31.8.07

Leãããooo!

Vou vestir uma camisa azul marinho e sair por aí...rs
Boa noite.

----

Atualizada às 22:40.

Nem toda a boa vontade do poster ajudou o Leão.
Mas o resultado, 4x3 para o santo de casa, mostra que pode vir uma reação por aí.
Há, sim, uma luz no fim do túnel.
Sem trocadilhos, faz favor...rs

Números

Santo André e Remo jogam logo mais às 20:30 hrs, na casa do santo.
De acordo com o site Chance de Gol as chances de vitória do time da casa são de 53.1%, com 22.1% para o empate e 24.8 % de chances de vitória do Leão. O Santo André, que tem 6 pontos a mais que o Remo, é o primeiro dos quatro clubes ameaçados de rebaixamento, e tem 45,4% de chances de cair para a Terceirona.

Burrice

O PT apenas persistirá no erro se evitar debater o mensalão no 3º Congresso do partido, que começa oficialmente nesta sexta-feira (31/08) em São Paulo. O mensalão quase acabou com a maior força política que surgiu no país no final do século 20. Fingir que o mensalão não aconteceu terá um único efeito: continuar a minar o futuro do partido no século 21.

Assim começa a Pensata da Folha de SP de hoje, de Kennedy Alencar.

Claque

O primeiro aluno de José Dirceu no Pará, o prefeito santareno Everaldo Beiçola Martins, já está em São Paulo, onde participa do enterro, digo, encontro petista, que começa logo mais.

Cenho Carregado

No blog do Jeso, que de carneiro só tem o nome.

STF "elege" os próximos alvos

Ao acatar a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra os 40 mensaleiros, o STF (Supremo Tribunal Federal) emite sinais que vai agilizar os processos que tramitam na Corte contra parlamentares que desfrutam hoje a sombra e água fresca do foro privilegiado.
Não se fala outra coisa em Brasília.

Momento Difícil

Na opinião do sociólogo Francisco de Oliveira, o PT não soube fazer a transição de partido de oposição para partido do governo, e afirma que a "aura de transformação não vai ocorrer nunca mais."
O deputado federal José Eduardo Cardoso (PT-SP) diz que não pode "tapar o sol com a peneira" e que a decisão do STF atinge o partido.
O filósofo Leandro Konder, velha guarda da Portela petista, confessa "sentir pena de seus colegas de partido", e se mostra pessimista em relação a reestruturação da legenda.
Tem mais, muito mais aqui.
É nesse clima que começa daqui a pouco, às 14:00, o 3° Congresso do partido.
Lula, que chega em São Paulo no início da noite, cancelou a ida ao evento hoje.
Promete ir amanhã.

Correção

Conforme previa o post Exoneração, de hoje cedinho, a edição de hoje do Diário Oficial do Estado publica a correção da lambança de ontem na Funtelpa.
O processo foi enviado à governadora Ana Julia.
Para uma fonte do blog, a pedido.

Mercado em Expansão

O Databrain também ataca em Parauapebas.
Veja aqui.

Conta de Mentiroso

O blog do Ancelmo Gois avacalha de vez com o marginal que ainda preside o Senado.

Enqanto Isso, na Sala da Justiça...

Coladinha

Mudanças a vista na divisão do bolo tributário que se forma a partir da exploração mineral no Pará. De olho nessa discussão a deputada Bernadete ten Caten (PT), presidente da Comissão Minererária da Assembléia Legislativa se articula com o GT formado pelo governo do estado para redesenhar os marcos da questão mineral na Pará.

Solidariedade

E impressionante como post de coleguinha rende.
Em pouco mais de 2 horas, o post Exoneração já está cheio de comentários.

Fato e Direito

Com base no entendimento que só os municípios podem regular a questão, o STF derrubou ontem a Lei Seca no Pará.
Bem mais rápida, a Puliça já havia derrubado a lei há muito tempo.

Nível

Avaliado como árido pelo mercado, o briefing da concorrência do governo do Pará para seleção das agências - o problema fundiário é o foco - qualifica o certame.

Engôdo

O Portal da Amazonia, factóide milionário de Duciomar Costa, sofre uma consistente crítica aqui.

Exoneração

A edição de hoje do Diário Oficial do Estado deve corrigir uma lambança feita pela FUNTELPA na edição de ontem, que publicou atos exonerando, a bem do serviço público, os ex presidentes Nélio Palheta e Ney Messias.
Acontece que os dois, que nunca foram funcionários públicos, já estavam "demitidos" do estado desde dezembro do ano passado.

Posse Animada

Mas a baixaria correu solta na cerimonia de posse do conselheiro Daniel Lavareda no TCM. Muitas paradas vindo à tona.
É cada vez mais difícil esconder a malandragem.

30.8.07

Escapou

Foi baleado ontem por volta das 21:00 h, durante um assalto ao ônibus em que se dirigia para casa, o jornalista, compositor e músico Walter Freitas, assessor do Instituto de Artes do Pará.
Aliviado em R$ 110,00 e o celular, Walter passa bem. A bala transfixou-lhe a perna sem maiores danos.

De Saída?

Circulava com desenvoltura na AL paroara, hoje, a notícia dando conta da possível saída da ex deputada Sandra Batista do PCdoB, em direção ao PT.
Com chances inclusive de disputar, pela nova legenda, a prefeitura de Marituba.
O vereador Paulinho Fonteles também sairia do partido.
O espaço dos dois no PCdoB, isto já foi notícia, encurtou muito desde as eleições do ano passado.

O Senado de Joelhos

Por Lucia Hippolito, cientista política, em seu blog, e no Noblat.

"As sucessivas demonstrações de arrogância, bazófia, abuso de poder e outros desmandos por parte do presidente do Senado Federal já seriam suficientes para configurar quebra de decoro parlamentar e justificar um pedido de cassação de seu mandato.
A presença da assessora da Mesa no Conselho de Ética, os assessores jurídicos constrangidos a apresentar pareceres favorecendo o presidente da Casa, a mesma assessora da Mesa pilhada por repórteres fazendo uma “maquiagem” no depoimento prestado por Renan Calheiros ao Conselho de Ética.
Tudo isto mostrando como o senador usa os funcionários do Senado Federal como se fossem peões de suas fazendas alagoanas – com todo o respeito à valorosa classe dos peões.
O que mais será preciso acontecer para que os senadores se convençam daquilo que toda a sociedade brasileira já sabe há tempos: que o senador Renan Calheiros não tem mais condições morais de presidir o Senado da República?
Mas os senadores continuam acoelhados, paralisados diante dos desmandos do senador Renan Calheiros.
Nunca é demais repetir: que segredos tão cabeludos o senador Renan Calheiros detém a respeito dos outros 80 senadores e senadoras, para manter o Senado da República de joelhos?
Senadores sempre tão falantes, líderes de partido que têm opinião sobre tudo,
políticos aguerridos, que mantêm debates acalorados na tribuna.
Praticamente todos calados, acabrunhados, querendo votar logo a absolvição de Renan no plenário do Senado, para que todo mundo se esqueça do assunto e a vidinha volte a ser como era antes no Senado da República: um clube seleto, com poucos sócios e muitas, muitas benesses.
Todas proporcionadas pelo presidente da Casa.
Que espetáculo mais triste!"

Foge Ladrão!

Começa a dar a impressão, infelizmente, que é mais fácil fugir das cadeias e delegacias paraenses, do que ser levado até elas.

O Terceiro Mandato

É patética a gritaria de José Dirceu acusando uma suposta ditadura da mídia por trás da aceitação da denúncia da quadrilha do mensalão.
Já o ministro que teve essa sensação, deve explicações a seus pares e ao país. Deve cobrar-lhe a presidente do STF, ministra Ellen Gracie.
A outra mídia critica as entrelinhas do presidente Lula, recurso de sua preferência quando se manifesta sobre questões acres.

-----

O blog acha que começou o terceiro mandato de Lula.

Segue o Festival

Reina um clima de expectativa entre os esquartejadores do Pará com a anunciada palestra que o deputado Joaquim Passarinho (PTB) dará, na próxima segunda,3, na Associação Comercial do Pará, sobre a divisão do estado.
Aguardam, não sem boa dose de razão, o replay das bobagens desferidas pelo parlamentar em entrevista a O Liberal duas semanas atrás.
Enquanto isso, não podendo segurar suas reais intenções, os esquartejadores estão frenéticos, desdenhando inclusive dos investimentos do PAC no sul e sudeste do Pará.

Torcida da Tuna

No blog do Jeso Carneiro.

Van? kombi?

Às vésperas de sua convenção municipal, a ocorrer no domingo, o PSDB santareno vive sob o tormento de uma inquietante dúvida: não sabe que carro deve alugar pra levar os seus militantes ao aeroporto, a fim de recepcionar o alto clero tucano-paroara - Jatene, Mário Couto e Flexa Ribeiro.

Rescaldo

O julgamento da quadrilha do mensalão atingiu em cheio a Suprema Corte do país. Tem ministro que vai processar ministro, segundo a Folha de SP.
Leia aqui.

Nazica no Senado

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), temente a Deus, é o responsável pela exposição do mini-círio de Nazaré que será realizada no salão Branco do Senado Federal, no próximo dia 11 de setembro. O evento pretende divulgar toda a iconografia da maior festa dos paroaras, o Círio de Nazaré.
Mas não se deve esperar milagres por lá.

Desordem Fundiária e Política

É cada dia mais enrolada a situação do INCRA em Santarém, cuja atuação é objeto de uma série de acusações gravíssimas, dentre elas a de atuar em conluio com os madeireiros da região.
Os sequazes do responsável pela desordem na área, o superintendente local do orgão Pedro Aquino, responsabilizam seus colegas de partido abrigados na tendência da subprefeita Maria "Databrain" do Carmo pela origem das denúncias, uma assentada mentira.
O episódio, entretanto, ilustra o caos em que mergulhou a legenda no oeste paroara.

Tapa Buraco

Cancelada a licitação das agências de propaganda, o Banco da Amazonia se prepara para o novo certame. Até outubro vale o contrato em vigor com a Mendes, que não pode mais ser prorrogado.
Mesmo trabalhando rápido, vai ser difícil o banco escapar da contratação temporária de uma agência.

Fiscalização na Mina

O Ministério Público do Trabalho manda três Procuradores à Serra dos Carajás amanhã. Eles vão dar uma olhada nas condições de segurança das operações na Mina N4, da CVRD, que tem sido palco de acidentes de trabalho fatais.
O último, noticiado pelo jornal Correio do Pará, de Parauapebas, acendeu a luz vermelha. Um operário de uma contratada foi esmagado por um caminhão fora de estrada.
As fotos do acidente chocaram os procuradores.
Em Nova Déli, para variar, o fato não foi notícia.

Maiores informações aqui.

12:00

O Quinta começa a postar a partir do meio dia.

29.8.07

Mural



Foto by Michel Pinho, no blog Espiandomundo.

Oposição Dá Trabalho na Câmara

A pauta da Câmara está trancada por forte obstrução da oposição. A expectativa para votação do CADIN Municipal e do REFIS Municipal, projetos encaminhados pelo Executivo, ultrapassa o mês de setembro.
A obstrução deve-se, em boa medida, à falta de habilidade do líder do governo em negociar concessões pleiteadas pelo oposição.
Só quer jogar na base do rolo compressor.
Acontece que em outubro entra obrigatoriamente na pauta a discussão e votação do Plano Diretor Urbano, e se o REFIS e o CADIN novadelianos não forem votados até lá, ficarão para 2008.

