Entra de com força, como diz o cabôco, na blogosfera paroara, o blog do jornalista e gentleman Paulo Bemerguy, segundo minhas fontes o último bom aluno do saudoso jornalista Sá Leal.
O volume de uma redação de jornal, com a velocidade de um blog.
Leitura diária obrigatória para quem quer acompanhar, em segurança, a cena do estado.
Hoje, por exemplo, Bemerguy destrincha a cachoeira de portarias que comprova a permanência do candidato Ubíquoracy Rodrigues, segundo colocado nas eleições da UEPA, além do prazo permitido pelo Regimento Eleitoral (aqui ).
Mostra ainda que o deputado federal Zenaldo Coutinho, do PSDB paroara, recebeu R$ 30.000, do Unibanco para sua campanha eleitoral. Zenaldo agora move céus e terras para impedir a cobrança da CSLL, o imposto que incide sobre os lucros dos doadores de sua campanha. ( aqui ) Bom menino.
23 comentários:
O Paulo Bemerguy, desde cedo, quando inciava na redação de O Liberal a carreira de repórter, já dava sinais claros de que seria um bom jornalista.
Veio das primeiras turmas de Comunicação da Federal, mas a sua grande escola foi mesmo com Claudio Agusto de Sá Leal, um execelente jornalista e professor, responsável pela formaçaão de muitas gerações de bons profissionais de redação. E que adotou o Bemerguy como um dos seus últimos alunos. Pelo seu temperamento, acabou se "escondendo" na redação de O Liberal, mas agora tem no Blog um belo espaço para tornar as idéias ainda mais abertas.
Tal qual o Quinta.
Antonio fernando
Obrigado, AF, por considerar o Quinta um espaço aberto...rs
Abs e bom dia.
Bom dia, Juca querido:
espero transcrever aqui, quase de forma identica, o comentário que acabei deixando ali no blog do Paulo.
Ali disse que na lista que o jornalista gentilmente coloca à disposição do leitor, estão também figuras respeitáveis da política nacional como Luiza Erundina, Eduardo Suplicy, Arnaldo Jardim, financiados pelo Unibanco, Itaú ou Bradesco e que em nenhum momento são suspeitas de conivência com os interesses do sistema financeiro.
E que a notícia "seca" como ele a coloca - salvo se todos forem consultar a lista - induz à má idéia de que o deputado estaria retribuindo favores, vendendo-se aos ineteresses do unibanco por trinta mil tostões.
Minha defesa é exclusivamente por acreditar que deputado Zenaldo é um parlamentar conservador, que defende interesses diversos dos meus, mas que não é afeto a esse tipo de falcatrua. elo menos jamais conheci uma.
E nesses tempos de imoralidades parlamentares genéricas, tento preservar a boa imagem que tenho de poucos.
Beijão
Bom dia queridona.
De fato, a lista contem nomes de mais 87 parlamentares de todos os partidos, como Suplicy, Buarque e outros nome ilustres e alguns nem tanto..
Todavia o destaque de Bemerguy à Zenado é que ele é o único paroara na relação. Assim entendi o post.
Ademais, Zenaldo faz campanha aberta pela revogação do imposto - já recebi e.mail de sua assessoria conclamando à uma campanha.
Ora, Zenaldo, de quem não tenho notícias de corrupção, deveria se abster de votar, até para não referendar a afirmação do blog, de que ele é um bom menino.
E o mesmo vale para os 87 parlamentares que receberam a bonomia.
Todos,repito, todos deveriam se abster de votar, arguindo-se suspeitos, tal fazem juízes quando, de alguma forma, tem qualquer tipo de envolvimento com as, digamos, partes.
Bjão.
A blogosfera paraeense, tenha certeza JA, deu um salto de qualidade enorme com o blog Espaço Aberto. Eu já vislumbrava isso quando deparei pela primeira que com o nome de quem alimentava aquele sítio.
Jeso Carneiro
É o que acho, chefia.
Mas não vislumbrei, como vc, pois não o conhecia.
----
Pôxa, gostaria de estar aí com vc neses dias, viu? Para lhe distrair.
Abraço grande.
Paulo fez o que nenhum outro colega dele de redação teve a coragem de fazer: aproveitar as notícias que chegam à redação do Liberal e vão para a 'sexta' página e colocá-las à disposição do distinto público pela internet, up to date.
Reservado como ele só, Paulo nem colocou o nome dele no blog. Nem precisava.
Parabéns, Paulo.
"Sexta página" é ótimo...rs
Depois de Seventy vem o Eighty...rs
Juca, Antônio Fernando, Jeso, anônimos, aqui o "locutor que vos fala" é o cara do Espaço Aberto.
