Da Folha de São Paulo, edição de ontem, 11, sobre o momento dos blogs.
Blogs políticos encenam nova "Guerra Fria"
Blogosfera vira abrigo de discursos inflamados e revive visão dicotômica entre esquerda e direita, "golpistas" e "chapas-brancas'
"Cada vírgula tem um alvo", diz Paulo Henrique Amorim; para Marcelo Coelho, nos blogs as pessoas se sentem mais livres para sectarismos
A Guerra Fria desapareceu com o Muro de Berlim, mas, guardadas as proporções, há uma encenação dela na blogosfera do país. Na guerra retórica que se trava no espaço virtual, ninguém corre o risco de morrer de verdade. Nem de tédio.
Cerca de 9 milhões de pessoas acessaram algum blog no Brasil em setembro. É um universo em expansão, mas pulverizado. Estima-se que existam 111 milhões de blogs no mundo (leia texto ao lado). Nessa constelação virtualmente infinita, ganharam projeção blogs políticos inflamados no estilo.
"Petralhas" versus membros do "PIG" (Partido da Imprensa Golpista); "chapas-brancas" versus "golpistas". É assim que parte da blogosfera divide a disputa política brasileira.
"Quando a gente senta no computador para escrever, é como se estivesse apertando aqueles botões que disparam mísseis", diz Paulo Henrique Amorim, do blog "Conversa Afiada". "Cada vírgula minha tem um alvo", completa, dizendo que a atuação no blog "é um exercício de pancadaria verbal, de pancadaria ideológica".
Além do PIG, Amorim gosta de recorrer ao IVDL -Índice Vamos Derrubar o Lula, pelo qual ele mede o nível de "golpismo" na mídia em geral.
Em suas "máximas e mínimas", já chamou o ex-ditador chileno Augusto Pinochet de "o santo padroeiro de quem não quer a CPMF".
Amorim prefere não nomear seus inimigos. Mas ele é um "chapa-branca". Pelo menos para o jornalista Reinaldo Azevedo, hospedado no site da revista "Veja". "Há uma reunião de golpistas. (...) Vamos depor Lula hoje à noite", disse Azevedo, em tom jocoso, às 14:29h da última segunda-feira. Duas horas depois, informou que a reunião conspiratória com os amigos fora cancelada.
Ele receberia o colunista da revista Diogo Mainardi, que viajava a São Paulo para gravar um programa de TV, no qual falaria sobre seu novo livro: "Lula é Minha Anta" (Record).
"Apedeuta"
Em seu blog, Reinaldo Azevedo não vive sem provocar polêmicas. Entre suas expressões favoritas estão "chutar o traseiro dos adversários" e "petralha", neologismo que diz ser "a variação petista dos "Irmãos Metralha": sempre de olho na caixa-forte". A palavra campeã de audiência é a usada para se referir ao presidente Lula: "apedeuta" (pessoa sem instrução, ignorante). Azevedo não quis conceder entrevista à Folha. Alegou já estar "exposto demais" fora do blog.
Com uma linguagem que vai do bem-humorado deboche ao tom ácido e raivoso, os personagens contundentes da blogosfera ganham espaço e formam um público com leitores tão fiéis quanto ferozes são os inimigos -que pedem, entre outras coisas, até suas mortes.
Para Marcelo Coelho, colunista da Folha e também blogueiro, "os blogs tendem a refletir com menos filtros as opiniões mais correntes. As pessoas se sentem mais livres para sectarismos, racismo, apoio a execuções de criminosos etc".
Ele se refere também aos leitores que deixam seus comentários, quase sempre politicamente exaltados. Para Coelho, "a esfera pública e a política parecem estar num certo descompasso. Há uma sociedade civil da internet que se politiza muito rapidamente e uma sociedade política que não está vivendo uma momento de especial vivacidade".
Ele diz ser "muito claro que os blogs de sucesso vão criando seu próprio vocabulário e seus próprios seguidores". Um leitor escreveu no blog de Azevedo: "O nojento Paulo Henrique Amorim (...) essa besta lulista". E, no blog de Amorim, outro leitor: "Acho que o presidente eleito pelo PIG estava apenas fazendo trololó na Suíça por oito dias", sobre o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).
Direita versus esquerda
A blogosfera também é marcada por contradições. Enquanto Amorim acusa a imprensa de conservadora, o filósofo Olavo de Carvalho diz que ela é de esquerda. Ele criou há quatro anos o site Mídia Sem Máscara, que reúne articulistas conservadores.
"Na mídia brasileira, as idéias que provêm da esquerda ocupam 98% do espaço. As idéias conservadoras mesmo, além de terem um espaço menor, são praticamente criminalizadas", diz Carvalho. "O outro lado tem dinheiro. A turma da direita não tem dinheiro nenhum."
Já Luis Nassif, ex-colunista da Folha e hoje no blog "Projeto Brasil", diz que os leitores favoráveis a Lula ficaram órfãos e buscam abrigo na internet. "Na blogosfera ocorreu uma radicalização política incrível, com a volta de velhos clichês dos tempos da Guerra Fria, o anticomunismo embolorado de um lado, o estatismo do outro. Isso faz parte de um fenômeno mais amplo de perda de rumo".
