12.1.08

A Casa Caiu

Com a revelação, ontem à noite, pelo blog Espaço Aberto, do link do Diário Oficial do Estado que atesta o vínculo do prof. Ubiraci Rodrigues, o Bira, à função de secretário adjunto da Seduc após a data determinada pelo Regimento Eleitoral das eleições da UEPA, desabou o barracão da Unidos do Golpe, a escola que atravessou o samba na rua do Una, sede da reitoria da universidade estadual paroara.
O sinistro mostrou que Ana Julia não pode se queixar da sorte.
Todavia, não se pode dizer o mesmo de algumas de suas companhias, que tentaram - e são capazes de fazê-lo sem o menor pudonor por mais alguns dias - criar uma situação absolutamente constrangedora para a governadora.
No grupo, pessoas de larga experiência política, com lauréis acadêmicos, disposição para o trabalho mas, desafortunadamente, sem a estatura republicana necessária para aconselhar ou assessorar a governadora.
O promotor de Direitos Constitucionais e Patrimônio Público, Alexandre Couto, encarregado do procedimento aberto pelo MPE para avaliar a denúncia oferecida pelo candidato Silvio Gusmão, primeiro colocado nas eleições, também é um cidadão de sorte.
Tem a oportunidade de oficiar à governadora, sugerindo-lhe um prazo para dar cabo as investigações, à esta altura talvez mera formalidade, depois da publicização do DOE que atropelou as pretensões golpistas de alguns chegados que espreitam a governadora. Assim procedendo, cumpre a nobre missão de defender os interesses da sociedade frente ao estado, com um mínimo de custo, financeiro e político.
Há um precedente que respalda a sugestão do blog. Em meados do ano passado, o elegante promotor Jorge Mendonça Rocha pediu à governadora a exoneração de parentes de dirigentes de órgãos irregularmente nomeados para o executivo. Foi atendido.
Salvo engano, oito criaturas deixaram a folha de pagamento do estado.
Ao prazo eventualmente pedido pelo promotor, Ana Julia, em contrapartida, aguarda a manifestação do MPE.
Enquanto isso, pode colocar a mão na cabeça, olhar em seu entorno, para trás e para a frente, e pensar calmamente em dois adversários que lhe ocuparam 30 de seus 50 anos de vida: Jarbas Passarinho e Almir Gabriel. E escolher seu caminho, ou ir atrás do mesmo caminho da dupla.
Pronto. Quem sabe assim economiza problemas - já os tem por demais, pois não? - e sai sem maiores arranhões públicos no imbroglio, guardando sua reconhecida beleza para as refregas partidárias internas que virão, é claro.
Mas esse é um problema da petista Ana Julia, não da governadora Ana Julia.
Essa é uma questão interna do PT, não da sociedade paroara.
A governadora Ana Julia foi eleita para gerir um estado, não para ceder princípios de estado às sanhas e manhas de seu partido, cada vez mais partido em bandas.
By the way, por causa exatamente de atitudes como essas o PT encolhe, trai princípios e parece querer afirmar que nunca teve projeto de sociedade, senão de poder, sugerindo que não é um partido alternativo para transformar a sociedade brasileira.
Talvez Ana Julia não tenha tido virtú, mas fortuna não lhe faltou neste episódio. Por enquanto.

38 comentários:

Carlos Barretto  disse...

A "citação" de Maquiavel no final do texto está impecável!

Unknown disse...

Bom dia e obrigado, meu caro.
Já pensou se ela perde também a fortuna?
Abs

Carlos Barretto  disse...

Aí é f...

Anônimo disse...

Juca,

Há uma tuma da "boquinha" totalmente despudorada que vê no aparato do Estado oportunidade de resolver problema de emprego para militantes, caixa (dois, é claro!) para campanha e outros projetos menores. Nosso estado não merece isto. Nossa UEPA não merece isto. A nossa governadora não merece isto. E o nosso partido, forjado na luta quotidiana, não merece isto. Que forças superiores nos protejam, quem sabe a consciência da governadora, ou a retidão da Justiça, ou ....

Unknown disse...

Exatamente.

