24.11.07

História de Monstros

Aos 15 anos, L.A.B. mede 1,50 metro e pesa 35 quilos. Tem a compleição física de uma criança de 12 anos. Seus pais vivem em uma zona rural do Pará. Para poder estudar, ela morava com um tio em Abaetetuba, a 89 quilômetros de Belém. Desde junho, L. passava mais tempo na rua do que na escola municipal, onde cursava a 5ª série. Em 21 de outubro, foi presa pela polícia sob a acusação de ter tentado furtar um aparelho de celular, embora ninguém tenha dado queixa e não haja provas de que o crime foi cometido. Interrogada, ela negou o furto e avisou que era menor de idade.
Ainda assim, foi encarcerada pela delegada Flávia Pereira em uma cela com trinta homens adultos. Meia dúzia dos detentos exigiu que L. fizesse sexo com eles. Como ela se recusou, foi estuprada e torturada. Os bandidos queimaram seu corpo com pontas de cigarro e a planta dos pés com isqueiros. Dois dias depois, L. foi levada à presença de uma juíza, Clarice de Andrade. Novamente, ela alegou que era menor. A juíza, porém, contrariando a lei, a devolveu à mesma cela.
Todos os dias, L. era violada de cinco a seis vezes. A situação revoltou alguns dos presos, que disseram aos carcereiros que, além de ser uma menina, ela não podia ficar na cela com homens. Os policiais, então, cortaram o cabelo longo, liso e negro de L. à faca e rente à cabeça. Como seu corpo tem poucas curvas, ela ficou parecida com um rapaz.


Na íntegra aqui. A reportagem é de Leonardo Coutinho, na Veja que chega hoje nas bancas de Nova Déli.

24 comentários:

Anônimo disse...

ak diz:
Juca, Leonardo, os bandidos não são só os presos estrupadores, não.
Afonso Klautau

Unknown disse...

Como se vê nesta história monstruosa, Ak.

morenocris disse...

Ai Juca... a coisa está esquentando! O que será que as meninas do “interior”, que moram em Belém, estão pensando sobre o assunto? E as que...

Beijos.

Ah! Bom dia, Boa tarde e Bom final de semana!

Anônimo disse...

Realmente, história de vários monstros.

Juca, volto a repetir: antes que seja muito tarde, a governadora precisa indignar-se e não só com palavras.
Culpar o sofá, isto é, a menina, é miopia política e não combina com a história feminista dela.
Governante não pode ser míope.
É bom reler o velho e bom Maquiavel e a governadora tem formação.

A governadora tem boa relação com o ministro Tarso Genro. Pode se aconselhar com ele, pedir uns 3 bons delegados federais e colocar em áreas estratégicas. Deixar levar a menina para fora do Pará é demonstração pública de incompetência.
Lembras quando queriam pôr o lixo atômico em Belém e o Hélio Gueiros, então governador, não deixou? Está acontecendo o mesmo agora, só que ao inverso.
Porque ela foi eleita no Pará e não pode deixar qualquer um meter a mão no Estado, mesmo que o governo seja do mesmo partido. É território do povo do Pará e o Pará não pode ser tratado como quintal do Governo Federal.

Outra medida seria o afastamento da secretária de segurança. Secretário é para ser escudo humano da governante que, em última instância, é quem foi eleita. A secretária precisa evitar que as balas cheguem à governadora, não pode ser fonte de problema e alvo.
Não dá para manter essa posição de "santinizar" (de Manoel Santino) a secretária de segurança atual.

Seria bom também que a governadora montasse uma força tarefa para percorrer o Estado, delegacia por delegacia. E solicitasse a presença da OAB, Ministério Público, Direitos Humanos e governo do Estado.

Para finalizar, ao invés da governadora dar entrevistas que acabam virando desastres, seria bem melhor começar a fazer política de segurança de verdade. Pelo menos, diagnóstico. E então a imprensa acompanharia o fato.
Porque o que estamos vendo é que cada vez que alguém do Estado do Pará fala à imprensa, piora ainda mais a imagem do governo e do nosso Pará.

Anônimo disse...

Juvencio, já que este blog é um espaço da democracia, que você acha de publicar as fotos da governadora, secretária de segurança, juíza, delegada e dos carcereiros?
Para retratar a cara dos envolvidos nessa monstruosidade.

Unknown disse...

Juca,
Quanto mais leio sobre essa história, mais convicta fico de que Caetano está certíssimo "alguma coisa está fora da ordem...".
Amigo, não tenho mais estrutura para lidar com isso. Não tem "Cloridrato de Sertralina" que me deixe feliz neste país.

Anônimo disse...

AK.
Quão lúcida sua observação, meu amigo! Espero que as paraenses Anas, Socorros, Veras, Flávias, Clarices...Deixa pra lá é ESPERAR demais.

