16.12.06

O Secretariado de Ana Júlia

Um raro mas previsível consenso seguiu-se ao anúncio do novo secretariado.
Não foi bem recebido, por amplos setores da coligação vitoriosa, a apresentação da equipe de governo de Ana Júlia.

-------------------------------------------------

No PMDB a repercussão foi a mais discreta possível, evidenciando a reserva do partido em relação à equipe e aos espaços ocupados pelo "maior cabo eleitoral de An Júlia".
Bom cabrito, o Sobrancelhudo vai aguardar o segundo "round".
Mas resolveu, com a competencia de sempre, a subida de Parsifal Pontes para a Assembléia Legislativa com a nomeação do deputado Francisco Melo, o Chicão de Ananindeua, para a SEOP.
Advogado, Chicão não poderá alegar falhas nos processos licitatórios da pasta, não é Chicones?
Halmélio Sobral, o novo secretário de Saúde, é o naco de Priante, que deu a cabeça e o mandato pelo PMDB e sua estratégia. Sua presença deverá merecer observação na gestão do setor.

-------------------------------------------------

O grupo do federal Zé Geraldo e do estadual Waldyr Ganzer, este guindado à SETRAN, depois do esperneio, conseguiu retardar o processo de escolha e, com isso, aumentar seu espaço no novo governo. Não podem reclamar, e ainda podem avançar mais um pouco nos lugares que não foram preeenchidos.

------------------------------------------------

Já o "setor" de Paulo Rocha está em ebulição total. Muito aborrecido, o mensaleiro sequer compareceu ao anúncio da equipe. Mas algumas posições adjuntas na administração direta, além da FUNTELPA, continuam em disputa. O desconforto é tal que levou a subprefeita de Santarém, Maria do Carmo, a correr prá anunciar na Rádio Rural daquela cidade, que a nomeação do comandante geral da PM, coronel Ruffeil, deveria ser-lhe creditada.
As gargalhadas ecoaram em todo o Tapajós.

------------------------------------------------

O PSB conseguiu emplacar uma secretaria, a SEAD. É a secretária do presidente do partido, Ademir "cais do porto" Andrade. Aliás, sua presença na mesa do evento constrangeu muitos dos presentes. Coisas da aliança.

------------------------------------------------

O PCdoB fez da deputada federal não reeleita Socorro Gomes a próxima secretária de Justiça e Direitos Humanos. Teve o PCdoB, pelo menos no que "vazou" para a opinião pública, a postura mais discreta e estratégica de todos os partidos da coligação de Ana Júlia. Não podia muito, não gritou muito.

-----------------------------------------------

E a DS lavou. A tendencia da governadora eleita ocupou o maior número de postos-chave, sem surpresas, e com jogo de cintura suficiente para "renomear" Mário Cardoso para a poderosa SEDUC, após sua derrota na eleição da vaga do TCM.

-----------------------------------------------

O interior do estado, mais umavez, ficou a ver navios. À exceção do suplente de deputado estadual Milton Zimmer, de Parauapebas - instalado na Emater, e da cota do prefeito Darcy Lermen - ninguém veio de fora da capital.
Parauapebas ultrapassa Santarém em termos de representação política do PT no interior,tradução de sua importancia economica estratégica no cenário estadual.
Doa a quem doer, especialmente aos mocorongos e marabaenses, o "Peba" é a mais importante cidade do interior do Pará.

-----------------------------------------------

Deve ser dado destaque à permanencia das indefinições na área da comunicação do novo governo, embora o Seventy, na edição de hoje, prometa surpresas para a segunda feira.
"Uma ambulância na porta do BASA com desfibrilador e cardiologista" é a senha escolhida pela coluna para ilustrar a possível surpresa que aguarda o desfecho do caso.
Bem na frente do Bar do Parque, pois não, tradicional reduto de jornalistas.

-----------------------------------------------

Chama atenção, e provoca interrogações, a presença do economista Cláudio Puty na anunciada Secretaria de Governo. É simples: Puty deverá ser, mal comparando, um controller dos cronogramas e obstáculos das ações de governo.
Ou uma espécie de Dilma Roussef de Ana Júlia. Tarefa arriscada e delicada, com objetivo de "liberar" a governadora para uma agenda mais forte na área política.
O título do novo cargo diz muito sobre o poder que terá o ocupante. Mas Ana Júlia não pode vacilar. Depende muito mais dela que dele o sucesso da missão. Ainda assim, Puty deve providenciar aquelas botas de alpinista, com travas, para pisar com segurança em cima do que será jogado em seu caminho.

