13.11.06

Universidade Federal do....

Chegou na mesa do presidente Lula, ao final da semana passada, por um convicto ministro da Educação, a necessidade da criação de mais uma universidade federal em solo paroara.
Santarém ou Marabá?
Bem, isso depende de estudos, e prestígio político.
As duas regiões precisam, mas...se o blog precisasse fazer uma aposta hoje, cravaria Marabá.

11 comentários:

Anônimo disse...

Já Tém
projeto de lei no congresso nacional, salvo engano é do Dep. Haroldo Bezerra , quando passou por lá, com a palavra nosso correspondente Val André
abs
Bráz

Anônimo disse...

Arrisco Marabá também, o acesso para Santarém é muito limitado.

Anônimo disse...

Há realmente, um projeto do então deputado federal Haroldo Bezerra, para a criação da Universidade Federal do sul e sudeste do Pará.Será que ainda vale?(o projeto)
OBS: Naquela época era tudo amarelo hoje é tudo vermelho.

Anônimo disse...

Juca.
A Comissão de Educação da Câmara Federal já aprovou projeto do deputado Babá(Psol) criando a Universidade Federal do Oeste do Pará, mas até agora a proposta não foi a plenário.
Abraços,
Miguel Oliveira

Anônimo disse...

Corrigindo:
digo indicativo ao executivo, pois gera despesa no orçamento só o executivo pode encaminhar
Bráz

Val-André Mutran  disse...

É verdade Bráz.
Como você deve saber, como Haroldo não é mais deputado o projeto estaria fadao ao egavetamento.
Para evitar a trajédia, o deputado federal Zequinha Marinho apresentou Projeto de Indicação ao então ministro da Educação Tarso Genro para a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Total apoio do Reitor Alex Fiuza de Mello e do atual ministro Fernando Haddad, ambos jovens, competentes e entusiastas de primeira hora do projeto.
Após a criação do Centro Universitário, última escala do status burocrático para a criação da nova universidade - o que deve ser anunciado a qulaquer momento. O presidente da República homologa a nova Federal do Pará.
Ocorre que a nossa mui diligenciosa Bancada aqui, reúne-se e não prioriza o sprojetos factíveis de serem realizados. Há um ano a situação é essa: desarticulação completa.
Concordo com o Juvêncio. O Oeste do Estado também merece, e logo, outra Universidade Federal, dado a extensão da região. Mas, infelizmente, sem projeto apresentado para análise técnica de sua viabilidade pelo MEC, essa possibilidade é nula.

Aline Ribeiro disse...

Tou contigo e não abro. Marabá!

Anônimo disse...

Confirmando a informação do Braz, o projeto é do ex Deputado Haroldo Bezerra, pela informações recebidas teria sido encampado pelo Deputado Zeca Marinho do PDT de Conceição do Araguaia.
Wilson Morbach

Val-André Mutran  disse...

O senador Flexa Ribeiro realmente apresentou um Projeto para a criação da Unioversidade Federal do Oeste do Estado. Falta, no entanto, ação política para o projeto andar.

Luana Caldas disse...

Investimento na Educação é primordial, ainda mais em nosso Estado.
Abraços

Anônimo disse...

Juca, Belém está pegando fogo, e você aproveitando o feriado nas barrancas do Tocantins?