12.11.07

Chavez, Alternativa ou Invenção?

De um leitor anônimo do blog, a propósito do post A Venezuela Que Eu Vi, de ontem.

O impasse do Chavismo é o mesmo de várias experiências de esquerda latino americanas - como fortalecer os setores populares da sociedade civil sem destruir a representação institucional (sindical, empresarial e midiática) das elites? Uma saída é "cortar o mal" pela raiz - socializar o controle dos "meios de produção". Mas como transitar de volta a ambientes mais democráticos, depois das medidas "emergenciais", de uma transição socialista?
Em condições desiguais de disputa, as opções tradicionais da esquerda têm sido a rendição à ordem ou o totalitarismo.
Ouvi falar muito dos processos de participação popular (tipo OP) em Caracas. Dada a polarização intensa na sociedade venezuelana, o processo tornou-se muito estatal, como forma de garantir reversão de prioridades nas políticas públicas (e sustentação ao Chavez).
Estou convencido que existe a possibilidade de construir alternativas de esquerda mais democráticas. Mais Grasmci e menos Chavez. Mas, talvez não com essa elite Venezuelana, já que as opções, não são opções só do governante, mas da sociedade. Ou será que o Chávez é invenção dele mesmo?

E os comentaristas, o que acham?

3 comentários:

Anônimo disse...

O problema não é a oposição, improvável, entre Chaves e Gramsci (se sempre pensou e formulou a partir da realidade dos países ricos), mas a dicotomia eterna entre socialismo de caserna e democracia popular. Se não há mobilização de massas, o "socialismo" nasce deformado de nascença. Não tem como produzir democracia socialista.

Anônimo disse...

O Chavez é o Touro Sentado do seculo XXI.
Está mais para imperialismo/colonização com seus os famosos testas de ferro, que para uma discussão Gramsciana.
Trata-se de como transformar num cidadão povos que foram escravisados, até um século atrás, juntamente com uma elite escravocrata, sendo que as cabeças ainda não mudaram e por isso são exploradas, pelos oportunistas, dos dois lados!

Romolo Sao Payo Primo disse...

Acredito que nem alternativa e nem invencao. Trata-se de uma consequencia da inoperante politica externa para a America Central e do Sul por parte das ultimas gestoes presidenciais Norte Americanas.