Audiência em Belo Monte

Na primeira reunião pública promovida em Altamira pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para tratar do projeto do aproveitamento hidrelétrico Belo Monte, houve embate entre forças favoráveis e contrárias à construção da usina. O Ministério Público Federal acompanhou os debates e registrou os questionamentos das instituições e pessoas presentes, assim como coletou mais informações com a Eletrobrás, responsável pelo empreendimento.

Leia mais aqui.

No Telhado

O blog errou por pouco, pouquíssimo, só 0,5%.
Acaba de ser atualizado o site Chance de Gol, e a chance do Leão cair foi para 90,5%.

Porto Inseguro

No blog do Cjk.

A governadora Ana Júlia Carepa, aconselhada por auxiliares, alterou a sua indicação para o cargo de presidente da CDP. Foi alertada que se mantivesse o nome inicialmente aventado correria o risco de patrocinar (mais) um escândalo na autarquia.

Sucessão de Crimes

A OAB defende o voto aberto no julgamento do marginal Renan Calheiros no Conselho de Ética do Senado. Até lá, todos os dias aparecem novas falcatruas do patife.

Imposto em Questão

É curioso o embate entre a Unimed e a prefeitura de Nova Déli na questão dos impostos que incidem sobre as atividades da cooperativa, que não recolhe o ISS.
Defende a Unimed o tributarista Fernando Scaff, cabeça privilegiada, veloz, e bem humoradíssimo.

Chamada Final

Será que o ministro Jobim não arruma uma boquinha para o ex deputado José Priante na Anac?

Caixa Baixa

A edição de O Liberal de hoje tem 4,5 páginas de venda de assinaturas e brindes como bíblias, liquidificadores, fornos de microondas, medidores de pressão e outros bibelôs.
Uma página de um torneio de volei da casa e 1/2 página de uma promoção de medalhas de clubes paroaras na terceira e quarta divisões...rs
Sete anúncios de festas e shows completam mais uma página.
Até aqui, zero de grana.
Doze editais e 4 anúncios fúnebres e a cota normal de classificados fecham o comercial da folha nariguda de hoje.
Se não fosse o encarte de meio ambiente da CVRD...

------

O Diário do Pará exibe melhor performance.
Tres anúncios de 1/2 página cada um, da Yamada, um de 1/2 da Village, e um encarte de quatro páginas do Magazan. E cota de editais e classificados na medida do concorrente.

Longa História

Do blog do Mino.

Mídia atendida

O STF está a se redimir. Pelo menos por enquanto, sem previsão do desfecho final. A mídia foi atendida: o Supremo acolheu a denúncia de formação de quadrilha contra os acusados do governo e do PT. Primeiro entre todos, o cardeal José Dirceu. Digo, o cardeal Richelieu de Luis XIII, digo, do presidente Lula. Quer dizer, a tese do mensalão está de pé. Escrevi ontem que cairia caso não fosse acolhida a denúncia. Até quando irá o processo não se sabe, mas o que já aconteceu levará os patrões da mídia a abrir garrafas de Don Perignon e Cristal. Eles podem, e, quem sabe, sirvam alguns flutes aos seus sabujos mais chegados. Será para eles uma noite muito alegre. De minha parte, tomaria, houvesse razões, champagne Salon. Tenho razões apenas para insistir em um ponto: continua muito difícil provar o mensalão, enquanto não seria, e provavelmente não será, acrescentar um capítulo à longa história conhecida como Caixa Dois, protagonizada há décadas por políticos e empresários

90%?

O site Chance de Gol ainda não atualizou as probabilidades de queda do Leão para a Terceirona.

Cofrinho

Mais do que o aniversário de 25 anos, a folha sobrancelhuda comemora a tabela cheia que vem utilizando com o governo do Pará.
Sem desconto nenhum.

Candidato

O arquiteto Paulo Chaves, sobá tucano na área da cultura nos últimos doze anos, está cada dia mais animado para se candidatar à prefeitura de Nova Déli no ano que vem. E seu partido, na reunião de segunda com Jatene e grupo, topa encarar a parada.

Passando a Limpo

Do leitor do blog Sérgio Nunes, Mestre em Filosofia e professor da UFPA.

Considero importantíssimo para a sociedade brasileira, enfim uma resposta decisiva do Judiciário que infelizmente em nosso país deixa muito a desejar. Como espero que não fique por aí.Gostaria imensamente que retrocedesse no tempo e apanhasse tb os corruptos do governo FHC, bem como dos militares.
Teríamos sem dúvida a alma brasileira lavada, mas infelizmente acho que deverei contentar-me com este ensaio.
Como petista histórico espero que o PT tb expulse estes que trouxeram-lhe apenas decepções e vergonha assim o partido livra-se de uma vez por todas destes gatunos que aproveitaram-se para fazer exatamente o que os outros sempre fizeram.
Portanto fora do Partido a quadrilha que envergonhou-nos e fora da vida política. Quanto aos demais quero que sejam linchados politicamente, a começar pelo belzebú do Jefferson.
Graças ao governo do Presidente Lula estamos passando a limpo este país. Acabou-se a época da bandalheira, meliantes como empresários, políticos,juízes,policiais devem ir pra cadeia.

28.8.07

O Que Vem Por Aí

Com a aceitação da denúncia do mensalão, fecha o tempo para o deputado federal Paulo Rocha(PT-PA), cuja careta estava estampada na Folha de SP, edição de sexta, 24.
As investigações, garante uma fonte petista do blog, amedrontam correligionários em Santarém e Nova Déli.

Pedalando

Os ciclistas paraenses conquistaram o título de bicampeões na categoria geral masculino e vice-campeão feminino da Copa Norte/Nordeste. A equipe foi composta por 23 ciclistas, que disputaram as categorias elite, juniores, juvenil, feminino e master A, master B e master C, trazendo cinco medalhas de ouro para o Estado. Os atletas contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Informações da Assessoria de Comunicação da SEEL.


------

No ponto de táxi bem em frente a portaria do prédio em que moro há um motora que é ex campeão paraense de ciclismo, e sempre me fala das lutas e vitórias do ciclismo paroara, dos custos elevados de manutenção das levíssimas, e do prazer que o esporte proporciona.
Mais tarde vou descer e dizer prá ele que o ciclismo paroara foi à ribalta do Quinta.
Para orgulho do blog, que parabeniza os campeões.

Por Extensão...

Há quem entenda os placares do STF no caso do Mensalão como um recado ao senador Renan Calheiros e seu rebanho no Senado.

Conceição

A melhor cobertura do caso do mensalão no STF está aqui.

Pólvora Seca

A mídia santarena não larga o pé do comando do 8° BEC, a unidade do Exército Brasileiro na Pérola. E não se ouve um estampido do outro lado.
Algo mais que salitre, carvão e enxofre acontece por lá.

Tambor Furado

Parece que funcionou o baticum que um babalorixá realizou semanas atrás no gabinete da procuradora chefe da secretaria de Finanças de Nova Déli.
Só que ao contrário.
É que os auditores lograram recuperar um processo perdido no orgão, envolvendo infrações contra uma empresa que deve mais de R$ 1 milhão ao fisco da cidade.

Farra

O blog do Cjk avisa: o Databrain pode atacar novamente.

Avançar é Preciso

Sobre o post Candidato, de hoje, escreve ao blog o deputado João Salame (PPS), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia paroara.

Conheço o Demétrius e a política de Marabá. Posso te afirmar: ele não era e não será candidato a prefeito de Marabá.
Sobre a decisão da Vale considero que foi unilateral e sem tempo para as duas empresas (Cosipar e Usimar) se adequarem. Concordo que as transgressões não são de hoje. Mas as dez guseiras que lá estão se instalaram com o aval da Vale e do Estado. Com todas as transgressões já sabidas.
Depois da pressão internacional, do Ministério Público e da sociedade civil organizada, já verificamos melhoras na questão ambiental e trabalhista.
Desde a criação do Instituto do Carvão Cidadão, pelas próprias siderúrgicas, já foram descredenciadas 316 carvoarias pela prática de trabalho degradante. Foi criado o Fundo de Reflorestamento, com as guseiras aportando 3 dólares por tonelada de gusa exportada.
E várias delas adquiriram fazendas para reflorestar.
Resolvido o problema? Não.
Ainda é preciso avançar muito mais.
Mas o caminho não é colocar 7 mil pessoas no drama do desemprego, numa cidade (Marabá) onde a violência atingiu índices alarmantes e os bandidos agem de maneira cada vez mais audaciosa e à luz do dia usando adolescentes do exército de desempregados existente na periferia da cidade. Não. O bom senso indica que esse não é o caminho.
A solução é continuar avançando na direção de dar conta do passivo social e ambiental. Que o Estado use sua força para isso.
Aliás, o Estado precisa titularizar as terras e mudar a imbecil reserva legal 20 x 80, que, na prátioca, incentiva o desmatamento ilegal e clandestino.
Sem isso não dá pra falar em carvão legal e muito menos em reflorestamento

Uma Gaveta no Meio do Caminho

Do blog do Castagna Maia.

Uma primeira observação a fazer, já ao final do julgamento do STF. Os acusados têm o referido "foto privilegiado". Podem ser processados, portanto, somente por iniciativa do Procurador Geral da República.
E aí está a grande diferença: no governo FHC, o Procurador Geral da República foi apelidado de "Engavetador Geral". Houve processos que permaneceram durante 4 anos na gaveta, aguardando a prescrição.
Há essa diferença significativa, portanto: o Procurador Geral da República voltou a atuar, a Polícia Federal vem fazendo centenas de operações.

Regando a Flor

Um representante da Secretaria-Geral da Presidência da República desembarcou ontem em Nova Déli para articular a etapa estadual da Conferência Nacional de Juventude, junto com a Casa Civil, a ALEPA, o gabinete da governadora, prefeituras de Nova Déli e Ananindeua, o gabinete local do deputado Paulo Rocha, e o Conselho de Juventude do Pará.

Tutu à Mineira

A frase "mineiro só é solidário no câncer", atribuída a Otto Lara Resende, não parece valer para os deputados mineiros, que resolveram ampliar o alcance da lei do fôro privilegiado, que, como se sabe, privilegia vagabundos em atitudes escabrosas no uso de recursos públicos e outros delitos afins.
Mas a Procuradoria Geral da República já entrou em campo para destemperar o tutu da AL mineira.

A Cara Deformada de Santarém

De Lucio Flavio Pinto, na mais nova edição do suplemento Memórias de Santarém, do Estado do Tapajós.


Qual seria a cara de Santarém para os santarenos, se eles tivessem que escolher apenas uma? O encontro das águas do Tapajós com o Amazonas, provavelmente. Qual a cara de Santarém para os não-santarenos de hoje? Certamente Alter-do-Chão. As duas caras constaram do anúncio divulgado pela prefeitura para comemorar os 346 anos do município, no dia 22 de junho. Com acerto, o rio Tapajós foi a primeira referência na peça. Mas o encontro das águas só foi a 20ª lembrança. Já Alter do Chão (escrita dessa forma, incorretamente), ficou em 3º lugar, depois do tacacá da Noca. Nenhum santareno endossaria essa hierarquia.

Mas qual cidadão da terra apontaria, de boa fé, como sendo caras de Santarém a duplicação da Fernando Guilhon, o arte na escola, o congresso da paz, a nova escola da Jaderlândia, as (tão polêmicas) miniusinas hidrelétricas, as reuniões do orçamento participativo, o plano diretor participativo, a unidade de gestão energética e outros projetos, planos, programas e realizações da atual prefeita? Por se julgar dona do anúncio, a prefeitura polvilhou na relação de caras itens de sua promoção, violando a realidade e maculando uma iniciativa que podia ser boa e proveitosa. Ao menos se o adjetivo "participação" fosse algo mais do que retórica
.