Anônimo disse...

Imagine do que esse rapaz não é capaz. Fraudar a inscrição para se inscrever pra ser reitor de uma Universidade é muito grave. O que não seria capaz de fazer no cargo de reitor? Talvez seja até por isso que querem fazer a Governadora contradizer o seu discurso e os seus principios não tão republicanos para nome-lo reitor. Claro que esta manobra (fraude) foi feita com a conivência de seus superiores como o então Secretário de Educação Mário Cardoso, Chefe da Casa Civil e outros assessores, que sabiam da irregularidade. Ou vão fazer como o Lula que nada sabia e nada sabe. Para demonstrar o mínimo de coerência a governadora teria que abrir uma sindicância para apurar os responsáveis e exonerar todos. Agora, não pode ser igual aquela sindicância do Banco do Cidadão. O Presidente do Banco, Vice governador, não foi nem repreendido. Onde está o Ministério Público que até se solidarizou com a Governadora no caso da menor de Abaetetuba? Não vai se manifestar também sobre a roubalheira no Banco?

Unknown disse...

Um reparo: Odair não é presidente do Banco.

Unknown disse...

Caro Juvêncio,


Me desculpe, mas que fatos concretos autorizam-nos a imaginar que a gov. (assim mesmo, "encolhido", tal como esse governo ) procederá como imaginas?

Os antecedentes ( criminais? ) do PT e de seus afiliados em funções de mando não chancelam tal hipótese.E aqui não falo só no Pará , mas, e especialmente, no Brasil como um todo.

Ao revés, o Diário Ofi, ops!, o Diário do Pará de hoje anuncia com todos os effes e erres que a gov. já decidiu nomear o professor (?!) Bira Rodrigues, apesar de.

E aí?

E daí?

Não vale falar do meu pessimismo.

Para quem já atropelou a Constituição ao nomear Conselheiro para o TCM ( contra tudo, todos e o Direito !); idem o bom senso ao nomear manicure e cabeleireira como assessores especiais ; convalidou ( porque nada fez contra ) ato inimaginável de demissão "a posteriori " na Funtelpa e - pasmem todos - anuncia, concomitantemente, a contratação (para a Polícia) e a demissão ( para atender a Lei ) de temporários!, prá quem fez tudo isso, repito , mais uma nomeaçãozinha aqui , outra alí não é nada.

Me diga, meu caríssimo Juvêncio , mas me diga mesmo - pode-se confiar que a gov. produza decisões baseada em equilíbrio, bom senso e temperança???

Só terminando com Cícero - Quousque tandem (...) ?

Anônimo disse...

Juca, o seu post está irretocável! Parabéns! Já tratei de reproduzi-lo no meu blog. Beijos!

morenocris disse...

Caramba...que comentário, Francisco...ulá,lá,lá...você sempre perfeito!

:)

Beijinhos

Unknown disse...

OLá, Francisco.Quanto tempo hein?

Algumas de suas considerações são "respondidas" na parte final do post.

Os antecedentes criminais do PT são semelhantes aos de outros partidos, o que não os tornam menores nem maiores, e não justificam-se, a si mesmos ou aos outros.
Devem ser, ambos, tratados de igual maneira. E repudiados.

Não me consta a existência de antecedentes criminais da governadora.

O caso do TCM está na Justiça.
O que mais poderá ser feito?

As nomeaçoes das moças do hair style, um evidente deslumbre do poder, foram revistas. Neste particular, convenhamos, melhor do que antes,quando neguinho nem se lixava, e mantinha o deslumbramento até o final do governo.

O mesmo vale prás demissões a bem do serviço público na Funtelpa. Reconheceram o erro, e voltaram atrás.

Neste caso espécífico da UEPA, contudo, a situação é bem mais grave.

Primeiro porque há provas de fraudes no processo eleitoral.No DOE, em diárias recebidas, em testemunhas de chefias da instituição.

Segundo, mostra indícios de um grupo, dentro do palácio, que move a governadora para o caminho da ilegalidade e em direção um impasse de natureza pessoal.
Ela continuará a se chamar Carepa, ou passará a adotar o sobrenme Passarinho? Ou Gabriel?