Ao lado de Amorim, Nassif é um dos principais nomes do portal IG. Segundo Caique Severo, diretor de Conteúdo, a área dos blogs está "em construção e se pretende pluralista". O IG "não divulga nem a audiência nem os detalhes dos contratos com os blogueiros".
Os "inimigos" criticam o portal porque ele tem como acionista a BrT (Brasil Telecom), empresa controlada, entre outros, por fundos de pensão de estatais. Prato cheio para o ataque: "é chapa-branca".
Amorim rebate: "Não tem dinheiro público. A BrT é a principal acionista do IG e é uma empresa que está na Bolsa. Compra ação da BrT na Bolsa. Qual o problema? [O IG] é o portal mais democrático".
POLÍTICOS: MAIA ACHA QUE "CALOR DOS ÂNIMOS" É MAIOR EM BLOGS
Prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM) diz que "a "distância" [física entre blogueiros] ajuda a expressão muito mais livre". Para o ex-ministro José Dirceu, polêmica é "característica" de blogs, que também "têm aquela guerra mais silenciosa, psicológica". O blogueiro dom Bertrand de Orleans e Bragança, tetraneto de dom Pedro 1º, acha que "se formam na internet correntes de opinião que ajudam a definir o quadro ideológico da nação".
Leitores agem como torcida de futebol, diz especialista
Em setembro, 9,1 milhões de pessoas visitaram blogs
"Um componente de paixão faz parte da política. E na internet a gente vê isso com força. Parte dos leitores de blogs estão ali como se fossem torcida de futebol", diz a cientista política Alessandra Aldé, professora da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e pesquisadora de blogs de política.
De acordo com ela, "os leitores contribuem para colocar o jornalista-blogueiro no papel de autoridade cognitiva, por dentro dos acontecimentos, capaz de desvendar o complexo e obscuro mundo da política".
Segundo o site norte-americano Technorati, há mais de 111,6 milhões de blogs no mundo. Por dia, 175 mil novos blogs são criados. São feitas 18 atualizações por segundo.
Os blogs (abreviação de "web log", diário virtual) surgiram no final da década de 90. No Brasil, não há um levantamento sobre o número dos que tratam de política. Em setembro, cerca de 9,1 milhões de pessoas (quase 45% do total de usuários da internet) navegaram em blogs, segundo o Ibope/NetRatings.
"Os blogs amadores têm audiência jovem porque são alcançados pelos buscadores, que são mais usados pelos jovens à procura do abundante conteúdo existente na rede", diz José Calazans, analista do Ibope. Já os blogs de política são acessados por pessoas mais velhas.
O Ibope informa que mais de metade da audiência dos "blogs profissionais" é formada por pessoas de mais de 35 anos e mais de 20% de toda a audiência tem idade superior a 50 anos. "E mais de 70% da audiência dos blogs profissionais são transferidos das homepages de portais", diz Calazans.
O acesso aos blogs de política varia mensalmente e tende a subir quando surgem escândalos. Mas, normalmente, a audiência dos maiores vai de 70 mil a 250 mil acessos únicos (que são feitos do mesmo IP, endereço que cada computador ou rede de computadores têm ao entrar na internet).
O Ibope diz que, por causa das variações mensais, não divulga dados comparativos entre os principais blogueiros de política. Em setembro, o blog brasileiro mais popular foi o humorístico "Kibe Loko", com cerca de 320 mil acessos.
Para Rafael de Paula Aguiar Araujo, do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP, o potencial dos blogs não é completamente explorado. "Muitos comentários mudam de assunto ou usam uma discussão como palanque de impressões pessoais." Mesmo assim, ele considera que os blogueiros se tornaram "atores políticos importantes".
Para o advogado Víctor Gabriel Rodríguez, autor do livro "Responsabilidade Penal na Lei de Imprensa", os blogs não são "território livre".
Embora afirme ser "difícil adaptar a Lei de Imprensa à realidade dos blogs", ele diz que "as leis comuns podem dar conta da situação" na blogosfera. Enquanto não existir uma lei específica para a informação na internet, sugere a criação de "um órgão de auto-regulação".
4 comentários:
Juca, você, como sempre, antenadíssimo. Bom início/fim-de-semana! Aproveite o feriadão mas não nos deixe órfãos de seus posts.
Beijos!
Oi, Franssinete, bom dia!
Decerto a matéria tem problemas, desde o título.
Mas a "antena" é da blogueira e querida amiga Alê ( link no rol), uma craque, e uma...bem, deixa prá lá.
Com todo o respéito, é calro...rs
Bjs e ótima semana prá vc.
Ps= o que vai ditar o feriadão é o bolso. Se conseguir receber os famosos atrasadinhos da silva, eu me mando...eheh
É por isso que acabo de indicar o Quinta Emenda lá no meu blog. o que seria de nós sem o Ju??!!!
Beijocas!
Lu.
Mas quanta honra! Vou já lá ver a indicação.
Beijão, Lu.
(saudades)
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