Atendendo a uma provocação do blog no final da noite de sábado, o deputado federal Vic Pires Franco, presidente regional do Democratas, responde as perguntas do Quinta sobre o escândalo do TCM.
Quinta.
O conselheiro Alcântara vai abrir a bocarra na AL, que andava sonolenta em novembro passado?
Dep. Vic Pires Franco
Apesar do Conselheiro Alcides Alcântara ter sido indicado por Jader Barbalho, não sei de nada que desabone a sua conduta na vida pública e no tribunal.Acho que pela forma que ele escolheu para fazer as suas denúncias, em plena posse de um novo conselheiro, ele não está para brincadeiras.Vai pro tudo ou nada.
Apenas uma ressalva:não entendi porque ele não fez as denúncias antes quando foi corregedor da casa.
Mas com certeza algum deputado vai perguntar isso a ele lá na Assembléia.
Lá, se ele não confirmar e não levar provas de tudo o que disse, sai desmoralizado.
Quinta
E new conselheiro Zeca Araújo, vai confirmar as acusações feitas à Alcântara sobre corrupção nas tomadas de contas do sul do Pará?
Dep. Vic Pires Franco
O Conselheiro Zeca Araújo, sempre me pareceu um político de palavra e sério. Se ele falou, com certeza vai confirmar tudo, mesmo sendo do PSDB.
Quinta
Porque Parauapebas é "pule de dez" em todas as listas de cidades problema no TCM?
Dep. Vic Pires Franco
Sinceramente não sei porque a cidade de Parauapebas é pule de dez nos problemas encontrados pelo TCM.
Quinta
Qual sua avaliação da nota do Gabinete da presidencia do TCM, publicada na terça da semana que passou nos jornais paroaras?
Dep. Vic Pires Franco
A nota da presidencia foi um pé sem cabeça bem ao estilo de quem preside o tribunal, que aliás até hoje não sei como foi parar lá. Só posso crer que o ex governador Almir Gabriel quando o escolheu deveria estar num daqueles dias...
Definitivamente não foi uma escolha que combina com a sua história política e principalmente com tudo o que ele pregou na sua campanha de 94. Mas isso só ele pode responder.(está aí um dos motivos para se acabar com esse tribunal.Arranjos e acordos políticos). Uma vergonha !
Quinta
Quem nomeou o marginal Rêmora Luis Fernando para o TCM?
Dep. Vic Pires Franco
Não sei quem nomeou o auditor Luis Fernando para o tribunal, ou se é concursado.Só o conheço de vista quando morou no prédio onde moro e ao encontrá-lo diversas vezes na portaria mesmo depois de ter saído de lá.
Pra onde ele subia? Só os porteiros sabem.
Quinta
Há quanto tempo não funciona uma CPI na AL paroara?
Dep. Vic Pires Franco
Sinceramente não sei. Acho que desde quando eu era criança pequena lá em Igarapé Açú.Aliás, acho que qualquer CPI deveria ser instalada sem nenhum tipo de pressão por parte do executivo. Quem não deve não teme.
Espero que essa iniciativa do deputado Joaquim Passarinho se transforme numa CPI para abrir de uma vez por todas essa caixa preta no TCM e daí pra frente possamos partir para a sua extinção.
Para o bem e felicidade geral da nação paraense.
37 comentários:
Concordo com o Deputado Vic Pires Franco.
O TCM tem que ser extinto, aliás, como já é em vários e não fez falta para ninguém.
Vamos fazer um movimento Val-andré.Fale com o meu amigo Giovani e vamos encampar essa idéia.
Para o bem do Pará.
Abraços,
Vic
Gostaria de fazer duas observações a respeito do post.
A primeira se desdobra em algumas, e diz respeito à "entrevista" concedida pelo deputado ao Quinta. Vamos a ela:
1. Discordo do deputado quanto à necessidade do conselheiro Alcides Alcântara provar na ALEPA o que afirmou no plenário do Tribunal de Contas. Ele precisa dizer; basta isso. E indicar caminhos de investigação, dando nomes aos bois. O resto depende da Polícia Federal, da Civil, do Ministério Público e de quem mais tiver poder de investigação e motivação das medidas penais.
2. Não li nada na imprensa a respeito de alguma acusação feita pelo conselheiro Zeca Araújo. Alcides Alcântara foi quem afirmou que Zeca sabia de muita coisa. Se Zeca tivesse que confirmar, já o teria feito. Além do mais, os deputados não o chamaram na Assembléia Legislativa, mas somente Alcântara, e por isso Araújo nada confirmará.
