20.11.07

Os Monstros de Abaeté

Tem havido um desagradável e desnecessário delay entre alguns fatos que ocorrem na cena governamental paroara, e seu posicionamento em relação a eles.
O mais recente exemplo da afirmação acima é a nota oficial da secretaria de Segurança, emitida hoje, decorridos cinco dias da denúncia da presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Mary Cohen, no absurdo, doentio e inominável caso da adolescente que ficou presa mais de vinte dias numa cela com 20 homens em Abaetetuba, no Baixo Tocantins.
Exemplarmente sincera quanto a exposição pública da limitação conferida à questão da segurança no Pará, o primeiro parágrafo da nota merece destaque:

O Governo do Estado do Pará e Secretaria de Estado de Segurança Pública, ao tomar conhecimento das noticias veiculadas na mídia paraense que dão conta que uma jovem foi detida, presa e colocada em cela junto com homens, presta esclarecimentos à população

Subliminarmente, as denúncias da mídia aparecem como responsáveis pelo esclarecimento, e não o brutal fato em si.
A nota garante, todavia, que o governo reconhece que toda e qualquer violação aos direitos de uma mulher é uma violação aos direitos humanos que deve ser punida exemplarmente.
No caso, exemplarmente só tem uma leitura: rua e cana para os monstros que estão por trás do episódio. Todos. Dos delegados aos carcereiros.
Nem um milímetro a menos. E nem um segundo a mais de delay.
Ou a secretrária de Segurança Vera Tavares rasgará em praça pública seu reconhecido portfólio na luta em defesa dos direitos humanos, e ficará sem a mais remota condição de comandar a secretaria.
A notícia, que vai correr o mundo dito civilizado, vai render outras notas.
Espera-se que sem delay.

9 comentários:

Anônimo disse...

Juvêncio.
Com todo respeito que tenho por você, mas diante desse fato horroroso, o delay é o de menos.O problema desse governo não é delay e sim o delonge.Estão longe de tudo

Unknown disse...

Obrigado, das 4:15.

Anônimo disse...

Esse é, literalmente, um governo de notas e justificativas. Não espere por ação, realização, concretização daquilo que foi dito durante a campanha e que sugestinou o povo a votar na governadora Ana Júlia.

a) Eleitor 2008

Anônimo disse...

Realmente, a situação da Vera já era complicada,com essa então...´
Quando vc fala"...e ficará sem a mais remota condição de comandar a secretaria", creio que ela já não comanda há tempos a secretaria e por isso vai sair no final do ano com a reforma do secretariado.Pode escrever.
Abraço,
Mero.

Anônimo disse...

Juvêncio,

Em 2002, realizando um trabalho em Abaeté, tomei conhecimento que por aquelas bandas era comum a prática da "rifa de crianças", meninos e meninas, pegando desde os com 6, 7 anos de idade até os já adolescentes... O esquema funcionava assim - com o consentimento da família: O nome de um menor era posto em rifa numa folha de papel, seguido dos 25 números correspondestes ao jogo do bicho e, de acordo com o resultado deste, o apostador correspondente era o ganhador e podia levar as crianças para os barcos, matos, quartinhos... e "usufruir" de sua "prenda". Inclusive as crianças que passaram por esse tipo de "experiência" são "naturalmente" chamadas de "rifadas". Fiquei chocada quando soube disso, procurei o órgão competente local para denunciar e, mais chocada fiquei ainda, ao saber que o caso é/era tratado como "prostituição infantil", como outro qualquer... sem prioridade, sem maiores impactos sociais, éticos ou, simplesmente, humanitários.
Portanto, caro Juvêncio, acredito que seja normal "praqueles lados" a mistura de gêneros e faixa etárias por falta de carceragem específica (como já foi justificado), assim como também pela falta de bom senso, falta de humanidade, competência, respeito com a dignidade humana...
Que Deus tenha piedade de nós!

Anônimo disse...

Rua e cana para os delegados e para o pessoal da SUSIPE. Enquanto cargos forem preenchidos por critérios eleitoreiros vai dar nisso.Vera Tavares pode até ser defensora dos direitos humanos, porém tem fechado os olhos para a qualificação e o preparo para o preenchimento de DAS. É uma mulher quem ocupa o cargo da SUSIPE na região e deixou também que isso acontecesse.

Anônimo disse...

Na SUSIPE não se cobra nada. Lá todo mundo faz faz o que quer. E os cargos são todos nomeação eleitoreira. Na Polícia Civil é um deslumbre só. Vamos produzir galera, a sociedade merece.

Anônimo disse...

Cadê a tal Secretaria dos Direitos Humanos, que só serve para promover eleitoralmente a titular Socorro Gomes. Parece que eu estou já vendo a desculpa surrada dela nos jornais: que vai apurar, vai fazer e acontecer.
Porém é necessário que se aja com prevenção, depois que a imprensa divulga, o fato já aconteceu e assim vai passando os anos.
Este caso da garota na cela com 20 homens é um caso gravíssimo de violação dos direitos humanos e da mulher. Gravíssimo para um governo cuja governadora vem do movimento feminista e suas auxiliares também.

Anônimo disse...

E olha que temos uma mulher no comando do Estado e outra à frente da Secretaria, dita, de Segurança. Imagina só se não fosse?