14.1.08

O Cálice Transborda

Do comentarista Antonio Fernando, na caixinha do post Preclusão de Efeitos, de ontem.

Um questionamento: se havia quadrilha antes nos contratos do Ipasep via Chico Ferreira e Cia Ltda, por que será então que ainda permanece , como dantes no quartel de abrantes, o contrato do Hospital Saúde da Mulher, aquele um que fica ali pelas bandas do Marco? É o preferido nas internações e, claro, nos faturamentos.Se havia sacanagem antes seria de bom modo,então, apurar os contratos de agora.Pelo andar da carruagem a farra continua, com o mesmo enredo, mas, evidentemente, com outros atores.De resto está mais do que na cara que a entrevista foi uma vacina, como bem disse o Blog, numa vã tentativa de "afastar de mim esse cálice". Tudo combinadinho entre o ator principal, Charles Alcântara, com a concordância do jornalão do Anhanga.

-----

Em tempo: Anhanga foi a alcunha lançada, na campanha eleitoral de 94, contra o candidato Jader Barbalho. Espalhada em muros, postes e bancas de revistas da cidade, o cartaz reproduzia apenas parte do rosto do então candidato, o cenho carregado e as grossas sobrancelhas, e o fundo dos olhos avermelhados.
Pessoalmente, considero o cartaz uma das peças mais engraçadas e certeiras que já vi em campanhas políticas.
E voce, sabe o que quer dizer Anhanga? Olha aí.

Nas cartas dos padres José de Anchieta, Manuel da Nóbrega e Fernão Cardim fala-se de Anhanga como de um espírito malfazejo, temido pelos indígenas. O alemão Hans Staden chamou-o Ingange. O franciscano André Thevet registrou-o também. São todos do século XVI. Thevet (1558) notou que o Anhangá não tinha forma positiva. O certo era atormentar os viventes. Jean de Léry, o huguenote macio e doce, anotou o seu complicado Aygnhan, irmão de Agnan de Thevet, atormentador das gentes tupinambás. Até a lembrança do Aygnhan os fazia sofrer.

Em outras palavras, o Diabo, o Cão, o Cujus, Êle, o Tinhoso, o Chifrudo, o Mefistófles, o Bode.

Fonte: www.casadobruxo.com.br

2 comentários:

morenocris disse...

Juca, Bom dia, querido.

Parabéns pela valorização dos comentários dos comentaristas, é claro. E ainda com desdobramento nas informações. Adorei a defesa da Ana Célia Pinheiro. É isso...nada em branco(tb em vermelho ou amarelo)... rsrs...vamos dizer cor de caramelo...rsrs do "J.W.-tarja preta", bem anhanga.. rsrs..ai.ai.ai...

Beijos.

Anônimo disse...

O IPASEP tem de melhorar e diversificar a rede de hospitais credenciados, pois os que estao aí sao, na maioria, ruins e limitados. foi-se o primeio ano, o governo terá um novo orçamento.