7.3.08

O Vento Virou?

A reprovação das contas do ex prefeito e deputado federal Lira Maia (DEM) pelo TCM altera substancialmente as eleições na Pérola do Tapajós.
Ele vai pedir reconsideração da decisão unânime da Corte.
É claro que tudo pode acontecer, mas um jurista ouvido pelo blog considera difícil, muito difícil, a reversão.
Se a reconsideração for negada e a decisão for enviada à Câmara de Santarém, abre-se outra guerra, onde Maia vai ter que ralar muito para conseguir o número de votos necessários para sobrestar a sentença do TCM, e voltar a ser elegível.
Se Maia cair, a eleição está decidida em favor da prefeita Maria do Carmo?
Não necessáriamente, como veremos na segunda de tarde, quando o blog voltará a ser atualizado. Ou antes, se os blogueiros danados mapearem o caminho das pedras.
É que Maia, mesmo inelegível, é o pêndulo de Foucault da eleição.
Ah...como a Política é interessante!

-------

Sim, já ia esquecendo. O advogado, especialista em Direito Eleitoral, e secretário de Administração de Santarém, Osmando Figueiredo (PDT), presente em 11 de 10 grandes solavancos da política santarena nos últimos 15 anos, foi visto em Nova Déli ontem.
Parecia um japonês, com os olhinhos quase fechados, sorrindo à toa.
Quer dizer, não tão à toa assim.

8 comentários:

Anônimo disse...

Não se trata de "decisão", mas de mero Parecer opinativo, que somente adquiri vestimenta decisória após deliberação da Câmara Municipal.

Ademais, o recurso interposto administrativamente tem efeito suspensivo.

E mais, não haverá tempo suficiente para o TCM apreciar o pleito de reconsideração do ex-prefeito, remeter o processo para a Câmara Municipal e esta tramitar e julgar tais contas. Ressaltando, ainda, que da decisão sobre o pedido de reconsideração cabe recurso de revisão.

Portanto, recomendo ao "japones" que abra mais seus olhos para as páginas da legislação e doutrina administrativa e eleitoral.

Otton M. Silva

Anônimo disse...

Será que Maria vai topar fazer o que fez o Barbalhinho na Câmara de Ananindeua contra o Pioneiro.

Anônimo disse...

Com a saída de Maia do jogo,surge o Dep.Antonio Rocha como sendo o candidato disposto a desbancar a prefeita maria,devido o baixo índice de aprovação por parte do povo santareno. Está sendo articulado uma grande coligação com o apoio é claro de Lira Maia , que irá indicar o vice,com um unico objetivo, TIRAR SANTARÉM DO VERMELHO.Chegou a hora, agora é ROCHA!!! ass:Mocorongo Confiante

Anônimo disse...

AK DIZ
Tô comentador hoje e sugiro: Dr. Ernani Chaves para marketeiro em Santarém sob as benções do Foucault e seu pêndulo.
Afonso Klautau

Anônimo disse...

Fiquei surpreso com a notícia de que Osmando seria especialista em alguma área do direito, principalmente em direito eleitoral. Outro ponto que precisa ser esclarecido é que as contsas de Prefeitos e Ex-Prefeitos, examinadas no TCM, não possuem eficácia, ou seja, não tem força pra nada, só para notícia de jornal e nhénhennhen
No TCM, cabe ainda, Recurso de reconsideração onde pode ser reexaminado o julgado, pois trata-se de processo administrativo e não judicial, onde a forma [e livre e ampla, permitindo buscar a verdade real, por tratar-se de prestação de contas, que por consultar o interesse público pode ser juntado documentos para esclarecer a aplicação dos recursos públicos.
Após o último recurso no TCM, é que vai para a Câmara Municipal. Logo, não é para esta eleição que o Ex-Prefeito ficaria inelegível.

Anônimo disse...

Só não vamos esquecer que esse OSMANDO foi algemado, preso e ainda responde processo por estar envolvido até o pescoço na caso FAROESTE!

Anônimo disse...

A chapa tá esquentando em santarém! Tá na hora de fritarmos a maria. Rocha e Maia coligados não tem pra ninguém.Coitado do cabeção "japonês".

Anônimo disse...

Bem feito pro Lira Maia, que está sendo vítima do seu próprio veneno. Quem mandou dar vez para o japonês. A próxima vítima é a Maria. Pode anotar.
Bem feito pra eles. Acham que usam o japonês e são usados por ele. ahahaha