Anônimo disse...

24/11/2007 13:51

PESSOAS E COISAS - MENINAS ESTUPRADAS E BAGAGENS


Há uma solução possível: passar por baixo de cada axila, contornando o ombro, uma corda.

II
Assim, o pobre ficaria com jeito de bagagem. Duas alças, uma em cada ombro.

III
Disfaraçado de bagagem, poderia ir ao juizado especial nos aeroportos. E aí, então, receberia toda a atenção devida às bagagens. Se puder colar letras "LV" ou "VH" pelas costas, melhor ainda.

IV
O velho Marx disse: "estamos chegando em um tempo em que as coisas cada vez mais são tratadas como pessoas; e as pessoas, cada vez mais tratadas como coisas".

V
Cada um de nós sabe se a bolsa de valores subiu ou desceu no dia de ontem. É amplamente divulgado. Mas foi divulgado, apenas, que há "outros casos" de mulheres, e meninas, presas junto com homens no Pará. Sabemos da bolsa de valores, não sabemos das pessoas.

VI
As coisas - nossas bagagens e a bolsa de valores - cada vez mais tratadas como pessoas. E as pessoas cada vez mais tratadas como coisas.

enviada por castagna maia - www.castagnamaia.blig.ig.com.br
(comentar) | (envie esta mensagem) | (link do post)

Anônimo disse...

24/11/2007 13:44

A CONDENAÇÃO AO ESTUPRO E OS JUIZADOS ESPECIAIS


Há a menina de 15 anos, com aparência de 12, presa em uma cela com mais de 20 presos durante um mês. Já comentei o caso.

II
A solução seria - a menina sair correndo, chegar até o aeroporto, e procurar o Juizado Especial.

III
Como há um pedaço do Poder Judiciário instalado no aeroporto, pediria socorro ao Juiz.

IV
Há juizados especiais para cuidar de nossas malas extraviadas, ou do vôo que perdemos.

V
Mas uma brasileirinha foi estuprada durante 20 dias a mando da polícia. Mas faz parte de uma camada da população que não tem acesso à Justiça. A Justiça é para nós, que extraviamos nossa mala ou tivemos nosso vôo atrasado. Aí podemos solicitar ao Juiz que mande a companhia nos dar sanduíche e suco de laranja enquanto esperamos.

VI
Essa iniciativa dos juizados especiais nos aeroportos, de se apropriar de um pedaço do Poder Judiciário para cuidar de malas e atrasos de vôos, é uma das iniciativas mais podres da história do Brasil.

enviada por castagna maia - www.castagnamaia.blig.ig.com.br
(comentar) | (envie esta mensagem) | (link do post)

Anônimo disse...

Juvencio,
tudo bem, que o Sistema Penal, não poderia colocar a mulher junto aos homens. No entanto, aquela menina, é de alta periculosidade, todos aqui de Abaetetuba, sabem, além de praticar assaltos quase que diariamente, responde a outros quatro processos por assalto. cansou de invadir resid~encias, de arma na mão e humilhar suas vitimas. não tem ninguém santo nisso. Um Abraço.

Unknown disse...

Mas que azar...isso deixa o caso pior ainda, vc não acha?
Outro prá vc.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 2:30 PM.

Se a menina é de alta periculosidade por que não foram mostrados esses registros? Alguma "vítima" deve ter registrado um BOP (Boletim de Ocorrência Policia)

Por que a menina, se é que praticou tantos assaltos, não foi encaminhada a um organismo de "recuperação" de menores?

Meu amigo, morei algum tempo em Abaetetuba, adoro a cidade, mas o povo de lá é chegado a história muito, muito fantasiosas (vide quantos são "filhos de boto", por lá), e a rede de fofocas e inverdades na cidade é poderosa

Se essa história cabeluda que vc. contou "em primeira mão" fosse verdade, por que os parentes com a menina morava não foram avisados?

Prove a sua acusação.

O fato de ela não "ser santa", justifica ser estuprada seis vezes ao dia?

É por pensamentos como o seu é que chegamos a esta situação quase irreversível que estamos hoje.

Dedé Mesquita

Anônimo disse...

Parabéns AK (1 13) voce tem toda razão.

Anônimo disse...

O sistema de segurança pública vem ruindo há bastante tempo... A bomba estourou no atual Governo que até agora não fez nada para tentar solucionar o problema, nem ao menos ações paliativas!

Desde o início do ano, a mídia anuncia diariamente fugas de presos de delegacias de polícia civil e até agora nada foi feito. Nenhuma medida administrativa eficaz. Já é uma distorção no sistema penal tantos presos em delegacias de polícia... O que se vê é um empurra-empurra de competências entre a polícia civil e a susipe sobre a quem de fato tem a responsabilidade do problema.

