23.11.07

Cada Vez Pior

Complica-se o caso da adolescente mantida presa numa cela com 20 homens em Abetetuba.
Matéria da Folha de SP conta que o superintendente da Policia Civil no baixo Tocantins, Fernando Cunha, levou 17 dias para informar a situação da presa à 3a Vara Criminal da cidade, onde o ofício dormitou por uma semana até que o Conselho Tutelar da cidade denunciasse o caso.
Em depoimento à Corregedoria os pais da adolescente, além de confirmarem que ela tem 15 anos, disseram que foram ameaçados por policiais civis para que forjassem uma certidão.
Em outro despacho, publicado no Portal ORM, a secretaria especial de Direitos Humanos já iniciou o processo para incluir a menor no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e requisitou à Ouvidoria de Polícia do Estado do Pará cópias de todos os procedimentos de apuração que já tenham sido iniciados.
Como se não bastasse, Brasília vai enviar uma força tarefa ao Pará.
Somando tudo, parecem claros os sinais que as coisas não caminham bem, e que o governo federal não confia nas autoridades estaduais.
Não é para menos.
A edição de hoje de O Liberal, tres páginas do caderno Polícia trazem novas denúncias de prisões semelhantes, uma delas com foto de capa no primeiro caderno, e o delegado Celso Viana, titular da delegacia de Abaeté, é acusado de ser o autor das ameaças ao pai da adolescente.
O presidente nacional da OAB disse ao Globo que a desculpa da Polícia deve ser veementemente atacada, combatida e punida pelos responsáveis diretos pela segurança pública no Pará.
É o que promete a governadora, que precisa mostrar, nesta investigação, a mesma disposição exibida ao dançar carimbó com o vice presidente da República, no dia em que o tumor da terra da cachaça foi lancetado em nível nacional.
E a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB no Pará, ainda segundo O Globo, disse que a OAB não pode fiscalizar tudo, e que para isso existe Ministério Público, aquele mesmo cujo Conselho adiou, no início deste mes, o encontro do ex secretário de Segurança, procurador Manoel Santino, com as graves acusações de irregularidades envolvendo recursos públicos em processo que lhe é movido pelo promotor Gilberto Martins.
O adiamento foi causado pela necessidade de discutir as promoções no parquet.
A retranca da matéria do Globo linkada acima é Horror.
É pouco.

27 comentários:

Anônimo disse...

Se o PT ainda estivesse na oposição faria mil passeatas, manifestações de protesto, quebra-quebra na polícia, fecharia ruas, exibiria cartazes com a foto da vítima. Mas, como agora é governo...

Unknown disse...

E o PSDB, como nunca foi oposição, não fará coisa alguma...rs

Anônimo disse...

e a governadora, que sempre foi boa pé de valsa,dança carimbó

Anônimo disse...

Falei que ia feder!

Falei disso no meu. Passa lá, Juva!

Walter Junior do Carmo disse...

Nestas horas dá uma saudade do PT na oposição, né não?

Unknown disse...

Fala Canetaço!
Tudo bem?
Abs

Sergio Lopes disse...

juvencio, até o momento a imagem do Estado é esquartejada em todo o país, e nossa governadora não efetua nenhum pronunciamento sobre o tema, utilizando-se de prepostos para manifestar-se em problema tão sério. Essa é a primeira mulher a governar o Pará. A estrela do Pará. Quanta incompetência.A oposição tá preocupada e com tapioca e não é para por no açai não amigo.

Unknown disse...

Bom dia, meu caro.
A governadora tem dado entrevistas aos principais veículos do país.
Ainda ontem a noite eu a vi no Jornal da Globo.
Eu como açaí com farinha d'água mesmo...rs
Abs

Anônimo disse...

Ora a governadora.
Vai querer resolver com decreto o que já é lei.É uma ridícula,como ridículo é o seu governo.So não vê quem dele se beneficia, como o caso de alguns coleguinhas que vivem há 12 anos à disposição de orgãos federais.
Bota o som na caixa Djjjjjj
Se ela dança eu danço,se ela dança eu danço.
Ana Júlia como governadora é uma exímia dançarina de carimbó.E olha que a perna ainda tá bichada.Imaginem quando o Fêmur estiver tinindo.Vai virar destaque do próximo festival de carimbó de marapanim.
Enquanto isso o sistema penal do Estado dança.Meninas presas com homens, fuga de americano.Onde vai parar tudo isso

Sergio Lopes disse...

Se ela já se manifestou, não foi de forma coerente e esclarecedora.Juvencio não adianta da entrevista dizendo que não sabia de nada,será que o PT não viabilza outro jeito de governar que não seja o de se eximir dos escandalos, na oposição elçes sempre sabiam de tudo, agora nunca sabem de nada. A Segurança Pública no estado beira a ruina e quais as providencias que se toma , assim vai dar saudade do Santino ( se é que isso a possível). Tdos os dias ocorrem fugas em nossos presídios e olha que o governo é do povo. Do povo que se locupleta das beneses do PT entendeu juvêncio.

Anônimo disse...

Na fuga de Americano - segundo os jornais - a polícia matou seis dos foragidos. Será que os petistas vão fazer manifestações contra a violência policial ? Em passado recente já estariam em frente ao presidio, com carro-som, gritando palavras de ordem etc, etc. E, agora ?

Anônimo disse...

E a Nilceia Freire, Secretária Especial de Política para as Mulheres, do governo do companheiro Lula, já falou alguma coisa ? Nada!!!. Calada estava, calada está e calada ficará.Sabe por que ??? Porque o governo é do PT.

