11.12.06

Do Todo, às Partes

Do reitor da UFPA, Alex Fiúza, sobre o post Festa No Interior.

Parabéns pelas observações sobre os desafios culturais de nosso estado, ou melhor, O Desafio cultural: a interiorização do apoio às políticas culturais.
De fato, o Pará - ao contrário do Amazonas - cresce (geometricamente)para interior; e se os Governos não perceberem isso a tempo, na dimensão e densidade do processo em curso, acirrar-se-ão as questões políticas e abalar-se-ão, ainda mais, os sentimentos de (des)pertencimento federativo.
Aliás, tenho imenso orgulho de pertencer e ser reitor de uma Universidade que, há vinte anos, percebeu esse movimento histórico e priorizou a sua interiorização. Hoje, ela, talvez - deixando de lado o Banco do Brasil -, é a Instituição pública, no estado, mais capilarizada no interior.
Nele cresce a cada ano, amplia sua presença na maioria dos municípios paraenses e, não ao acaso, concebeu-se conceitualmente em seu novo estatuto - aprovado pelo MEC - como "universidade multicampi".
Os futuros Governos do Pará deveriam ser mental e politicamente centrípetos: pensar o estado do todo para as partes e não da parte (Belém) para o "resto".
Eis aqui o grande desafio político dos paraoaras - e o segredo da governança futura neste estado de dimensões continentais e de riquezas culturais também imensas

Um comentário:

Anônimo disse...

AMÉM!