O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE) assinarão hoje (7), às 15h, termo de cooperação técnica com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) que vai criar uma nova frente de combate ao desmatamento na região amazônica.
MPF e MPE passarão a receber informações sobre o desmatamento em todas as regiões do Estado, a partir dos dados gerados pelo Sistema de Acompanhamento do Desmatamento (SAD). A ferramenta foi desenvolvida pelo Imazon e, ao contrário dos sistemas mais antigos, é capaz de fornecer alertas de derrubadas com rapidez suficiente para permitir a atuação imediata dos órgãos fiscalizadores.
O monitoramento contínuo e a cooperação entre as instituições também representa uma possibilidade bem maior de se identificar os responsáveis pela devastação ilegal. Os alertas gerados pelo SAD serão enviados ao MPF e MPE através de e-mail.
O termo de cooperação técnica será assinado amanhã, por representantes das três instituições. Na ocasião, cientistas do Imazon apresentarão as características da ferramenta SAD.
Informações da Assessoria de Comunicação do MPF no Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário