11.12.06

Mentira e Consequencia

Longe da Folha de SP, e deste blog, já faz algum tempo, o portugues João Pereira Coutinho reaparece com mais um instigante ensaio. Um palhinha:


O revolucionário russo Alexander Herzen costumava dizer que o problema central dos povos eslavos estava num excesso de geografia e num déficit de história. Um século depois, o mais fervoroso admirador de Herzen --o filósofo britânico Isaiah Berlin-- resolvia inverter a máxima para ilustrar o "problema judaico". Para Berlin, o problema dos judeus era um excesso de história e uma dramática falta de geografia: dois milênios de tragédias e vilanias que só uma Casa --no sentido físico e até espiritual-- poderia resolver completamente.

Na íntegra aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas convenhamos, que autorzinho fraco esse né... Lembremos que enquanto o ocidente louvava a liberdade de imprensa, no caso das charges nórdicas de Maomé, um cidadão austriaco era enjaulado porque negava o Holocausto... Liberdade de expressão é isso aí.

Anônimo disse...

O que têm em comum os judeus na Palestina, os Temporários no Governo do Pará e os Camelôs da João Alfredo?

Não dá mais pra se resolver pelo justo e pelo certo, que seria a simples retirada do invasor. Tem que se resolver pelo "politicamente correto", seja lá o que queira dizer esse termo.