Na íntegra aqui.

Curtos Circuitos

Caminha rapidamente para a falência a energética do vizinho estado do Amapá - Centrais Elétricas do Amapá, CEA - que não cobra dos consumidores e não paga a ELETRONORTE.
Se e quando a CEA quebrar, é provável que a ELETRONORTE seja chamada para assumir o pepino da distribuição, como já fez antes aqui em Nova Déli e faz até hoje em Manaus (compra da El Paso e distribui por uma subsidiária).
Mas há outras situações igualmente graves na Amazonia.
A estatal estadual de energia elétrica de Rondônia compra energia elétrica geradas pelas pequenas hidrelétricas do governador Ivo Cassol ( sem partido). Compra e paga religiosamente. Compra também da ELETRONORTE e não paga.
O resultado é que a ELETRONORTE dá lucro no Pará, mas o lucro é engolido pelo prejuízo das operações de sistemas isolados de Roraima, Rondônia e Amazonas, com o detalhe agravante dessa, digamos, esperteza seletiva que acontece em Rondônia.
Para mais de um diretor, a ELETRONORTE já deveria ter jogado duro com a concessionária de Rondônia.
Há, ainda, mais uma queda de braço na região: a oposição da Petrobras e do ex-governador Jorge Viana (PT) à geração hidrelétrica e à interligação do Acre. Menos por florestania ou florestanismo e mais por interesse no ICMS gerado pelo combustível consumido nas térmicas do Acre, do qual depende o Governo do Estado. Com a geração hídrica a Petrobras perderia essa venda garantida e o Acre o ICMS do combustível.

Mensalão: STF Aceita a Denúncia

A peia canta em cima de todos os denunciados pelo procurador geral da República.
Mas no PT, que realiza seu 3o Congresso no próximo final de semana, todos serão homenageados.

Candidato

Vai ter problemas a leganda tucana em Marabá, depois que a CVRD cortou o fornecimento de pelotas para o guseiro Demétrio Ribeiro, suplente de senador e virtual candidato à sucessão em 2008.
O corte, sabe-se, decorre das reiteradas transgressões da Usimar à legislação ambiental.

Audiências

Altamira está agitada nesta semana. Além da audiência pública do IBAMA sobre a usina de Belo Monte - o blog agradece o convite da empresa - acontece outra audiência, nos mesmos moldes, da UFPA. Vai ser anunciado um mestrado na capital da região da Transamazônica.

Carrocinha

27.8.07

Casa de Noca

Ausência de licença ambiental, de memorial descritivo, mapas, parecer técnico, escritura da área, falta de estudos agronômicos e sócio-econômicos e até sobreposição a unidades de conservação, como áreas indígenas e reservas biológicas.
Com base nestas constatações, e a pedido do MPF, a Justiça Federal suspendeu em caráter liminar os 99 assentamentos no oeste do Pará, objetos da denúncia do MPF.
Mais informações aqui.

Diminuindo o Gap

O governo do Pará já tem disponíveis R$ 12 milhões para investir nos parques tecnológicos este ano. E o BNDES vai entrar na parada, nos campi de Nova Déli, Santarém e Marabá.

Agências e Bancos

No site Pará Negócios, do vascaíno Raimundo José Pinto.

A diretoria do Banco da Amazônia anulou a concorrência realizada para a contratação das agências de publicidade para o atendimento de sua conta. A decisão, tomada no dia 13, foi publicada na edição desta sexta-feira (24) do Diário Oficial da União. O aviso de anulação é assinado pela presidente da Comissão Especial de Licitação do banco, Eliana Melo dos Santos Porto.
O processo licitatório do Banco da Amazônia, uma das maiores contas publicitárias do setor público no Pará, no valor de R$ 8 milhões, provocou grande polêmica no meio publicitário. No total, 16 agências participaram do processo e nada menos do que 13 delas acabaram desclassificadas, sob a alegação de deficiência técnica nas suas propostas. Foram declaradas vencedoras a Gamma e a SIM, mas oito agências não concordaram com o resultado e apresentaram recursos. Algumas chegaram a ameaçar com recursos a instâncias superiores.
O aviso de anulação da concorrência faz referência a dois artigos da Lei nº 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da administração pública. O artigo 41 diz que não podem ser descumpridas as normas e condições do edital da licitação. E o artigo 49 estabelece que a autoridade competente poderá revogar a licitação “por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado”.



----


O blog tem sido informado da disposição para o trabalho do atual presidente do banco, Abdias de Souza Jr., registrada na coluna de Guilherme Augusto, edição de hoje da folha sobrancelhuda. Não raro chega antes das sete da matina, e já teria enfrentado uma primeira crise de gastrite por conta da rotina estressante.
Mesmo ocupado, Abdias bem que poderia restabelecer uma prática, rompida já faz algum tempo, em que os presidentes da casa acompanhavam de perto a condução da política de comunicação da entidade.
Numa época onde a concorrência exige performances cada vez difíceis no mercado financeiro, e margens cada vez mais estreitas, a comunicação pode trazer os diferenciais para o alcance de metas que se distanciam sem a produtividade máxima desta ferramenta. Com o presidente perto dela, fica mais fácil.

MPE Diverge no Caso de Maria

A propósito do post Os Dois Lados da Moeda, de hoje, o blog recebeu a seguinte nota do advogado Walmir Brelaz.


Em relação ao processo da Prefeita Maria do Carmo e, como seu advogado, faço os seguintes esclarecimentos:

1. De fato ela foi denunciada pelo Ministério Público por suposto uso de sua imagem em outdoor divulgado pela cidade de Santarém;
2. ocorre que, antes de receber a denúncia (o que só a partir desse momento lhe tornaria denunciada), a Desembargadora Brígida Gonçalves dos Santos, das Câmaras Criminais Reunidas do TJE/PA, intimou a Prefeita para apresentar sua defesa;
3. em sua defesa, a Prefeita esclareceu que o uso de sua foto no outdoor ocorreu em virtude da divulgação de um prêmio que a mesma havia recebido do SEBRAE (“Prefeita Empreendedora”) enquanto gestora municipal, portanto, não se tratava de promoção pessoal;
4. diante disso, o processo retornou ao Ministério Público para manifestação, que em março deste ano, através do Procurador de Justiça, Dr. Cláudio Melo, manifestou-se “pelo arquivamento da Ação Penal, face a ausência de crime a ser punido”.

Informo, ainda, que esses dados podem ser obtidos, por qualquer pessoa, nos autos do processo de n° 2006.3.006232-7 do TJE.

Pobres Cidades

133 dos 513 deputados sonham em ser prefeito no ano que vem.

Balão Azul

Aumentou pouquinha coisa a chance do Remo...cair para a Terceirona.
Passou de 83 para 86,5%, de acordo com o site www.chancedegol.com.br

Bonde

Estava previsto para hoje o pedido de demissão do arquiteto Paulo Cal da prefeitura de Nova Déli.

Lula Decide

Não teria sido dos mais agradáveis, por assim dizer, o encontro entre a governadora Ana Julia e o secretário dos Portos, Pedro Brito, para discutir o nome do cap da Companhia das Docas do Pará.
E a nomeação de Josenir Nascimento, o preferido da governadora, continua fundeada.

Os Dois Lados da Moeda

Vai mal das pernas o PT santareno.
Num dos lados, esborracham-se o prefeito Everaldo Beiçola Martins, grampeado, e a mana, a subprefeita Maria "Databrain" do Carmo, que pontificou ontem nas páginas de O Liberal numa relação de dezessseis alcaides que respondem processos na Justiça.
"Databrain", que é promotora de Justiça, é denunciada pelo procurador Ricardo Albuquerque.
O outro lado, comandado pelo superintendente do INCRA Pedro Aquino, também começa a se enrolar: está, digamos, assentado na mira da PF.

O Perigo Renan

A todo momento o senador Renan Calheiros intimida a nação, seus pares, os outros poderes.
Renan encarna hoje o cabo de guerra entre o país e os ladrões.

Fogo!

É Zé Roberto e +10.
Quarta feira é dia de caçar aves fedorentas.

24.8.07

Ufa!

O Quinta pára até segunda.
Abs a todos.

Prevaleceu o Bom Senso

O BASA cancelou a licitação das agências de publicidade.
Saiu no DOU de hoje.
Na segunda o blog traz mais detalhes.

Perseguição Estatal

Repercute na imprensa paroara e na blogosfera a esdrúxula tese levantada pela defesa do mensaleiro Paulo Rocha (PT-PA).
Francamente, é de um cinismo espetacular.

A CODEM Vai às Compras

Fonte do blog identifica um cheiro acre na compra de computadores na CODEM.

83%

São as chances do Clube do Remo abrir o pára quedas.

Clube da Privada



Por Millor Fernandes

Liga

Só duas pessoas - e ninguém mais - unem O Liberal e o Diário do Pará.
A governadora Ana Julia e o prefeito Duciomar Costa.
A primeira porque ainda solta pouco, e o segundo porque ainda solta muito.

23.8.07

A Notícia Por Trás da Notícia

Às 16:48 de hoje O Liberal online publicou uma notícia de ontem, o acatamento pelo TRF1 da ação penal contra o prefeito de Nova Déli.
Minutos depois ela foi retirada.
Até aí nada de mais, isso acontece.
Acontece que não era exatamente a mesma notícia do dia anterior.
Na que foi publicada e retirada hoje, a nota da COMUS desmentindo o MPF não havia chegado ao jornalão.
Conclusão: a nota da COMUS é que era a notícia.

Boa noite.

Renan Viu, Veja Voce

Mino e Cassandra

Do blog do Mino.

Sem mas e nem porém

Conversei com Cassandra pelo telefone.
Desta vez liguei para Esmirna. Pretendia ouvi-la a respeito dos últimos desenvolvimentos da situação neste lado do mundo. Sentenciou de pronto: “Estou preocupada”. “Você está sempre preocupada”, disse eu, “desde a guerra de Tróia”. Esclareceu: “Estou muito preocupada com o estado psicossomático da classe alta do seu país e da classe média com intenções de alpinismo”.
Como assim?
“É uma questão de quociente de inteligência, antes de partir para outras considerações, sim, há um abalo econômico mundial, o Brasil corre o risco de crescer muito menos do que esperava, e o que esperava já era insuficiente. Mas o meu primeiro sentimento negativo diz respeito à confusão mental reinante do País”.
“Seja mais específica, por favor”.
“É só botar arreparo. Juízes da Suprema Corte deitam falação, advertem a nação contra a instauração do Estado autoritário baseados em meras suspeitas. E nem seria admissível que se pronunciassem daquela maneira se tivessem provas. Isso não é aceitável por parte de juízes, não seria em qualquer lugar do mundo civilizado e democrático. O ministro da Justiça cala-se a respeito e a Polícia Federal só responde por intermédio de sua associação de classe. Renan Calheiros, cercado pelas acusações, em parte confirmadas pelas provas, resiste na presidência do Senado, com o aparente beneplácito do governo. A mídia esbalda-se em sua tentativa de produzir crises e largos setores do Brasil privilegiado, e dos aspirantes ao privilégio, caem na conversa, a revelar ódio de classe, adubado nestes dias por um livro pronto a demonstrar que a elite é o farol da modernidade e o povo o lado mau do país”. “Está bem, você me convence. Mas...” Interrompe: “Não tem mas, nem porém. Isso tudo é fato”. “E prova o que?”
“Algo gravíssimo, muito além do besteirol. Mostra a imaturidade crescente, a pobreza do raciocínio, uma síndrome muito próxima da insanidade.

