5.12.06

Pronto.Falei!

Desabafo do deputado federal Vic Pires Franco, presidente regional do PFL, a respeito das eleições para os cortes de contas, fetiche da hora.


Já que estão falando pelos cotovelos conversas reservadas entre "amigos", vou também deixar a minha opinião sobre a escolha do deputado Bira Barbosa para o TCE.
Ninguém, ninguém mesmo entendeu a escolha do neo tucano Bira Barbosa para um cargo tão importante. É de dar pena ver companheiros históricos da União pelo Pará, esquecidos e que prestaram relevantes serviços ao nosso estado.
Posso citar alguns companheiros muito mais merecedores e preparados para um cargo tão importante e emblemático : Paulo Elcídio,Sérgio Leão,Teresa Cativo,José Augusto Afonso,Paulo Chaves,Ophir Cavalcante,Frederico Monteiro e tantos outros de primeira hora desse projeto chamado novo Pará.
Da assembléia, lembro de companheiros que lutaram desde o início, em 2002: Elza Miranda, Cipriano Sabino, Eulina Rabelo,Pio Neto e tantos outros que ficarão sem mandato.
Para encerrar esse meu desabafo, não posso deixar de citar a nossa vice governadora Valéria Pires Franco que também é merecedora do cargo e que teria muita honra de ocupá-lo. Mas ela ficou de fora, pois para alguns, o estado já fez muito por ela, dando-lhe a oportunidade de ser vice governadora.
É verdade e ela nunca deixou de falar isso e principalmente de sua lealdade pelo nosso governador Jatene por todos esses 4 anos e 4 cantos desse nosso estado.E todo o Pará é testemunha disso.
Principalmente o nosso Governador Jatene,depois de uma longa e difícil conversa entre os dois sobre esse assunto. Talvez, só depois dessa conversa ele teve a certeza absoluta da lealdade que sempre soube existir, mas que nunca teve a oportunidade de testar.
Atenciosamente,Vic Pires Franco
Presidente do PFL

20 comentários:

Anônimo disse...

concordo xom o Deputado, de que "há milhares" mais preparados que Bira barbosa, mas como tem acontecido isso é coisa que acontece por causa dos acordos nos bastidores politicos, só acho que nao deveria ter citado a Valeria como uma das preparadas, afinal como disse, ha MILHARES MUITO MAIS PREPARADOS E MAIS ANTIGOS NO MUNDO POLITICO, parece que o deputado continua querendo Perpetuar o NEPOTISMO

Anônimo disse...

O deputado só confirma o que todo mundo sabe, e o que vinha sendo explicitado pelos jornais desde o início dessa perlenga: o cargo se ocupa realmente mediante uma mera troca de favores; trata-se, enfim, de uma sinecura para abrigar apaniguados que perderam o mandato ou o cargo DAS. Seria ótimo se todos tivessem direito a tal aposentadoria após 4, 8 ou 12 anos de trabalho... Já que isso não é possível, que se extingam os tribunais de contas.
Francisco Rocha Jr.

Anônimo disse...

A questão é essa: quem é da casa, passa a fazer parte da paisagem, já não encanta, não apresenta novidades, nem é valorizado.
O novo, o "de fora", um "neotucano", chega com aura de importância e competência, e acaba ocupando o espaço dos "santos de casa". Estes são obrigados a matar um leão por dia, e fazerem uma boa divulgação disto, sob pena de não merecer o reconhecimento dos correligionários e suas lideranças.
É triste, mas é assim.

Anônimo disse...

8 x 23 disse...

Por uma questão de justiça é bom que se diga: no final do primeiro governo do Almir abriu-se uma vaga no TCM e as vagas foram oferecidas para o Hildegardo (na época sec. de Agricultura) e para o Kayath (não lembro se era dep. Federal, ou candidato, ou, ainda, secretário de Estado). Não sei bem foi nessa ordem, ou vice-versa. A verdade é que os dois não aceitaram; talvez por acharem que, ainda muito jovens, ainda tinham muito a fazer do lado de fora dos tribunais, ao invés de uma aposentatoria prematura. Acho que foi, naquela altura, uma decisão sábia dos dois.