Sou favorável a contratação dos voluntários para a PM, se observadas as condições da medida.

Por fim, acredito, ainda, que a governadora não se deixará levar pelos interesses de grupos de seu partidos, colocando seu nome e os princípios de estado acima destes interesses, já que o ex governador Almir Gabriel assim não procedeu. Procedeu, Francisco?

Se eu estiver enganado, já adianto minha mão à (sua) palmatória.
E aos patifes que sancionam a urdidura safarda.

Quosque tandem?
Este epísódio, para mim, pode ser um demarcador. Vamos ver.


Abs prá vc, e apareça sempre.

Unknown disse...

Franssi, obrigado. É uma honra a ribalta de seu blog. Asim não me sinto tão devedor de seus posts aqui no Quinta.
Bjs

Anônimo disse...

Juca,

Comentário no "Espaço Aberto":


Meu caro,

Apenas neste caso, o nome do Adjunto foi grafado incorretamente. Se você buscar no Diário Oficial por Ubiracy (com y)Rodrigues Soares encontrará a seguinte portaria:

"DIÁRIO OFICIAL Nº. 31016 de 28/09/2007

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

REVOGAÇÃO DE CESSÃO

PORTARIA Nº 1617/07, de 25 de setembro de 2007

REVOGAR a portaria nº 533 de 02.04.2007, que cedeu a Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, o servidor UBIRACY RODRIGUES SOARES, MATRICULA Nº 386243-2, professor Auxiliar II 40H, contar de 13.09.2007

FERNANDO ANTÔNIO COLARES PALACIOS
REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ"

Encontrará também:
PORTARIA DE DIÁRIA N° 1.493/2007 – SAGE
PORTARIA DE DIÁRIA N° 300.204/2007 – DAFI
PORTARIA DE DIÁRIA N° 268/2007 – DAFI
PORTARIA DE DIÁRIA N° 254/2007 – DAFI
PORTARIA DE DIÁRIA N° 488/2007 –DAFI
PORTARIA DE DIÁRIA N° 644/2007 – DAFI
PORTARIA DE DIÁRIA N° 300.1003/2007-DAFI

Nestas portarias, o Adjunto recebe diárias para participar de atividades representando a SEDUC em vários municípios. É claro que é mera coincidência o fato destes municípios abrigarem os campi da UEPA. Há varias outras portarias com datas posteriores demonstrando vínculo do mesmo com a SEDUC. Só não sei como é possível ocupar uma função de secretaria adjunta - que, pelo que eu saiba, exige dedicação exclusiva - e ainda dar uma carga-horária de 40h. E ainda, como é possível dar aula em Belém estando em tantos lugares distantes?

12 de Janeiro de 2008 11:07

Anônimo disse...

Juca,

Fui à busca de tais portarias. Veja:

PORTARIA DE DIÁRIA N° 300.1003/2007-DAFI
Nome: Ubiracy Rodrigues Soares
Mat: 386243-3
Cargo/Função: Secretario Adjunto de Ensino
Destino: Redenção
Período: 05/11/2007
Objetivo: Participou da programação Municipal de Educação.

PORTARIA DE DIÁRIA N° 644/2007 – DAFI
Nome: Ubiracy Rodrigues Soares
Mat: 386243-3
Cargo/Função: Secretario Adjunto de Ensino
Destino: Santarém
Período: 18 e 19/10/2007
Objetivo: Participar da Semana de Educação e Saúde.

PORTARIA DE DIÁRIA N° 488/2007 –DAFI
Nome: Ubiracy Rodrigues Soares
Mat: 386243-3
Cargo/Função: Secretario Adjunto de Ensino
Destino: Marabá
Período: 08 e 09/10/2007
Objetivo: Participar de Conferencias Municipais e Regionais para o Plano Estadual de Educação

PORTARIA DE DIÁRIA N° 254/2007 – DAFI
Nome: Ubiracy Rodrigues Soares
Mat: 386243-3
Cargo/Função: Secretário Adjunto de Ensino
Destino: Conceição do Araguaia
Período: 04/10/2007
Objetivo: Participar de Conferência Municipais e Regionais para o Plano Estadual de Educação