3. Acredito no deputado Vic, se ele diz que não sabe porque Parauapebas é sempre alvo de comentários, quando se fala em corrupção no TCM. Afinal, 'saber' pressupõe ter pleno conhecimento, com provas e argumentos demonstrativos. Mas o deputado é bem informado, convive com quem sabe das coisas e deveria, por respeito ao leitor, dizer pelo menos o que 'ouve dizer'. Não está prestando testemunho e, portanto, não precisa 'saber'; mas contribuiria, e muito, com a opinião pública (e até mesmo, talvez, com os MPs) se dissesse o que certamente já ouviu falar. Poderia gerar linhas de investigações a serem seguidas. Se eu, mero cidadão, sem acesso a informações privilegiadas, posso tirar conclusões do pouco a que tenho acesso, imagino o deputado. Afinal, Parauapebas é a cidade mais rica do interior do Pará, com a maior quota-parte de ICMS, e a seu respeito sempre se fala em suspeitas nos contratos de lixo, de publicidade e serviços gerais. Acredito que Vic não queira fazer afirmações que não possa provar; muito correto. Mas informar o que corre à boca miúda entre os políticos não significa afirmar nada, não atrai para si responsabilidade maior que não seja expor o que todos afirmam e pode jogar luz sobre pontos a serem abordados com mais vigor e profundidade.
4. Sobre o atual presidente do TCM, duas lembranças: uma, que era vice-presidente do Clube do Remo, quando o glorioso Leão Azul viveu a fase mais triste de sua história, com a queda para a 3a divisão; e outra, que sobre ele Aloysio Chaves, pai do ex-presidente do TCM Aluísio 'Lula' Chaves, afirmou em seu diário receber suas declarações "sempre com cortesia mas com grande reserva", pois o mesmo era, quando jovem, segundo "o próprio tio Saint-Clair Passarinho, 'leviano e irresponsável' ". Para esclarecimento, o diário de Aloysio Chaves foi editado e publicado por Lúcio Flávio Pinto, em edição conjunta do Jornal Pessoal com a Grafisa.
5. O deputado é surpreendente. Não sabia mesmo que era de Igarapé-Açu. É certamente o filho mais ilustre da sua terra, como se dizia.
A segunda observação é para concordar plena e irrestritamente com o deputado. Os TCM's, daqui e de todos os entes federados, não têm o menor sentido de existir. Deveriam mesmo ser extintos, todos. Seria um grande alívio ao orçamento público e um belo serviço à desburocratização do Estado.
...eheh.
Boa, nobre procurador.
Ótima semana pra vc.
Dr. FRJ , suas abordagens vão no âmago dessa árvore que ,realmente,está dando,deu e sempre dará exatamente o que se espera.Galho.
O citado senhor Alcides Alcântara tem que ir lá para confirmar e não para "desdizer" o que o Zeca Araújo fê-lo , como se diz em Igarapé Açú (onde tb tenho família), "baldear" , com sua habilidade e lisura pisciana.
Querido Vic, até dar para entender sua reserva mas que vc tb escuta por aí, vc escuta.Como diz o Dr. FRJ, bem informado o senhor é, certo?
Resumindo: A casa já devia ter caído ha muito tempo.Cada simeo em seu galho e quem for podre que se quebre. " As máscaras vão cair",disse o Profeta.
Dr. Francisco, suas palavras nos dão orgulho de ser seu amigo.
Só não gostei do tal "glorioso" felino.
A discussão sobre o fim do TCM é antiga e na hora H não passa.
São muitos os interesses envolvidos.
ACAM
dêem um descontinho aí pela digitação.Tks.
O Francisco, que comenta por aqui e acolá, é uma cara bem informado. De texto inteligente e fácil. Parabéns.
Porém: "Mas informar o que corre à boca miúda entre os políticos não significa afirmar nada, não atrai para si responsabilidade maior que não seja expor o que todos afirmam..." foi besteira.
Dessas bobagens que, depois de ditas e, após, repensadas, são retificadas. Penso.
Nada sei nada de TCM Conselheiros etc... nem quero saber. Deixo pra vocês, mas, de fofoca já ouvi muito falar... o Ibsen Pinheiro que o diga!
O Vic (e todos nós) sabe que fofoca é... fofoca, só isso!