Sempre fui leitor assíduo dos blogs, principalmente do Jeso e do Quinta. E foi isso que me estimulou a abrir um espaço pra mim mesmo e por extensão, aos leitores. Com o apoio de vocês, vamos em frente.
Um grande abraço e gratíssimo pelo apoio.
Oi, Bia.
É exatamente o que o Juvêncio disse: destaquei o nome do Zenaldo porque ele é o único paraense da lista. Só isso. Não fiz juízo de valor algum sobre a contribuição de campanha.
Aliás, se tivesse de fazê-lo, seria para aplaudir o Zenaldo, que considero um deputado atuante e transparente. Tanto é assim que o valor recebido do Unibanco foi transparentemente registrado na Justiça Eleitoral como doação.
Mesmo com esta explicação, pode passar lá no Espaço Aberto e postar um comentário que eu destacarei.
Abraços.
Anonimo das 10:41, e demais enfêrmos.
Não há mais longíqua possibilidade de terem seus comentpários aboçalados aprovados pelo blog.
Se não são capazes de discutir a questão da UEPA no argumento, não o farão por outros meios.
Ok, querido:
acho que meu comentário aqui e lá é fruto do pavor à corrupção como meio de vida, seja em que instância for. E, como disse você e eu reafirmo, do deputado Zenaldo não conheço essa doença.
E, em tempos de cólera - ou febre amarela, ou dengue... - isso é um valor moral importante que não se desperdiça, mesmo que, se isolado de outros, deixe a desejar.
Beijão
Ok, queridona. Tem razão. Os tempos são febris, infelizmente.
Bjão.
ak diz :
o Paulo Bemerguy é uma figura. Discreto, bem humorado,irônico, tem um dos melhores textos da imprensa. E, com o blog, recupera o que tem de melhor: o repórter.
Abraços, Paulo.
Afonso Klautau
O Paulo Bemerguy é tudo isso e muito mais. Tenho orgulho de ser sua amiga, colega de profissão e conterrânea. Vida longa ao Espaço Aberto que, assim como o Quinta Emenda, merece todos os créditos!
Obrigado, Franssi.
Obrigado pela carona, Bemerguy...rs
Afonso amigo,
Falta dizeres que também fui teu aluno. Com muitíssimo orgulho.
Grande abraço.
Franssi,
Só preciso que você me dê a fórmula para deixar os leitores com água na boca, quando contas lá no teu blog sobre aqueles "amores" que a gente imagina o que sejam, mas não sabe quem são os personagens.
Um abraço forte pelo apoio.
Caro Paulo,
eu já havia passado lá, mas devo ter feito alguma bobagem - afinal, eu estou para a informática como o Delfin Neto para a honestidade...rsrsrs...- e o comentário não foi registrado.
Escrevi lá o mesmo que repeti aqui.
Obrigada pela atenção. Um abraço, e do meu comentário lá repito uma frase aqui:
Obrigada pelo seu blog, onde a notícia é mais importante.
Abraço, Paulo.
Beijão, Juca.
Dos Bemerguy, de Santarém, além do Paulo ainda tem:
Emir Bemerguy - cronista de mão cheia .... foi colaborador de O Liberal durante muitos anos ;
Ércio Bemerguy - foi bancário do BASA, mas sua paixão foi o rádio, onde foi apresentador e animador de programas de auditório em Santarém. Até bem pouco tempo tinha uma coluna no Estado do Tapajós.
Só conheço o Ércio, o corôa mais jovial do pedaço...eheh.
E ainda tem a ( meu deus!) Marlice, já objeto de respeitoso post aqui no Quinta...rs
Letras no sangue.Bacana!
Ai.ai...quanto ciúme senti agora...
rsrs
Beijos.
Paulo, é impressionante como os amores proibidos despertam interesse incomum. Se eu fosse publicar todos os comentários que recebi sobre aquele post... Isto sem falar nos e-mails e telefonemas dos amigos curiosos. Teve um que me ligou no domingo, de manhã cedo, ainda com voz sonolenta, querendo saber os nomes dos personagens. Desconversei, tergiversei, driblei, vai daqui, vai dali e ele, entre impaciente e indignado: "quer dizer que não vais me contar?!". Aí eu quis saber o porquê de tanto interesse no tal triângulo amoroso. E ele, em tom confidencial: "tenho que saber logo se por acaso não sou um desses vértices aí." Estão vendo a insônia que dá ser sedutor? É claro que não revelo - nem sob tortura - o nome do preocupado predador de corações e meu querido amigo.
Postar um comentário