PORTARIA DE DIÁRIA N° 268/2007 – DAFI
Nome: Ubiracy Rodrigues Soares
Mat: 386243-3
Cargo/Função: Secretario Adjunto de Ensino
Destino: Santarém
Período: 05 a 07/10/2007
Objetivo: Participar de Conferência Municipais e Regionais para o Plano Estadual de Educação

PORTARIA DE DIÁRIA N° 300.204/2007 – DAFI
Nome: Ubiracy Rodrigues Soares
Mat: 386243-3
Cargo/Função: Secretário Adjunto de Ensino
Destino: Altamira
Período: 28 a 29/09/2007
Objetivo: Participou de Conferencias Municipais e Regionais para o Plano Estadual e Educação.


PORTARIA DE DIÁRIA N° 1.493/2007 – SAGE
Nome: Ubiracy Rodrigues Soares
Mat: 386243-3
Cargo/Função: Secretário Adjunto de Ensino
Destino: Tucuruí
Período: 13 a 15/09/2007
Objetivo: Participar das Conferencias Municipais e Regionais para o Plano Estadual de Educação.

SOCORROOOOOOO MPE!

Unknown disse...

É um caso flagrante de ubiquidade.
Eu pensei que isso não existia.
MPE, socorra o anônimo.

Unknown disse...

Das 11:07, estou acompanhando o (excelente) blog do Bemerguy. Aliás vou fazer este registro na ribalta do Quinta.

morenocris disse...

"A governadora Ana Júlia foi eleita para gerir um estado, não para ceder princípios de estado às sanhas e manhas de seu partido, cada vez mais partido em bandas".

Juvêncio de Arruda.

Anônimo disse...

Hahahahahaha! Aos doutos de plantão, um reparo: o DOE não NOMEIA Ubiraci como secretário adjunto de Educação, apenas o NOMINA, ou seja, coloca-o na lista como Secretária Adjunto, cargo que exerceu até seu licenciamento. O que vale para a legislação é a data do DESLIGAMENTO do servidor da função, o que foi feito em período hábil. Isso sim é um golpe e uma tentativa, inóqua, de fazer a governadora cometer um erro político de grande envergadura. Bira teve a maioria dos votos da comunidade, não fosse a proporcionalidade à qual o PT sempre combateu como anti-democrática. Além disso, a gestão atual nomeou quase 800 servidores temporários, que votaram como se efetivos fossem. Se Ana Júlia cometer a sandice de nomear o tucano, a chapa 4 entrará na Justiça e ganhará a causa, de fácil argumentação e compreensão. O desespero dos tucanos em permanecerem na Uepa é louvável. Afinal, é tudo o que lhes resta.

Fernando Bastos, servidor da Uepa

Unknown disse...

"Bira teve a maioria dos votos da comunidade, não fosse a proporcionalidade..."

"O desespero dos tucanos em permanecerem na Uepa é louvável"

Obrigado pelo comentário, Fernando.
Voce confirma os termos do post.

AS FALAS DA PÓLIS disse...

Juca,

Sua insônia tão como a minha não serão em vão. Todos os comentários reafirmam sua credibilidade e colocam a sociedade por dentro do que considero uma vergonha para o PT e parte do governo que faz parte disso.

MPE, mãos à obra!

AS FALAS DA PÓLIS disse...

Fui reler o post e volto para dizer-lhe: Deus te mantenha lúcido para observar - e denunciar - a insanidade de tantos!

Unknown disse...

Diógenes, parte do PT e parte do governo. Parece que há dois vetores: um subtrai o ar, outro oxigena o ambiente.
Obrigado por suas palavras.

Anônimo disse...