Mensalão Agita STF

No blog do Noblat.


Toga justa no Supremo

Saia justa no Supremo Tribunal Federal (STF). Ou toga justa, se preferirem.

Ao começar a defender o ex-deputado Roberto Jefferson, um dos 40 acusados de envolvimento com o Caso do Mensalão, o advogado Luiz Francisco Barbosa citou a reportagem publicada, hoje, pelo O Globo sobre a troca de e-mails entre ministros. Para em seguida gozá-los:

- A pior coisa que pode acontecer quando um advogado vai para a tribuna é não ter a certeza de que será ouvido pelos ministros. Se havia alguma dúvida de que esta Corte ouvia com atenção todas as partes, fica comprovado mais uma vez que tal suposição não fazia sentido. Ela ouve, sim, ouve muito bem.

É evidente o clima de constrangimento que baixou sobre o plenário do STF. Alguns ministros se olham com desconfiança. Carmem Lúcia e Ricardo Lewandowski ficaram muito mal na foto - quer dizer: na rede...

O ministro Marco Aurélio de Mello, citado pelos dois colegas na troca de e-mails, parece mais sorridente do que o habitual. Os jornalistas estão ansiosos para ouvi-lo a respeito da reportagem de O Globo.

Os seguranças até tentaram fazer com que o ministro Eros Grau entrasse mais cedo no prédio do Supremo sem falar com jornalistas. Mas Eros estava com vontade de falar, sim. Antes mesmo que lhe perguntassem qualquer coisa, foi logo dizendo, segundo Diego Amorim, repórter deste blog, que colou nele:

- Perguntem ao Levandowski, ele é quem sabe das coisas.

Logo depois, demonstrando irritação, completou:

- Nunca vi isso acontecer antes no Tribunal. Nem a imprensa interceptar correspondências, nem esse tipo de diálogo.

Ministros trocarem idéias sobre matérias em julgamento, nada demais. É corriqueiro em todas as cortes. E a nossa talvez seja uma das mais transparentes do mundo. A tv transmite suas reuniões.

O nó está nos comentários dos dois ministros citados pelo O Globo sobre questões internas do STF. E a insinuação que possa ter havido ali algum tipo de barganha (com quem?) para que Eros vote contra a aceitação da denúncia do Procurador Geral da República.

Carmem Lúcia e Lewandowski são os ministros com menos tempo de casa. Mas desde já estão destinados a passar à História do Supremo - se não pelos votos bem fundamentados que deram antes e que darão daqui para frente, mas com certeza pelo protagonismo que alcançaram durante o julgamento do Caso do Mensalão.

Afinal, nunca, jamais na História do Supremo, etc e tal...

(Um julgamento sério, chato e maçante começou a ficar mais animado.)

Grau

Vou dar mais uma volta na rosca que modera os comentários, para não ter que abrir outro blog - o www.estêrco.blogspot.com - e para lá enviar o material equivalente, aqui desprezado.

Hot

É parecido com o de um alto forno o clima entre guseiras, CVRD e IBAMA no sul do Pará. Quem conta, porque acompanha, é o blog do Bogea.

Na Alma do Negócio

Cópia da ação que a ABAP-PA move contra o BASA no caso da licitação das agências de propaganda já chegou na Secretaria de Comunicação da Presidência da Repúbica.
Pelas mãos da própria ABAP, informa o Seventy na edição de hoje de O Liberal.
Em alguns quesitos, as planilhas de notas tem tudo prá fazer o maior sucesso por lá.

Efemérides

Na próxima segunda, 27 de agosto, comemora-se o nascimento de Confúcio, e do vice governador Odair Correa.

Juiz Também é Gente

No blog do Jeso, a lavagem.

Não foi um, nem dois.
Foram vários os juízes que foram parar no hospital neste último final de semana em Santarém.
Efeito de comida vencida servida pelo hotel em Alter do Chão onde foi realizado um encontro de magistrados promovido pelo TJ (Tribunal de Justiça) do Pará.

Jornais de Negócios

Nenhuma palavra sobre a decisão do TRF1 em aceitar a denúncia contra o sedizente prefeito de Nova Déli nas principais colunas dos jornalões paroaras, as malsinadas Repórter Diário e Seventy.
O Diário publica matéria sobre o caso. O Liberal - que sempre se excede - dá apenas o desmentido da COMUS!
Estão encharcadas de propaganda da prefeitura, as duas folhas que tratam seus leitores como moleques.
No caso do Diário com um agravante: além de receber, não paga, como foi o caso do IPTU da RBA, negociação que se arrastava desde a administração Gueiros na PMB, e que foi acertada agora.

Perdoai, Pai

De Lucio Flavio Pinto, na mais nova edição do Jornal Pessoal, nas bancas de Nova Déli e no Estado do Tapajós.


O VICE-GOVERNADOR DO ESTADO QUE FALA MUITO E MAL

Quando candidato, o atual vice-governador Odair Corrêa não apareceu uma única vez nos programas da governadora Ana Júlia Carepa. Foi um dos mistérios da campanha eleitoral do ano passado. Mistério menor, ainda assim intrigante. Se não era usado na propaganda em busca de voto, era porque não somava? Quem sabe, podia até diminuir a votação da cabeça de chapa? Mas por que, então, foi escolhido como seu parceiro? Seria porque, sendo de outro partido, o PDT (já em trânsito para o PMDB), mas sendo também inócuo, não comprometeria a sempiterna estratégia do PT de não dividir o poder, mesmo quando em coligação compulsória, como a que foi obrigado a fazer em 2006?

Se foi por isso, Odair está começando a adquirir contornos inesperados, com elementos de Carlos Santos (em relação a Jader Barbalho) e Hélio Gueiros Júnior (diante de Almir Gabriel). Politicamente, ele sempre foi inexpressivo: sequer conseguiu se eleger vereador em Santarém, sua terra natal. Para tanto, não precisava nem ter mil votos, meta que sempre ficou à distância do seu cacife. Mas era um dos líderes da campanha pela criação do Estado do Tapajós (ou do Baixo-Amazonas), liderança que talvez se baseie na fragilidade desse movimento, e assim foi apresentado à aliança - e assim se apresenta agora.

Mas se vê que o vice-governador é um daqueles que empunhou a bandeira sem um conhecimento mais profundo quanto ao seu significado. Seu conhecimento é superficial, com fundamentação empírica, por intuição ou entusiasmo, não por reflexão adequada. Sem outras armas, ele se deixa levar pela onda da oportunidade, onda que o levou ao mais polêmico de seus movimentos: ir ao vizinho Amazonas defender a redivisão do Pará.

Se o comparecimento tivesse sido a um seminário ou a uma mesa-redonda, era uma coisa. Tratava-se, porém, de uma audiência pública. A designação procura dar a idéia de que o ato faz parte de procedimentos para o processo de retalhamento do Pará, como são as audiências públicas no rito do licenciamento ambiental. Não possuem apenas caráter acadêmico: têm intenção deliberativa. Visam conseqüências práticas, não só blá-blá-blá.

O vice-governador sustentou que o Amazonas se tornou lugar legítimo para audiência pública sobre a reconfiguração territorial do Pará porque já abriga um contingente demográfico representativo de pessoas originárias do que pode vir a ser o Estado do Tapajós. Numa entrevista a Mauro Bonna, no Diário do Pará, o vice disse que, "nos últimos anos, mais de meio milhão de paraenses da região Oeste e Baixo-Amazonas migraram para o Amazonas". Já para O Liberal ele declarou que "o número de paraenses, seus descendentes e familiares, já ultrapassou 300 mil na cidade de Manaus".

A imprecisão é grande, demasiada. Na primeira entrevista, fala "nos últimos anos", sem esclarecer quantos. Na outra declaração não há referência temporal. Na primeira, em dado período, que não especificou, mas tem duração restrita, a migração foi para todo Amazonas e somou 500 mil. Já na outra entrevista, a referência é a um saldo histórico acumulado, talvez desde quando moradores da parte ocidental do Pará começaram a se estabelecer do outro lado da divisa estadual, chegando a "apenas" 300 mil, mas só na capital amazonense.

Pode-se confiar nessas avaliações, exageradamente abstratas e imprecisas? Claro que não. Admitindo-as, entretanto, apenas para efeito de raciocínio, que significação tem essa grandeza populacional se esses paraenses não estão no Pará e, por conseqüência, não poderão votar no plebiscito, restrito aos residentes no Estado?

Aí está o grave da questão. O vice-governador pode ir ao Amazonas defender suas idéias separatistas (espera-se que não o faça com ônus para o erário paraense, por questão ética, moral e de coerência), mas não pode violar os compromissos legais a que está sujeito. E o que ele defendeu é ilegal.

Ele quer que a consulta sobre a criação do novo Estado se restrinja aos moradores dessa área que propõe emancipar. Já é manso e pacífico o entendimento de que o plebiscito se aplica a toda a área do Estado e não apenas ao pretendido território novo. Feita a consulta geral, o Senado decidirá sobre a mudança, submetendo a deliberação ao presidente da república, para confirmação ou veto.

A discrepância manifestada pelo vice representa, ela, sim, uma violação aos seus compromissos legais, não só como autoridade pública, que jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição paraense (além da nacional), mas também como cidadão, que não pode ignorar a lei.

Se sua interpretação fosse legal e legítima, a que ela o conduziria a partir daí? A, como um Moisés mocorongo, trazer de volta ao Pará os 300 mil ou 500 mil paraenses que estão do outro lado do mar verde, para aqui votar no eventual plebiscito sobre a criação do novo Estado? Ou tentar fazer com que possam votar sobre o destino de um Estado, encontrando-se em outro? A primeira hipótese seria crime: transportar eleitor na véspera ou no dia da eleição. A outra, também: romperia o princípio federativo, que é cláusula pétrea na organização constitucional do Brasil.

O vice-prefeito Odair Corrêa é como aquelas pessoas pelas quais Cristo pediu a clemência compreensiva do Pai: não sabe o que diz.

Companheiros

Comentarista do blog faz as contas e diz que com um pouco de sorte - a Justiça é lenta - ainda dá para Duciomar Costa, se condenado, desfrutar da companhia, na cana, de seu primeiro amigo e assessor Paulo Castelo, o extorsionário.

Torcida Que Cai

Não é verdade que a diretoria do Clube do Remo estaria comprando algumas dezenas de milhares de pára-quedas.

Razão e Emoção

A diferença entre o número de comentários, e seus conteúdos, nos posts Sou Parense e A Ciência Entra Em Campo, publicados ante ontem aqui no Quinta, comprova duas velhas e sólidas teses do blog.
A primeira diz que contra antigas emoções, não há novas razões.
A segunda diz que contra fatos, não há argumentos.

Sessão Pornô

Que coisa mais cínica a defesa dos envolvidos no mensalão, ontem, na tv.
Os acusados, através de seus advogados, falaram grosso na frente das togas, que em 40 anos nunca mandaram um ladrão da politica para a cadeia.
Bem diz o procurador geral da República: é uma quadrilha.

22.8.07

Música da Hora

Do blog da Alcinéa Cavalcante, de Macapá.


