15.2.07

Pesquisa

A saída do economista Mário Ribeiro depois de 9 anos presidindo o Banpará, informa o Seventy na edição de hoje, viabiliza o preeenchimento de antiga e grave lacuna na pesquisa socio eocnomica regional.
De volta à UFPA, Mário aceitou o convite para comandar a montagem de uma fundação de pesquisas economicas, aos moldes da FIPE da Universidade de São Paulo.
Uma das primeiras tarefas da nova fundação será a criação de indicadores de compensações ambientais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente pedida. O Mário Ribeiro é extremamente competente, sério e respeitado na academia. Sua saída recente de um cargo de gestão certamente representará o aporte de outro viés às discussões que deverão ocorrer no seio da instituição, o que é muito bom.
A única dúvida, para mim, é se este novo instituto vai se transformar em uma trincheira tucana, em contraposição ao redivivo IDESP da administração Ana Júlia. Não sei se estou enganado, mas é o que acontece com a FIPE, não?
O ideal, na minha opinião, seria a conjunção de forças entre o instituto da UFPa e o instituto estadual, no desenvolvimento de pesquisas multilaterais e extra-partidárias (ou pluri, se extra for pedir muito). Se assim ocorrer, será um ator muito bem vindo no cenário público paraense. Esperemos também que o governo estadual se permita conhecer as idéias que serão gestadas nestes institutos, inclusive no que o blog anuncia.
Será sensacional se finalmente conseguirmos pensar nossa realidade, produzir conhecimento local sobre o Pará e a Amazônia e, com isso, contribuir para sua aplicação na forma de políticas públicas.

Anônimo disse...

Nonada. Vai escrever brilhantes trabalhos, que recomendará esquece-los, ou rasga-los, se um dia voltar ao poder. Afinal assim ensinou o Mestre do mestre.