22.1.08

Sob Nova Direção

No blog Espaço Aberto, do jornalista Paulo Bemerguy.

A governadora Ana Júlia está de malas prontas para viajar a Santarém. Vai anunciar nesta quarta-feira a criação do CrediPará e, por conseqüência, do Banco do Cidadão.
É do interesse da governadora fazer o anúncio em alto estilo. De uma só vez, expurga da memória de seu governo um banco que acabou naufragado em meio a denúncias de graves irregularidades e oferece de bandeja ao vice-governador, o santareno Odair Corrêa, a oportunidade para continuar à frente do novo programa e, com isso, tentar revitalizar-se politicamente.
É preciso mesmo que Ana Júlia dê uma mãozinha para que Odair e, por extensão, o governo de que faz parte, tente desvincular seu nome de comprovações a que chegou comissão de inquérito designada pela Auditoria Geral do Estado para saber, de fato, o que estava se passando no Banco do Cidadão.
E o que se passou por lá não foi pouco. Constataram-se desvios de verbas de diárias e de gabinete por servidores comissionados já sumariamente exonerados e que, dependendo do grau de culpabilidade, deverão responder penalmente para ressarcir o ressarcimento do erário.
Também há denúncias de supostas fraudes na concessão de empréstimos fictícios, operações irregulares e a utilização de laranjas para conseguir o dinheiro destinado ao fomento de pequenos empreendedores.
Muito embora os afastamentos dos envolvidos tenham sido decretados, até hoje os resultados do trabalho da comissão não foram dados a conhecer ao distinto público. De qualquer forma, é possível que venham a ser conhecidos a partir de procedimento aberto pelo Ministério Público, através do promotor Jorge Mendonça Rocha, para apurar os supostos desvios.
Mesmo com tudo isso, ninguém se engane: Odair continuará dando as cartas no CrediPará. É certo que o Banpará é que vai ser a unidade gestora do programa e proceder à liberação dos recursos, mas pessoas da confiança do vice-governador vão atuar efetivamente na condução do CrediPará.
E assim Odair Corrêa segue turbinando aos poucos suas pretensões de candidatar-se, ao que se diz, a deputado federal em 2010.

------------

O ressuscitado sistema, com efeito, está sob nova administração.
O novo gerente executivo é Osmar Cebulisky, nomeado pelo DOE Nº. 31062 de 06/12/2007 .
Osmar veio de Santarém, onde entrou no Banco como agente administrativo pelas mãos de Olinto Ferreira dos Santos, que é apontado como o chefe da quadrilha que assaltou o cofre do Banco do Cidadão.
Quando chegou em Nova Déli, Osmar precisou remover a Lei da Impenetrabilidade, segundo a qual dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. A salinha era tão pequena que Olinto teve que arguir a condição de padrinho do novo agente para acomodá-lo.
Osmar vai ser auxiliado por Augusto Marques, nomeado pelo DOE Nº. 31089 de 17/01/2008, edição que também consagra Alessandra Marques como a nova gerente administrativa do Banco. Os Marques são, respectivamente, irmão e cunhada de Mauro Marques, o novo chefe de Gabinete do vice governador Odair Correa, e presidente da Comissão de Sindicância que apurou a malinagem com os recursos do Banco do Cidadão.
Despacho da Agência Pará, agora há pouco, informa que o novo programa de micro crédito terá R$ 16 milhões para investir.
Agora vai.

14 comentários:

Anônimo disse...

Que tal o Charles Alcântara e a auditoria do Estado darem o resultado dessa apuração com o Banco do Cidadão?
Se a decisão for acabar, ou mudar de nome, as instituições que têm problemas de desvios de recursos, vamos ter de conviver com m uitos novos nomes daqui pra frente: a começar, ou seja, na cabeça, Setran e Sespa.
Não vamos esquecer que a governadora tenta, com uma só cajadada, matar dois coelhos: posiciona melhor o seu vice e, também, tenta melhor se posicionar junto a população santarena, cançada com a enrolaçãoq ue é o funcionamento do hospital regional.

Antonio Fernando

PS: e a entrevista da governadora ontem no Mauro Bonna?
Parecia que estava ainda em campanha: os problemas são todos do passado. E as virtudes, como nunca se fez nesse estado.
Então tá.

Unknown disse...

Charles está em gozo de merecidas férias, AF.
Quem sabe ele responde na representação que lhe promete mover o senador tucano Flexa Ribeiro?
A coisa está preta em Santarém, não por falta de aviso. Foram emitidos, de lá e daqui, inúmeros sinais.
Não vi a entrevista da governadora ontem, gripado e febril que estou.
Bom dia e abs pra vc.

Anônimo disse...

Juca,
Pelo jeito, o governo está no automático. Você diz que o Charles Alcântara está de férias. Ontem, no MB, a governadora disse que a secretária de segurança está de férias. Como a atual administração acabou de começar (desculpem a licença) estou admirado que o povo todo já esteja cansado. Ou a coisa não é tão feia assim que tá dando até pra curtir umas vacances?

Unknown disse...

rsrs...ambos completaram o período aquisitivo, não é verdade?

AS FALAS DA PÓLIS disse...

Juca, que possas ter rapidamente melhoras!

Unknown disse...

Já começei a mehorar com seus votos, blogueiro.Obrigado.

Anônimo disse...

kd o jorjão do MP emérito e combativo contr o tal nepotismo, para sacudir esse Marques que só querem se dar bem?

Anônimo disse...

Juvêncio, dá prá confirmar o nome desse personagem:
- É mesmo Cebulisky, e de Santarém?
(Que tipo de mocorongo ele será?)
É necessário, eu lhe peço, por razões de sanidade mental, pois há momento que sinto uma estranha sensação de viver num outro lugar, na Índia, talvez numa "nova"Déli...
Já pensou quando chegarem ao governo os tomateffs, cenouretes, os pepinos ( de capri ou de onde?)e os abacaxis...?
Rapaz, que diversão!!!!!!!!!!!!
Carneiro
rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs

Anônimo disse...

C'est fin!
carneiro

Anônimo disse...

E assim o Estado do Tapajós vai mostrando as suas caras.Então quer dizer que querem um Estado para ser administrado por políticos desta categoria???o seu Odair msotra bem o tipo de político que briga pra ter um Estado.tsc tsc tsc
Este governo está no automático...e desgovernado

Jubal Cabral Filho disse...

Juca,
ouvi de um amigo do amigo de um dos envolvidos nesse escandalo, que ele vai acabar processando o Governo do Estado por danos morais, se o processo não andar.
Tá vendo no que vai acontecer? Os caras ainda querem levar um por fora depois de assaltar os cofres do Estado.
E é bem capaz que aconteça isso mesmo.

Unknown disse...

Aahahah..ele vai processar o estado "se não andar"?...ahahaha
Já "andou" e ele não viu?...rs
Abs, JCF

Anônimo disse...

Juca, o Odair sonha um dia em ser dep. federal? Só se ganhar votos do povo da capital,pois por aqui na região do oeste, o mesmo se quer ganhou para vereador em santarém, imagine para deputado! Todo final de semana o Odair desfila em santarém rodeado de segurança e acompanhado do seu maior aliado politico da cidade, o vice prefeito Delano, aquele mesmo que assim como o Odair só fala besteira. bela companhia! A Maria que o diga.

Lucas Sousa- santareno.

Anônimo disse...

Já que é assim: CEBULISKY PARA GOBERNADOR DO TAPAJAZ!!!melhor que ODAIR-PARA-DE-TOMAR-A-PÍLULA!
carneiro