Falar por falar, sem fundamento, é uma irresponsabilidade, seja pro homem público, seja pra mim, pra ti, seja...
Ps.: Juva, obrigado pelas palavras. A Mel está bem. Seus filhotes também. Depois de longas 22 horas de parto, sou pai de sete! rsrsrs as fotos já começaram a subir por lá.
Lafayette, obrigado pela parte que me toca, inclusive quanto à crítica. Destaco que gosto muito do bom humor de que você faz uso nos seus comentários.
Mas vamos ao que, aqui, interessa.
Quando afirmei que "informar o que corre à boca miúda entre os políticos não significa afirmar nada, não atrai para si responsabilidade maior que não seja expor o que todos afirmam", quis dizer que certamente o deputado conhece, de ouvir dizer, muita coisa. Como bom advogado que sei que você é, certamente entendeu quando quis dizer que o deputado não estaria, aqui, "depondo", como se testemunha fosse. Mas ele tem, com certeza, informações a respeito de quais as relações contestáveis que correm entre o TCM e as prefeituras do interior, e em especial a de Parauapebas. Eu mesmo citei alguns exemplos (lixo, publicidade, serviços de conservação e limpeza).
Então, o que proponho, não é que o deputado Vic diga o que "sabe", porque isso ele já declarou que não sabe - no sentido técnico, digamos assim, da palavra. Mas que aponte direções de onde possam estar os pontos obscuros, e que podem ser objeto de investigação mais profunda por quem de direito.
Isto, ele poderá fazer, sem medo de processos judiciais. Basta que dê sua opinião, como homem público e bem informado que é. E isto, assevero, não é 'fofoca'. Ou então, 'fofoca' será também o que disse o conselheiro Alcides Alcântara.
Se eu estiver enganado a respeito de suas possíveis fontes, ele nos dirá, informando que nunca ouviu sequer falar de nada a respeito de Parauapebas. Deixar de vir aqui, dar uma satisfação aos leitores do 5a, isto eu tenho certeza que ele não fará.
Em suma:
1. Quero só insistir na provocação do Quinta, na pergunta sobre Parauapebas. É certo que o Juvêncio não queria que o deputado dissesse o que "sabe", pois se soubesse já teria ido ao MP(E ou F) fazer suas denúncias; mas que dissesse o que ele acha a respeito das coisas que falam sobre a municipalidade;
2. Há coisas que a imprensa não noticia, ainda mais com esses jornais que aqui temos. Mas há coisas que muitos sabem, ou já ouviram falar. Sendo algo público, temos - eu, você e todos os que pagam (ou até mesmo não pagam) impostos - direito de saber.
E para que não pareça, por fim, que estou querendo acusar o deputado de algo (afinal, ele já mostrou ter muito 'punch' e um 'jab' pesado...), insisto: opinião fundamentada, é disso que estamos falando aqui.
Tudo muito sinuoso.
"Mesmo sendo do PSDB". Esse vic pensa que somos palhaços??? OU será que quer uma boquinha no governo do PT. Faça-me o favor Vic, quem tu apoiastes até o dia 31 de dezembro passado. Era por acaso do PT??
Mas é o que disse: de TCM, Conselheiros e etc., não sei de nada. Nada como uma excelente explicação pra me convencer e me retificar.
Quanto ao elogio, ali tariado, obrigado pela parte que me toca, mas ainda tenho muuuita lenha pra ler.
O mais ilustre de Igarapé-Açú, são os Rodrigues, donos do LIDER, "o mais gostoso".
Prezado Deputado, fiquei de queixo caído com suas respostas-sabonete.
Aguerrido no tema TCM, será que o deputado Joaquim Passarinho vai trair seu tio Ronaldo, presidente daquela tribunal, tal como este traiu o titio Jarbas?
Outra coisa, porque se fala tanto em Parauapebas se o caso de Belém se mostra muito, mas muito mais grave. Que o digam os ex-auditores do TCM Luiz Fernando, Aristides Pinheiro e o atual preposto, Ocir. E também o sempre conselheiro relator dos processos belenenses, Lula Chaves.
PinkY, também "fiquei de queixo caído com as respostas-sabonete" do deputado. Bom de ginga.
Nesses casos, que não são de amor, melhor ficar o dito pelo não.
Eh eh eh...
Ei, Juva, esqueci de dizer: não vai ter "aplique".
Acho que precisamos, urgentemente, entre ditos e não ditos,recalibrar as octanas.
Boa noite.