Juvencio
É preciso um reparo na informação que o Sr. Ubiracy e seu grupo tentam passar como verídica na mídia. A chapa 4 não venceu nem na proporcionalida (professores Silvio Gusmão e Albêne Monteiro foram os vencedores)e nem no voto absoluto (Professores Ana Claúdia Hage e Marcus Vinicius Brito). É vergonhoso o senhor Ubiracy querer empurrar goela abaixo uma mentira desta. Inventou perante a sociedade paraense um resultado que lhe favorecia. Imagine o que este senhor fará na Universidade do Estado do Pará para favorecer seus apetites e de seu grupo. Observa-se que o grupo não se apresenta de forma ética respeitando o resultado da eleição que o CONSUM da Instituição homologou, incluindo conselheiros que antes apoiaram a Chapa 4 (Sr. UBiracy) e votaram a favor da homologação do resultado conforme o enviado para a Senhora Governadora. Além disso tomamos conhecimento da fraude que poe em dúvida uma série de coisas entre elas: campanha milionária ( de onde veio este dinheiro?)ineligibilidade (documento falso). É triste a UEPA com sua comunidade interna e externa não merecia isto. Esperamos que MP tome as providencias. AINDA ACREDITAMOS NA JUSTIÇA.

AS FALAS DA PÓLIS disse...

pois é. E tem mais, é só mexer que aparece!

Anônimo disse...

juva, é preciso pegar cópias dessas portarias ou do diário oficial para confirmar a fortuna da ana
guardar como prova do jeito que as coisas estão é possível que volte o stalinismo através do pessoal mais aguerrido do PT e aí a estória pode virar um daqueles processos de moscou
rsr rsr rsr rsr rsr rsr
seu texto está simplesmente perfeito
quando eu ia citar o final maquiavélico vi de cara que alguém também já tinha notado
continuo me divertindo às pampas com seu blog
joão carlos JC

Unknown disse...

Divirta-se, JC.
Abs

AS FALAS DA PÓLIS disse...

"Faremos uma gestão ética, transparente e eficiente, com prestação de contas à comunidade de nossas ações e da utilização dos recursos orçamentários da UEPA."

Com o discurso acima eles tentaram, Bira e Jofre tentaram mas não conseguiram elegerem-se, no entanto, desde então descumprem tudo que disseram.

Nem ética, nem transparência, muito menos a prestação de contas da campanha milionária que fizeram.

Anônimo disse...

Juvencio, a questão é que o Almir Gabriel nunca defendeu a escolha do mais votado como fez a Governadora conforme publicado aqui no blog. É prorrogativa do Governador escolher o reitor a partir da lista tríplice. A questão é que a pessoa tem que ter coerência não pode fazer um discurso para chegar ao poder e depois fazer outra. Sssim tem sido Lula, Adna Júlia e outros petistas que enganam o povo com bolsa família e agora o bolsa trabalho e atrapalham o desenvolvimento do país.
Não sei se era presidente ou não sei que era o responsável pelo banco e que indicou muita gente para nomeação.

Anônimo disse...

Caro Fernando Bastos, recomendo que antes de divulgar qualquer informação, certifique-se de sua veracidade primeiro. Pelo que percebi, chamou de "tucano" o professor Silvio Gusmão, o que não jamais foi verdade, tanto que concorreu com Mario Cardoso à reitoria da Uepa e com Nazareno Noronha à reitoria da Ufpa, ambos do PT. E foi por tal opção política que, mesmo tendo ganhado as eleições (como agora) não foram nomeados por Almir Gabriel e Fernando Henrique respectivamente.
Mas como já se percebeu tanto na esfera federal como na estadual, o PT da situação não corresponde às promessas do PT da oposição e acaba cometendo os mesmo erros que motivaram suas acusações naquela época.

Anônimo disse...

A força que o Reitor Alex da UFPA tem é muito grande. Vejamos:
Emplacou a sua pro-reitora na SeduC e Agora faz tudo pra Emplacar Silvio Gusmão na UEPA... Sob as benças de Nilson Pinto esse governo é do PT ou do PSDB???!!!!...

Unknown disse...

Obrigado por reiterar os termos do post.

Anônimo disse...

