29.9.06

Pesquisa Santarena

Saiu a última pesquisa Perspectiva/O Estado do Tapajós, para candidatos a deputado em Santarém, terceiro maior colégio eleitoral do estado. Registrada no TRE, registre-se.
Veja os detalhes aqui.

11 comentários:

Anônimo disse...

olá,
interessante a manipulação de informação, se não vejamos, uma empresa contrata uma empresa para fazer pesquisa de intenção de voto para Govenador,senador, deputado federal e estadual, registra no TRE assim,a pesquisa é feita para todos os cargos, na hora de divulgar só divulga a de deputados, o que é que há minha gente, que coisa feia, os veiculos de imprensa tem que respeitar a sociedade pois é dela que se vive e sobrevive, se a imprensa continuar procedendo desta forma como se fossemos marionetes de seus interesses particulares, vao acabar imprensados pelo povo.
atenção srs: legisladores, quando eleitos honrrem os votos que receberam e proponham a transparencia da informação.
Bráz

Unknown disse...

Olá Braz, o rei das pesquisas...rs
Braz, acho que não é ese o caso.
Soube da pesquisa logo que foi contratada.Explicou-me seu responsável que o interese do joprnl era, apenas,a sondagem da intenção de voto para os cargos proporcionais dos candidatos com base eleitoral na cidade.
Isso não é ilegal.
E o instituto que realizou a pesquisa, a Perspectiva, é de um profissional sério e experiente.
A intenção de voto de Lira Maia "bate" com os patamares históricos de sua força política.
Não há novidades,a meu juízo, nos resultados.
Mas não custa nada a gente esperar até domingo para avaliar seus resultados,lembrando que 400 questionários indicam margens de erro em torno de 5%, o que vale dizer que Lira Maia pode ter entre 53 e 43% de intenção de voto.
O segundo colocado, o advogado Helenilson pontes, do PPS, pode ter entre 12 e 2%, e por aí vai.
Abs

Anônimo disse...

É mesmo Juvêncio?
Esqueceu de dizer que o Jornal que encomendou a pesquisa é do Lider Cipoalense Lira Maia.
De todo modo vamos esperar.

Anônimo disse...

Engraçado Juvêncio... Você até pode confiar no instituto Perspectiva, mas a pesquisa aponta muitos erros. A pesquisa original mostra o candidato Maike Vieira com 4% dos votos, mas na hora da publicação, simplesmente "esqueceram" o nome do candidato. Da mesma forma, como na pesquisa anterior colocaram o Atnágoras na frente do Edmilson Rodrigues, em algumas faixas etárias. É muito suspeito, mas no domingo, vamos ver se essas suspeitas se sustentam ou não.

Anônimo disse...

olá amigo,
vc não me entendeu ou melhor nao me fiz entender, veja:
sei que o gente boa Dornélio é competente, sério e por isso as vezes alguns não o prestigiem com serviços nesta area.
não questionei os numeros, primeiro por não ter competencia para tal e segundo por tb ter o filling igual ao seu, creio que estão corretos, o que questiono é que foi contratada e foi pesquisada a intenção para governador e para senador , porém o jornal não publicou estas intenções, e não tem churumelas o registro no TRE era para todos os cargos, mas não quizeram publicar o resultado para governador e nem para senador.
entendeu agora a manipulação, é isto caro "watson" e a resposta também é: elementar meu caro.
braz

Unknown disse...

Anonimo das 12:41: por notórias as ligações do jornal com o líder cipoalense,julgo dispensável a menção.Todavia nada tenho contra a mesma, tanto que publico sem problemas seu comentário.
Mas insisto: confio no trabalho da Perspectiva.

Unknown disse...

Ok, Braz, e se os resultados da pesquisa forem favoráveis à União Pelo Pará,coligação sob a qual se encontra o candidato preferencial do jornal que a encomendou?
Eu não entendi mal seu comentário, amigo.Só acho que o contratante não é obrigado por lei apublicar a íntegra da pesquisa.
É a lei.
Também gostaria de saber os resultados das intenções de voto ao governo do estado e ao senado.
Mas, já que o contratante preferiu não revelar... paciência.Eheh

Anônimo disse...

continuo.....
é disto que insisto, um jornal NÃO tem querer quanto a camuflar uma informação legitima, e que tem um bom momento de pauta, insisto é preciso politizar nossa população, e o minimo que se espera pelos responsáveis pela comunicação(imprensa) é responsabilidade e transparencia, como podemos cobrar as fotos da propina, se as vezes escondemos a nossa fotografia(figurado). desculpe amigo mas indepedente do resultado seja prá quem seja , o dever é publicar.
insisto tem que ser revista a legislação.
braz

Unknown disse...

Opa!, mandou bem agora, Braz.
Concordo com a revisão da legislação

Anônimo disse...

Para encurtar a discussão.
O nome de Mike Vieira não foi pesquisado. É mentira que ele tenha tido '4% na pesquisa original'. O formulário está arquivado no TRE.
O jornal O Estado do Tapajós contratou a Perspectiva para medir a intenção de votos para deputado estadual e federal no município de Santarém, conforme está no pedido de registro sob o protocolo 016718.
Sou amigo de Lira Maia há quase 30 anos, desde os tempos de casa de estudante.
Mas o jornal não tem preferência eleitoral. Tanto que o adversário de Lira Maia, o deputado Antônio Rocha, lidera a pesquisa para deputado estadual, recebendo o mesmo destaque, com foto em primeira págia. Porque o critério é jornalístico. O jornal não tem amigo ou inimigo.
Seu dono, porém, que tem cerca de 25 anos na profissão de jornalista, tem sim preferência política. Assumo esse fato e ninguem tem nada com isso.
Quanto as ofensas dos anônimos, essas são práticas de covardes que,para extravasarem suas invejas, se escondem no anonimato.
Miguel Oliveira
Jornalista, reg. prof 581-FENAJ

Anônimo disse...

Miguel Oliveira não escondem a sua preferência política por Lira Maia. O Estado do Tapajós é claro nesse sentido. Eles, o jornalzinho e o dono, filhos da mesma moeda, são sintomático neste sentido. Dizer que Rocha é adversário de Maia é a prova: Maia federal; Rocha, estadual. Ah, ah, ah, ah, vai apostar na desinteligencia do leitor/eleitor na calha do rio Tapajós. Ah, ah, ah.