Seja bem vindo, em alta octanagem, Hiro.
E - quem avisa amigo é - tenha cuidado com a Pinky. Ela é hidróxido de sódio puro, o famoso NaOH...rsrs
Bela, solteira, experiente embora jovem, estudiosíssima e bem...deixa prá lá.
Vixe, Maria! Tudo isso, a Pinky? Mas a soda cáustica, em doses homeopáticas, combate males como a enxaqueca e a obesidade, né?!!! Ou mata de vez?
Rsrsrsr
Voce tem razão... deixa prá lá, e beijos na Pinky.
Dr. Francisco Rocha Júnior,
Li com atenção o seu comentário, aliás como sempre faço.
Vou começar pelo que acho mais importante que é sobre o que se fala por aí sobre as trapalhadas e problemas na cidade de Parauapebas.
Acredite em mim por favor.Nunca ouvi falar de absolutamente nada e lhe dou minha palavra de honra. E se não adiantar a honra, lhe juro pelo que há de mais importante na minha vida, que são os meus filhos.
Se tivesse ouvido falar, seria o primeiro a comentar aqui no Quinta, como sempre faço trazendo notícias quentes e sempre verdadeiras.
Sou bem informado sim e faço questão de ser, mas dessa vez parece que comi mosca. Infelizmente.
Quem me conhece sabe que não fujo das perguntas que me fazem e discuto aqui no Quinta todos os assuntos. Até onde não sou chamado.
Respondi, por exemplo, claramente sobre esse auditor Luis Fernando e suas constantes visitas ao Atalanta onde moro. Encontrei com ele no elevador e na portaria diversas vezes quando morava lá e depois algumas vezes na portaria do prédio. Como também já encontrei alguns prefeitos do interior por lá. ( Quem sabe não fica registrado na portaria para onde todos subiam ).
Quanto ao que falei sobre a ida do conselheiro Alcides Alcântara, concordo de que ele não precisa levar provas embaixo dos braços. Basta que confirme todas as suas denúncias que já estará de bom tamanho. E ele é homem pra isso pelo que eu sei.
Daí pra frente que se abra uma CPI e se investigue tudo.
E o Ministério Público pode atuar e investigar independente da Assembléia abrir ou não uma CPI. E com certeza ele vai fazer isso.
Todos nós esperamos.
Ao responder as perguntas do Quinta procurei ser o mais claro possível, aliás como sempre tenho sido aqui. As vezes até exagero, mas não deixo nada sem resposta.
Continuo achando que temos que acabar de uma vez com esse tribunal que só serve como um cabide dos grandes de emprego e de muita mordomia.
Precisamos sim abrir a caixa preta desse órgão e mostrar para a opinião pública tudo o que acontece lá dentro.
Sem dó nem piedade.
Um abraço respeitoso,
Vic Pires Franco
Imagina só se o deputado Vic Pires Franco não sabe quem é o dono do apartamento tão frequentado pelo auditor e prefeitos. Será que ele ainda não teve a curiosidade de perguntar aos porteiros do prédio onde mora. Se não diz é porque quem tem ...tem medo.
Deputado Vic, v. exa. está de parabéns por sua coragem em levantar a bandeira pelo fim do TCM.Se já existe um TCE, pra que um TCM? A competência constitucional do primeiro, não abrange o campo de atuação do segundo? O Pará precisa passar por uma renovação política urgente. Precisamos de gente com sangue novo e com mentalidade aberta. Gente que modernize esse Estado. Hoje, no Pará, V. Exa., junto com a Valéria, representam mt bem essa renovação. Torço que o povo de Belém, em 2008, pense assim. Um forte abraço Deputado e parabéns Juvêncio, pela qualidade do blog. O 5° é , sem dúvida, o melhor blog político do Pará.
Oi Márcio,bom dia e obrigado pelo elogio, que faço questão de dividir com todos os leitores e comentaristas do Quinta, que "fazem" o blog jnto comigo.
Abs
Lembrei-me de um "causo":
Certa vez, numa audiência, cujo "tema" era um tremendo de um "gato" de energia (cerca de 32 mil Kwh/mês de desvio!), com Laudo do IML, fotos do IML, relatórios eletrônicos de massa de consumo, gráficos, perfil etc. etc., provando o "felino", o advogado do "gateiro", ao ser perguntado pelo Juiz se não era melhor fazer um acordo, pagar o que devia, e encerrar o assunto, gritou: "MAS COMO O SENHOR SABE SE ISSO É UM "GATO", MEU CLIENTE NEGA E NÃO SABE NEM DO QUE SE TRATA???