Para mim a questão é a seguinte:
1- É evidente que há uma disputa entre o PSDB e PT no caso da UEPA.
2 - Quem foi petista pode virar tucano e vice-versa (basta ver o caso do sr. Carlos Botelho, consultor geral doe stado). Isso não está em questão.
3 - Coerência não está acima dos projetos envolvidos na disputa: O fundamental não é preservar uma idéia a vida inteira, mas uma forma de pensar.
4 - Ana Cáudia Hage foi a mais votada no voto direto, mas as regras do jogo implicam um sistema eleitoral que dá pesos diferentes aos votos das categorias. Por isso, Sílvio Gusmão leva vantagem sobre ela.
5 - Mas, as mesmas regras do jogo definem que uma lista tríplice sai do pleito, logo cabe à governadora nomear quem melhor considerar de acordo com o projeto poítico que comanda. Por isso, o professor Bira leva vantagem sobre ele. E com legitimidade.
6 - A votação de ambos, segundo as regras do joro (proporcional) ou idealizações (diretas), demonstra que os três candidatos mais votados encontram-se emparelhados quanto ao número de votos, o que reforça a legitimidade de, respeitando-se as regras do jogo (o voto proporcional, a lista tríplice etc), escolher um reitor para a UEPA coadunado com um projeto diferente dos anteriores à frente do governo estadual.

Unknown disse...

Obrigado por seu comentário.
Há várias maneiras de discutir posições diferentes.Vc escolheu a melhor delas: a da civilidade.

Concordo integralmente com os itens 1 e 2.
Concordo parcialmente dos itens 3 e 4.
E discordo integralmente dos itens 5 e 6.
Pelas razões já expostas em posts anteriores.

Anônimo disse...

Juca,

Acho que existem duas formas de sistentizar susbtratos de opinião quanto á questão da UEPA.
Uma, é defender eleições diretas e posse do mais votado. Ana Cláudia Hage reitora e já!
Outra, é saber que as eleições da UEPA são burocratizadas, com voto proporcional, lista tríplice etc. Então, para quem quer um projeto de mudanças na UEPA (quem deve ter a oportunidade de ser testado) é Bira reitor. Para quem quer continuidade, é Silvio Gusmão. A coisa é simples, porque este sistema atual da UEPA, por não ser democrático como poderia, engendra estas questões. Não é límpido, direto e inequívoco como um sistema direto.
Do meu ponto de vista, petista, defendo a posse do Bira. Teve quase tantos votos quanto os outros, representa uma outra possibilidade de gestão da UEPA, está dentro das regras do jogo jogado etc.
Porém, mais central e COERENTE que isso é uma campanha da opinião pública para que a governadora democratize de fato a UEPA.
E, neste, caso, nos argumentos, saltam na vantagem os barbahistas da Ana Cláudia.
No mais, é a frase de boteco " se não aguenta, porque veio?"

Anônimo disse...

Juvencio,

Estamos a mais de um ano do processo eleitoraql que me elegeu reitor da UEPA e te confesso que até este momento não havia lido os comentários de nenhum blog em respeito a minha particiação , apenas tomei conhecimento por terceiros dos comentários feitos, neste momento acabei de ler o teu blog e sinceramente fiquei estarrecido com a maldade de alguns e a falta de respeito de outros que claramente sem conhecimneto suficiente das questões internas da UEPA e em certos casos da própria legislação de nosso país, se arriscaram a emitir opinião sobre o fato. A verdade é que hoje , mais de um ano depois do ocorrido, a justiça negou o pedido feito pelo advogado de outro candidato de anulação da decisão do CONSUN, que anulou as eleições realizadas em 2007 exatamente por conta das denúncias que eu fiz naquele momento de que mais de 700 trabalhadores foram contratados e tiveram direito ao voto, o que contraria o estatuto da nossa UEPA, a comprovação foi feita por auditoria da AGE e entregue ao ministério público que deveria apurar as denúcias e pedir à justiça a punição dos responsáveis pelo crime eleitoral e administrativo. Portanto quando eu afirmava que havia vencido as eleições , agora está provado, eu tinha razão, pois a maioria desses votos foram computados no interior do estado onde meus adversários tiveram seus melhores desempenhos. Ainda assim, Juvencio, ningém nesse processo todo ouviu da minha boca ou leu de palavras esacritas por mim que a governadora tinha que nomear o segundo colocado nas eleições, muito pelo contrário eu reafirmei naquele momento meu compromisso com a democracia , dizendo a ela que mandasse fazer a auditoria pela AGE e se ficasse comprovado que as minhas denúcias não procediam, então, que se desse legitimidade para a suposta vitórias do Professor Silvio Gusmão. Por outro lado, não poderia deixar de me reportar nesse momento as acusações que me foram feitas por adversários e outras pessoas movidas por interesses diversos, acusações essas, desprovidas de veracidade e nexo.Minhas afirmativas são baseadas no seguinte:

