
O PSOL que nasceu de uma crise de consciência e de uma pequena dissidência, cujo pensamento político programático encontra cópia fiel dentro do Partido dos Trabalhadores. A dissidência foi muito mais "moral" e por conta de luta por hegemonia no aparelho do partido do que propriamente por um programa diferenciado de construção de um projeto de país. Partido eleitoreiro igual ao PT e não passa disso, basta ver o comportamento do BABÁ que deixou o Pará para se candidatar pelo Rio de Janeiro na esperança de se eleger e não deixar falecer seu grupo a CST.
O PSOL, desde o seu nascedouro, não passa de uma fotocópia diminuída do PT, com todos os equívocos do Partido dos Trabalhadores o programa é parecidíssimo, a ideologia dominante, social democrata e reformista é igualzinha, até as alas radicais, trotskystas e marxistas, existem em um e outro partido. Com este perfil é impossível para o PSOL crescer enquanto o PT existir.
Se nasceu de um momento de indignação com a reforma neo-liberal da previdência, posta em execução pelo governo Lula, o PSOL parou aí. Não foi capaz de gerar uma única proposta viável de programa e de luta e muitas vezes esteve à direita do governo Lula.
O PSOL tem sido aliado incondicional da direita em sua luta pelo golpe contra a Lula, na luta contra o PT Absolveu o governo Fegacê e a quadrilha tucano-pefelista, erigindo o governo Lula como o mais corrupto da história do Brasil (se calando sobre o governo privatista entreguista de Fernando Henrique). Defendeu todas as manobras golpistas, todas as tentativas de impeachment, saiu em todas as fotos da direita (ao lado de ACM, Bonhausen, Jereissati, festejando com a oligarquia as vitórias que a direita conseguiu no Congresso).
Parece o que começava como esperança para Belém, vai se transformar numa grande decepção, até porque morre no nascedouro.
Parece que neo-companheiro anda arrependido de ter deixado de se embrulhar com bandeira vermelha e reluzente do PT. Talvez seja as lembranças da Companhia Docas do Pará que o deixe tão fascinado em atacar as candidaturas do PT, parece que o período em que foi mordomo do Antonio Lemos se trazem muitas saudades.
O curioso sobre as manifestações dos militantes do Psol é que, como sempre, não conseguem responder a sequer um argumento objetivo : o Psol está isolado, sua candidatura praticamente não terá tempo de televisão, teve um resultado pífio nas últimas eleições, inclusive em Belém onde empatou com Priante e foi flagrosamente batido pelo PT e pelo PSDB - estes são os fatos que somente podem levar a uma conclusão : o cenário mais provável é que Edmilson até começa bem a eleição mas termina fora do segundo turno, voltando para São Paulo mudo e calado como fez em 2006, provavelmente.
Essas eleições serão ótimas, como toda eleição.
Nova legislação, primeira eleição municipal sob os novos ditames. O que teremos de eleição decidida em terceiro e quarto turno, não será pouco não.
Juvêncio, sei que PT/PSDB/DEM e outros já se preocupam com PSOL e não é pouco não. Já falei e repito, Heloísa Helena é forte. Imagem marcante. Vai puxar muito voto nessa municipais. Ela é o novo fenônemo. A mulher tá na casa dos 13 a 15% nas pesquisas nacionais. No RJ e nos estados do Sul chega aos 20%.
Embora seja oposição ferrenha ao governo LULA, será herdeira natural dos votos do cabra. Questão de imaginário, de simbolismo.
Em Belém, percebe-se que EDMIL5ON ainda simboliza o novo, o diferente.
Talvez o envelhecimento do PT e de sua militância realmente necessite de um retrovisor bem grande para verem que um dia foram jovens e esperançosos.
Olá Aldenor Jr. , como estás democrático fora do poder, porque no Palácio em mano, tu eras um deslumbrado tal qual teus outrora companheiros e hoje desafetos políticos.
Postar um comentário