Nem mesmo o presídio de segurança máxima está a prova de tantas fugas e rebeliões, como se viu nos últimos dias...

Agora mais esta lamentável denúncia de mulheres dividindo celas com homens.

A secretaria de direitos humanos entra muda e sai calada. A secretária de segurança pública nem dá as caras pra explicações a sociedade. A Governadora quando abre a boca fala ignorância, sustenta um discurso pomposo, mas vazio, de indignação falsa, porque ela tem o "poder", pelo menos, se espera isso. NADA se viu nas gestões do Major Bittencourt na SUSIPE e do delegado Benassuly na Polícia Civil desde o início de toda essa crise.

É lamentável.

Anônimo disse...

ak diz:

Histórias. Quando o Rex Nazareth, presidente da CENEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, tentou colocar o lixo atômico no Pará, o governador Hélio Gueiros disse em rede nacional de TV:
- "e ainda vem esse cara com nome de cachorro querer jogar lixo na nossa terra".
O cachorro nunca mais latiu.
Afonso Klautau

Anônimo disse...

A SUSIPE é uma parentalha só. É o que dá, recentemente o que entrou de gente lá desqualificada.

Anônimo disse...

Juvencio,
O Ded~e Mesquita, solicitou que a acusação contra, a santa que foi presa em Abaetetuba, fosse provada, segue abaixo, o prontuário criminal da mesma;
Processo 200720004693.
Processo 20072007225.
Processo 20072005063
Processo 20072008281
Processo 20072008546
Processo 20072008760
Fonte; T.J.E.www.TJE.PA.GOV.BR.
As vitimas, daquela marginal, agradecem por terem tirado a mesma desta Cidade. ninguém aguentava mais. a qualquer momento a população iria se revoltar e fazer justiça com as próprias maos. antes que ela matasse alguém.

Unknown disse...

Marginal ou não, este foi o último comentário que publiquei trazendo propostas como a de fazer justiça com as proprias mãos.
Se vc não é capaz de perceber o empate que há entre as acusações que faz a ela e as posturas que defende, então fique a margem deste blog.

Unknown disse...

Dedé, se vc voltar por aqui atente para o seguinte.

1.Em todos os números dos processos, à exceção do primeiro,vc deve acrescentar mais dois zeros antes dos quatro últimos números.

2. Em nenhum deles foi apreendido o objeto da acusação.

3. Todos são enquadrados no art. 155, Furto simples.

4. Em nenhum deles há menção ao uso de armas, conforme quis insinuar o anônimo das 8:13.

Não parece restar dúvidas que a menor delinquiu, e as datas sugerem que começou a fazê-lo há pouco tempo.

Abs

Anônimo disse...

A tal "juiza" Clarice, que mandou a menor de volta à cela, após o término da audiência, merecia também estar na prisão!
Nesse país o judiciário, pela sua FROUXIDÃO é o grande responsável por muitas mazelas!

Anônimo disse...

Caro Juve ! hj no bom dia Brasil, o ''engomadinho''Alexandre Garcia, disse que esse tipo de caso, não é problema do judiciario paraense e sim, brasileiro. Estive esse fds em SM Guamá, e confirmei o fato que os jornais divulgaram sexta, de que,na cadeia daquele municipio, havia alguns meses atrás, uma mulher, presa, com homens, na mesma cela. Será que vs ter que construir presidios femininos agora ? pq só celas, pelo jeito, elas vão ''entupir'' rapidinho, rs, pois as mulheres hj em dia, peraí tambem...E a Dira Paes ? não vai falar nada sobre o assunto ? ótimo inicio de semana pra todos, abraços do Mediador de Emoção ! ps : que saudades da Ritinha, Juve, rs...

Unknown disse...

OLá, Med, bom dia.
Banhando-se no rio Guamá,hein? Ótimo programa...eheh.
Éverdade. A web mostra hoje relatórios confirmando a prática de celas, digamos, mistas, em cinco estados brasileiros.
E a Ritonga deixou saudades sim, principalmente no Nélio Palheta, que segundo soube está se recuperando à base de canja e mingau de aveia e caldo de gurijuba.
Mas está...rs
Abs e boa semana prá vc.

Anônimo disse...

E essa recuperação,do Nelio, rs, é na Vigia, onde meu saudoso velho, tambem costumava ir pescar, risos...para se recuperar do estresse do Noé...

Anônimo disse...

Poxa vida nunca ouve fuga nas delegacias e Presidios no Pará, ei busquem no nosso passado recente...
nos anos anteriores me poupem...de comentários como estes, não estou defendendo ninguém não, mais falar que é de agora...hum,hum...Tive que me mufar ano retrasado de São Braz por serem constantes eu disse constantes as fugas naquela Seccional,vivia com medo....era uma gritaria, balas não gosto nem de lembrar.
Jonas Lima