6.11.06

Cabresto

Tão condenável quanto a pretensão, atribuída ao governador Jatene, de nomear, para um mandato de quatro anos, o próximo Procurador Geral do estado, é o desejo de quem quer discutir a questão só a partir de janeiro de 2007.
Nos dois casos, salta a vista a condição genuflexa que tomou conta do órgão, objeto de uma disputa deste nível.

-------------------------------------------------------------

Atualizada às 8:33 do dia 8/11

Por e.mail, um abalizado leitor corrige o post acima, pelo que o blog agradece.

Acho importante fazer duas correções sobre a nota “Cabresto”:

A primeira é terminológica mesmo... não se trata de Procurador-Geral do Estado e, sim, de Procurador-Geral de Justiça. Concordo que estes termos são um porre, ambíguos e geram confusão. Mas o Procurador-Geral do Estado é o advogado do Estado e deve ser escolhido dentre os Procuradores do Estado, sem mandato definido e fará a defesa judicial do Estado. Nos últimos anos tem sido o José Aloysio Cavalcante Campos.
O Procurador-Geral de Justiça é o chefe do MP Estadual e deve ser escolhido para um mandato de dois anos, permitida uma nova indicação para mais dois anos. Assim, não é possível que seja escolhido alguém para um mandato de 4 anos (e aqui a segunda correção). O PGJ é escolhido pelo Governador a partir de uma lista tríplice, formada pelo voto dos promotores de justiça, não havendo obrigatoriedade de se escolher o mais votado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vou dar a minha opinião:
O Governador Simão Jatene é governador até o dia 31 de dezembro de 2006 e pt saudações. Até lá, sem mais rodeios, ele é o nosso governador e deve assumir todos os atos para os quais foi eleito.Todos!
Dali pra frente, ele decide a sua vida pessoal. Se vai continuar pescando ou vai fazer outra coisa parecida.Isso não me interessa.
E dali pra frente também, é a nossa Governadora eleita quem vai governar o nosso estado. O resto é intriga das cortes.
Um abraço,
Vic Pires Franco

Anônimo disse...

O pior de tudo é que esse deputado, que é da base do Jatene, tem toda a razão. Pelo menos nesse assunto. Mas será mesmo que ele não quer mesmo saber pra onde vai o Jatene depois do dia 31? Não exagere deputado.Menos,menos.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 8:52 posso lhe dizer para onde vai a Vice Governadora do estado, que é minha mulher. Pra nossa casa curtir os nossos 5 filhos. Só isso.
Quanto ao governador, o que me interessa saber para onde ele vai?
Eu hein!! Só quero e desejo que ele vá com Deus.
Um abraço,
Vic

Carlos Barretto  disse...

Haveria aí uma "pinta" de mágoa, ou eu estou enganado, Vic?
Vc sabe. Textos são textos e muitas vezes, pela síntese que somos obrigados, às vezes deixamos passar coisas que de fato não desejamos.

Carlos Barretto  disse...

Por favor, desculpe se lhe tratei como Vic.