Anônimo disse...

Juvencio, o blog do Noblat não para de cobrar uma atitude, uma notinha que seja, da ministra "da mulher" Nilcéia Freire, do governo federal.

Anônimo disse...

Bom dia, querido:

eu errei no meu comentário de ontem.

A moça é um erro genético.

Vá lá buscar minhas desculpas. (www.travessia.blogs.sapo.pt)


Beijão

Anônimo disse...

Juvêncio,
A governadora tem dado mesmo entrevistas. Nessa de ontem ela falou até em prisão para menores. Cadeia para menores???!!!
Eu acharia bem melhor que o governo agisse, com responsabilidade, é claro, do que a governadora falar, porque ela só fala besteira. Não vê naquele pronunciamento na ilha do Combu? "e viva o meio ambiente!".

Anônimo disse...

Juvêncio,
Acho interessante a falta de memória tucana em relação aos problemas que deixaram de herança maldita. O sistema carcerário estadual foi montado pelos governos tucanos. Será que não existia criminalidade feminina na época deles? E por isso não construíram celas para as mulheres? O atual governo errou em não ter denunciado imediatamente esta situação absurda tão logo assumiu, e também pela lentidão que tem agido sobre o problema. Mas a maior parte desta dívida tem que ser creditada a gestão tucana neo-liberal que sucateou o estado, quase que inviabilizando alguns serviços fundamentais para a sociedade, entre estes, a segurança pública.

Anônimo disse...

Juca querido,

para tranquilizar o anônimo da 11:45, não se trata de ter ou não construído celas anteriormente. Isso deveria ter sido feito, foi deito ou não foi. A questão é a menina presa agora, em novembro, numa cela com dezenas de homens, e descumpriu-se todas as leis: o Código Penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e todo e qualquer sentimento de soidariedade e humanidade. E isto foi neste governo.

É só o que é preciso fazer: providências eficazes e não decretos imbecis para que este caso exemplar não se reproduza, enquanto os companheiros contabilizam erros dos governos passados. Inclusive o do grande aliado de hoje.

Beijão.

Yúdice Andrade disse...

Por essas e outras, Juvêncio, não me canso de repetir: o Brasil só vai para a frente quando nos livrarmos do PT e do PSDB. Enquanto as pessoas ficarem nessa briga de criança (sabe aquela coisa de "é a tua mãe!", "não, é a tua de calcinha!"?), ninguém fará nada, de fato, para solucionar problema algum. É tudo um jogo de empurra das responsabilidades. Digo isso toda hora.
Com meus respeitos a Bia, claro, que já é minha amiga de infância.

Anônimo disse...

O anônimo das 11:45 repete a surrada cantilena fastidiosa de culpar governos anteriores pela incompetência atual, aliás marca registrada dos petistas. Se estava tudo errado, por que não mudam??? Já houve tempo. Não ! É mais fácil apontar os erros dos outros para tentar justificar suas falhas e omissões. Ora não amola ! E como disse Juan Carlos ao ditadorzinho venezuelano: POR QUE NÃO TE CALAS ?

Anônimo disse...

Prezado Juvêncio!
Vejo que o Governo tardou em se pronunciar a cerca do problema.
Agora é certo também que um
Estado com as dimensões continentais que possui e com as enorme mazelas herdadas dos governos tucanos anteriores (leia-se 12 anos), não pode, de imediato, resolver todas as heranças malditas deixadas, como disse alguém alhures.
Quanto à resolvê-lo, as medidas estão sendo tomadas, como amplamente vem se noticiando na mídia. Os envolvidos diretos foram afastados, será aberta sindicância e por certo, após o devido processo legal, todos serão punidos.
A resposta imediata foi apresentada, e as medidas para pelo menos tentar contornar o problema estão sendo providenciadas.
Acho que o compromisso da proteção aos direitos humanos, um dos motes de campanha da Governadora, não foi esquecido, pois pelo que percebo, diferentemente de alguns anos atrás, a luta contra todas as formas de opressão, visando assegurar as garantias fundamentais e as liberdades inalienáveis de todos estão sendo respeitadas.

Romolo Sao Payo Primo disse...

Eh isso aih, Bia.

Anônimo disse...

Caro Yudice,
lá vamos nós novamente...rsrsrs..

Não se trata de brigas de criancinha. Pelo menos no que diz rspeito aos meus 58 anos.

Mas, como vivo aqui pelo Qunta, você sabe que não pego corda fácil. Mas rebato o comentário quando ele escamoteia a verdade e oculta a incopetência e a hipocrisia atuais - por boa ou má fé -, para nos embrulhar no surrado chavão dos que não fizeram. Que façam direito os que podem agora.

Abração pra você.

Yúdice Andrade disse...

Mas você tem alma de criança, Bia. E 58 é a flor da idade! São só 26 anos de diferença para mim. Um nada.
Além disso, concordo inteiramente com o seu comentário. Abraços.

Unknown disse...

rsrs...como diria aquele personagem do Chico Anysio, mas hein?

Anônimo disse...

Boa noite. A lua tá linda!

Beijos, meninos!

Unknown disse...

Boa noite querida.

Anônimo disse...

Como o governo demorou pra se manifestar, ora no dia que esta obscenidade veio a público,a Secretária deu uma entrevista a Globo, que apareceu no jornal nacional, e tenho certeza que não ficará em pune, é infelizmente ainda temos policiais que não estão comprometidos com uma gestão de criar uma cultura de paz, e sim se acham donos do poder, principalmente em interior, e que venham os novos delegados que irão assumir as delegacias dos interiores do Pará!!!!