Anônimo disse...

Deputado fala neles mas vai torcer por outro né mesmo..??? Afinal o celular da Ana não para de tocar...nem ela aguenta mais tanta puxação de saco....os teus amigos tucanos sabem disso..? É verdade que trocou o nr do celular do sergio pelo do guedes..???

Anônimo disse...

Francisco Rocha Jr. disse tudo. Não há mais nada a declarar. Quem ficar discutindo se cabe a neo ou senior só pode ser farinha do mesmo saco, só com uma roupagem diferente...

Anônimo disse...

Só gostaria de saber se o Almir Gabriel participou dessa escolha de Bira Barbosa para o Tribunal. Pelas manifestações de tucanos de bico grande, com certeza não.
Nada como um rei quase morto.

Val-André Mutran  disse...

O deputado federal Zequinha Marinho acaba de iniciar o recolhimento de 185 assinaturas de seus pares para a apresentação de Um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que e acaba com esse oba-oba.
Proposta: TCU, TC do DF, TCE'S e TCM's só terão os cargos ocupados por concurso público.
Darei detalhes da proposta amanhã no meu blog.
Detalhe: Pelos gabinetes já percorridos, há enorme resistência e o deputado terá dificuldades para reunir as assassinaturas.
É assim o Parlamento.

Anônimo disse...

Complemento do desabafo:
O meu comentário é uma opinião pessoal, só minha e de mais ninguém. Mesmo como presidente do meu partido, tenho o direito de falar o que penso e sentir o que sinto. Isso não quer dizer que seja o pensamento do partido como um todo. Todos, e até a Valéria tem o direito de pensar diferente.
Os deputados do PFL sabem da minha postura como presidente nesse episódio do tribunal. Irretocável.
A Vice Governadora sabe do meu pensamento e principalmente dos meus sentimentos. Ela, mais do que ninguém sabe que não sou um sem vergonha de não defendê-la. Defendo-a duplamente, por ser minha companheira de partido e principalmente minha companheira de toda uma vida.
Nem sempre pensamos e agimos da mesma forma e nos respeitamos por isso.
Talvez eu tenha deixado registrado o que muitos, mas muitos mesmo, gostariam de ter feito.
Quem me conhece sabe que não mando recado. Apenas espero.
Não deixo de falar tudo o que sinto. Esse é o meu jeito de ser e vou continuar assim.
Quando estou feliz, mostro felicidade. Quando estou triste, mostro tristeza. Quando estou bravo, não disfarço. Não sou de representar e mostrar aquilo que não sou.
Também não tenho mais idade para dizer para os outros que sou assim ou assado.Todos já me conhecem.Sei que tenho defeitos, e muitos. Mas uns eu não tenho. O da falsidade,da hipocrisia,da deslealdade e da traição.
Vou respeitar todos os comentários a meu respeito.Mas não vou mudar.
Obrigado,
Vic Pires Franco

Anônimo disse...

Quer dizer então que essa dupla tucana já promete vagas nos tribunais há muito tempo?
Lembro que eles prometeram para a senhora do senador Luis Otávio Campos se não estou enganado.
Será que alguém sabe dessa história pra trazer pra cá?

Anônimo disse...

Mas, aí, pelo andar da carruagem, a tal conversa acontecera tarde demais. Então, aquilo deu nisso!

Anônimo disse...