1) Não há ilegalidade em ser secretário adjunto de ensino e estar em sala de aula na UEPA pois em nenhum dos cargos eu era dedicação exclusiva. É prerrogativa constitucional do professor.
2) O cancelamento de minha cedência foi feita dentro do prazo, quem se interessar pode ver o diáio oficial e comprovar.
3) Todas as diárias concedidas de acordo com as publicações do diário oficial apresentadas por um de seus comentaristas, foram canceladas, a pedido, assim que eu me tornei candidato.As provas foram apresentadas à justiça e estão a disposição dos interessados.
4) O estatuto da UEPA não estasbelece obrigatoriedade de afastamento das funções de cargo em comissão para concorrer nas eleições para reitor, basta lembrar que o próprio reitor, que é dedicação exclusiva, pode ser candidato a reeleição sem deixar o cargo.

Juvencio, silenciei durante todo este tempo para preservar a imagem da UEPA e por respeito aos professores , técnicos-administrativos e estudantes que fazem parte da comunidade acadêmica, não poderia alimentar um debate desqualificado que só prejudicava a imagem da UEPA e a minha própria imagem,um dabate com pessoas que sob a alegação de respeito a democracia tentavam de todas as formas legitimar uma fralde eleitoral. Porém o meu silêncio não foi em vão, a imagem da UEPA foi preservada e o CONSUN cumpriu seu papel anulando as aleições realizadas em 2007, resta , agora, que a reitora temporária cumpra o propósito de sua gestão e promova eleições transparentes no menor espaço de tempo possível, para que assim a comunidade acadêmica possa de forma soberana escolher o próximo reitor ou a próxima reitora para conduzir a nossa UEPA pelos próximos 4 anos.

Juvencio, li o seu blog porque ele me foi recomendado por pessoas que eu respeito muito e que sei, são comprometidas com a democracia nos meios de comunicação, por isso, espero sinceramente que essa minha primeira manifestação pública depois do ocorrido seja publicada.

Um Abraço,

Professor Bira Rodrigues.

Anônimo disse...

Juvêncio me perdoe por ter escrito Juvencio.

Unknown disse...

Olá prof. Bira Rodrigues.
Obrigado por sua atenção ao blog e seus leitores, mesmo um ano depois.
Quando o blog voltar às atividades publicarei seu comentário na ribalta, como devido.
Feliz 2009 para o senhor e os seus.
Um abraço.

AS FALAS DA PÓLIS disse...

Como a verdade requer vir à tona, algumas perguntas ainda mantém-se no ar.

1. Se havia equívocos no processo eleitoral, porque os candidatos não recorreram antes do início do processo e só depois de uma ação do Candidato Silvio Gusmão é que as "coisas" esquentaram, tendo assim que haver uma gestão biônica, a qual, abraçou os colaboradores da chapa do companheiro Bira e Jofre?

2. Porque tendo a governadora mais de 1 mês para nomear o "tal" vencedor, não o fez, abrindo espaço para uma intervenção judicial, dado a tamanha repercussão midiática?

Porque, mas de verdade, porque só agora o CONSUN é citado para ser respeitado em sua decisão, já que naquele momento (da homologação da vitória de Silvio Gusmão)o mesmo aclamando a vitória do mais votado, teve que ser inteiramente substituído pelos novos "donos" do poder político na UEPA, ocorrendo para tal uma verdadeira fogueira santa no interior daquela instituição de ensino?

Porque a DS declara ter uma candidatura, diferente daquela que apoiou durante as últimas eleições?

Respostas?

Talvez só depois de um ano, se vierem!