5.2.07

Assim é Fácil

A conclusão é dura, incômoda, mas há de se perguntar: Quem é que escolhe os políticos no Brasil? Quem os elege? Quem lhes coloca nas mãos um mandato? É o mesmo povo que considera que tudo é podridão, nojeira.

O texto acima, da lavra de Hélio "Hic" Gueiros, na íntegra aqui, referindo-se a pesquisa IBOPE/Veja que arrasa com sua tchurma, provocou o seguinte comentário de um leitor do Quinta.

Mas é de rir, também, a defesa dos políticos feita por seu "advogado" Hélio Gueiros, em sua Coluna deste domingo, dia 4/2, no Diário, atribuindo "ao povo" (sic!) a responsabilidade pela eleição dos políticos corruptos.
Ou o colunista, político e ex-governador caducou de vez, ou está porre ou zomba do povo - como sempre fez -, pois sua desfaçatez esconde dos desavisados um simples detalhe: o povo escolhe - e só pode escolher- dentre o cardápio oferecido previamente pelos partidos.
Os candidatos são postos pelas corjas partidárias - não há livre escolha!
É como dizer: dentre os bandidos, escolha o seu.
E depois dizer que a culpa é do povo! - que canalhice!

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas será que só há bandidos mesmo para se escolher ? Ou será que os bandidos é que tem mais visibilidade e por isso faturam mais ?

Anônimo disse...

Tenho uma postura muito radical em relação a isso. De onde saem os políticos brasileiros? Da NOSSA sociedade. Eles não vêm de Londres, nem de Marte. Portanto, são retrato da sociedade brasileira.

Sem querer generalizar, mas combinemos que no Brasil a regra é tirar proveito. Aqui todo mundo burla o que pode: o imposto de renda, a conta de luz, o troco do ônibus e por aí vai...

Se na nossa sociedade é culturalmente aceitável que se tire uma lasquinha de tudo, porque nossos políticos seriam diferentes?

Desculpa, mas um funcionário público que passa horas falando com a namorada no celular do telefone da repartição pública também está usurpando do EStado.

Óbvio que não há comparação no dano causado ao erário, mas convenhamos que não é uma atitude ética.

Portanto, quando falamos de corrupção dos políticos brasileiros, não devemos limitar o assunto "ética" ao meio político. É um problema da nossa socidade.

Não nos enganemos. Nossos políticos saem do nosso meio.

Abraços!

PS: Antes que alguém me xingue, eu não quero generalizar, tá!