Sobre o post À Flor da Pele, de ontem, Bia, comentarista do lado esquerdo do blog, escreve.
Quando usamos nas expressões " a sociedade brasileira", "o povo brasieliro" e eu também faço isso, criamos generalizações que nos dão a ilusão de que somos uma nação. Por mais bem intencionadas que sejamos , como se quiséssemos que, por osmose, a sociedade, o povo, absorvessem o que ainda é privilégio de parcela da população, acabamos vítimas da nossa ansiedade por conformarmos um país decente.
Porém, nesse santo vício, perdemos de vista os retalhos - estes sim, importantes - submersos na nossa megalomania democrática,que poderiam nos levar um dia, bem longe deste, a ter uma sociedade esclarecida e um povo com consciência da cidadania que deveria lhe ser inerente.
Infelizmente, se o povo brasileiro compreendesse a importãncia da ética na política e na vida, não teríamos reeleito no Brasil inteiro políticos acusados de concluio com o tráfico, políticos que respondem processos por improbidade, políticos mensaleiros (de todos os naipes)ou coronéis que usam o mandato estritamente em causa própria.
Este "povo" submerso também na luta pela sobrevivência, refém da mídia irresponsável, leviana e apátrida, não tem como apreender o valor da ética, convivendo e assistindo diariamente o triunfo da vilania, da ladroagem, da "esperteza".
Se a sociedade brasileira pudesse ter acesso aos nichos de ética, de probidade, de seriedade, aí sim, teríamos a chance de avançar.
Onde estão estes nichos: há dezenas deles em setores empresariais, sindicais, nas ONGs, e - louvemos Santo Ambrósio - há políticos decentes. Porém, onde encontramos referências a estes segmentos? Caramba! Nos blogs! E quem tem acesso a eles? 2%, 4%, 5% da população?
Reconheço, Juca, que este meu comentário também não vai a lugar algum. É só mais um desabafo onde sei que ele será acolhido.
7 comentários:
Caramba, digo eu. Os comentários de Bia(não a conheço), são contundentes(sempre). Gosto de lê-los. E o seu comentário, vai sim, para vários lugares. Um deles é a livraria Jinkings, na próxima sexta-feira, a partir das 19h00, no bate papo com Juvêncio Arruda, sobre os blogs, com os alunos da FAZ, do curso de Comunicação Institucional, na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa. Você, como todos os blogueiros, estão convidados.
Abraços, Cris Moreno.
Taí, Cris. Vou lá. E aproveito pra renovar esse ar rarefeito que ando respirando! Abraço.
A rá...vou aproveitar e te dar um monte de abraços...eheh.Quem sabe de lá não saímos?
Cris, obrigado pela assessoria de imprensa...rs.
Bjs.
Vai ser ótimo! Estou mais ansiosa que os meus alunos. Já mandei convite para mais de dez blogueiros. Veja como mandei, enquanto não fica pronto o bannner:
CONVITE
AMIGOS BLOGUEIROS, a Carolina Jinkings incluiu, na programação desta sexta-feira, um encontro para falar sobre BLOGS.
O Juvêncio Arruda(Quinta Emenda), estará na Livraria Jinkings da Tamoios, a partir das 19h00, desta sexta-feira, dia 09 de março, conversando com os alunos da Faculdade de Tecnologia da Amazônia(FAZ), do curso de Comunicação Institucional, turma 711, na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa.
ESTÃO TODOS CONVIDADOS!
Com certeza será uma noite agradável e educativa. A experiência de vocês será válida. Principalmente para os alunos que estão ansiosos em conhecê-los pessoalmente.
Abraços, Cristina Moreno.
Pô, Juca! Olha a madame aí. Te segura.
Cara, o pior é que ela lê mesmo as caixinhas de comentários...eheh.
Mas são amigas há 20 anos.
Abs
ps= e a dengue hemorrágica, hein? Explodiu!
Flanar, na verdade, mais do que amiga da Marise, sou quase mãe-substituta, se bem que ninguém concorre com Dona Iris, em nenhum quesito.
Mas, quer pela minha idade, quer pelo privilégio de ter assistido, num determinado tempo Marise desabrochar, com certeza meu amor pelo Juca não criará problemas em família. Beijo procê.
Postar um comentário