Ladrão/Formigueiro
(Ivan Lins/Totonho Villeroy/Vitor Martins)


Gatuno, larápio, falsário
Lotando o cenário, botando já pelo ladrão
Levou o pertence do otário
Que é como ele chama o pacato, seu concidadão

Aqui nessas bandas tá assim de ladrão

O que rouba escondido, o que sai foragido
O que superfatura, mas jura que não
O mais "falcatrua", tá solto na rua
Com cheque, medida de proteção

Ladrão de gravata, ladrão de casaca
Ladrão de maleta assaltando a nação
Ladrão bumerangue é ladrão de palanque
Ninguém mais agüenta, ladrão de ladrão
Ladrão, ô ô

Punguista, vigário, corsário
Farsante, notário com notas da contravenção
Ladrão com sigilo bancário
Bandido de toga, ladrão que dá voz de prisão

Irmão trambiqueiro, partiu pro estrangeiro
Lavar o dinheiro da congregação
Com toda essa lama abalando a estrutura
Cadê a viatura pra tanto ladrão?

Pra começo de conversa estão com grana e pouca pressa
"Nêgo" quebra a dentadura mas não larga a rapadura
"Nêgo" mama, se arruma, se vicia e se acostuma
E hoje em dia tá difícil de acabar com esse ofício

Tanto furo, tanto rombo não se tapa com biombo
Não se esconde o Diabo deixando de fora o rabo
E pros "homi" não tá fácil de arrumar tanto disfarce
De arrumar tanto remendo se tá todo mundo vendo


----

Ivan Lins estará em Nova Déli nesta sexta, 24, prá bater um papo com seus fãs. A programação começa a partir das 17h, no Cine Líbero Luxardo, no Centur. A entrada é franca.

É Peia Sim!

O blog acaba de receber a confirmação. Por 3 x 2 o TRF1 aceitou a ação penal no escandaloso caso dos carros da Guarda Municipal, oferecida pela procuradoria regional da República em Brasília contra o nacional Duciomar Costa, comandante em chefe da farra que assola a capital do estado.
Assim que sair o release da Justiça Federal o Quinta atualiza a nota e faz o link.

----

Atualizada às 18:35

Mais detalhes sobre a maracutaia do nacional estão aqui, no site do MPF. Se condenado, o falso médico Duciomar Costa pode cumprir pena de detenção de até três anos, além de perder o cargo e ficar inabilitado para o exercício de função pública por período determinado.

Peia?

Parece que o nacional Duciomar Costa, sedizente prefeito de Nova Déli, está tendo problemas no julgamento de hoje em Brasília.
Aguarde novas informações.

Só Isso?

São desalentadores, infelizmente, os despachos da Agencia Pará sobre medidas e políticas públicas no enfrentamento da violência que assola o Pará.

Alternativas Para a Energia no Marajó

Um diretor da Eletronorte, Adhemar Palocci, e o coordenador nacional do Luz para Todos, Hélkio Shinoda, estarão em Nova Déli para participar do seminário "Plano Marajó: energia para integrar e desenvolver", que será realizado nos próximos dias 28 e 29/08, no auditório do CIG, o Centro Integrado de Governo, em Nova Déli.
Propostas como a eletrificação do Marajó por meio da energia de Tucuruí, e a inserção de municípios do arquipélago marajoara na próxima etapa (8ª etapa) do Luz para Todos, serão dois importantes temas a serem tratados neste seminário.


Com informações da Assessoria de Comunicação da SEIR

Juiz Afastado

Mais uma lambança de um membro do judiciário paroara ganha a páginas dos jornais. Leia aqui.

CVRD Fecha Torneira às Guseiras

Do blog do Bogea, no início da tarde.


A Companhia Vale do Rio Doce oficializou às siderurgicas do Pólo Carajás, sem distinção, a suspensão do fornecimento de minério granulado usado por elas na producão de gusa. O corte do insumo foi comunicado através de oficio datado do dia 7 de agosto. Até o presente momento os dirigentes usineiros guardavam a questão a sete chaves. O blog conseguiu checar o fato depois de intensa movimentaçao de bastidores.
À exceção da Sidepar, empresa que possui jazida própria de minério em Floresta do Araguaia, a suspensao do granulado pára a atividade siderúrgica.
A decisão da CVRD é o desfecho da queda-de-braços da mineradora com o parque industrial de ferro gusa do Pólo Carajás no rastro de irreparáveis danos ao meio ambiente.
O blog está buscando mais informações sobre essa decisão de extraordinária repercussão.

Desconhecimento de Causa

Já está nas ruas de Nova Déli - e parte dela em Santarém pelas páginas do Estado do Tapajós - a mais nova edição do Jornal Pessoal, do jornalista Lucio Flavio Pinto.
Amanhã o Quinta disponibiliza um dos artigos da edição, que comenta o desastrado périplo do vice governador Odair Correa, o esquartejador, ao Amazonas.

Vagalume

Nos dias 28 e 29 deste mês, lideranças políticas, empresariais e comunitárias participam do seminário “Plano Marajó: energia para integrar e desenvolver”, promovido pelo Governo do Estado. O deputado Cezar Colares (PSDB), que vai representar a Assembléia Legislativa no encontro, falou nesta quarta-feira (22), da tribuna da Casa sobre a necessidade urgente de tirar o Marajó da escuridão. A situação é crítica em Salvaterra, onde falta luz tres ou quatro vezes por dia, embora a comunidade queira...argh!, asfalto.

Silêncio

O blog não vai falar nada, hoje, do clube de Periçá.

----

E volta a postar pela banda da tarde.

Prêmio

Tem produtora paroara, a Amazon Filmes, finalista na premiação da ABERJE deste ano. O material, produzido para a Alunorte, vai enfrentar concorrentes de peso, trabalhos realizados para a Petrobras e Fundação Odebrecht.

Into The Night

Não cabem dúvidas: o Cosanostra é o melhor night bar de Nova Déli.
Nesta madrugada baixou um pop por lá que eu vou te contar...
A casa ferveu.

24 Horas

O TJ decidiu ontem que a juíza Rosileide Filomeno vai julgar o caso da mesa da Câmara, mesmo sendo aparentada distante de um interessado na questão, o vereador Walter Arbage (PTB).
A pauta de hoje no legislativo mirím está lotada, e com cheiro de rolo compressor no ar.
Em Brasília acontece hoje o julgamento do alcaide Duciomar.

21.8.07

Eu Também Quero Ser John Malkovich

Por Alessandra Carvalho, doutora em Comunicação (UMESP-SP), e blogueira.


Quando eu escrevi meu último post, Mr. Keen (*) ainda não tinha virado coca-cola de jornal e revista no Brasil. Depois que a Folha publicou a entrevista, o homem foi citado em outros veículos.
Nesse meio-tempo, o jornal O Estado de São Paulo lança uma campanha pretensiosa a seu favor, mas besta e preconceituosa contra blogueiros. É a “grande mídia” metendo os pés pelas mãos - sem noção.
Hoje o UOL notícias republica uma matéria da Prospect Magazine, cujo tema principal é o pensamento de Andrew Keen contra a web 2.0. O autor do texto critica as idéias de Keen, apresentando-as como fracas e descompensadas, quando fala, por exemplo, que o futuro da internet será uma ditadura de idiotas, onde muitos participam, mas poucos tem algo a dizer. Que pensamento radical e cheio de mágoa!
Enfim, acho tudo apocaliptico (Keen, Estadão).
Não suporto pensamento de fim catastrófico do mundo. Claro que existem blogs e blogues, sites e saites, revistas e Revistas etc. E o consumidor/leitor é o cara que vai decidir com quem perder tempo e dinheiro.
Eu fico com o pensamento irônico de Mark Dery. Ele detona os blogueiros que querem se comparar à mídia de massa na disputa pela “verdade” dos fatos. Mas admite que o bacana dos blogs é que o leitor pode entrar na “mente” dos outros e ver o mundo a partir de muitos olhos - o efeito “Quero ser John Malkovich“.
Eu quero ser mais um bando de gente, não necessariamente devo concordar com todo mundo.



----------


* Andrew Keen, historiador inglês e autor do livro “The Cult of amateur. How todays Internet is killing our culture”. Veja uma palhinha sobre o que ele diz sobre a internet e os blogs.

Tenho blog para vender o livro e construir minha marca. A internet é uma grande plataforma de marketing, mas é preciso ter algo por trás. Meu livro não defende que as pessoas não tenham blogs, apenas que não finjam que são substitutos da mídia tradicional ou representantes de fontes de informação confiáveis sobre o mundo. Como as pessoas saberiam da crise aérea brasileira, por exemplo, sem jornalistas profissionais? Iam ter de se basear em blogueiros, que podem ser representantes das companhias aéreas ou do governo?”

PSOL: Oposição à Lula e Ana Julia

Em clima de intensos debates políticos e de disputa acirrada pela nova direção estadual, o PSOL encerrou na tarde de ontem (19) seu primeiro Congresso no Pará. O evento que contou com 221 delegados eleitos por 39 núcleos da capital e por plenárias de filiados de 21 municípios de todas as regiões do Estado.

Os delegados que debateram diversas teses e proposições foram unânimes em reafirmar que o partido nasceu para se constituir como uma nova alternativa política de esquerda e socialista, ocupando o espaço deixado pela crise ética e programática que atinge o PT. Entre as resoluções aprovadas está a que define o partido como oposição de esquerda aos governos de Lula e Ana Julia, ambos do PT.

"O PSOL é cada vez mais a referência para milhares de lutadores sociais em todo o país, que aos poucos vão se desiludindo com o governo Lula e com o PT. Quanto mais ficar clara a opção conservadora e neoliberal de Lula, mais o PSOL irá se fortalecendo como um partido com vocação para ser de massas, como bem demonstram os quase 7 milhões de votos obtidos por nossa presidente Heloísa Helena nas eleições do ano passado", comentou o professor Luiz Araújo, recentemente eleito Secretário-Geral nacional da legenda e que esteve na abertura do evento.

Para o novo diretório estadual de 27 membros, concorreram três chapas, sendo proclamada vencedora, com 117 votos (53% dos delegados presentes), a chapa "Organizar, lutar e vencer" encabeçada pela ex-deputada Araceli Lemos, que passa a presidir o partido no Pará. As demais chapas inscritas - "Por um PSOL classista, democrático e de massas" (87 votos, 39 %) e "PSOL radical de luta, democrático e socialista" (16 votos, 7 %). - também participarão proporcionalmente do diretório.

Para Araceli Lemos, que exerceu dois mandatos consecutivos na Assembléia Legislativa do Estado, o I Congresso encerrou uma importante fase na vida do partido. "Vencida a dura batalha da legalização e passado o primeiro teste eleitoral em 2006, o PSOL está pronto para ingressar em um novo período de crescimento e consolidação", afirmou. Para ela, o PSOL possui um amplo espaço para ocupar no campo da esquerda, e que agora a prioridade é preparar a legenda para as eleições de 2008, sem descuidar da presença junto aos movimentos sociais. "O PSOL terá candidaturas próprias nas principais cidades do Pará, mostrando que existe alternativa à direita tradicional e aos descaminhos do PT", concluiu.

O PSOL no Pará possui quatro parlamentares no Estado: o senador José Nery, representante do partido no Senado Federal, a vereadora Marinor Brito (Belém), além dos vereadores Rubenixson Farias(Castanhal) e Vanterlor Bandeira (Parauapebas).


