5.11.07

Disfarce

A revista Veja desta semana afirma que a tal Liga dos Camponeses Pobres, que está atacando fazendas no sul do Pará, teria ligação com os terroristas do grupo peruano Sendero Luminoso.
Fonte do blog que esteve na área neste final de semana, entretanto, desconfia que seja uma nova roupagem da velha e conhecida grilagem de terras.

26 comentários:

Anônimo disse...

O problema todo é que depois do episódio de Eldorado de Carajás, nossos governantes se acovardaram com tudo que diz respeito a desocupação de fazendas.
Com isso, a balbúrdia se formou e não parou mais.
A justiça manda desocupar e o governo não cumpre a ordem judicial.
Pura covardia.
Pura falta de governo e de autoridade.
Só isso.
Vic Pires Franco
Deputado Federal

Anônimo disse...

Caro juvêncio,

A Veja é sacana, parcial. Ok. Mas às vezes ela põe o dedo na ferida e fala a verdade! Não sei não. Tudo é possível. Inclusive esse tipo de ligação "internacional". Há muita aparência e podridão por trás não apenas dos "donos do poder", mas também dos pseudo "revolucionários". Esse movimento, há muito, virou massa de manobra de "alguns". Não tem nada de revolucionário. A conferir!

Unknown disse...

Das 7:53, tudo é possível sim.

Dep. Vic, não é verdade que fazendas não foram desocupadas depois do massacre de Eldorado.
este ano mesmo, em julho, a PM cumpriu, sem problemas, mais de uma dezena de mandado de reintegração.
Na semana retrasada conseguiu, na base do diálogo, que o MST desocupasse a ferrovia de Carajás.
É assim que deve ser.
Todavia as ocupações e invasõe de fazendas voltaram, e continuarão até que o problema do acesso a terra com infraestrutura retire do MST a bandeira da ocupação, ou exponha-lhe uma face cada vez mais comentada.
E controvertida, para dizer o mínimo.
Um abraço e boa semana.

Francisco Rocha Junior disse...

Juvêncio, no complemento da informação sobre a ligação entre a LCP e o Sendero Luminoso, a Veja também afirma que Hugo Chavez estaria interessado em financiar a revolução bolivariana em toda a América Latina com o dinheiro do petróleo, apoiando grupos guerrilheiros.
O que há de verdade nisso?
Abs e boa semana.

Unknown disse...

Tenho cá minhas dúvidas sobre o folego dos petrodólares venezuelanos, nobre.
Quem sabe a ameaça não tira da indolência e da corrupção o processo da reforma agrária no Brasil?
Mas está chamando atenção, no sul do Pará, a infraestrutura dos invasores, bem armados e bem motorizados.
Abs e boa semana prá vc.

(e boa sorte na lide da companheira, noticiada na coluna Forum de ontem)

Anônimo disse...

Acenderam o luminoso...

Anônimo disse...

Tá lá no Google. É só fazer uma pesquisa com o termo "Liga dos Camponeses Pobres" para descobrir que eles são derivados de uma tal de "Liga Operária Camponesa". Mudando a pesquissa para a tal LOC, em um mundo de notícias sobre eles e suas ações "revolucionárias" e suas ligações. Os caras têm no currículos mortes em invasões em Rondônia e Minas. Será que vão seguir a regra no Pará.
O link que mais me chamou a atenção é um da revista IstoÉ. Vale a leitura.
http://www.terra.com.br/istoe/politica/154531.htm

Anônimo disse...

A reportagem da Istoe tá bem velhinha. Mas se for verdade mesmo o que as duas revistas dizem, seria bom o governo cortar o mal pela raiz.

Anônimo disse...

E cada vez que se fala em conflito de terras, vem a mesma reação: grupos preparados por Cuba, pelo Sendero Luminoso, pelo Chavez, pelo Chapolin Colorado, etc. Quem foi deixado à margem pelos grileiros e latifundiários especuladores e luta por um pedaço dechão é logo alvo da sanha assassina que resultou no massacre de Eldorado do Carajás. Depois de demonstrar tanta indignação contra a existência dessa massa ignara, a "zelite" relaxa tomando eu JB black. E se o blog estiver certo e o tal movimento não passe de armação dos grileiros? Ah! vaõ dizer que isso é teoria da conspiração.

CHICO CAVALCANTE disse...

A Veja está como aquele japonês que se embrenhou na mata e passou décadas imaginando que a II Guerra Mundial ainda perdurava. Alguém precisa dizer a eles que a Guerra Fria acabou, que o comunismo soviético foi derrotado, que o Muro de Berlim caiu e que o Sendero Luminoso foi defenestrado pelo Fujimori, que, salvo engano, também está preso agora. Ou seja, só sobrou a Veja nesse enredo amalucado.

Anônimo disse...

"A 'zelite' relaxa tomando eu JB black".
A frase é ótima. Retrata muito bem as festinhas shows particulares que a Joaninha tem promovido no SEU centro de convenções para os seus amigos "Colorados". Há... há...
Já se foi o tempo da elite puro-sangue, cumpanheiro das 12:21pm. As bebidas finas, roupas de grife, pratos refinados são hoje para um novo público. Os neo-burgueses que surgiram do voto desiludido.