----------------------------------------------

Atualizada às 13:50.

O blog errou feio na formação do deputado Francisco Melo, o "Big Francis", futuro titular da secretaria de Obras.
Chicão é acadêmico do último ano de Medicina, de sorte que vai precisar de seus conhecimentos de Propedêutica para avaliar os, digamos, sintomas das licitações sob sua responsabilidade.

15 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Apenas um comentário mestre Juvêncio: Será ademir Martins o sub-governador do Pará em Marabá, de modo a equilibrar as forças. Marabá, portanto, terá o papel que merece e estará em ótimas mãos. Ademir foi gerente-executivo do Ibama e fez um ótimo trabalho.

Anônimo disse...

Juvêncio:
É de rir mesmo Maria dizer que a indicação de Ruifeil para o comando de PM é da cota de Santarém. Uma piada - de mal gosto - diga-se. A verdade é que Santarém dançou.
O vice-governador sequer participou do anúncio do secretariado, cedendo seu lugar à mesa ao dono do PSB, Ademir Andrade.
Onde estão agora aqueles que se esgoelaram nas ruas de Santarém pedindo para votar em Ana Júlia que teríamos um vice da região?
Sobre as cidades do interior, realmente Santarém vem perdendo importância política e econômica a cada ano. na relação do PIB dos municípios, por exemplo, a Pérola não aparace sequer entre os cinco primeiros. Um vexame.

Anônimo disse...

Se Paulo Mensalão não indicou ninguém para a equipe de Ana Democrática Socialista(DS) imaginem a Maria do Carmo. O que ela gosta mesmo é de indicar parente. Passou o reinado ao irmão Beiçola - essa alcunha que impingistes ao Everaldo vai entrar para a história -, indicou e humilha a concunhada que ainda está na secretaria de obras, homiziou o marido na CDP na gestão do 'honesto' Ademir Desandado, usou a máquina para cabalar votos para outro mano, o Lito, tem cunhados e cunhadas aparelhando diversas secretarias municipais...
Como os parentes dela foram vetados - Socorro Pena(cunhada, para a Sectam, e o deputado-irmão que queria ir para a Seteps -, Maria tentar se tornar a comandante em chefe da PM.
Seria trágico se não fosse cômico.

Anônimo disse...

Acho que as indicações da DS nao foram tao ruins assim.
O que pegou foi a Suely para a Sedurb e o Edilson para a Cultura.
Os dois sao fraquissimos.
Prevaleceu o espirito de corpo perverso que tem sido o inimigo dos governos petistas.
Ana Julia manteve a tradição e sofrerá as conseguencias.

Anônimo disse...

O CJK, esta rindo até agora com a diplomação de seu amigo pessoal, Big Francis em advogado. Na realidade o novo secretário (SEOP)é acadêmico do último ano de medicina e muito competente. Juka, tenha uma excelente férias e ao degustar os peixinho lembre dos amigos. Grande abraço. Altevir

Unknown disse...

Ahahaha...Valeu grande Altevir...vou atualizar o post agora mesmo, e puxar as orelhas da fonte.Não vou me esquecer de voce, que só come peixão...eheh.
Abs

Anônimo disse...

Juvencio,
Estou aqui acompanhando de longe - mas muito ligado - a indicacao do primeiro escalao do governo do estado. Algumas pessoas conheco bem. Outras pessoas,um pouco e muitas sao completamente desconhecidas pra mim. O que mais me chamou a atencao de toda a discussao que seguiu as nomeacoes foi a absoluta falta de informacao sobre os Secretários. Pior, talvez escondendo a luta politica dos bastidores, uma carrada de comentários (nao no seu blog) tentava desqualificar as escolhas feita pela Governadora sem ao menos tentar saber e informar "quem é quem" e o projeto pra cada pasta.
No mais, devo dizer, achei seu post o melhor que li sobre o novo secretariado (apesar do "Chicao") e que a desinformacao geral sobre os nomes possa ser um bom sinal de que gente nova, com idéias e projetos, esta chegando no Governo pra substituir as figuras carimbadas e conhecidas que mandavam no Estado.
Quando ao Governo, vamos esperar (e cobrar) pra poder julgar.
abracos
ricardo

Anônimo disse...