As informações são da Assessoria de imprensa do PSOL/Pará

A Ciência Entra em Campo

Gilberto Rocha é um geógrafo paroara com doutorado na melhor escola de geografia do país, a Universidade de São Paulo. É o coordenador do NUMA - Núcleo de Meio Ambiente - da UFPA.
Sugestão de um comentarista anônimo do blog, Gilberto sobe à ribalta do Quinta com um interessante ensaio sobre a divisão do estado.
Como sempre, a ciência esmaga os incautos, os espertos, os emotivos, e os endinheirados financiadores de consultorias transversais, por assim dizer.

Cofrinhos Cheios, Cabecinhas Vazias

Na surdina - a imprensa só foi descobrir uma semana depois - a malsinada Câmara de Nova Déli aumentou os salários dos que fingem representar a população da cidade.
O problema nem é o percentual, ou a vergonha de se aumentar escondido.
É que trabalho que é bom, fiscalização do prefeito que é bom, propostas que são boas...xongas!

Sou Paraense

Do deputado Parsifal Pontes, pena leve e líder do PMDB na Assembléia Legislativa, sobre a declarações do deputado Joaquim Passarinho ao Liberal acerca da divisão do estado, objeto do post Segue o Festival, de ontem.


O meu caro Deputado Passarinho, que jamais passará, como outros passarão, embora se tenha equivocado na abordagem sobre o tema em tela, acertou, quanto a mim, em uns versos do seu soneto.
Não torço pelo Remo, nem pelo Payssandu, tão pouco pela Tuna que dirá pelo Águia, ou time que os valha: sou um completo alienado futebolístico.
Não mais acompanho o Círio de Nazaré, mas, entre as minhas mais ternas e saudosas lembranças de criança, está a procissão da Virgem.
Todos os anos, eu, caboclo de Tucuruí, vinha com a família, a bordo da Tocanvia, ou de algum marabaense de mastro alto e enxárcias tesas, com patos no paneiro e murici na garrafa, acompanhar o andor.
Mas, sei dançar síria e carimbó e sou um craque em samba do cacete. Também já dancei o boi bumbá: fui Catirina e Pai Francisco.
Sei remar canoa, por malhadeira, gapuiar, piraquerar e o meu avô, o Mestre Dadá, o primeiro a saltar a Capitariquara, me ensinou a advinhar quantas castanhas-do-pará tinha em um ouriço fechado.
Por estas e outras que aqui não cabe contar, sou um legítimo paraense e, juro pela Hóstia Santa, que o dia em que o Pará se dividir, dividido ficarei sobre onde estarei geograficamente.
Todavia, estou convencido de que a terra de ricas florestas fecundadas ao Sol do Equador precisa fazer a sua mitose.
Não é de bom tamanho que se negue, afinal, ao povo, o que cabe a ele decidir. A única maneira de acabar com esta troca de deselegâncias é o plebiscito, e, democrático seria, se todos os políticos trabalhassem por ele.

Beiçola na Mira do MPE

No Estado do Tapajós.

O Ministério Público Estadual (MPE) requisitou à emissora de TV Ponta Negra cópia da gravação feita pela Polícia Federal, durante a Operação Rêmora, que compromete o secretário de Planejamento do município, Everaldo Martins Filho. O pedido foi feito pelo promotor de Justiça Túlio Novaes, que já está de posse da fita com a matéria levada ao ar pelo programa Rota 5, quinze dias após O Estado do Tapajós ter revelado com exclusividade a existência desse ‘grampo’ telefonônico. Trechos da escuta revelam Everaldinho tentando obrigar a secretária de Finanças Rosilane Evangelista a cometer um crime Administrativo. Enquanto isso, na Câmara Municipal, os vereadores da oposição vão pedir a instalação de uma CPI.

Política Para Jovens

Finalmente, após oito longos meses de diálogos tensos e cordiais, críticas ácidas, polêmicas apaixonadas e apaixonantes, o Governo do Pará apresentou a síntese do desenho institucional que organizará as políticas de juventude do Estado.

Quem garante é um blog sobre política e jovens, de um jovem na política.

Capi na Blogosfera

Um blog sobre a vida e a obra do ex governador e ex senador socialista João Capiberibe, do Amapá, é a proposta do Neuzimar Borges.

20.8.07

Os Nus de Setembro



Monica Veloso (foto) na Playboy e Renan Calheiros, no Senado da República

Sucesso

A delegação paroara no Para-Pan desembarca em Nova Déli logo mais, às 23:30.
Traz, entre outros feitos, o ótimo desempenho das meninas da seleção feminina de basquete sobre rodas, em destaque a Batatinha, cestinha brasileira na competição.
Com isso a seleção brasileira conquistou, pela primeira vez em quadra - a anterior tinha sido em função da desistencia do Mexico - uma vaga nas Paraolimpíadas de Pequim, ano que vem.
E o Parente - lembram dele? - que superou as dores no quadril, arrebatou duas medalhas nos últimos dias dos jogos: bronze nos 5000 mts e prata nos 10.000.

Com informações da Assesssoria de Comunicação da SEEL

Som do Pará

Quem andou se dando bem em Fortaleza na semana que passou foi a banda paroara A Euterpia. Apresentando-se na noite de abertura da 6a Feira de Música da cidade - mais de 80 atrações do Brasil e do exterior em cinco palcos - a banda encantou público e produtores.
Outra banda paroara também arrebentou por lá, o Grupo Rã.

Fogo Cruzado

Cenas de pânico, tiroteio e morte em Marabá, no final desta manhã. O blog do Hiroshi conta tudo.

Capanema Discorda

Alvíssaras. Nem tudo é asfalto no PTP.

Na Boca de Maria

No blog do Jeso.

Clima

Em privado, a prefeita Maria do Carmo (PT) não tem economizado virulentas críticas, algumas até impublicáveis, à titular da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), Rosilane Evangelista.

Rescaldo do affair grampo-fônico de Rosilane com Everaldinho Martins Filho, o todo-poderoso secretário de Planejamento



------

Atualizado às 11:25

E na Coluna do Estado, do Estado do Tapajós.

Racha

O grampo que flagrou Everaldinho tentando obrigar Rosilane Evangelista a cometer um crime provocou um racha no governo municipal, principalmente no PT. Os que pertencem à ala ética do partido, defendem que o irmão de Maria do Carmo seja submetido ao Conselho de Ética do partido e que seja afastado da secretaria de Planejamento. Mas os ligados à banda, digamos, madura demais do PT, defende o secretário e quer a demissão de Rosilane. E tentam até culpar a secretária, criando a história - fantasiosa, é claro - de que ela teria armado pra cima do santinho, digo, Everaldinho

Devastação

Na semana que passou o MPF pediu a suspensão de 99 assentamentos do INCRA no Oeste do Pará, onde há cheiro de malandragem no ar.
A reação da medida no sul do estado revelou que os projetos por lá também podem conter os mesmos problemas encontrados no Oeste.
O JN de sábado mostrou a devastação da floresta na Serra do Mar em alguns pontos do nordeste brasileiro, também provocadas por assentamentos.
Ora, não interessa se é madeireiro, índio ou o sem terra assentado, a lei é a mesma para todos.
Mesma lei, mesma peia.

Grampo no STF Era Truta

A matéria de capa da Veja desta semana já caducou antes de ir para as ruas.
A PF, em nota, pede o controle social da própria PF. E ganha mais uma parada em cima da malandragem.

O Caldeirão Transborda

No Seventy, edição de ontem da folha nariguda.

Xenofobia

Habitantes do sul e do sudeste do Pará foram surpreendidos pela promotora de Justiça Eliane Moreira, que nas audiências públicas para discutir o Projeto Serra Leste, da Vale do Rio Doce, na semana passada, exigiu a criação de mecanismos para evitar a vinda de pessoas de outros estados atraídas pelas possibilidades da mina de ouro. Pegou mal.



O blog não conhece detalhes do contexto em que a promotora têve a coragem de dizer o óbvio aos sudestinos, e aos parenses e brasileiros em geral: a região precisa sim, e muito, e já, de políticas fortemente constrangedoras à movimentação demográfica.
Qualquer responsável que ande por lá percebe que não é possível licenciar responsávelmente nenhum empreendimento de porte sem as necessárias medidas - prévias, discutidas socialmente, dividindo as responsabilidades e encargos desta tarefa com os estados emissores da massa de almas que lá desembarcam, às centenas, todos os dias.
É exatamente o direito de ir e vir, alegado contra a promotora na audiência, que precisa ser respeitado. Mas o direito de ir para longe da miséria donde partem, e o de não vir novamente para ela, ou reproduzi-la aqui no Pará, depois de mais uma viagem de trem.
Podem se aborrecer com a promotora, e até sapecar-lhe rótulos salafrários, como fez o always irresponsável e intectualmente desnutrido Seventy.
Mas ela está no caminho certo.
Já o Seventy caminha para o cadafalso.

-----

Atualizada às 14:45

O blog recebeu, da Promotora de Justiça Eliane Moreira, com pedido de divulgação, nota da Assessoria de Comunicação do MPE encaminhada a O Liberal.

"Em relação à nota publicada na coluna Repórter 70, de 19.08.2007 (domingo), com o título Promotora (Xenofobia-Reação), a Promotora de Justiça Eliane Moreira esclarece que o papel do Ministério Público é resguardar os direitos constitucionais do cidadão, inclusive o direito de ir e vir, por esta razão em nenhum momento defendeu a adoção de medidas para evitar a vinda de pessoas de outros estados em decorrência do Projeto Serra Leste, ao contrário, a crítica que têm sido feita ao Estudo de Impacto Ambiental apresentado diz respeito à ausência de medidas compensatórias para os impactos socio-ambientais que vão decorrer do grande fluxo migratório que ocorrerá na região.
Neste sentido é necessário prever os impactos decorrentes do Projeto Serra Leste nas contas públicas dos Municípios afetados e do Estado, sobretudo considerando o aumento da demanda por políticas públicas tais como educação, saúde e segurança.
O posicionamento da Promotora nas audiências públicas foi no sentido de que a empresa apresente alternativas para amenizar os impactos sociais do projetos a fim de que se garanta o esenvolvimento sustentável da região com efetiva justiça social".

Segue o Festival

Depois do presidente da Associação Comercial do Pará, Altair Vieira, ontem foi a vez do deputado estadual Joaquim Passarinho (PTB), subir ao altar de asneiras em que se transformou a reação de personalidades da capital na questão da divisão do Pará.
Reclamou que os esquartejadores não são devotos de N. Sra. de Nazaré, e que não torcem nem prá Remo ou Paysandu.
Não contaram prá este rapazinho que o estado é laico, e que o Águia e o Pantera são times da primeira divisão do futebol paroara.
Para O Liberal, rotativa da ignorância, não adianta contar nada.
Só o tempo, na contagem regressiva.

Fora de Controle

É visível o aumento do número de ladrões e traficantes na bocarra da Primeiro de Março com Riachuelo e adjacências.
É quase invisível a presença da puliça, e a que se vê por lá é tão ladra quanto os meliantes.
Por volta das 4 hs desta madrugada uma verdadeira batalha campal, entre consumidores e traficantes de cocaína, animou o pedaço.
Se o blog pudesse, pegava o delegado geral e o comandante geral da PM pelas orelhas, e arrastava suas fuças no lodaçal que escorre naquela área.
Mas não pode...
Enquanto isso faz o que pode: denuncia a inoperância, a ausência e a corrupção da puliça.

Encomendado

Mas o Remo, hein, o,1% de chances de subir para a primeira divisão, e 75% de chances de cair para a Terceirona.

17.8.07

Pause

O blog pára neste final de semana.
E volta na segunda. Até lá.