Unknown disse...

Das 12:58, a classe operária vai ao paraíso...eheh.
Pô, vamos todos tomar um JW black, se podemos paga-lo de nosso próprio bolso. Com salários mais altos e dolar mais baixo, os companheiros tem todo o direito de aposentar a branquinha.

Unknown disse...

Fala Chico.
Toda essa história é muito estranha, desde o começo.
E aquele japones que vc se refere deu muito trabalho para se entregar...rs
Feito os setores mais conservadores do campo.

Anônimo disse...

Senhor Chico Cavalcanti, continue atuando na propaganda. Talvez nisso você seja bom. Ciência política não é sua praia. Fiquei imaginando você na Venezuela, tendo suas empresas desapropriadas pelo Estado do “El Supremo”. Seria engraçado ver sua reação diante deste “enredo amalucado” – o Socialismo do Século 21. Fala sério, meu!

Anônimo disse...

Quanta bobagem, "fazendeiro" das 1:27. Só veio trazer "ruído" para a discussão.
Cale-se!

Anônimo disse...

Claro que podem aposentar a caninha, Juca.
Só não me agrada que façam isso com o nosso real valorizado, né.
Isso me deixa de ressaca.

Anônimo disse...

É sempre assim: se a matéria fosse contra os opositores aos petistas era a mais pura verdade. Agora, quando se fala alguma coisa contra os governos petistas, seja a Veja ou qualquer outro veículo de comunicação, é um Deus nos acuda. É golpe, é mentira, é atraso, é perseguição. Só eles sabem fazer as coisas. E o pior é que sabem mesmo, mas deixam muitos rastros.
Será que querem acabar com a democracia e que a imprensa fique "queta-e-muda" que nem no tempo da ditadura?

Anônimo disse...

LULA bebe e a Veja é que fica porre!?

Grande revista, bêbada que só ela!

Anônimo disse...

Sou o anônimo das 1:27 PM e tenho um recado para o anônimo das 1:47 PM: hahauhauhauhahuhauha. Só posso lhe responder com risadas. "Ruído para a discussão”? Imagino o quanto as conversas, as quais você participa, devem ser chatas. Todo mundo pensando igualzinho...Sem nenhum “ruído” dissonante...Eu hein!

Anônimo disse...

Gente, sem agressões. Sinceramente, acho que a reportagem pode ter pecado em um monte de coisas, como muitos falam aqui. Mas não falta lucidez. Trabalhei em Rondônia e sei o que era essa tal Liga Operária Camponesa que originou a LCP. Quem descobriu ligações deles com ex-Senderisas foi a Polícia Federal e não o semanário da Abril. O muro de Berlim caiu, a Rússia se escafudeu como um rapaz disse aqui, mas não é a Veja que não viu isso não. Tem gente anacrônica naquela foto da porteira da fazenda no Sul do Pará, no (des)governo do Pará e várias outras instâncias. Principalente no Planalto...
As críticas são válidas e precisam ser feitas, mas não dá para generalizar sob o risco de perdermos a oportunidade de analisarmos corretamente o problema que a reportagem nos apresenta.
Um beijo para todos.

Anônimo disse...

Gente, a falecida União Soviética nunca mais se meteu a besta, para financiar qualquer revolução no Ocidente, desde Yalta.
A rápida tentativa de colocar aqueles mísseis em Cuba foi um último suspiro, rapidamente abortado... Cuba bem que tentou (vide OLAS, Angola, etc.) mas não foi em frente.
Estudem mais, conselho que não vale para a Veja, pois lá falta caráter.

Marconi Morbach disse...

Senhor anônimo das 9:41 PM, o senhor é um irresponsável. Manda os demais leitores deste Blog estudarem, quando quem precisa de MUITO estudo é o senhor. Que absurdo! Essa sua postura de “intelecto superior” é ridícula, pois mentirosa, FALSA. Olhe, qualquer pessoa está suscetível a erros de avaliação teórica ou de qualquer outra ordem, entretanto, falar como se tivesse completo domínio sobre determinado assunto, sem tê-lo de fato, é algo abominável. Falar mal ou expressar opiniões pessoais, sobre quem quer seja, é aceitável, compreensível -– claro que seus interlocutores poderão concordar ou não com você. Mas forjar competência e conhecimento sobre o que não se conhece é ser desonesto. Sua afirmação de que a “falecida União Soviética nunca mais se meteu a besta, para financiar qualquer revolução no Ocidente...” é uma das maiores besteiras que ouvi nos últimos tempos. Em primeiro lugar, como algo que já é morto pode manifestar perigo? Apenas idéias têm este poder – quando encontram (ou são encontradas) por um “signatário” competente, idéias consideradas extintas “ressurgem”, ou voltam a ter evidência. A RÚSSIA representa SIM, um enorme perigo para o ocidente. As movimentações e articulações comunistas JAMAIS cessaram, no mundo inteiro. JAMAIS! Ora, não é preciso ser nenhum gênio para perceber isto. Hugo Chávez fala abertamente sobre suas intenções nucleares e recebe apoio não menos explícito de Rússia e Irã. O que o senhor acha que isto representa? O senhor acha que o Irã quer dominar o conhecimento nuclear para usá-lo como fonte de energia alternativa? E a Venezuela também? Ora, com todo respeito, vá estudar o senhor! E vá dar conselhos para sua vovozinha.
Vejam, não tenho o menor interesse em pautar o pensamento de quem quer que seja. Longe de mim. Mas é preciso ter responsabilidade. Principalmente, é preciso respeitar os fatos.
Espero não ter sido agressivo ou deselegante. Tentei, apenas, expor questões que considero importantes para o debate proposto.