Ao anônimo Francisco Rocha:
Você fala em aposentadoria com 4, 8,12 anos indo para o tribunal de contas. Mas não é não. Lá se trabalha muito.
O que virou rotina, e isso é péssimo, é se premiar somente os deputados perdedores, como se os nossos tribunais só pudessem receber os derrotados nas urnas.
Com tanta gente boa por aí como disse o deputado Vic Pires, vai-se buscar logo esse Bira Barbosa.
Isso sim, é muito triste e enfeia a biografia do governador Jatene.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 12:29
Em 2002, nos arranjos para a candidatura de Simão Jatene ao governo, para que todos ficassem satisfeitos, Almir e Jatene se comprometeram em dar a vaga do Tribunal de Contas para a esposa do Senador Luis Otávio Campos.Só que no meio do caminho as coisas mudaram e o atual governador decidiu escolher o deputado Bira Barbosa, desagradando a gregos e troianos.

Anônimo disse...

Será que o Deputado Vic pode nos contar o teor dessa conversa longa e difícil entre o governador Jatene e sua Vice Valéria? Será que foi só sobre tribunal ou passou também pelas últimas eleições? Se passou, deve ter sido difícil mesmo.

Anônimo disse...

Só quem não conhece o dep. Bira Barbosa pode dizer que ele desagrada à "gregos e troianos". É um homem honrado e trabalhador. E não enriqueceu na política, não faz chantagem, e tem boa conduta, tanto que tem a admiração de seus pares na Assembléia Legislativa, sendo um dep. estadual atuante em mais de 20 anos de parlamento. Diferente de outros deputados que se acham o tal e não cansam de provocar discórdia entre os colegas. Esse sim desagrada "gregos e troianos".

Anônimo disse...

Continuo perguntando a mim mesmo: mas para esse cargo no TCE e no TCM não é necessário conhecimentos técnicos, currículo limpo, conduta ilibada e etc, etc...?????!!!!!
Parece que não.
Parece que esse cargo é PRÊMIO-APOSENTADORIA-MORDOMIA, só isso.
Aliás, parece não. É.
Bando de caras-de-pau sanguessugas, isso sim!!!!

Anônimo disse...

Concordo com você, anônimo (anônimo mesmo) da 1:19 AM, sobre a quantidade de trabalho nos TC's. Só que esse trabalho é feito por anônimos (talvez como você), e não pelos ex-deputados e ex-comissionados que ocupam cargos de conselheiros.
Entretanto, são os conselheiros que decidem sobre as prestações de contas e que recebem os maiores salários, "noves fora" a festa das assessorias. E você há de convir comigo que esse pessoal não é selecionado da melhor maneira, como bem exemplificou, ainda que de modo traverso, o deputado Vic: não há concurso público, e até quem nunca (caso da mulher do Senador Pepeca) ou pouco teve (caso da "vic-governadora") contato com o serviço público pode almejar o belíssimo posto.
Ademais, apesar desta carga de trabalho, poucos são os gestores do dinheiro público que, uma vez renegadas suas contas, têm cobrada a devolução de tais valores. Cadê o resultado do trabalho dos TC's? A sociedade agradeceria uma prestação de contas das Cortes.

Em tempo: não sou anônimo. Só não sou blogueiro; prefiro ficar nos comentários.

Anônimo disse...

Em tempo 2: esqueci de assinar o comment anterior.

Francisco Rocha Junior

Anônimo disse...

Anônimo das 8:36 vamos insistir para que o Dep. Vic revele o teor dessa conversa do Jatene com a Valéria. Sugiro que , se for sobre eleição 2006, chamem o Almir também pra essa convesa. Se é que ele já aceita conversar com Jatene. Dizem que a distância entre os dois é hoje um abismo intransponível de mágoas, e etc...
É a política, meus amigos. Infelizmente é assim mesmo.
Tô fora !!!

Anônimo disse...

Definitivamente não vou responder sobre o teor da conversa entre o governador Jatene e sua vice Valéria. Não me peçam por favor. Só cabe a um dos dois revelar todos os detalhes. Todos!
Eu soube por um único motivo. A conversa foi estritamente pessoal e não política e administrativa.
Talvez um dia a própria Valéria queira voltar a falar no assunto. Acho difícil pelo que eu a conheço.
Me perdoem por eu guardar esse segredo,
um abraço,
Vic Pires Franco