Fotoativa 23 Anos

Domingo, 19, é o Dia Internacional da Fotografia e também o aniversário de 23 anos da Fotoativa, ubre e usina da fotografia contemporânea paroara, das melhores do país.
A festaça vai ser na Praça das Mercês, a partir das 16:00.
Tem exposição, fotovaral Curro Velho, instalações, performance, instrumental Careca Braga, Grupo Clave da Lua, Septeto Uirapurú, e MG Calibre.
Eu vou.

Priante de Mudança

No blog do Jeso Carneiro.

Quem revela ao blog é uma fonte credenciadíssima do PMDB santareno, com direito a assento no diretório local: o ex-deputado federal José Priante estaria providenciando a mudança do seu domicílio eleitoral para Santarém.
Motivo: se candidatar a prefeito, no próximo ano, pela legenda. Com apoio, é claro, irrestrito do deputado estadual Antônio Rocha.
A iniciativa de Priante, se do vera, soa como provocação ao deputado federal sangue-do-meu-sangue (são primos) Jader Barbalho.
JB, como até o reino mineral sabe, costura a candidatura a prefeito

Versão

A coluna Repórter Diário, edição de hoje da folha sobrancelhuda, com base em informações da CCS, dá nova roupagem, por assim dizer, ao post Alinhamento e Balanceamento, da quarta,15.

Grampo Santareno Chega ao Diário

Na coluna de Hiroshi Bogea, edição de hoje do Diário do Pará.

Caçando bruxas

O bochicho em Santarém é saber quem repassou um CD à direção de uma TV local com gravação do papo altissonante entre os secretários de Finanças, Rosilane Evangelista, e o de Planejamento, Everaldo Martins, em que este, pelo celular, determina à colega conceder certidão negativa de débito ao empresário Ney Imbiriba, inadimplente com o tesouro municipal.
Rosilane se negou a fornecer o documento que viabilizaria a participação de Imbiriba em concorrências públicas.

Segura Aí!

Está difícil atualizar o blog nesta sexta. Sorry.

16.8.07

Brinquedolândia

Marcador

Acaba de acessar o Quinta o visitante único de número 200.000.
Obrigadíssimo pelo prestígio de vossas companhias.

PPS Definha em Santarém

Parece que chegou ao fim a passagem dos santarenos Helenilson Pontes e Nélio Aguiar no PPS tapajônico, anuncia o blog do Jeso, carneiro de muita lã.
Helenílson vai para o PMDB, e Nélio toma o rumo do PMN.

Pará no Parapan

O paraense Christiano Parente vai encerrar a sua participação nos Jogos Parapan-americanos neste domingo,19, no estádio João Havelange, correndo os 10.000 metros, na prova que abre a programação do atletismo na competição no último dia dos Jogos.
Na quarta-feira (15), o atleta conquistou o bronze na prova dos 5.000 metros
Uma lesão no quadril tem sido o maior adversário do Parente, 28 anos, na disputa dos Jogos. O atleta vem correndo no sacrifício, o que tem dificultado bastante as suas pretensões na competição.
Nada que Cristhiano não possa enfrentar, e vencer.
Como já faz na vida.

Com informações da SEEL.

Guerra em Paz

É notícia a morte do jornalista Joel Silveira - que o Noblat anuncia como o maior repórter brasileiro - aos 88 anos, no Rio.
Repórter de guerra, na guerra e na paz.
Conheci Joel em 1987, num Forum de Secretarios de Cultura em Aracaju, ele o host. Acompanhava, como adjunto, o secretário paroara João de Jesus Paes Loureiro e trabalhamos juntos durante tres gostosos dias.
Joel gostava de um escocês, e não tinha meias palavras. Ia direto o ponto.
Leia mais aqui, no blog do jornalista Geneton Moraes Neto.

Já, Já, Jatene Já!

No blog do Cjk.

O acordão que a Imprensa anuncia dentro do PSDB traz a confirmação de que, de novo, deram um empurrão delicado no ex-governador Jatene. Para ele fica destinada a vaga de candidato ao governo do Estado em 2010. Sim, porque o Senado já tem dono.
Olhando de longe (bem longe) acho que o batriça fez que aceitou, para articular o devolteio, que ainda pode acontecer na eleição municipal de 2008.

Mesa da Câmara: a Novela Continua

O vereador Vitor Cunha já adiantou para seu grupo político na Câmara de Belém que o TJE deve rejeitar ainda nas próximas sessões – 21 ou 28 de agosto, a exceção de suspeição ( processo 200730034812) argüida pela Mesa da Câmara que afirma insistentemente que a Juíza do processo, Dra. Rosileide Filomeno é aparentada dos Arbage, que tem interesse na ação, e que não teria isenção para julgar o Mandado de Segurança ( ver no site do TJE – 200710140762 – 1ª. Grau -3ª, Vara da Fazenda Pública ) que Vitor impetrou para afastar Zeca Pirão.
Segundo Vitor anda trombeteando, assim que o tribunal rejeitar o impedimento da Juíza em julgar o seu processo ela afasta a Mesa Diretora, e tira Zeca Pirão da Presidência.

Entenda o caso:

O mandado de segurança foi impetrado por Vitor Cunha, após o PTB ter perdido o primeiro mandado de segurança sobre o mesmo fato e o mesmo fundamento, que é a forma como a mesa foi eleita. O MP já se manifestou dando ganho de causa para o vereador Pirão e após a manifestação do MP o Dudu, em gesto onde dizia que queria paz, mandou retirar as ações, fazendo com que o PTB desistisse das ações.
Mas Vitor Cunha impetrou de comum acordo com Dudu, antes dessa desistência outro mandado de segurança, pelo mesmo advogado, Márcio Vinagre, ao mesmo tempo que entrou com outra medida judicial, contra Pirão do mesmo jeito, tendo uma das ações sido distribuída para a Dra. Rosileide, e outra para o juízo da 23ª. Vara.
A OAB achou que não houve irregularidade, mesmo sendo vedado em lei, que a parte escolha o juiz de sua preferência, e não levou a representação feita por Pirão contra o advogado de Vitor.
Como o vereador Arbage é o mais velho da Câmara, vai fazer valer o seu direito de durante o impasse judicial assumir a presidente da mesa diretora.
O certo é que Vitor já está de malas prontas para concorrer a uma nova eleição

Faz Por Mim Que Eu Te Ajudo

Nos bastidores do jornalismo político paroara identifica-se a entrada em cena de duas forças, por assim dizer, atuando em prol de O Liberal.
O primeiro, no plano estadual, seria o deputado federal Vic Pires Franco (DEM), que não estaria economizando esforços e lábia para melhorar as relações das ORM com o governo do Pará.
A segunda, que atuaria no eixo Brasília, em direção às verbas federais de propaganda, seria a subprefeita santarena Maria "Databrain" do Carmo.
Mas aqui mesmo no Pará, a prefeitura da cidade da gente dá aquela forçinha.
Dias atrás, depois de um reunião de quatro horas na sede da prefeitura da Pérola, o diretor de Marketing das ORM, Guarany Jr. teria acertado um calor da alcaide ao comercial das ORM.
Pouco depois, um agradável anúncio da gente ornava meia página da folha nariguda. Os leitores de O Liberal em Santarém, sabe-se, cabem num ônibus, o que revela o foco da mídia.

Sombrio

Com tudo o que tem direito, um babalorixá realizou uma sessão de descarrego no gabinete da procuradora geral da secretaria de Finanças da prefeitura de Nova Déli.
É que Exú teima em não sair de lá.

15.8.07

Passagem de Nível

Do blog do Alencar.


A Vale na Encruzilhada


A veloz expansão da Vale do Rio Doce levou-a a uma encruzilhada.
Surfando - e bem - na onda de aquisições e fusões da mineração mundial, a Vale agora tem que escolher entre entrar ou não entrar no jogo pesado da compra da Alcan ou da Alcoa. O cenário posto era inimaginável até bem pouco tempo atrás.
Sendo a Vale um player de classe mundial, não pode ficar fora desse jogo e, por isso, vai ter que fazer escolhas.
Se entrar no jogo e vencer, a Vale vai ser mais gigantesca ainda no mundo do alumínio, mantendo a diversificação. Seu valor de mercado poderia disparar, agradando - e muito - seus acionistas, minoritários inclusive (o pessoal que aplicou seu FGTS ou algum dinheirinho que estava na ciranda financeira dos bancos de varejo). Mas o endividamente da empresa, que já é grande, aumentaria mais ainda, e um revertério seria possível, nestes tempos de volatilidade. É uma jogada de altíssimo risco, bem ao gosto de Roger Agnelli.
Se não entrar no jogo a Vale, sucuri da mineração que ainda digere a compra da vaca canadense Inco, fica do tamanho que está e suas rivais - Rio Tinto e BHP - se agigantariam, pondo em risco sua posição de player de classe mundial.
Em suma, se correr come o bicho, se não correr é comida por ele.
As maldições dessa encruzilhada não se desfazem com despachos, zifio. E se fosse, haja marafo.
E o Pará com isso?
A julgar pelo silêncio da opinião publicada no Pará - ressalvadas as exceções de sempre, o Jornal Pessoal, do Lúcio Flávio Pinto, e o que pintar aqui na blogosfera - nada temos a ver com isso.
Mas temos, e muito.
Nossos destinos estão atados aos da Vale, para o bem, e para o mal, mais para este que para aquele. Só por isso tudo o que a ela diz respeito, a nós também diz. É certo que não vale muito para nós ter a Vale aqui, pelo menos na perspectiva de melhorias para os viventes desta parte do mundo. A melhor métrica disponível, o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, não é impactada positivamente pela presença da Vale no território paraense. Antes pelo contrário.
Mas, e se ela pegar um resfriado nessa encruzilhada? O Sul do Pará vai pegar uma pneumonia? Qualquer que seja a resposta, essa encruzilhada também é nossa.
Também - mas não só - por isso, é cada vez mais necessário que o Estado do Pará tenha uma estratégia muito clara para si e para os viventes daqui, incluídas as pessoas jurídicas, principalmente a Vale.

Portas Abertas

O CNJ deveria tornar públicas as sessões do Pleno dos TJ's em todo o Brasil, transmitidas na íntegra pelas TV's Justiça dos estados.

Alinhamento e Balanceamento

A Coordenadoria de Comunicação Social contratou uma consultoria para avaliar a comunicação do governo do Pará. Esqueço-me do nome dos cavalheiros, ambos jornalistas da velha guarda da Portela, com experiência em redações de revistas nacionais (IstoÉ), e prefeituras petistas de grandes cidades paulistas.
Concluíram, ao que soube, entre outras coisas, que a governadora estaria assumindo o ônus das notícias negativas, enquanto aos secretários estariam cabendo os louros das atividades e ações positivas.
Recomendaram medidas para inverter o quadro detectado - estratégia já utilizada nos governos tucanos paroaras- e vão funcionar como uma espécie de filtro técnico do material a ser divulgado.
Na segunda reuniram-se com os secretários, e ontem com os assessores de imprensa do governo. E vão sentar praça em Nova Déli.
Se minha fontes estão corretas, a CCS acaba de marcar um gol. De placa.
A utilização de mediação profissional e independente entre a geração dos fatos do governo e sua publicização é fundamental para garantir a aderência de todos os produtos de comunicação ao plano de trabalho proposto pela coordenadoria.
O blog considera remota a possibilidade de várias agências interpretarem, na mesma direção e com a mesma acuidade, as pretensões e particularidades da política de comunicação de um cliente desta magnitude e complexidade.