O Juiz, olhou pro advogado, pro cliente do advogado, folheou os autos, olhou pro lado, olhou pro chão, pro teto, pra mim, voltou pro advogado e disse:
-Eu meto a mão (fez o gesto) do lado.
-Acaricio. Tem costa de jacaré.
-Vou pro rabo. Tem rabo de jacaré.
-Desço. Tem barriga de jacaré.
-Vou pra cabeça. Tem cabeça de jacaré.
-Boca de Jacaré. Olho de jacaré. Focinho de jacaré.
-Boca de jacaré.
-DENTE DE JACARÉ!!!!
-Nem olho. Tiro a mão. É JACARÉ!!!
Vic, ali no elevador - e que ninguém nos ouça - diz em que andar ele descia, ou entrava...
Se fosse no Copan (aquele edifício de São Paulo) ficar-se-ia na dúvida... mas...
Ps.: Sinceramente, esse papo não me interessa, mas... não existi ao texto. rsrsrsrs
Ahahaha...é jacaré sim...ahahah
Sr Procurador, com todo respeito ao MPE, mas eu pergunto: o que o referido orgão está fazendo em relação a indicação e posse do Daniel Lavareda? Pois independente das acusações de improbirdade administrativa dos membros do TCM,ficou claro em todo esse processo que a nomeação do Daniel Lavareda é imoral e incontitucional. E neste caso, de posse da decisão da desembargadora Eliana sobre o caso, deve ao meu entender promover AÇÂO CIVIL PÚBLICA contra o ato da governadora e do presidente do TCM.
É isso que esperamos do ministério público defensor das leis e da ordem!
Dep. Vic, obrigado pelas respostas. Convincentes. Ao menos quanto a Parauapebas.
Quanto ao elevador, 'ouça' o Lafayette!
Anônimo das 11:32AM, concordo com você. O voto da Des. Eliana Abufaiad, inclusive, dá o caminho das pedras para a providência cabível. E o MP, pelo que sei, já está se movimentando.
O único temor seria uma composição política entre MP e TCM. Mas não acredito nisso, porque a competência para a Ação Civil Pública é dos promotores, e não dos procuradores de Justiça. E nesta instância, com todo o respeito aos senhores procuradores, o buraco é mais embaixo, como se diz.
Quanto a dar-lhe informações precisas sobre a atuação do MP, sinto muito. Não tenho como fazê-lo, pois não é o órgão ao qual sou vinculado.
Como já falei em post anterior,o apartamento que o auditor preso na operação remora Luis Fernando frequenta é o do "cabeça branca",como diria Chico Ferreira,preso na mesma operação e assassino confesso dos irmãos Novelino.
O amigo é porteiro do Atalanta?
O que a AL deveria fazer, era investigar a compra de um hospital em Maraba, que tinha como proprietario
o dono da Usimar e que tb pertencia ao Antigo PFL(DEMO)- (amigo muito intimo do Dep.Vic) e que tb. e suplente do Senador Mario Couto.
Por um acaso o Dep. Vic esta ``de ponta`` com o PSDB ? Eles nao cumpriram a palavra de apoiar sua esposa ? O almir Gabriel e dono do PSDB ?
Esqueci de explicar essa história do PSDB.
Está no sangue do partido esse jeito de dificilmente tomar partido ou entrar numa briga. Prefere o muro.
Foi só essa a minha colocação. Alguém discorda ?
Vic Pires Franco
Lafayette,
Fantástico !
Só que eu moro no 11 e quando o elevador parava no meu andar vindo de cima, não dava pra pegar no rabo do jacaré.
E olha que lá é um apartamento por andar e jacaré de cabeça branca é caso raro.
Daí...
Dep. Vic
Tudo isto é porque a vaga do TCM não foi dada pelo governador Jatene
para a sua esposa ?
O dono do DEMO no Pará, tem memória curta, não se lembra, que o PSDB elegeu sua mulher vice-governadora e ele dep. fed., se não fosse o governador Jatene, o dep. Vic não se elegeria nem a vereador. Como sempre ele cospe no prato que come . É um ingrato! Não é Rominho ?
Anônimo de 12:53 e 1:14
Vá caçar gato pra vender churrasco na Doca.
Não se desespere porque talvez um dia você volte.
Talvez...
Vou falar com a madame.
Postar um comentário