Aluno de medicina? Então é melhor definir o que quer da vida. Com anos de formação não se brincam. Se decidir pela gestão, abandone a idéia de ser médico. Se decidir ser médico, abandone a gestão. Caso contrário será um medíocre em uma das áreas. Este raciocínio só é válido para quem está em fase de formação. O exemplo pronto e acabado do que digo é o ex-governador de São Paulo, Alckmin, que foi vereador enquanto acadêmico e fez residência (pasmem!) em anestesia sendo vereador.

Unknown disse...

Olá Ricardo, chutador de santinhas...rs
Pois é, este secretariado com nomes conhecidos nossos, não é?...rs.Quanto as dificuldades na montagem do lego, principalmente as internas, prepare-se para um post amanhã, aqui no Quinta.Vou falar dessas dificuldades que, a meu juízo, são a espuma na praia de uma questão partidária, portanto nacional.
E grato pelos elogios.
Vai um kassler aí?
Abs

Anônimo disse...

Oi Juvencio
Vou estar esperando pelo teu post. Enquanto ele nao chegar vou aproveitar pra visitar o "Weinachtmarkt" aqui de perto de casa, comer um "wurst" e tomar um gluhwein". Bem, se nao entendeste nada, só amanha, quando mandares o post, te explico.
abracos
ricardo

Unknown disse...

Beleza,Alemão.
E tu fostes parar no Jornal Pessoal do Lúcio...ahahaha.
Esta te conto eu, amanhã.
Bom proveito das guloseimas.
Abs

Anônimo disse...

Perguntar não ofende:
1 - Afora a DS, quem esta satisfeito com as indicações do Secretariado ?
2 - O novo secretario de governo, possui alguma credencial política e administrativa para ser uma especie de Dilma Rousself ? Ja exerceu algum mandato, pelo menos de vereador, conhece ou e conhecido pelas lideranças políticas do Estado do Pará ?
3 - O Carlos Botelho, não foi o Advogado do Duciomar contra o PT ?
4 - Qual é a representatividade q o professor Edilson Moura, possui no movimento cultural de nosso Estado ?
5 - Será que com a Edilza Fontes na Chefia de Gabinete, so sera recebido pela governadora quem tiver a carteirinha do "bar do Gilson" ?

Não torço para que os professores que irão se transvestir de executivos não tenham sucesso, só reconheço que o critério adotado para a escolha do secretariado esta equivocado para quem quer construir uma base política q represente a diversidade das forças políticas naõ só do PT mas sobretudo das diversas regiões do Estado. Para quem falou em descentralização administrativa, a concentração de poder em uma única tendência petista é perigosa, o que se agrava quando se concentra nas mãos do circulo de amigos. Penso qiue já se gastou muito tempo discutindo os cargos, ainda não vi o debate sobre o projeto desses doutos professores para o desenvolvimento do Estado, so espero que não seja mais um projeto de pesquisa.

Anônimo disse...

Luluquefala dá a sua opinião:
Realmente foi uma dificulade reconhecer alguém naquela foto da nossa governadora e seu secretariado. Mas é daí que vem a minha crença de que esses ilustres desconhecidos, sem sapato alto e com muita vontade de mostrar serviço, possam fazer um trabalho legal para o nosso Pará.
Vou torcer, de coração.

Anônimo disse...

Caro Juvencio, a nomeação do Milton Zimmer para Emater pode ter sim um dedo do Darci Lermen, mas o grande responsavel chama se Beto da Fetagri e sua tendencia, A.S. Nos parauapebenses ficamos orgulhosos com a nomeação do companheiro Milton, que é um dos melhores quadros do partido aqui na região, mas mereciamos muito mais pelo empenho que o povo de Paraueapebas sempre teve com a Governadora, os vinte mil votos do miltom aliado com sua competencia merecia era um cargo de secretario. Apesar do André Farias ter sido secretario de Planejamento aqui em Parauapebas não podemos considerar que seja cota do municipio temdo em vista que ele não é daqui. Um Feliz Natal de paz e alegrias a todos e um 2007 cheio de iniciativas e sucessos.
Wanterlor Bandeira

Anônimo disse...

Perguntar a nao ofende II - o outro.

1- Alguem conhecia a Tereza Cativo Rosa antes dela se tornar a super secretaria do Jatene?
2- Alguem conhecia a Dilma Rousself antes de ela ser a "chefona"?

Anonimo das 10:15 nao substima a capacidade das pessoas. A inteligencia, caráter e capacidade de lideranca - caracteristicas importatantes pra um Secretário - nao sao moldados pela experiencia.