-----

Decerto a consultoria vai sumir com a governadora de seus filmetes semanais, pelo desgaste acima mencionado, pelo que contém de controverso a aparição de mandatários de forma indiscriminada, resgatando as propostas do manual da coordenadoria, que prometia justamente o contrário, e recuperando, por assim dizer, uma prática do governo anterior, em que Jatene raramente falava ou aparecia no minuto do governo.
Aliás, na prática, muitas estratégias tucanas , objeto de intensas e continuadas críticas da antiga oposição, serão resgatadas agora. Ninguém reinventa a roda.
Mas a roda pode ser alinhada e balanceada.
Parece que é o que estão fazendo.

A Ordem Natural da Vida

Por Cristovam Sena.

Venho acompanhando através do Quinta Emenda a democrática discussão sobre a divisão do Pará e a criação de novos estados, agora mais efervescente do que nunca. Resolvi participar dessa discussão expondo o que penso sobre esse conflito de interesses regionais envolvendo o Sul/Sudeste do Pará e a metrópole.

Procurarei fugir da armadilha das “listas de abaixo assinados” e dos “estudos encomendados”, geralmente contestados por quem se vê prejudicado pelos números e conclusões apresentados por eles. Não por considerá-los desnecessários nesse embate que travam grupos político-econômicos, mas porque desejo me posicionar analisando por outro prisma. Um ponto de vista mais sentimental do que técnico.

O que vou escrever agora todo paraense sabe ou deveria saber, mas é sempre bom relembrar. No início, nossa metrópole adminstrava um Estado gigantesco, o Estado do Grão-Pará, integrado pelas regiões dos atuais estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, com capital em Belém.

Em 20 de agosto de 1772 essa imensidão de terra foi dividida em duas regiões administrativas: Estado do Grão-Pará e Rio Negro, com capital em Belém, e Estado do Maranhão e Piauí, com capital em São Luís. Em 5 de setembro de 1850 nova divisão: o Grão-Pará foi desmembrado em duas unidades, a Província do Amazonas e a Província do Pará, que seriam denominadas como estados após a Proclamação da República. Mesmo desmenbrados continuaram gigantes no tamanho, representando mais de um terço do território brasileiro. Ainda ocorreram outras subdivisões menores e, numa delas, foi desmembrado o Amapá do Pará.

Alguém pode perguntar por que essas divisões acontecem. O geógrafo Eidorfe Moreira nos ensina que o homem e a natureza são expressões completamente indissociáveis, que as regiões geográficas são entidades vivas, por isso crescem, desenvolvem-se, evoluem, emancipam-se. Ficarei com essa explicação do mestre, deixando de lado as lições que envolvem a geopolítica ou coisa parecida.

A população da região que contém a bacia do Tapajós e o Médio Amazonas e que hoje pleiteia adquirir o status de Estado, nesses anos todos que se passaram desde a chegada dos jesuítas em meados do século XVII, cresceu, desenvolveu-se, evoluiu e agora quer emancipar-se. Naturalmente, como acontece nas famílias com a emancipação dos filhos.

Na família, os pais investem nos filhos pensando nas suas emancipações. A partir dessa data são eliminadas despesas e os pais, muitas das vezes, dão graças a Deus pela suas saídas de casa. Quando é uma filha, na brincadeira, chegam a dizer que descontaram uma promissória. Mesmo os filhos sendo bem tratados pelos pais um dia emancipam-se. É um dia de festa para eles. Saem felizes e vão constituir uma nova família. É a ordem natural da vida.

Se os filhos bem tratados pelos pais já trazem na alma o germe da emancipação arraigado ao peito, imaginem como deve ser esse sentimento no peito de um filho maltratado. Principalmente se ele participa ativamente na formação da riqueza da família, e assiste inerme e inerte o pai dissipar essa riqueza alimentando extravagantes caprichos pessoais.

Essa conversa que a emancipação da região não passa de esperteza de políticos é papo furado. Mesmo que fosse, eles passam e o estado fica. Ela representa sim um sentimento que é fruto do próprio desenvolvimento da região e que vem de muito longe, alimentada anos a fio pela indiferença da metrópole perdulária.

Sei que não é fácil a metrópole aceitar a emancipação como fato natural e não esquartejamento do território paraense. Deveriam muito bem saber que a chegada dessa realidade vinha sendo adiada, agora só resta encará-la.

Em 1877 foi lançado o livro do admirável escritor obidense Inglês de Sousa, “O coronel sangrado – cenas da vida do Amazonas”. No terceiro capítulo do livro, o personagem Miguel descreve uma viagem sua de Belém até Óbidos. Miguel faz pequenos comentários sobre os pontos em que o paquête “Madeira” ia atracando durante a viagem:


“Durante os três dias que durou a viagem tocamos em diversas vilas e cidadezinhas do interior – Breves com as suas casinhas de sobrado, a sua ponte de desembarque, sua indústria de objetos de barro; Gurupá com sua encantadora colina e a fortaleza; Porto de Mós, à margem do Xingu, com a sua linda praia; Prainha; Monte Alegre, donde se goza do mais admirável panorama, e onde se bebe excelente água; Santarém, a rica, a florescente, a soberba rainha do Tapajós, futura capital do Baixo-Amazonas, e finalmente Alenquer.”


Maktub!

------------

O blog voltará a ser atualizado a partir das 10 hs.

14.8.07

Barato e Fácil

O interior mostra força e liderança.
Com este slogan, a Belém Outdoor oferece aos seus clientes a oportunidade de ser amigo do vice governador Odair Correa, e homenageá-lo no dia de seu aniversário, 27 próximo.
A chance é rara. Custa apenas R$ 480 paus, pagamento a combinar.
É fácil participar: é só ligar para o diretor da vice governadoria, Fernando Moisés, e dizer sim, eu sou amigo de Odair.

----

Se fosse consultado, o poster iria sugerir um outro slogan, parecido.
Seria assim ó: O interior mostra força e liderança. No Amazonas.

Pais e Filhos

Quem acompanhou o futebol paroara na década de 60 lembra de um meia bicolor chamado Cristovam, um craque. Formava, com Bené e Rubilota, a trinca que deu muitas alegrias a torcida do Paysandu.
Estudioso, o santareno trocou os gramados pela engenharia florestal, e voltou para a Pérola, onde trabalha na Emater, mesmo depois de aposentado.
Nas horas vagas, além das peladas de sábado - ninguém tira a bola dos pés dele - Cristovam Sena mantém o mais precioso acervo multimídia sobre a cultura e a história do Oeste do Pará, num confortável anexo de sua casa, o ICBS - Instituto Cultural Boanerges Sena - aberto ao público.
Motivado pela discussão da divisão do estado aqui no Quinta, ele mandou ao blog um artigo sobre o tema que será publicado amanhã, em atenção, provoca o autor, ao 15 de Agosto, dia em que se comemora a adesão do Pará à Independência.

Tudo a Ver

Do blog Nec Plus, by Cjk.

A bancada de vereadores do PSDB na Câmara Municipal continua defendendo que a legenda tucana deverá marchar unida ao prefeito Duciomar Costa (PTB), nas próximas eleições.

Segundo o site do PSDB, são os nacionais Amaro Klautau, Armênio Moraes, José Antonio Coelho da Rocha, Mário Correa e Nhemias Valentim.

Audiência Pública

O reitor da UFPA desembarca em Marabá na segunda, 20, com todos os pro reitores. Vai inaugurar o Campus II , obra do governo federal com apoio da CVRD, que credencia aquele campus a ser a próxima universidade federal no estado, o que deve acontecer bem antes do que muita gente espera.
É possível que o ministro da Educação, Fernando Haddad, esteja presente, voltando de Manaus.
No dia seguinte, a UFPA realiza uma audiência pública para receber as demandas da região.
O reitor está pronto para falar sobre esquartejamento.
O poster vai acompanhá-lo.

PMDB X PT ? Só No Interior

aqui o artigo da mais nova edição do Jornal Pessoal, de Lucio Flavio Pinto, na web por conta do Estado do Tapajós.

Concussão ou Corrupção Ativa

Ainda nesta semana devem entrar as primeiras ações na justiça paroara contra o prefeito santareno Everaldo Beiçola Martins, flagrado na escuta telefonica da Operação Rêmora mostrando a vida como ela é para a sociedade santarena.
A denúncia, segundo um professor de Direito Penal procurado pelo blog, poderá ser por crime de concussão (pena de 2 a 8 anos de reclusão e multa) ou corrupção ativa (pena de 2 a 12 anos).
Vai depender da interpretação dos advogados dos denunciantes. Aliás, uma conhecida banca da capital já foi procurada para defender o nacional.
A subprefeita Maria "Databrain" do Carmo - como é difícil, por vezes, entender o que se passa a nossa volta - fechou-se em copas e nada fala do irmão danadinho.
Sequazes da gente agridem os mídias que noticiam o fato.
No grupo político do nacional aqui em Nova Deli - sob o comando de Paulo Rocha - a notícia caiu como uma bomba.
Tá feia a coisa lá na Pérola querida, onde os boatos pululam.

O Esquartejador

Não é verdade que o vice governador Odair Correa vai dar uma palestra sobre Federação, na Assembléia Legislativa do Tocantins.

Esquentando

Houve reiterações, na última reunião do Pleno do TJ paraense, do clima de animosidade entre a atual e o ex presidente daquele Poder.

Escolhido

Será Ubiratan Bezerra, atual secretário adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o diretor da fundação de apoio a pesquisa do governo do Pará.
Ubiratan é engenheiro eletricista e professor da UFPA.

Percalços

Passa por uma fase tormentosa, por assim dizer, o movimento de esquartejamento paroara, na banda do sul do Pará.
É que o butin está sendo objeto de disputas antes mesmo de existir.
Mas isso passa.

13.8.07

PF Traz Más Notícias Para Renan

Do blog do Noblat, citando Josias de Souza na Folha de S.Paulo, hoje:


"O Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal conclui nos próximos dias a perícia nos documentos que compõem a defesa de Renan Calheiros (PMDB-AL). Trará notícias ruins para o presidente do Senado.
No esforço para comprovar que dispunha de dinheiro para pagar pensão a Mônica Veloso, com quem tem uma filha, o senador disse ter amealhado, entre 2003 e 2006, R$ 1,9 milhão com a venda de gado. Apresentou notas e recibos. Os peritos da PF encontraram em sua conta valores assemelhados.
Mas não identificaram elementos capazes de atestar, de forma cabal, que o dinheiro tenha vindo do comércio de gado.
A menos que surjam novos papéis, as fragilidades já mapeadas serão anotadas na perícia a ser entregue ao Conselho de Ética. O documento servirá de base ao relatório que pedirá a punição ou não de Renan no processo que apura a suspeita de uso de verbas da Mendes Júnior para pagar a pensão."

Nas Margens

Pesquisas realizadas entre o final de maio e o final de julho mostram um quadro de relativa estabilidade nas intenções de voto para a prefeitura de Nova Déli.
Edmilson Rodrigues (PSOL) continua na frente, subindo um pontinho, dentro da margem de erro, fora da mídia.
Valéria Pires Franco (DEM) oscilou sete pontos para baixo, fora da margem de erro, fora da mídia.
O sedizente prefeito Duciomar Costa (PTB) oscilou tres pontos para cima, dentro da margem e dentríssimo da mídia.

----

Salvo acidentes de percurso nas próximas semanas, deverá ser esse o quadro que balizará as coligações e mudanças de legenda para 2008.