19.1.09

Navegação Polpuda

Amanhã deverá ser publicado algum elogio à travessia do Marajó na coluna do imortal Alyrio Sabbá, no IVCezal. Por causa desta notícia, publicada às 12:24 no Portal ORM

Uma balsa com cerca de 100 passageiros, entre eles crianças, está encalhada no Rio Pará, a 600 metros da Ilha de Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém, desde às 9 horas da manhã desta segunda-feira (19). A embarcação Domingos Acatauassu Nunes saiu de Icoaraci com destino a Camará, na ilha do Marajó. A balsa não corre o risco de naufrágio.
De acordo com o soldado Eber Bessa, do Corpo de Bombeiros de Mosqueiro, não houve grandes danos na embarcação.

'A polpa, parte traseira da balsa, encalhou em um banco de piçarra com pedregulho. Mas pelo que avaliamos, não corre o risco do casco partir ou da balsa naufragar', comentou o soldado.

Amanhã deverá chegar à Nova Deli uma comissão da Marinha.
É que o Portal descobriu um componente, até então desconhecido, no casco da balsa: a polpa, localizada na parte de trás da embarcação.

----

Atualizada às 16:27.

Agora a pouco, no PortalORM.

A embarcação que encalhou no Rio Acará, na manhã desta segunda-feira (19), já está retornando a Belém. Segundo informações do setor de embarcação da empresa de navegação Henvil, com a subida da maré, no início da tarde de hoje, a embarcação pode desencalhar. Os passageiros e os carros que se estão na balsa devem ser transferidos para o ferry boat Antônio Teixeira Guerra.

É incrível. Mesmo encalhada, a balsa saiu do rio Pará e navegou até o rio Acará, distante, na embocadura, pelo menos duas horas de viagem do ponto onde se encontrava.
A Marinha precisa vir à Nova Déli investigar o fenômeno. Enquanto isso a Capitania dos Portos deve verificar o registro da balsa. Vai encontrá-la batizada de Antonio Teixeira Gueiros, que vem a ser o pai do ex governador Hélio Gueiros.

13 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Juca,
Essa polpa das ORM é de cupuaçu, de açaí ou maracujá?
E mais: piçarra com pedregulho, no leito do rio? Isto não tem cara de crime ambiental, não? Onde anda a Capitania dos Portos?
Abraço.

Unknown disse...

ahahaha...é "daquilo" mesmo.
Bem, a Marinha anda ocupadíssima, providenciando comendas ao imortal.
Abs

Unknown disse...

A marinha não vem mais.
A redação do Portal corrigiu o erro.

Carlos Barretto  disse...

Mas ele, já foi "imortalizado" aqui no Quinta.
Hehe

Unknown disse...

Certo, Barretto...rs
Erros acontecem, inclusive aqui no Quinta. E muitos.
E a gente se diverte e corrige.
Lá também, mas só os de português, claro.

Anônimo disse...

esta certo o bombeiro veja só.
Se a balsa é uma folha de babananeira sobre o rio, na frente um cacho de donos inescrupulosos atrás so pode ser a polpa...polpa de laranjas que são os usuários que ainda precisam ir ao nosso arquipelago e ainda se fala em turismo no pará.

Anônimo disse...

NÃO É POLPA É POPA. A PARTE DA FRENTE CHAMA-SE PROA. AS LATERAIS CHAMAM-SE BOMBORDO E BORESTE. AINDA TEM O CONVÉS, A PRAÇA DE MÁQUINAS, O HÉLICE, ETC...

Anônimo disse...

ahhhhhhh...que novidade, anonimo das 1:58, aqui so tem gente culta viu, não zé manés que aparecem do nada, so quando o assunto toca-lhe a pele, me parece o seu caso.

Anônimo disse...

As mulatas do Quem são eles e do Rancho , da Mangueira , da Portela sempre tiveram polpas assim como o açaí , o cupuaçu e ninguém nunca falou nada.Agora um pequeno comentário da polpa do barquinho dá todo esse bafafá.
Que implicância , eu hein.rsrsrsrs
Eita nós Jucão.
Abs Tadeu

Jubal Cabral Filho disse...

O redator do Portal deve estar atarefadíssimo pra trocar e acrescentar tantas letras e nomes...
Ou com fome...e quer uma polpa pra sair pela popa. Ou pela proa, se bem lhe aprouver.

Unknown disse...

De-lhes um GPS, Jubalino.
Está ótimo o post sobre o carro do prefeito de Itaituba.
Não restou alternativa pra ele...eheh
abs

Unknown disse...

Eita nos, Tadeu...rs

Anônimo disse...

Como diz minha afilhada... "Tio, me polpa" rsrsrs
Vistes a "Braganga" no IV Cezal Juca?
O Vigiador.