Abraços a todos, Marconi Morbach.

Anônimo disse...

Aos anônimos,


Vai começar tudo de novo. Que tal iniciarmos cancelando o registro do Partido Comunista!?

O latifúndio campeia e, juntamente com as guseiras, acabam com tudo, o sul do Pará hoje a paisagem é de terra arrasada, e o cara tá preocupado com comunistas, que ele viu na Veja!

O cara se preocupa com Chávez e com o Irã, tá com medo de uma guerra nuclear.

A Vale lucra Bilhões, debaixo do nosso nariz, nos deixa migalhas, quando não nos escraviza, como faz a PAGRISA.

E o cara ainda tá procurando as armas nucleares do Saddam Hussein!

Vamos esperar o próximo furo jornalístico de Veja, quem sabe ela nos alivia dessa agonia nuclear, que tanto assusta o Morbach e a mim!

João Carlos - Marabá-Pará-Brasil.

Anônimo disse...

Juca querido,

os bandos armados financiados por não se sabe quem e misturando-se aos que realmente querem terra para trabalhar são mais antigos do que as castanheiras derrubadas no trecho Marabá-Redenção.

Nada de novo no front a não ser a repetição da inércia e do descaso do poder público na questão agrária. Agrária porque é terra e condições de produzir e não somente "questão fundiária".

Quanto ao Chaves, acho que temos que encarar o óbvio: ditadura de esquerda e ditadura de direita. A moeda é a mesma, no que é central: ausência de democracia. No caso do companheiro venezuelano, beira a fafarronice, ainda que recheada de petróleo. Mas, perdoe a expressão chula, enche a paciência, porque desgasta coisa séria.

Beijão

Marconi Morbach disse...

Caro senhor João Carlos de Marabá-Pará-Brasil, me perdoe a ignorância –- é que sou meio burro mesmo...Não entendi o teor do seu comentário. Talvez eu não tenha percebido sua apurada capacidade de falar por metáforas, ironias. O senhor tentou ser irônico? Não estou tentando usar de retórica, por favor. Ah, pense o que quiser -– em todos os sentidos. Cada um que acredite no que quiser, não é assim? Que bom. Serei breve ao pontuar os itens de seu comentário:
1°- Cancelar o registro do Partido Comunista? Acho ótimo. Afinal, imagine se existisse um PN (Partido Nazista)!?! Como nazismo e comunismo representam o mesmo MAL, em extremos opostos, claro que sou contra ambos.
2°- O latifúndio...Pára com isso rapaz! Que conversa fiada é esta? Quanto as guseiras, meu amigo, só há uma resposta: o rigor da lei. Ninguém pode estar imune ou acima das leis. É assim no ESTADO DE DIREITO. Os órgãos competentes precisam agir para frearem esses descalabros. Onde estão os órgãos fiscalizadores? Esta é a pergunta correta!
3°- Chávez? Se você não se preocupa com ele e com as demais manifestações totalitárias na América Latina, é por que não tem noção do perigo. Paciência!
4° - A Vale lucra bilhões...Se ela desse prejuízo, você estaria satisfeito? Que coisa rapaz! Eu hein! A Vale do Rio Doce é uma empresa privada. Você acha que ela deveria sair distribuindo dinheiro por aí? –- a título de informação, o governo ganha muito mais com a Vale de agora do que com a Vale estatal, já que GRANDE PARTE DAS AÇÕES DA EMPRESA PERTENCEM AO ESTADO BRASILEIRO e são administradas pelo BNDES e Previ. O Brasil ganha muito mais com a Vale privatizada!! Quanto a Pagrisa, mais um vez: que as leis sejam impostas! Há provas contra a empresa? Pois então que ela seja punida.
5°- Saddam Hussein. Bom, ele tá morto. E espero que no lugar onde ele estiver, o “level” do fogo esteja no máximo.
6°- Revista Veja. Vamos esperar o que vem por aí...

Abraços a todos, Marconi Morbach.

Anônimo disse...

Efeito Veja
Queridos, a polícia finalmente baixou por aqui. Tem umas quarenta viaturas da PM, Federal, PRF fechando as estradas e iniciando operações de reintegração de posse nas fazandas invadidas em Redenção e região.